No princípio criou Deus os céus e a Terra


Ateu indignado com prioridades da Câmara Municipal de Lisboa
Janeiro 6, 2010, 9:09 pm
Filed under: Estupidez/Fanatismo/Ignorância ateísta

O Portal Ateu, site mantido pelo grupo religioso do Movimento Ateísta Português, escreveu um post a respeito da sua indignação com as prioridades da Câmara Municipal de Lisboa (CML):

De acordo com o Jornal “Público”, a Câmara Municipal de Lisboa vai pagar apoio em falta para a construção da igreja projectada pelo arquitecto Troufa Real“.

O valor em questão é de 205 mil euros, o que causa a indignação do autor do texto. Para ele, há coisas mais importantes onde investir. Algumas delas:

– A cidade de lisboa continua a carecer da construção de mais habitação social e de programas de recuperação, uma vez que muito do parque imobiliário está degradado, não dando garantias de segurança e de dignidade a quem lá habita;”

– A segurança continua à espera de uma solução, quer numa perspectiva de estratégia geral, quer ao nível de muitos dos bairros mais problemáticos

– Lisboa precisa de mais hospitais, escolas e centros de dia para idosos que continuam a não passar das intenções e das promessas eleitorais

Concordando ou não com o valor que a CML vai pagar à Igreja Católica, a verdade é que apenas vai cumprir uma obrigação que já tinha há alguns anos: pagar uma dívida. Mas não é essa a razão pela qual escrevo. Escrevo para apontar que a sua crítica está mal direccionada.

Caro ateu Hélder Sanches… talvez se o dinheiro dispendido nas clínicas de aborto fosse antes investido na melhoria dos hospitais existentes ou centros de dia para idosos, a coisa fosse diferente. Talvez se o dinheiro dispendido mensalmente para apoiar clubes que têm jogadores que num mês recebem o que a maioria de nós aufere em 5 anos, a coisa fosse diferente. Talvez se não existisse corrupção a coisa fosse diferente.

Por outro lado, este ateu parece não saber que a Igreja também desempenha a sua acção social, quando a CML falha. Mas o Sanches parece não saber disso… ou então não se quer lembrar.

A preocupação real do Sanches não é a degradação social de Lisboa. A indignação do Sanches vai contra a Igreja. Como o bom ateu que é, o Sanches indigna-se contra tudo aquilo que cheira a “religião”. A causa dos problemas sociais de Lisboa não está na dívida que a CML tem para com a Igreja Católica, apesar de este ateu assim o sugerir.


11 comentários so far
Deixe um comentário

Olá,

“..se o dinheiro dispendido nas clínicas de aborto..”

Muito dos impostos recolhidos dos cristãos acaba sendo empregado em coisas que eles não aprovam. Alguém nega isto?

[…]

Agora, vamos analisar o fato de uma outra maneira:

Sabemos que a política é suja; no Brasil, em Portugual ou em qualquer lugar.

Sendo assim, me parece salutar que as igrejas cristãs mantenham larga distância dos políticos, dos recursos que eles venham a oferecer, dos governos e do poder humano.

Biblicamente, a Igreja só tem autorização para participar em um único governo: o governo de Cristo. Quem crê como eu, sabe que isto só vai ocorrer quando Jesus voltar.

Forte abraço.

Comentar por nilo

“clínicas de aborto, clubes de futebol” não vejo relação com nada que o ateísmo defenda. Porquê fazer referência ao ateu Hélder Sanches? Demagogia?

A construção de uma Igreja em nada tem com acção social. Não me parece que façam dela dormitório para sem abrigos. E sim, essa acção social é reconhecida pelo ateísmo.

Pelos apoios dados à igreja ao longo dos tempos, seria justo, pelo princípio da reciprocidade, apoiar a construção de um centro para o ateísmo.

Comentar por Nuno Dias

Olá Nuno, saudações brasileiras.

“..não vejo relação com nada que o ateísmo defenda.”

Isto tem a ver com o ponto de vista de cada pessoa.

Parece certo que aqui no Brasil vão liberar totalmente o aborto e, pelo que sabemos, será um serviço oferecido gratuitamente nos hospitais públicos do governo.

Eu consigo perceber o sentimento de revolta do ateu na questão das reformas e/ou construção de igrejas católicas….

Mas será que o ateu percebe a tristeza de um crente que teve seu dinheiro usado pelo governo para matar inocentes, como ocorre nos EUA e como provavelmente irá ocorrer no Brasil?

Por outro lado eu entendo que muitas cidades vivem exclusivamente do turismo à igrejas históricas e, também, há o inegável e valoroso trabalho social das dioceses. Logo, existem fortes argumentos para que estas recebam investimentos públicos.

Como eu não sou católico e, pelos motivos que já falei no comentário anterior, sou contrário a qualquer entrada de recursos políticos na igreja em que sou membro. E olha que ajudamos em uma casa de recuperação de dependentes químicos e também em um lar para crianças abandonadas.

De minha parte defendo que os crentes devem sustentar suas igrejas e seus trabalhos sociais apenas com seus dízimos e ofertas.

Forte abraço.

Comentar por nilo

Olá Nuno Dias,

““clínicas de aborto, clubes de futebol” não vejo relação com nada que o ateísmo defenda. Porquê fazer referência ao ateu Hélder Sanches? Demagogia?”

Não. Apenas para apontar a verdadeira indignação do Helder.

Abraço

Comentar por alogicadosabino

Primeira vez que concordo com Sabino…
..
…Reformar uma igreja, agrade a quem agradar, é uma forma de preservar monumentos historicos da humanidade…
..
…..205 mil euros não fariam a diferença no combate aos outros problemas citados
..e se fizessem tanta falta que diminua o salario de politicos economizariam muito mais de 205 mil, pelo menos aqui no Brasil…

…..quanto à indignação de tais ateus, acho que o ateísmo virou religião ai pela europa…
…esse tipo de fanatismo ainda é novo aqui no Brasil…aqui ateus apenas não acreditam…e respeitam as escolhas alheias…

…..A respeito das clinicas de aborto….

….Se as igrejas cuidassem mais da educação sexual de suas ovelhas a palavra aborto não existiria, ao invés disso preferem ignorar o avanço da sociedade e seguir idade média adentro!
..
.

Comentar por ROMANO LIMA AROS

“..Se as igrejas cuidassem mais da educação sexual de suas ovelhas..”

O padrão bíblico é o da castidade até o casamento.

Infelizmente eu tive relações antes de minha conversão, mas depois passei anos aguardando encontrar a pessoa certa. Namoramos, noivamos, e eu tenho orgulho de dizer que minha esposa casou virgem.

Isso parece um absurdo?

Tenho vários amigos que casaram virgens, tanto os homens como as mulheres. Conheço um casal que se beijou pela primeira vez na noite de nupcias.

Todos eles são felizes, formaram famílias e filhos cheios de entusiasmo pela vida.

É claro que nem todo crente anda assim, mas são felizes aqueles que assim andam.

Comentar por nilo

Nilo:

Cada um com seus valores, o meu problema é que nunca consigo cumprir minha meta quantitativa de parceiros sexuais. Este ano quem sabe

Comentar por Clayton Luciano

Pois é.. e a tendência natural é isto diminuir com os anos. Então vai ser cada vez mais difícil alcançar sua meta, certo?

Comentar por nilo

Agora imagina o dinheiro gasto no LHC , o qual um dos que estavam envolvidos, disse que ainda não sabe para que ele vai servir, mas vai servir para alguma coisa…

Comentar por d3rf

o LHC por acaso é o Large Hadron Collider?

Comentar por Nuno Dias

Lamento, mas http://www.portalateu.com pode ser de tudo menos um “site mantido por um grupo religioso”.

Cumprimentos

Comentar por Ivo Carvalho




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: