No princípio criou Deus os céus e a Terra


Um padre que não acredita na Bíblia?
Abril 25, 2008, 8:45 pm
Filed under: Convicções / Fé, Multimédia

Vejam o vídeo. Tem 1 minuto e 45 segundos.
________________________________________________________

[Youtube=http://youtube.com/watch?v=i72HBqCiXyM]

________________________________________________________

Se eu não soubesse que o Joaquim Carreira das Neves é padre, teria marcado este post como “Estupidez/Fanatismo/Ignorância ateísta“. Eu vi este programa e até estava a gostar do que o senhor estava a dizer, até chegar a esta parte.

O senhor do vídeo diz que Deus nunca falou com Moisés nem com Isaque nem com Abraão. Resumindo, Deus nunca falou com ninguém. As expressões que aparecem na Bíblia: “Deus falou a Moisés dizendo:”, “E Deus disse:”, “Esta foi a Palavra que Deus ordenou”, segundo Carreira das Neves, são todas fruto da fé das pessoas, são todas fruto da imaginação. Eu não consigo entender como alguém pode acreditar em Deus (ao longo do programa ele disse que acreditava) e não acreditar no que vem escrito na Bíblia acerca de Deus.

De resto, eu não percebo como se pode acreditar em Deus e fazer uma afirmação destas. No fundo, ele diz que aquilo que vem escrito na Bíblia como sendo Deus a falar ao Seu povo é invenção das pessoas que escreveram os textos. Se Deus não falou com nenhuma figura bíblica, então, quem escreveu o Génesis inventou tudo. Logo, mais do que a história da Criação não estar certa, a existência do próprio Deus é invenção. Se Deus nunca falou com ninguém significa que não há Deus. O que me faz mais impressão é isto vir de um padre. Não lhe fará confusão estar a pregar, ao domingo, coisas que ele diz que foram escritas por alguém que decidiu inventar que existe um Deus? Se calhar Joaquim das Neves não quis dizer aquilo… e eu quero acreditar que não. Isto ainda é pior do que aquilo que dizem os cristãos evolucionistas.

E para que não haja confusões ou disputas sobre o que ele disse, deixem-me alertar: também há teólogos “consagrados” que afirmam precisamente o contrário do que ele diz.


22 comentários so far
Deixe um comentário

Gostava de ter visto esse programa, realmente essa personagem a única coisa que tem é mediatismo (pelo que vi aqui). Sublinho as palavras de um senhor vestido de preto: ” Foi Deus quem escreveu os 10 mandamentos!” os 10 mandamentos foram realmente escritos pelo dedo de Deus, foi Deus quem começou a escrever com a sua própria mão a Bíblia, depois acabou de escrevê-la por mão de outros.

Comentar por natenine

“Eu não consigo entender como alguém pode acreditar em Deus (ao longo do programa ele disse que acreditava) e não acreditar no que vem escrito na Bíblia acerca de Deus.”

Triste de ti se acreditas em Deus só porque existe um livro que diz que sim. A bíblia tem tanta credibilidade como um livro da Disney com a excepção de que na bíblia ainda há mais fantasia de que numa história disney.
Este senhor merece é respeito porque tem a sua fé, não por causa dum livro mas simplesmente porque ele acredita.

Comentar por Tiago

Eu acredito porque há um relato de várias pessoas sobre Deus e Jesus Cristo.

Este homem acredita não por causa de relatos de testemunhas, mas porque decidiu acreditar que deve existir um Deus.

Ok… todo o respeito seja dado

Comentar por alogicadosabino

“Se Deus nunca falou com ninguém significa que não há Deus”.

Isto é uma falácia. Pois, pode bem existir Deus e não falar com ninguém. O que confere existência a Deus não é o facto de falar com alguém.

Pessoalmente para mim Deus não existe, simplesmente Deus é…

Comentar por Domingos Faria

o problema do sr Carreira das Neves é que ele nunca teve um encontro com Deus, senao iria saber u quao bom era falar com Deus e ouvir a voz de Dela nas nossas vidas..

Deus nao fala de facto ao nosso ouvido como os carnais, mas fala ao nosso coraçao e atraves das nossas vidas…
professo estas palavras, com todo o respeito…

Comentar por diana

Este senhor tem toda razão. Não podemos dizer nada de Deus a não ser o que aquilo que chamamos de fé nos impele.

Por que acreditar que Deus tem mão (como disse um comentarista, antes de mim)? E por que deveria Deus ter boca?

Em que sentido somos imagem e semelhança de Deus? Fisicamente ou Intelectualmente?

E muito ilógico, incoerente pensar que é preciso acreditar na Bíblia para acreditar em Deus.

Se pudéssemos entender completamente DEUS, ele não seria superior a nós, mas igual! É por isso que seja Ele o que for, nunca poderemos compreendê-lo. E assim, nem a bíblia pode se outorgar o direito de explicá-lo – inteira ou parcialmente!

Comentar por Luciano

Luciano,

“E muito ilógico, incoerente pensar que é preciso acreditar na Bíblia para acreditar em Deus.”

Mas de onde é que tu ouviste falar de Deus, em primeiro lugar? Não foi na bíblia?

Mas se Deus nunca se manifestou a ninguém, os que escreveram a bíblia inventaram tudo.

Comentar por alogicadosabino

Ó bons homens e mulheres deste planeta todas as religiões das sociedades ditas mais desenvolvidas,não preconizam o Mal,no entanto a história da humanidade mostra-nos infelismente ocontrário. Inquisição–cerca dee 6 milhões de mulheres torturadas e mortas.Cruzadas–milhares e milhares de seres humanos mortos (intitulados de infiéis),Buda–milhões de mulheres mutiladas e amordaçadas nos seus pés (retirando-lhe o equilibrio)nunca poderiam opor-se á vontade dos seus superiores(homens).Islâmismo–redução pura e simplesmente de todos os valores femininos abaixo de cão.Porque é que a igreja não fala a verdade sobre o pai de jesus cristo-sua espôsa Maria Madalena, o que S. Pedro fez aos velhos testamentos,–Até sempre Divino Espirito Santo.

Comentar por José de Carvalho

Olá José de Carvalho, obrigado pelo comentário submetido.

Apesar desses números estarem bem inflaccionados (principalmente os da Inquisição), só o ateu Mao Tsé-Tung matou mais do que todos esses números indicados (77 milhões, para ser mais preciso), em nome de uma ideologia que tinha por base o ateísmo.

Por isso seria melhor não entrares pelo argumento de que “a religião faz mal” e não sei quê.

Comentar por alogicadosabino

A ignorância é o maior inimigo da humanidade, e a arma mais mortífera é a crítica fruto dessa ignorância. Eu aconselho as pessoas que criticam aquele que é a maior autoridade em matéria de interpretação Biblica em Portugal e um dos maiores exegetas Biblicos internacionais, a ler e estudarem melhor a Bíblia, consultando diversos autoridades na matéria´. Aconselho mesmo a lerem também a obra completa deste Senhor Padre Carreira das Neves. Com ele tornei-me mais fiel a Deus e mais católica, para além de me ter intruido. Obrido meu Deus pelos dons que derramaste na vida dete Padre e que tanta luz tem trazido à humanidade em geral e aos Cristãos em particular. ÁMEN

Comentar por ManuelaRodrigues

boas sabino

Gostaria de te questionar se já les-te o livro “Deus e a ciencia” de Gerald Schroder?
Se ainda não les-te…lê.
O autor defende que é possivel, á luz da moderna fisica, que os 6 dias do Genesis sejam de facto 6 dias de 24 horas e ao mesmo tempo terem passado milhões de anos (teoria da relatividade).
è um livro excelente que aborda a questão da evolução vs criação mas á luz das novas escobertas da fisica.

Abraço
Adilio

Comentar por adilio

Este senhor falou com conhecimento de causa e inteligência. Percebam que Deus só “falava” ao ser humano enquanto escreviam os livros que compuzeram a bíblia. “Malaquias” foi o último a ser escrio. Depois que cessaram esses contos do Antigo Testamento, ninguém, mas ninguém mesmo falou com Deus, como se ele tivesse desaparecido. Se ele falou até com as pessoas mais simples, porque nunca falou com os Papas? No Novo Testamento Deus “aparecia” na base das visôes, recados pelos anjos através de sonhos, etc. Diante disso tudo, supôe-se obviamente de que tudo foi fruto da fé, estusiasmo e fanatismo dos escritores da época.

Comentar por Jotace

E esta outra pessoa que comentou acima falou sem qualquer conhecimento de causa ou inteligência.
Não percebeu que peixes-sapo, jacarés-galinha e homens-macaco só andaram pela Terra quando não tinha ninguém para testemunhar suas aparições. E desde o surgimento das primeiras civilizações os peixes-sapo, jacarés-galinha e homens-macaco nunca mais apareceram para ninguém.
Diante disso tudo, supôe-se obviamente de que tudo foi fruto da fé, estusiasmo e fanatismo dos evolucionistas travestidos de cientistas.

Comentar por Isaias S. Oliveira

Finalmente vejo um padre sem medo de falar no que realmente sente.
Ao longo dos séculos. a poderosa igreja sempre alienou os seus crentes em autenticas fantasias sem o minimo de lógica, e de raciocinio. Nos tempos terriveis da inquisição nem sequer se podia raciocinar como questionar dogmas da igreja, que sempre foram incompativeis com a evolução humana. O preço a pagar éra,a tortura, e a sua excução em praça publica para exemplo dos demais. O deus biblico, não é um ser unico, mas sim um conjunto de seres celestes, que vieram á terra em potentes naves aspaciais, com a missão de fazer progredir o homem. Já é tempo de não acreditar-mos em fantasias. É tempo de evoluir, e acreditar em nós mesmos como seres cósmicos que somos, provenientes da energia cósmica do criador deste quadrante do universo.

Comentar por Nelson cravo

Onde foi parar este vídeo?
Youtube=http://youtube.com/watch?v=i72HBqCiXyM]
Caso tenha o link avise-me, ok?
Saiba, somos todos irmão em Cristo!
Fica na paz.

Comentar por Marilda Silveira

Para quem não viu.

Comentar por Ines

Carreira das Neves?

DEUS TENHA PENA DA ALMA DELE

O mundo já anda tão confuso e dividido e vem este iluminado fazer mais confusão na cabeça das pessoas

COM DEUS NÃO SE BRINCA

Comentar por Maria Edite Matos da Costa

Esse padre é estupidamente presunçoso. Mas fazer o que? Desde que o secularismo vingou em Portugal, temos essa turminha de ateus que renegam a Deus e acreditam na divindade-matéria e na deusa-gaia natureza.

Comentar por Rafael Gusmão

Padre Joaquim Carreira das Neves, o senhor é um sábio. Infelizmente as pessoas não compreenderam o que o senhor deseja passar.

Comentar por Luiz Antonio B. T. Dutra

“O demônio confunde a cabeça dos sábios… “

Comentar por Felipe

Eu sou ateu e tive a oportunidade de conhecer o Pe. Carreira das Neves em Portugual. É um homem muito inteligente e de convicções profundas; possuidor de uma capacidade linguística que conheci em poucos.

Boa parte dos posts que li, carregam um preconceito fundamentalista natural de quem nasceu acreditando que a bíblia é a “palavra de Deus” no sentido mais literal possível, porém se questionadas: “Como você sabe que a bíblia é a palavra de Deus?”, elas dirão que… “no verso tal… diz assim…”, ou seja, apontarão para a própria bíblia como resposta ao porquê d’Ela “ser” a “palavra de Deus” e isso é o mesmo que perguntar ao ladrão se ele cometeu o roubo, ou seja, não faz sentido, pois se querem demonstrar que a bíblia é a Palavra de Deus teriam que fazer isso sem apelar para a mesma, o que se constitui em uma falácia, conhecida como egocentrismo ideológico.

Diante disso, é bom mostrar como os cristãos em geral não possuem um preparo adequado em se tratando de estudos bíblicos e teologia. Desde quando acreditar em Deus é o mesmo que acredita em sua existência? Ter fé em Deus está muito distante de ter fé em sua existência, uma coisa não comporta a outra, são coisas separadas, até mesmo devido ao fato de que, falar da existência de algo, pressupõe falar de algo material, pois a materialidade de algo é o que garante sua existência.

Eu posso acreditar no amor, mas necessariamente não creio na existência do mesmo, o amor como tal, permanece no campo das coisas em que tenho fé, mas não no campo das coisas que trato como existindo ou não-existindo. Os que apelam para um argumento de “existência” de Deus, nem mesmo notam que estão fazendo uma pergunta eivada de ideologia materialista e como se não bastassem, retiram o espaço que deveria ser reservado à fé.

Para mim que sou ateu, esse parece ser um erro de lógica bastante constante no “modus operandi” de pensamento do cristianismo fundamentalista. O Pe. Carreira das Neves é um estudioso de grosso calibre, sua estirpe é como a de poucos e faria bem que lêssem e compreendêssem o seu trabalho antes de levantarem uma crítica descaridosa como muitas que vi aqui.

Aos que acreditam serem os donos da verdade, fariam bem em repensarem que podem estar errados e eu me sinto bem à vontade para dizer isso, pois na posição de ateu, penso que posso estar errado sobre meu ateísmo e que é possível falar sobre uma divindade sem apelar para os argumentos materialistas sobre a “existência” desse mesmo Deus.

Há um post em que o Pe. diz que “Deus nunca falou como ninguém” foi retirado de seu contexto e o indivíduo que o fez, deveria repensar sobre essa atitude. O Pe. diz que “Deus não fala conosco da mesma maneira que nós humanos nos comunicamos”, nada mais inteligente visto que: Acreditar que um Deus fala conosco da mesma maneira audível que nós nos comunicamos é o mesmo que antropomorfísmo, ou seja, fazer do “modus operandi” de comunicação dessa divindade o mesmo “modus operandi” de comunicação dos seres humanos.

Parabéns ao Pe. Carreira das Neves pela lucidez, coragem que é vista em poucos estudiosos cristãos que tem a coragem de levantar a voz contra o fundamentalismo presente no cristianismo moderno.

Comentar por Italo Fabian

ESTE HOMEM É A VERDADE SOBRE A IGREIJA CATOLICA SAIRÁ A BOCA DAQUILO QUE O CORAÇAO ESTÁ CHEIO

Comentar por joão josé




Deixe um comentário