Filed under: Convicções / Fé
Sim, os dinossauros foram na arca. Sim, provavelmente um Tiranossauro rex foi na arca e um Brachiossauro também. A questão é que quando os cépticos pensam em dinossauros eles pensam, invariavelmente, nos maiores animais, aqueles entre 14 e 24 metros. Quando alguma enciclopédia fala a respeito dos dinossauros, elas indicam a maior altura possível para determinada espécie. Por exemplo, na descrição do T-rex, a enciclopédia dir-nos-á que esta espécie media X metros (a altura máxima). A descrição é feita sempre tendo em conta um dinossauro na flor da idade, os mais crescidos. Mas tal como nós, os dinossauros também iam crescendo com tempo, logo os T-rex mais novos eram muito mais pequenos do que os seus pais “trintões”.
Muitos dos animais incluídos na classe dos dinossauros eram de estatura mediana (como o Scutelossauro – cuja altura máxima era cerca de 1,3 metros); outros eram razoavelmente altos, mas longe de atingirem as dimensões dos maiores (como o Deinonico – cujo tamanho máximo era cerca de 4 metros) e outros, ainda, eram mais ou menos do tamanho de uma galinha (como o Compsognato (imagem à esquerda)- cuja altura máxima era cerca de 75 centrímetros).
Outra coisa que devemos ter em mente diz respeito à má classificação dos dinossauros. Quando a única coisa que um paleontólogo encontra na terra são ossadas, é necessário interpretar o que foi encontrado e atribuir uma cara ao animal a quem os ossos pertenceram (aliás, a única coisa que se pode ter 200% de certeza quando se encontram ossos é que alguém ou alguma coisa morreu). Mediante isto, é comum atribuir-se nomes diferentes ao mesmo animal. Um recente artigo da Nature aborda esse problema. Outro paper na Science mencionou que um cientista chamou a atenção para o facto de terem sido atribuídos nomes diferentes ao mesmo dinossauro. As diferentes “espécies” não passam de o mesmo dinossauro em etapas diferentes da sua vida.
O problema da definição de espécies, que se encontra nos animais vivos (Ver: Quantos animais Noé teve de colocar na arca? (Parte 2)) também existe no grupo dos dinossauros. Esse problema é agravado pelo facto de estes animais estarem extintos, não se podendo classificá-los, com certeza, de acordo com o seu tipo.
CONCLUSÃO
Com certeza que os maiores dinossauros foram representados por jovens, na arca. Ocupariam menos espaço, comeriam menos e, provavelmente, passariam mais tempo a dormir. Não haveria o problema da reprodução posterior, já que os dinossauros cresciam rapidamente e procriavam sendo ainda novos. O mesmo método poderia ser utilizado em relação a outros grandes animais como os elefantes, rinocerontes ou hipopótamos.
Nota: não tinham de ser ou todos crescidos ou todos jovens. Foram 7 casais de elefantes na arca, 3 deles poderiam ser crescidos e os restantes 4 jovens… ou outra combinação qualquer.
16 comentários so far
Deixe um comentário
Então porque é que esses dinossauros se extinguiram?
cronicasdebeowulf.blogspot.com
Comentar por Beowulf Dezembro 23, 2008 @ 2:14 pm“Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que ele não seja sábio aos seus próprios olhos.” (Provérbios 17:28)
Não se extinguiram. Ainda estão aí sob a forma de galinhas :]
Comentar por alogicadosabino Dezembro 23, 2008 @ 2:37 pmEntão, evoluiram ou não evoluiram?!
cronicasdebeowulf.blogspot.com
Comentar por Beowulf Dezembro 23, 2008 @ 3:27 pmPresumo que me vás dizer que os unicórnios se extinguiram porque os t-rex uma noite tiveram fome.
Comentar por Ska Dezembro 23, 2008 @ 3:49 pm1) Os dinossauros podem ainda existir, em menor número. Os vários testemunhos de pessoas que os viram indicam que ainda há dinossauros vivos. Há mais terreno inexplorado do que aquele que é conhecido. A africa tem florestas propícias à habitação desses animais.
2) Não se extinguiram depois do diluvio, pois aquilo a que tu chamas dinossauros esteve representado na arca. Tu usas a palavra dinossauro para descrever a classe dos animais que se extinguiu ha 65 milhões de anos. Foram na arca animais que representavam aquilo que tu chamas de dinossauros.
3) tanto é que existem representaçoes humanas de dinossauros, o que mostra que o homem continuou a ver dinossauros. Há tambem varias “lendas” que envolvem pessoas a matar dinossauros.
Comentar por alogicadosabino Dezembro 23, 2008 @ 10:18 pmAbsurdo é acreditar na teoria da evolução, que por si mesma entra em contradição e nada do que se falam é comprovado cientificamente, principalmente quando se trata da origem do homem.
Comentar por Felipe Oliver Fevereiro 24, 2009 @ 7:45 pm“Não haveria o problema da reprodução posterior, já que os dinossauros cresciam rapidamente e procriavam sendo ainda novos. O mesmo método poderia ser utilizado em relação a outros grandes animais como os elefantes, rinocerontes ou hipopótamos.”
Hummm… e será podes confiar nesses cientístas naturalistas que fizeram o estudo do crescimento dos dinossauros?
Comentar por xpita Julho 30, 2009 @ 9:13 amcorrecção:
Comentar por xpita Julho 30, 2009 @ 9:14 amHummm… e será que podes confiar nesses cientístas naturalistas que fizeram o estudo do crescimento dos dinossauros?
Nos cientístas não sei, mas eu vejo os animais crescerem!
Comentar por Edrick Julho 30, 2009 @ 7:09 pmJah pensou (Sabino) na possibilidade deles terem sim sido estintos pela mudança climática?
Comentar por Edrick Julho 30, 2009 @ 7:10 pmCorreção : extintos
Comentar por Edrick Julho 30, 2009 @ 7:11 pmSe existia vida humana antes da arca do noe, quer dizer que os dinossauros vivia em harmonia com os humanos?
Comentar por italo Outubro 29, 2009 @ 12:21 amSim. E há evidências arqueológicas e históricas disso. Post pra breve.
Comentar por alogicadosabino Outubro 29, 2009 @ 12:40 amComo uma arca feita só de madeira conseguiria ficar dias no mar sem que suas tábuas se abrissem ou deformassem, possibilitando seu naufrágio? E mais…como todas as espécies do mundo couberam ali???
Comentar por Felipe Março 2, 2010 @ 5:36 pmNão couberam. Pequena demais, mesmo (apenas) para a fauna atual.
Comentar por Adauto Janeiro 8, 2011 @ 10:50 amSaber que o Sabino, junto com o Adauto (espero não ser o Lourenço), afirmar que HOmens e Dinossauros viajavam muito.
Realmente é o que eu digo :
“para defender o seu livrinho sagrado, Criacionistas acreditam em qualquer coisa”
Comentar por Ricardo Janeiro 9, 2011 @ 2:48 pm