No princípio criou Deus os céus e a Terra


Inteligência animal
Junho 24, 2008, 3:55 pm
Filed under: Evolução/Big-Bang

Um dos ateus residentes teve a delicadeza de me informar sobre mais um caso de inteligência animal. A notícia diz que uma investigadora portuguesa descobriu o quebra-nozes mais complexo feito por chimpanzés selvagens. Esta notícia diz muito àqueles que acreditam que o chimpanzé é o primo mais próximo do ser humano na “árvore da vida”. Eles são logo peremptórios a dizer coisas do género: “Tás a ver… o chimpanzé faz coisas inteligentes porque ele e o homem separaram-se do mesmo ancestral“. O problema é que o chimpanzé não é o único animal a mostrar sinais de inteligência. Já falei aqui da capacidade de pensamento abstracto que os ratos têm (Ver: A semana que passou – 21 de Abril – 3º tópico), da capacidade de contar dos cavalos (Ver: A semana que passou – 13 de Abril – 3º tópico) e das capacidades cognitivas das abelhas (Ver: A semana que passou – 10 de Junho – 3º tópico). Vamos agora ver outros comportamentos de inteligência animal:

O elefante

Os elefantes são muito inteligentes. Eles criam relações sociais complexas e exibem um largo leque de emoções. Os elefantes possuem uma memória avançada, ficam de luto pelos seus mortos, permanecendo, por vezes, junto ao corpo do recém-falecido por alguns dias. Já houve até um caso em que um elefante enterrou 2 seres humanos, com vegetação.

Os elefantes utilizam ferramentas com grande habilidade. Os mais velhos ensinam os mais novos a utilizar paus para esmagar moscas que os importunam e a utilizar vegetação para se coçarem. Eles próprios criam novos utensílios para matarem moscas, a partir de folhas e ramos de árvores.

vec

Eles também têm o seu lado de artista. Fazem desenhos na terra, utilizando a sua tromba para manipular o pau que usam para o efeito. Mais impressionante ainda, alguns elefantes tailandeses foram ensinados a pintar arte abstracta, atraindo visitantes ao jardim zoológico.

Recentemente, um elefante de um zoo na Coreia do Sul aprendeu a pronunciar algumas palavras que o seu tratador utiliza constantemente. Impressionante! Mas mais impressionante ainda é o facto de o cérebro do elefante ter 0,2% do tamanho total do seu corpo. Em contraste, o cérebro dos chimpanzés ocupa 0,8% do total do corpo e o do homem 2,3%.

O corvo

Os corvos da Nova Caledónia são famosos pela sua habilidade a construir ferramentas. Mais, eles usam ferramentas para manipularem outro tipo de ferramentas e utensílios. Tais habilidades revelam que o poder cerebral dos corvos permite-lhes aplicar os seus conhecimentos em situações completamente novas, para além de utilizarem os conhecimentos assimilados em situações passadas.

gtgefrwO talento extraordinário destes corvos na construção de utensílios desafiam a reputação do chimpanzé, pensado como o animal mais competente no manuseamento de ferramentas. No seu habitat na Nova Caledónia, estes corvos são capazes de trabalhar um variado número de ferramentas incluindo ganchos, que utilizam para tirar comida de buracos e fendas. Um destes corvos mostrou que consegue conceber e manufacturar uma ferramenta a partir de materiais nunca utilizados anteriormente. Este feito não é conhecido em mais nenhum animal, nem nos chimpanzés.

Esta descoberta levanta muitas questões acerca da capacidade cerebral dos corvos. Kacelnik, um evolucionista da Universidade de Oxford, disse: “Não acredito que os corvos tenham uma inteligência superior aos chimpanzés, no entanto, nesta área específica de habilidade cognitiva, os corvos parecem estar em vantagem“.

O porco

Apesar dos estereótipos construídos em relação ao porco, a sua capacidade de aprendizagem é superior à dos cães.

Conclusão

Quando é o chimpanzé ou o macaco a revelar sinais de inteligência, o evolucionista não perde tempo a afirmar que isso acontece porque eles são os animais mais próximos de nós na “árvore da vida”. No entanto, há outros animais que revelam feitos extraordinários que ultrapassam as capacidades dos chimpanzés. Nestes casos, a propaganda mediática fica um pouco esquecida. Para o evolucionista isto é difícil de entender, uma vez que os elefantes e os corvos não estão tão relacionados com o ser humano como está o chimpanzé.

O chimpanzé não revela sinais de inteligência por ser próximo do Homem, mas porque Deus criou todos os animais com inteligência, sendo que o Homem foi criado à Sua imagem e semelhança. O ser humano inspira-se na inteligência e no mecanismo de vários animais para inventar coisas e ainda tem a lata de dizer que os originais surgiram por acaso.
_________________________________________________________________________________

Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis(Romanos 1:20)

Advertisements

2 comentários so far
Deixe um comentário

outra vez faccioso. ja vi chimpamzes a dialogar com humanos por via de linguagem gestual num expressao surpeendente. tu simplesmente queres teimar que os chimpanzés não tem relação com o Homem no sentido de corroburar a tua convicção de que Deus, aquele que todos sabem quem é mas nunca viram, criou tudo por impulso talvez de uma arte energética soberba. e é mais facil acreditar nisso do que acreditar na evolução das especies. o que justifica a inteigencia de todos os animais não é um fantasia mirabulosa mas antes o facto de todos os aminmais advirem da vida marinha e terem evoluido de invertebrados para vertebrados de modos diferentes. por associação à semelhança física eu diria: sim todos os primatas evoluiram de uma especie anterior defunta de maneiras diferentes. O que o pode explicar? circunstancias biologiacas e geograficas do mesmo desenvolvimento. e o ser humano continua a evoluir. até ha diferentes “raças” da especie humana. como evoluiram de formas diferentes? deve ter sido Deus que quis a diferença de modo a gerar conflito para que andassem todos às cabeçadas uns com os outros…
ganha juízo

Comentar por Lobo

“o que justifica a inteigencia de todos os animais não é um fantasia mirabulosa mas antes o facto de todos os aminmais advirem da vida marinha e terem evoluido de invertebrados para vertebrados de modos diferentes.”

Isto é precisamente assumir aquilo que é necessário provar. Todos os animais, sejam invertebrados ou vertebrados, têm mecanismos específicos e sabem como se movimentar na natureza. Só prova que houve uma Inteligência por trás da sua criação. Vê o exemplo do magnífico sistema do picapau.

“e o ser humano continua a evoluir. até ha diferentes “raças” da especie humana.”

Este tipo de “evolução” que te referes (que acontece com todos os animais) está muito longe de demonstrar a “Evolução” que tu acreditas. Adaptação e variação dentro da mesma espécie não explica a transformação de peixes em lagartos. E não é só o Homem que “evolui” raças.

“como evoluiram de formas diferentes?”

Ficarás feliz por saber que tu e um japonês ou um aborígene têm a mesma constituição genética. Isto é, o japonês, biologicamente, não tem coisas que tu não tens e vice-versa. Um artigo da Edição Especial nº16 da Scientific American Brasil resumiu: Pessoas de diferentes populações são, em média, apenas ligeiramente mais distintas umas das outras que pessoas do mesmo grupo. Mas considero esta pergunta bastante pertinente e farei post mais largo sobre o assunto.

“deve ter sido Deus que quis a diferença de modo a gerar conflito para que andassem todos às cabeçadas uns com os outros…”

Não há mal nenhum em ser diferente. Preto, branco, amarelo ou vermelho… todos somos humanos. Quem cria a diferença é o próprio Homem, com a sua ganância, altivez e claro separação de Deus.

Mas olha lá… não sei por que para ti estes conflitos étnicos e raciais são uma coisa má. Isto é só a luta pela sobrevivência, a sobrevivencia do mais apto. De um ponto de vista evolucionista, os individuos só estão a lutar pelo seu lugar. É apenas a selecção natural a cortar carne.

Comentar por alogicadosabino




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: