Turbina eólica é inspirada nas barbatanas das baleias e dos golfinhos. (Em português). Estudando as barbatanas e as caudas dos golfinhos e das baleias, cientistas dos Estados Unidos da América descobriram algumas características na sua estrutura que desafiam os conceitos tradicionais de engenharia. As observações tornaram possível a criação de um novo gerador eólico, mais eficiente e mais silencioso do que os tradicionais.
As novas pás das gigantescas hélices, que fazem girar as turbinas do gerador eólico, foram totalmente redesenhadas a partir da observação das barbatanas das baleias corcundas. Há até mesmo a possibilidade de se aplicar esta tecnologia a projectos aeronáuticos no futuro, como nas asas rotativas dos helicópteros.
______________________________________________________________________
Pterodactyl inspira robô de todo o terreno. Imitando as caraterísticas físicas e biológicas do Tapejara wellnhoferi, um grupo de cientistas está a trabalhar com o propósito de desenvolver um Pterodrone — um veículo aéreo sem tripulação que não se limite a voar mas também caminhe e ande a passo ligeiro.
Os novos robôs aéreos não serão apenas mais pequenos e silenciosos, mas também alterarão a forma das suas asas usando técnicas de transmutação, para se infiltrarem em espaços mais pequenos, entre edifícios, passagens elevadas, etc.
___________________________________________________________________
Sensor digital imita retina. As câmeras digitais capturam imagens através de um sensor chamado CCD (Charge Coupled Device). Por serem planos, esses sensores têm um campo de visão estreito. Para capturar imagens com ângulos de visão mais largos e sem distorção, são necessárias lentes caras que, geralmente, apenas se encontram nos equipamentos profissionais (aka muito caros).
Esse problema foi resolvido pelos cientistas John Rogers e Yonggang Huang, que se inspiraram na nossa retina para construir um novo sensor digital curvo que, como o olho humano, consegue capturar imagens em grandes ângulos sem qualquer distorção. A mesma técnica de fabricação poderá ser utilizada para a construção de circuitos eletrónicos.
________________________________________________________________________
Micro-robô inspirado no gafanhoto consegue dar saltos surpreendentes. Estes robôs podem ser incorporados em sensores em miniatura para explorar terrenos difíceis e inacessíveis ou ajudar em operações de busca ou de resgate. Pequenos animais como as pulgas, gafanhotos e sapos utilizam mecanismos de armazenamento de energia que lhes possiblitam dar saltos poderosos a grande velocidade.
Este micro-robô segue o mesmo princípio destes animais.
________________________________________________________________________
Eu pensei em perguntar como é que há gente que acredita que estas maravilhas de engenharia natural, imitadas pelo ser humano, puderam surgir por processos naturais. Eu pensei em perguntar como é que há gente que acredita que toda esta elegância natural se criou a si mesma. Eu pensei em dizer que as evidências da acção do Criador estão por toda a parte. Mas depois pensei que o melhor seria deixar que elas falassem por si mesmas.
É perda de tempo estar a discutir o indiscutível. Só o fazemos porque o deus deste mundo cegou o entendimento dos incrédulos (II Coríntios 4:4). Dois homens a discutirem se Deus existe é o mesmo que dois computadores discutirem se o homem existe ou se surgiram por processos naturais.
________________________________________________________________________
“Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.” (Salmos 9:1)
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Nada destas evidências científicas vai mudar o pensamento do ateu porque está escrito:
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las – I Coríntios 2:14
Comentar por Mats Fevereiro 13, 2009 @ 11:40 pm