Filed under: Evolução/Big-Bang
Apesar de a maioria dos meios de comunicação social ter exagerado na publicidade à Ida, um lémur-macaco que terá vivido há 47 milhões de anos, alguns há que souberam conter-se e anunciar o fóssil com a mente e não com o coração. Um deles foi a Science. O artigo da Science tem como título: “Fóssil revolucionário falha em deslumbrar paleontólogos“. Os paleontólogos entrevistados não se mostram excitados com a “8ª maravilha do mundo“.
Elwyn Simons, paleoantropólogo da Duke University, na Carolina do Norte, diz o seguinte:
“It’s an extraordinarily complete, wonderful specimen, but it’s not telling us too much that we didn’t know before” – (É um espécime extraordinário e completo mas não nos diz muito que ainda não soubessemos)
Os paleoantropólogos apontam que a equipa de Hurum comparou apenas 30 traços do novo fóssil com outros primatas inferiores e superiores, quando a prática comum é analisar 200 a 400 traços. Apontam, também, que os autores não compararam o novo espécime com outros fósseis recentemente descobertos. “Eles ignoraram 15 anos de literatura“, afirmou Christopher Beard, do Museu de História Natural de Pittsburgh.
Richard Kay, paleontólogo também da Duke University, revelou:
“There is no phylogenetic analysis to support the claims, and the data is cherry-picked” – (Não existe análise filogenética que suporte as afirmações e os dados são seleccionados)
Callum Ross, uma paleontóloga da Universidade de Chicago concorda:
“Their claim that this specimen should be classified as haplorhine is unsupportable in light of modern methods of classification” – (A afirmação de que este espécime deveria ser classificado como um haplorhine não tem suporte à luz dos métodos modernos de classificação)
CONCLUSÃO
Tanta publicidade se fez, tanto se bajulou este fóssil… seria de esperar que os paleontólogos, em geral, o bajulassem de igual forma. Mas não. O anúncio deste fóssil como o “sonho que se tornou realidade” foi de grande irresponsabilidade por parte dos meios de comunicação. Como já vem sendo habitual, os media exageram quando se fala de alegados fósseis transitórios. Parece que ficam doidos quando se trata de louvar Darwin.
Ver também: Fazer pessoas a partir de lémures
11 comentários so far
Deixe um comentário
Realmente, a mídia faz alardes gigantescos quando a questão é criação x evolução, sempre tratando a questão como dicotomia ciência x religião e acusando os criacionistas de ignorantes e fundamentalistas.
Lembrei-me agora de uma edição da Superinteressante, que saiu com um chimpanzé na capa e o título “Darwin- O homem que matou Deus”.
Comentar por Fabricio Lovato Maio 21, 2009 @ 6:01 pmA legítima capa feita pra vender…com conteúdo sensacionalista.
Ah… todos nós já estamos acostumados com estas palhaçadas… Penso que estes dois últimos deveriam ser arquivados não apenas em “Evolução/Big Bang” mas em “Humor” também… É de rir!
Comentar por MVR Maio 21, 2009 @ 9:53 pmPois a mim parece-me que todo o blog devia ser arequivado como humor
eh eh eh eh
Comentar por Joaquim Coelho Maio 21, 2009 @ 10:27 pmPrincipalmente aquelas piadas como fazer “ancestrais humanos” a partir de dentes de porcos… 😀
lol
Comentar por Fabricio Lovato Maio 22, 2009 @ 12:19 pmOuch, Fabricio. Essa foi forte. Tens que ser mais sensível em relação à fé dos ateus, porque a Palavra de Deus diz “O servo do Senhor não deve contender mas ser manso com todos, e pronto a ensinar” (2 Timóteo 2:24)
Comentar por Mats Maio 22, 2009 @ 12:49 pm“arequivado” também deveria estar na parte do humor. 🙂
Comentar por samdbz Maio 22, 2009 @ 2:21 pmJoaquim, quando eu te pedir para escreveres sobre os delírios evolucionistas eu classifico o blogue como humor : )
Comentar por alogicadosabino Maio 22, 2009 @ 5:32 pmRealmente a mídia se aproveita da polêmica, sou publicitário e conheço bem o sistema e as técnicas para disseminar idéias. O perplexo é que a maioria das pessoas ainda cai na retórica, mesmo depois de Aristóteles, a mais de 2300 anos, ter denunciado tal discurso como falso. Mas não poderia ser diferente, as pessoas estão acostumadas a essa forma de discurso desde criança, da religião aos contos de fadas. Tem gente que ainda acha que o lobo é mau, mas ele só queria comer uma feijoada, como todo bom brasileiro. É fácil manipular a massa, principalmente quando ela quer ser manipulada.
Comentar por Matheus Sisdeli Maio 22, 2009 @ 6:51 pmExtra, Extra!!!
Encontrado o elo perdido!!!
veja aqui a imagem
É o primo da Ida…
Comentar por arthgar Maio 26, 2009 @ 2:57 amÉ o zoboomafoo!!!!
HAHAHAHAHAHA….
Comentar por arthgar Maio 26, 2009 @ 2:58 amSabino,admiro muito sua inteligencia e a elegancia com que defendes sua crenca no criacionismo.
Mas eu me pergunto porque Deus nao poderia ter criado o universo em bilhoes de anos de evoluçao,utilizando para isso as mesmas leis que ele criou e sao acessiveis ao nosso entendimento.
Nada na teoria da evoluçao diminui o poder divino,eu acho que a evoluçao nos mostra Deus de uma maneira mais acessivel,mais compreensivel,mais humilde ate,eu diria.
Essencial eh saber que ELE CRIOU TUDO QUE EXISTE,E NAO UM ACASO CEGO.Mas a nossa luta eh contra as crendices ateias,continue firme e forte na sua apologia,todos os caminhos levam a Deus,saudacoes
Comentar por Claudinei Junho 12, 2009 @ 3:35 pm