No princípio criou Deus os céus e a Terra


O nosso primo mais próximo, o chimpanzé, não mostra sinais nem de altruísmo nem de rancor
Janeiro 26, 2009, 9:58 am
Filed under: Evolução/Big-Bang

A frase que dá o título a este post foi a conclusão dos antropólogos evolucionistas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, após a realização de experiências com chimpanzés. O estudo foi publicado na Proceedings of Biological Sciences.

Os chimpanzés podiam escolher entre duas hipóteses: puxar uma corda que levaria comida a outro chimpanzé ou puxar uma corda que levaria comida para uma jaula vazia. Um chimpanzé altruísta entregaria comida ao seu vizinho e um chimpanzé rancoroso ou egoísta não entregaria comida ao seu vizinho, optando por mandá-la para a jaula vazia. “Eu previa que os chimpanzés seriam rancorosos“, disse Keith Jensen, o coordenador do grupo. No entanto, as escolhas dos chimpanzés não mostraram um padrão regular, levando a equipa a concluir que os chimpanzés não demonstram nem altruísmo nem egoísmo ou rancor.

chimps1

Por sua vez, os humanos são altruístas. Nós damos sangue, fazemos caridade, disponibilizámo-nos a ajudar pessoas que nem sequer conhecemos. “Este tipo de altruísmo nunca foi demonstrado em nenhum animal e alguns acreditam que esta é uma das características que nos tornam humanos“, dizia o press release do Instituto.

Para concluir, não podia faltar a parte do “eu acho que foi assim”:

Se o altruísmo e o rancor são características únicas dos humanos e não estão presentes nos chimpanzés, então, é provável que elas tenham aparecido nos últimos 6 milhões de anos desde que os humanos e os chimpanzés partilharam um ancestral. A consideração pelos outros, positiva ou negativa, pode ter sido uma importante contribuição para a nossa habilidade de cooperar, ao nosso sentido de justiça e à moralidade que define hoje a sociedade.

___________________________________________________________________

Só um evolucionista consegue pegar em evidência negativa e acomodá-la na sua teoria. Só um evolucionista consegue falar nos conceitos de justiça e moralidade sem ter um ponto absoluto de referência.

As semelhanças entre o ser humano e o chimpanzé ou entre o ser humano e outro animal qualquer podem ser significativas… caso as diferenças não sejam consideradas.

Anúncios

2 comentários so far
Deixe um comentário

os homens não demonstram nem altruísmo nem egoísmo ou rancor. Também variam de caso para caso… duh!

Quanto ao teu rancor com evolucionistas, bem, a verdade é que enquanto os criacionistas estão metidos nas igrejas a rezar, e a jejuar, e a mais não sei o quê que de certeza que contribui em muito para a nossa sociedade, estes cientistas estão enfiados nos laboratórios a trabalhar. E não, visões que tenham em sonhos não são consideradas trabalho!

Comentar por Ska

Não é comigo que estás chateado, é com os autores do estudo.

Comentar por alogicadosabino




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: