Aconselho vivamente a leitura da PARTE 1.
___________________________________________________________________
O falso problema
Vamos aplicar tudo isto a Adão e Eva. Uma vez que à medida que o tempo passa mais erros de replicação serão produzidos, se retrocedermos no tempo, encontraremos cada vez menos mutações nos indivíduos… até que chegamos à criação “muito boa” de Deus – Adão e Eva. Recuando no tempo, chegamos a uma altura em que estes erros genéticos não existiam, uma vez que o pecado ainda não tinha entrado no mundo e o estado da Criação original de Deus era “muito boa”, como Ele próprio afirmou (Génesis 1:31). Após a entrada do pecado no mundo, estes erros genéticos poderiam surgir. Mas ainda seria preciso um certo tempo – muitas gerações, envolvendo algumas centenas de anos – para que estes erros genéticos se acumulassem e atingissem um nível em que o risco de procriação entre irmão e irmã fosse significativo.
Ou seja… a história de não ser possível irmãos procriarem de forma sã, numa perspectiva bíblica, não faz qualquer sentido e não passa de uma falsa questão.
Problemas morais/legais?
Abraão viveu algumas centenas de anos após o Dilúvio (que ocorreu cerca de 1700 anos após a Criação) e casou com a sua meia-irmã – Sara. Não há nenhuma pista de que tenha havido alguma espécie de problema biológico com os seus filhos. E por que razão Deus não condenou Abraão por este ter casado com um parente? Ele não desobedeceu? De maneira alguma.
A lei de Deus foi dada a Moisés centenas de anos após o Dilúvio. Abraão não desobedeceu a nenhuma lei de Deus. Convém também lembrar que as coisas estão correctas ou erradas não com base na tua ou na minha opinião mas segundo aquilo que o Criador determina. E como podemos nós saber aquilo que ele determina? Através da Sua Palavra – a Bíblia.
Conclusão
Nenhum problema moral ou biológico advém do relacionamento sexual entre irmãos nos tempos de Adão e Eva. É lógico, também, pensar que o casamento entre irmãos seria cada vez menos necessário à medida que a Terra começasse a aumentar em número (apesar de, na altura, não haver nenhuma lei que o proibisse)
_______________________________________________________________________
Mais pormenores sobre este tema em: Who was Cain’s wife?
36 comentários so far
Deixe um comentário
Sabino!, me desculpe mas nessa teoria não vejo fundamento, acredito ser interpretação sua, e o que vejo nas explicações sobre a bíblia são sempre no “achismo”, para cada uma existe uma explicação a seu modo, mas posso estar errado, e se estiver gostaria que me mostrasse o contrário.
Comentar por Kibom33 Setembro 13, 2008 @ 1:30 pmMarcos,
Vê bem o reverso da moeda:
Em primeiro, estás a dizer que as leis de Deus são mutáveis.
Em segundo estás a dizer que antes de Moisés não qualquer das leis de Deus era permitida, incluindo matar, roubar ou até mesmo adorar outro deuses.
Contudo antes disso Deus já parecia que Deus se andava a divertir condenando os pecados dos humanos (começando por uma trinca numa maçã).
Conclusão: queres com isso dizer que o incesto só é moralmente condenável por que de um dia para o outro Deus assim quis? E antes? Não seria?
Comentar por Luís Setembro 13, 2008 @ 2:17 pm“Em segundo estás a dizer que antes de Moisés não qualquer das leis de Deus era permitida”
Leia-se, que antes de Moisés receber os mandamentos nenhuma das leis estava em vigor.
Comentar por Luís Setembro 13, 2008 @ 2:21 pmLuis
Não. A forma como Deus lida com o ser humano mudou porque a condição do homem mudou.
Em segundo estás a dizer que antes de Moisés não qualquer das leis de Deus era permitida, incluindo matar, roubar ou até mesmo adorar outro deuses.
Se assim fosse, Deus não teria-Se zangado com o mundo antes do Dilúvio.
A Biblia não fala em maçã nenhuma!
Exactamente. Pecado é aquilo que Deus classifica como pecado.
Comentar por Mats Setembro 13, 2008 @ 8:49 pmEspeculação sua que a lei de deus muda de acordo com a condição do homem. Onde está isso?, você está buscando explicação para justificar o que foi dito por homens ignorantes a milhares de anos, os quais não possuiam conhecimento e diziam um monte de besteiras, e hoje ficamos buscando explicação.
Comentar por Kibom33 Setembro 13, 2008 @ 10:17 pmMats,
“Se assim fosse, Deus não teria-Se zangado com o mundo antes do Dilúvio.”
Então o que mudou para Deus se ter “zangado” nessa altura?
“Exactamente. Pecado é aquilo que Deus classifica como pecado.”
Claro. É essa a definição de pecado. Mas pecado não é sinónimo de crime ou imoralidade.
Comentar por Luís Setembro 13, 2008 @ 11:34 pmOs hinduístas consideram matar uma vaca pecado.
Mas não respondeu à minha pergunta: alguma vez teria achado o incesto correcto, se Deus se estivesse nas tintas para isso?
Kibom33,
Não é a Lei de Deus que muda, mas a forma como Deus lida com o homem. Os absolutos de Deus são os mesmos porque Deus não muda.
A crnça de que eles eram ignorantes não é suportada pela ciência nem pela Bíblia. Homens que viveram antes deles construiram pirâmides.
“Ficamos”, não. TU ficas.
lUIS,
O pecado do homem tinha chegado a níveis que Deus naoi poderiam permitir que continuasem, sob pena de a raça humana parecer totalmente. Deus tinha que fazer alguma coisa.
Pecado é imoralidade e é crime contra a Natureza de Deus. Pecado é o que Deus, (O Deus da Bíblia) classifica como pecado.
Na condição em que estamos hoje, não. Mas o facto de que *eu* sou contra o incesto não faz do incesto um pecado. O facto de que tu estás contra alguma coisa é apenas a *tua* opinião. Se Deus não existe, a moralidade é o que cada um pensa que é, e desde logo, não há razões para uma pessoa criticar a moral da outra.
Comentar por Mats Setembro 15, 2008 @ 3:33 pmKibom33,
“Sabino!, me desculpe mas nessa teoria não vejo fundamento, acredito ser interpretação sua, e o que vejo nas explicações sobre a bíblia são sempre no “achismo”, para cada uma existe uma explicação a seu modo, mas posso estar errado, e se estiver gostaria que me mostrasse o contrário.”
Temos o direito de discordar. Mas diz onde é que não vês fundamento naquilo que estou a dizer.
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 10:12 amLuís,
“Em primeiro, estás a dizer que as leis de Deus são mutáveis.”
As leis não são mutáveis… tal como o Mats disse, o que muda é a atitude do homem para com Deus e as circunstâncias.
Imagina um rebanho… o único perigo para o rebanho é um precipío de um dos lados do descampado. O pastor apenas constrói uma cerca do lado do precipício, para que as ovelhas não corram o risco de cairem lá.
Algum tempo mais tarde, surgem lobos naquela zona. Agora, o pastor terá de construir uma cerca à volta de todo o descampado onde se encontra o rebanho, para impedir o novo perigo. Os padrões do pastor não mudaram, isto é, ele continua a querer saber das ovelhas. O que mudaram foram as circunstâncias, e novas medidas são necessárias.
O mesmo com Deus.
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 10:19 amPara: Mats
Muito pelo contrário, a ignorancia dos homens do passado, é provado pela ciência, basta ver a forma em que viam as doenças, e suas crenças.
Comentar por Kibom33 Setembro 16, 2008 @ 12:34 pmA forma como deus lida com o homem em relação ao pecado não é uma forma de você buscar explicação, então não me diga que sou eu que fico buscando por elas.
Para: Sabino
Não vejo fundamento nas explicações sobre o fato do incesto não ser pecado perante deus, você buscou explicação do seu entendimento sem embasamento.
Comentar por Kibom33 Setembro 16, 2008 @ 12:54 pmbusquei explicação do meu entendimento sem embasamento? Kibom, aquilo que disse tem fundamento biblico… O incesto é pecado para Deus, pois Ele proibe as relações conjugais entre parentes próximos durante o tempo de vida de Moisés.
Antes de Deus ter dado a lei a Moisés, a relação entre dois parentes próximos não era condenável… nem fazia sentido ser, já que Deus ao criar apenas 1 homem e 1 mulher sabia que tinha de haver procriação entre irmãos e primos
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 2:22 pmPura interpretação criacionista, do tipo “como não tenho outra vai essa mesmo”, se realmente deus existisse, ele iria deixar gerar a vida através do pecado, já que segundo voces afirmam, que ele abomina o pecado.
Comentar por Kibom33 Setembro 16, 2008 @ 3:12 pm“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;” (Gênesis 4 : 17).
Olhe o que a própria bíblia diz, que ele CONHECEU sua mulher, se fosse irmã já teria conhecido, e além de tudo em uma terra DISTANTE. Portanto explicação refutada, a “EvaII”, não era irmã de Caim.
Kibom33
Curiosamente, a Bìblia está repleta de conhecimentos médicos bem avançados para a época.
Não comentaste o facto de que os “primitivos” egípcios foram capazes de construir edíficios que nós ainda nem sabemos como é que foram feitos na altura.
huh?!!
Comentar por Mats Setembro 16, 2008 @ 3:35 pmKibom33,
Não faz sentido nenhum.
“Conheceu” neste contexto é relativo a initimidade física, e não a conhecimento social. Adão também “conheceu” a sua mulher e ela gerou filhos e filhas. Usando a tua lógica, Adão só a conheceu (socialmente) mesmo antes de terem relações sexuais!
Segundo, não há parte nenhuma do verso que diga que Caim conheceu (socilamente) a sua mulher em terra distante. Apenas diz que a conheceu (sexualmente) na terra distante que ele construiu.
Comentar por Mats Setembro 16, 2008 @ 3:38 pmKibom,
“Olhe o que a própria bíblia diz, que ele CONHECEU sua mulher, se fosse irmã já teria conhecido”
Tal como te foi dito, as expressões “conheceu a sua mulher”, “deitou-se com a sua mulher”, “entrou a ela”… significa ter relações sexuais.
Não te censuro por não saberes isto… mas não uses mais este tipo de argumento… é muito mau mesmo
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 4:30 pmPara: Mats
Comentar por Kibom33 Setembro 16, 2008 @ 6:22 pmE foram os construtores das piramides que escreveram a bíblia?, e mesmo assim os egipcios adoravam um deusinho que não era o seu, ao passo que para os hebreus construirem seu grande templo foram buscar ajuda de outros povos.
Sabino
Mau mesmo é buscar justificativas por entendimentos próprios, veja:
Comentar por Kibom33 Setembro 16, 2008 @ 6:40 pm1 – A bíblia não diz que caim casou-se com sua irmã, mas você acredita que sim.
2 – O termo mais utilizado na bíblia para fecundar uma mulher era “entrou nela”, ( até não entendo o porque de um termo tão grotesco ).
Volto a dizer vocês estão buscando justificavas absurdas para algumas “lendas”, e acima de tudo imoral.
Kibom33,
Totalmente irrelevante. Disseste que o homem, na altura, era “primitivo”. As evdências mostram que não eram “homens ignorantes a milhares de anos
Comentar por Mats Setembro 17, 2008 @ 12:08 amNão, os egípcios não escreveram a Bíblia, mas sendo que os construtores das pirâmides viveram antes de Moisés, não tens fundamentos nenhuns para considerar o homem de então um “ignorante”.
Kibom,
“1 – A bíblia não diz que caim casou-se com sua irmã, mas você acredita que sim.”
Pode não ter casado com a sua irmã… pode ter sido com a prima… para mim é irrelevante… se Adão e Eva eram os unicos na terra, é óbvio que, a certa altura, teve de haver procriação entre parentes próximos… o objectivo deste post é mostrar que nao há qualquer problema biologico ou moral nisso
Comentar por alogicadosabino Setembro 17, 2008 @ 8:50 amSabino: “A lei de Deus foi dada a Moisés centenas de anos após o Dilúvio. Abraão não desobedeceu a nenhuma lei de Deus.”
Sabino, você diz que não havia lei antes dela ser entregue a Moisés. Paulo diz em Romanos 7:7
Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Como os humanos que viveram antes do dilúvio poderiam ter pecado, se viviam sem lei?
Mats: “Segundo, não há parte nenhuma do verso que diga que Caim conheceu (socilamente) a sua mulher em terra distante. Apenas diz que a conheceu (sexualmente) na terra distante que ele construiu.”
Gênesis 4
16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
Mats, diz sim já que a primeira citação a respeito da mulher de Caim ocorre em Node. Primeiro Caim conheceu sua esposa na terra de Node, depois construiu a cidade.
Comentar por AmadeusXIII Setembro 25, 2008 @ 12:13 pm
Comentar por Kibom33 Setembro 25, 2008 @ 12:35 pmDifícil de Imaginar como ele iria construir uma cidade, seria para ele, a EvaII e o filho dele somente.
Desculpe-me, gravatar erroneo.
Comentar por Kibom33 Setembro 25, 2008 @ 12:37 pmDifícil de Imaginar como ele iria construir uma cidade, seria para ele, a EvaII e o filho dele somente.
Pois é. E as ovelhinhas ainda berram que é possível entender esse livreco…
Comentar por AmadeusXIII Setembro 25, 2008 @ 1:02 pmQuer dizer então que as leis de Deus mudam de uma época para a outra, agora entendo porque a igreja católica matou tanta gente na Indade Média e a inquisição queimou tanto inocente e ninguem se indigna com eles por isso, na época devia ser permitido.
Comentar por Bruno Caxito Setembro 26, 2008 @ 12:15 amresumindo: o deus babaca judaico-cristão cria as leis e pecados aos poucos, antes era ‘tudo dominado’ e tudo quanto eh tipo de coisa que a igreja condena hoje era comum e bom aos olhos de deus
pfffff
Comentar por swebf Outubro 1, 2008 @ 9:54 pmSerá que essa discussão findará com uma explicação plausível sobre o assunto.
Comentar por Carlos Henrique Outubro 15, 2008 @ 3:20 pmCom certeza não, pois todos voces acreditam em suas verdades, suas interpretações, tanto da biblia como da criação, mas e ai? Como fica quem esta certo e quem esta errado?
Será mesmo que o que foi escrito a centenas de anos atras quer dizer isso que voces estão dizendo.
Ou quando se lê que alguem multiplicou o pão, quer dizer que ele somente cortou o pão em vários pedaços.
É para se pensar!
A blíbia é o único livro no mundo q ñ se contradiz e ñ muda ,prova disso é q ela é um livro divinamente inspirado por DEUS q é imutavel,
Tanto ela é inspirada por Deus q já advertia e continua advertendo q apareceriam muitos q tentariam distorcer oq está escrito,
Romanos 1:25
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
O fato é q vocês são pessoas infelizes pq ñ tem Deus no coração,e preucuram com esses argumentos ridículos e sem fundamentos ,preencherem o vazio q existe em seus corações….
Comentar por Elaine Janeiro 2, 2009 @ 6:42 pmDeus é único e imutavel,assim como a sua palavra…
Por isso tenham + respeito a se referirem ao único q é e sempre será o REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES….
Este vazio dentro de vocês,mesmo q ñ queiram admitir,só pode ser preenchidos Por ELE…..
Tenho por mim que ADAO e EVA é a versão melhorada, por DEUS, do “homem ou meio-homem” que já existia. Dai se explica a cidade criada por CAIM.
Comentar por Micosmo Março 19, 2009 @ 7:51 pmAté explicaria, mas onde na Biblia fala que Adão e Eva tiveram filhas … ?
Comentar por Antonio Luiz Março 24, 2009 @ 8:31 pmAté onde sei, so fala dos filhos Abel e Caim – Caim apos o assassinato saiu pelo mundo e casou-se com ……?
Antonio Luiz, Adão e Eva tiveram outros filhos.
“E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.” (Génesis 5:4)
_________________________________________
Micosmo,
Nota que a “cidade” mencionada não tem que ser igual à noção recente de cidade. Isto é, não quer dizer que Caim fundou uma cidade que tinha no mínimo 100.000 pessoas, com arranha-céus ou com segurança social.
Não tem que haver uma meia versão de Eva e de Adão para isso fazer sentido.
Comentar por alogicadosabino Março 24, 2009 @ 10:14 pm“As cousas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus; porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. Dt29.29
Comentar por Rachel Março 24, 2009 @ 11:16 pmOs questionamentos são válidos, entretanto existem indagações que não procedem, principalmente quando se tem uma opinião formada. Na verdade não se busca a verdade, porque se fora assim, já teriam se calado diante de algumas respostas que li, logo isso não leva a nada. Você que tenta encontrar uma resposta para esses questionamentos é necessário querer entender a Verdade, porque ela não confunde.
Se Deus lhe perguntasse:
– Onde estava tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?
Acaso quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso?
a grande verdade é q a biblia é simplesmente um livro, escrito à muitíssimo tempo por quem, ninguém sabe, inspirado por deus,incógnita, sabe-se que neste livro existem histórias que de tão lindas mas cheias de contradições, até hoje milhares de pessoas exploram essas histórias enganando milhões de pobres fiéis e o que é pior,ganhando BILHÕES de dinheiro vendendo o que está escrito na bíblia. Que feio…
Comentar por beto Maio 10, 2009 @ 4:02 pm“a grande verdade é q…”
A grande verdade segundo quem?
Comentar por alogicadosabino Maio 10, 2009 @ 6:23 pmmais no entanto nao respondeu a pergunta quem era a mulher que se casou com o filho de eva e adão, pois na biblia nao fala nada de que eva teve uma filha mulher e sim dois homes. Abel e Caim.gostaria de ter essas resposta
Comentar por alex porfirio Fevereiro 9, 2012 @ 1:32 amEsta pessoa que falando baboseiras e n]ao acreditando na Biblia Sagrada não é simplesmente um Ateu ela é Atoa.
Comentar por Enock Março 19, 2012 @ 7:54 pmPois quem não confia em DEUS não é de DEUS, pertence ao inimigo.
É satanico.