No princípio criou Deus os céus e a Terra


Considerações acerca dos grandes dinossauros na arca de Noé
Dezembro 23, 2008, 1:29 pm
Filed under: Convicções / Fé

Sim, os dinossauros foram na arca. Sim, provavelmente um Tiranossauro rex foi na arca e um Brachiossauro também. A questão é que quando os cépticos pensam em dinossauros eles pensam, invariavelmente, nos maiores animais, aqueles entre 14 e 24 metros. Quando alguma enciclopédia fala a respeito dos dinossauros, elas indicam a maior altura possível para determinada espécie. Por exemplo, na descrição do T-rex, a enciclopédia dir-nos-á que esta espécie media X metros (a altura máxima). A descrição é feita sempre tendo em conta um dinossauro na flor da idade, os mais crescidos. Mas tal como nós, os dinossauros também iam crescendo com tempo, logo os T-rex mais novos eram muito mais pequenos do que os seus pais “trintões”.

compsognathus_dinosaur_sfw1Muitos dos animais incluídos na classe dos dinossauros eram de estatura mediana (como o Scutelossauro – cuja altura máxima era cerca de 1,3 metros); outros eram razoavelmente altos, mas longe de atingirem as dimensões dos maiores (como o Deinonico – cujo tamanho máximo era cerca de 4 metros) e outros, ainda, eram mais ou menos do tamanho de uma galinha (como o Compsognato (imagem à esquerda)- cuja altura máxima era cerca de 75 centrímetros).

Outra coisa que devemos ter em mente diz respeito à má classificação dos dinossauros. Quando a única coisa que um paleontólogo encontra na terra são ossadas, é necessário interpretar o que foi encontrado e atribuir uma cara ao animal a quem os ossos pertenceram (aliás, a única coisa que se pode ter 200% de certeza quando se encontram ossos é que alguém ou alguma cpachysmanyoneoisa morreu). Mediante isto, é comum atribuir-se nomes diferentes ao mesmo animal. Um recente artigo da Nature aborda esse problema. Outro paper na Science mencionou que um cientista chamou a atenção para o facto de terem sido atribuídos nomes diferentes ao mesmo dinossauro. As diferentes “espécies” não passam de o mesmo dinossauro em etapas diferentes da sua vida.

O problema da definição de espécies, que se encontra nos animais vivos (Ver: Quantos animais Noé teve de colocar na arca? (Parte 2)) também existe no grupo dos dinossauros. Esse problema é agravado pelo facto de estes animais estarem extintos, não se podendo classificá-los, com certeza, de acordo com o seu tipo.

CONCLUSÃO

Com certeza que os maiores dinossauros foram representados por jovens, na arca. Ocupariam menos espaço, comeriam menos e, provavelmente, passariam mais tempo a dormir. Não haveria o problema da reprodução posterior, já que os dinossauros cresciam rapidamente e procriavam sendo ainda novos.  O mesmo método poderia ser utilizado em relação a outros grandes animais como os elefantes, rinocerontes ou hipopótamos.

Nota: não tinham de ser ou todos crescidos ou todos jovens. Foram 7 casais de elefantes na arca, 3 deles poderiam ser crescidos e os restantes 4 jovens… ou outra combinação qualquer.

Anúncios

16 comentários so far
Deixe um comentário

Então porque é que esses dinossauros se extinguiram?

cronicasdebeowulf.blogspot.com

Comentar por Beowulf

“Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que ele não seja sábio aos seus próprios olhos.” (Provérbios 17:28)

Não se extinguiram. Ainda estão aí sob a forma de galinhas :]

Comentar por alogicadosabino

Então, evoluiram ou não evoluiram?!

cronicasdebeowulf.blogspot.com

Comentar por Beowulf

Presumo que me vás dizer que os unicórnios se extinguiram porque os t-rex uma noite tiveram fome.

Comentar por Ska

1) Os dinossauros podem ainda existir, em menor número. Os vários testemunhos de pessoas que os viram indicam que ainda há dinossauros vivos. Há mais terreno inexplorado do que aquele que é conhecido. A africa tem florestas propícias à habitação desses animais.

2) Não se extinguiram depois do diluvio, pois aquilo a que tu chamas dinossauros esteve representado na arca. Tu usas a palavra dinossauro para descrever a classe dos animais que se extinguiu ha 65 milhões de anos. Foram na arca animais que representavam aquilo que tu chamas de dinossauros.

3) tanto é que existem representaçoes humanas de dinossauros, o que mostra que o homem continuou a ver dinossauros. Há tambem varias “lendas” que envolvem pessoas a matar dinossauros.

Comentar por alogicadosabino

Absurdo é acreditar na teoria da evolução, que por si mesma entra em contradição e nada do que se falam é comprovado cientificamente, principalmente quando se trata da origem do homem.

Comentar por Felipe Oliver

“Não haveria o problema da reprodução posterior, já que os dinossauros cresciam rapidamente e procriavam sendo ainda novos. O mesmo método poderia ser utilizado em relação a outros grandes animais como os elefantes, rinocerontes ou hipopótamos.”

Hummm… e será podes confiar nesses cientístas naturalistas que fizeram o estudo do crescimento dos dinossauros?

Comentar por xpita

correcção:
Hummm… e será que podes confiar nesses cientístas naturalistas que fizeram o estudo do crescimento dos dinossauros?

Comentar por xpita

Nos cientístas não sei, mas eu vejo os animais crescerem!

Comentar por Edrick

Jah pensou (Sabino) na possibilidade deles terem sim sido estintos pela mudança climática?

Comentar por Edrick

Correção : extintos

Comentar por Edrick

Se existia vida humana antes da arca do noe, quer dizer que os dinossauros vivia em harmonia com os humanos?

Comentar por italo

Sim. E há evidências arqueológicas e históricas disso. Post pra breve.

Comentar por alogicadosabino

Como uma arca feita só de madeira conseguiria ficar dias no mar sem que suas tábuas se abrissem ou deformassem, possibilitando seu naufrágio? E mais…como todas as espécies do mundo couberam ali???

Comentar por Felipe

Não couberam. Pequena demais, mesmo (apenas) para a fauna atual.

Comentar por Adauto

Saber que o Sabino, junto com o Adauto (espero não ser o Lourenço), afirmar que HOmens e Dinossauros viajavam muito.

Realmente é o que eu digo :

“para defender o seu livrinho sagrado, Criacionistas acreditam em qualquer coisa”

Comentar por Ricardo




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: