Filed under: Convicções / Fé
Ver Parte 11
______________________________________________________________________
Como não começar uma religião no mundo antigo:
FACTOR 12 – UMA DIVINDADE IGNORANTE?
Na construção de um mito, não coloques a tua divindade a perguntar “quem fez isto” ou “quem fez aquilo”, como se ela não fosse omnisciente. Os académicos reconhecem o “critério do embaraço” como um marcador da autenticidade das palavras de Jesus.
Os locais onde Jesus alega ser ignorante…
– Não saber o dia e a hora de seu retorno (“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.” – Mateus 24:36)
– Não saber quem o tocou no meio da multidão (“E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?” – Marcos 5:30)
… são tomados como registos honestos e autênticos (mesmo quando as histórias dos milagres não são!). Se queres inventar uma divindade, tens de te assegurar que ela é completamente respeitável e não dá uma de fraco (crucificação) ou ignorante. O discurso aparentemente ignorante sobre o futuro ou eventos presentes revela que os acontecimentos gravados pelos evangelistas são autênticos e não criações subjectivas.
____________________________________________________________________________
Ver Parte 13
4 comentários so far
Deixe um comentário
“O discurso aparentemente ignorante sobre o futuro ou eventos presentes revela que os acontecimentos gravados pelos evangelistas são autênticos e não criações subjectivas.”
Uh?? Oi? É aparentemente estranho, incoerente,ilógico, ridículo e parvo, o que prova que é verdade.
Deixa-te destas coisas, é que nem sequer sentido estás a fazer. Tenta pensar um bocadinho pela tua cabeça, afasta-te um bocadinho da história do pastor e do rebanho. Não fazes “meh”, pois não?
Comentar por Ska Outubro 23, 2008 @ 1:13 pmEhpa, lê outra vez o post… do ínicio ao fim
Comentar por alogicadosabino Outubro 23, 2008 @ 4:18 pmNão sei se aí em Portugal a expressão tem o mesmo sentido que aqui no Brasil, mas pra mim, isso é bitolagem. E do pior tipo: voluntária.
Comentar por Fabiane Outubro 23, 2008 @ 10:05 pm????
Comentar por ivancarlos Outubro 24, 2008 @ 3:41 am