Filed under: Evolução/Big-Bang
Ver Parte 6.
___________________________________________________________________
Imagina que alguém te dizia que a pessoa X nunca tinha visto uma bicicleta em toda a sua vida. Mas depois ias a um caderno dela e vias que X tinha desenhado homens em cima de bicicletas. Não somente uma mas várias bicicletas diferentes. Qual seria a conclusão que imediatamente te viria à cabeça?
Concluirias, imediatamente, que era altamente improvável X nunca ter visto uma bicicleta em toda a sua vida, uma vez que as desenhou em papel. De certeza que X já tinha visto bicicletas.
O mesmo se passa com os dinossauros. Se o ser humano nunca viu dinossauros vivos, como defende a teoria da Evolução, por que razão a história dos povos antigos está cheia de representações de dinossauros?
Evidências arqueológicas
Já foram reportadas dezenas de representações de dinossauros, feitas por povos que viveram muitos séculos antes de os seus ossos começarem a ser desenterrados e estudados. Pinturas rupestres, esculturas, gravuras,… as representações de animais que nós hoje sabemos que são dinossauros estão presentes em várias formas. Alguns exemplos:
1) Fran Barnes, uma reconhecida autoridade em arte rupestre do sudoeste americano, escreveu em Canyon Country Prehistoric Indians: Their Cultures, Ruins, Artifacts and Rock Art*: “Em San Rafael Sweel, há um pictograma que se parece muito a um pterossauro, um réptil voador do Cretáceo“.
2) A Porta de Ishtar foi construída no século VI A.C. durante o reinado de Nabucodonosor, rei da Babilónia. O portão foi descoberto em 1887 pelo arqueólogo Robert Koldeway e continha representações de leões, auroques (bovinos actualmente extintos) e dragões. O ateu evolucionista tem de fazer um grande esforço mental para tentar explicar por que motivo eles representaram um animal que nós sabemos que é real pois está hoje connosco (o leão) e outro que supostamente o ser humano nunca observou (o dragão/dinossauro).
3) O estilo desta estátua de bronze sugere que ela pertence à dinastia de Chou (1122 A.C. – 220 D.C.) ou à dinastia de Han (206 A.C. – 220 D.C.). Possuem várias características semelhantes aos dinossauros com rosto em forma de bico (como o oviraptor representado ao lado): patas com 3 dígitos, focinho bicudo, espécie de “poupa” na cabeça, pescoço longo, etc.
4) Este artefacto chinês é identificado como pertencente à Idade do Bronze da China (2100 A.C.). As suas patas de 3 dígitos, a sua estrutura corporal e o seu longo comprido fazem lembrar um dinossauro do estilo do braquiossauro (Fong, Wen ed., The Great Bronze Age of China, Metropolitan Museum of Art, 1980, pág. 285.)
5) Este artefacto da dinastia Shang (1766 A.C. – 1122 A.C.) faz lembrar o que actualmente é chamado de Saurolophus.
6) Este vaso foi encontrado em Cária, uma antiga cidade localizada na Ásia Menor. Ele foi descrito por Thomas Carpenter, da Universidade de Ohio, e foi estimada em 530 A.C.. O animal maior lembra um mosassauro, um monstro marinho extinto. Ele é representado com outros animais que nós conhecemos: polvo, golfinho, etc. À semelhança do monstro representado, alguns mosassauros também tinham uma “crista”.
Mais evidências arqueológicas que mostram que os dinossauros não viveram antes do ser humano na Parte 8.
________________________________________________________________
(PS: Se estás a pensar refutar aquilo que aqui foi dito, não te limites a usar insultos e ataques pessoais. Usa argumentos!)
________________________________________________________________
Mais informação em Ancient Dinosaurs Depictions.
19 comentários so far
Deixe um comentário
Ora Sabino, é óbvio que estes povos desenharam dinossauros copiando os fósseis de dinossauros expostos nos museus do século 2 e 3. O povo antigo era especialista em paleontologia.
Comentar por MVR Novembro 21, 2009 @ 2:13 amQuer dizer então que o imperador chinês pagava alguém para alimentar um fóssil no museu ? Não resisti a piada.
Comentar por Frederico Fiuza Novembro 21, 2009 @ 6:50 pmÉ duro, meu caro MRV, contestar fatos, e infelizmente, para você, os fatos apresentados vão contra sua “fé”.
Museus é uma explicação simplista demais, os incas não tinham museus, no entanto as pedras funerárias incas (não ica), contam histórias de guerreiros que dominaram dinossauros. E as estatuetas de amcabarro ? MOkele mbembe…
Ele é dos “nossos” Fiuza lol
Tava ser irónico 😛
Comentar por alogicadosabino Novembro 21, 2009 @ 7:08 pmO primeiro osso foi encontrado em 1677, como poderia haver museus de paleontologia no sec II e III?
Comentar por Marcelo Outubro 2, 2010 @ 1:41 pmAlém disso os dinossauros extinguiram-se há 60 e poucos milhões de anos, assim como o Celacanto, o Ocapi e vários outros que só existem nesta mitologia criacionista.
Só falta dizeres que podemos pescar Celacantos por aí, ou dar de caras com um Ocapi ao passear pelo zoo…
Comentar por MVR Novembro 21, 2009 @ 2:32 amOps ! Mea culpa Não reparei que estava sendo irônico… 😀
Comentar por d3rf Novembro 23, 2009 @ 11:56 amSabino:
Vê um bestiário e vais descobrir animai muito mais fantásticos.
Isto que mostras não tem qualquer valor.
E quanto a dragões e dinos recentes continuamos na mesma.
Até podem existir familias inteiras de dinos e dragões entre nós. O chato é que não temos um exemplar vivo ou ou morto, um osso ou dejectos ou seja o que for.
Assim, até se encontrarem ….
Não é ?
Comentar por João Melo de Sousa Novembro 21, 2009 @ 4:21 amEu gosto muito dos diabinhos do Hieronymus Bosh, contemporâneos dos seres humanos e dos deuses desse panteão.
Comentar por Joca Novembro 21, 2009 @ 1:37 pmBoas Joca,
isso é suposto ser um comentário inteligente?
Comentar por alogicadosabino Novembro 21, 2009 @ 1:47 pmEu poderia fazer um comentário inteligente a um post inteligente, mas não vejo motivo para comentar seriamente uma patetice.
Comentar por Joca Novembro 21, 2009 @ 8:30 pmJoca
Eu poderia dar uma resposta inteligete para seu cometario, mas não vejo motivo p comentar seriamente seu post patetico.
Comentar por Adim Novembro 21, 2009 @ 11:38 pmÉ curiosa essa questão, dos vasos, esculturas, etc…
Entretanto estudei sériamente esta questão.
Acredito que a análise que fiz acerca de tais artefatos, incluindo os famosos “dinossauros de Acambaro”, certamente não caberiam aqui.
Sabino, se você quiser, posso enviar por E-mail, pra você, uma análise desse artigo, que é na minha opinião, muito interessante.
Comentar por Rodrigo henrique Novembro 21, 2009 @ 9:34 pmÉ sempre assim, “deve ter alguma explicação que não seja a bíblia”…”Analisando bem, os dinossauros de Acambaro eram cães, da raça bacêt evoluídos” e por ae vai… Como disse, contra fatos não há argumento, nem análise, nem nada, são fatos !
Comentar por d3rf Novembro 23, 2009 @ 12:03 pmInfelizmente você vai ter que engolir essa! Como dizemos no Brasil “chupa essa manga”! (não é ofensa ok ?)
Engolir o que?
Eu não falei que não eram esculturas autênticas nem que a Bíblia não tem razão.
Ademais, em Gênesis não é mencionada a correlação entre dinossauros e humanos.
E mais: para sua surpresa acredito na literacidade da mesma, como você poderá ver nesse artigo do meu blog:
http://genesisum.blogspot.com/p/estudos-biblicos.html
Chupa essa manga! (também sou brasileiro rsrsrs)
Mas o que você falou não deixa nem um pouco de ser verdade. Mesmo com avalanches de evidências não só do Gênesis mas também do Êxodo, Levítico, etc muitos “especialistas” sempre dão um jeito de “sair pela tangente” para falar que a Bíblia “não passa de um conjunto de mitos”.
Ás vezes, fico pensando se essa “disputa” está perto ou longe de acabar.
O evolucionismo naturalista tem incongruências, e o Criacionismo da Terra Jovem também tem algumas incongruências; porém a Bíblia não tem, e creio eu nunca terá. É claro que isso, para um cético, é uma afirmação fundamentalista religiosa sei-lá-o-quê. Mas assim é a vida aqui na Terra, não é mesmo?
Fica na paz!
OBS: O artigo sobre os dinos de Acambaro, e sobre a correlação de dinossauros e humanos está sendo colocado no meu blog.
Comentar por Rodrigo Henrique Gomes Janeiro 24, 2011 @ 11:37 pmLogo logo já estará aqui:
http://genesisum.blogspot.com/p/os-dinossauros-e-biblia.html
Rodrigo henrique!
Comentar por jonas Novembro 22, 2009 @ 11:35 amAqui vai o link que é interessante.
http://arqbib.atspace.com/dino.html
Temos que ter muito cuidado com idéias pré-concebidas ou pressupostos,pois eles nos podem levar a conclusões errôneas.A análise acurada das evidências empíricas nos levarão mais perto da verdade,mas mesmo elas,quando nossa cosmovisão é distorcida pode nos trazer conclusões que não refletem a verdade.Não estou a dizer que tenho a verdade,mas medito sobre o que a Palavra de DEUS diz:Examinai as Escrituras.
Retende o bem.Abraços
Puxa, sabia que foi por justamente essa página que eu conheci os “dinossauros de acambaro” e que foi por ela que comecei a “investigar” a questão?
E é verdade, sou muito de acordo com a questão da importãncia da Palavra de Deus. Por outro lado a questão das distorções pode ocorrer por parte das pessoas com relação á interpretação bíblica, e isso infelizmente é uma coisa comum hoje. Sabemos que a Palavra de Deus é e contém a verdade, pela fé sabemos disso, por outro lado é preciso ter cuidado para não se dizer o que a Bíblia não diz nem dizer o que a Ciência não diz.
Visite meu blog:
Comentar por Rodrigo Henrique Julho 12, 2010 @ 2:33 amE vamos á parte 8!
Comentar por Fabricio Lovato Novembro 23, 2009 @ 7:41 pm🙂
oi,sou novo, meu pastor tem uma tese que os incas podem ter feito as piramides gigantes com dinos domesticado. E a mesma coisa para stonehenge e as Piramides… pois qual animal sem ser dinossauros q poderiam levantar 25 toneladas ?
E tambem por que pessoas iriam criar fantasias com animais deste porte e se fosse mentira como traziam cabeças de serpentes e ganhavam prestigio ?
ateus me digam como o mundo e tao perfeito ?
se nao foi Deus q criou ele ?
e se fosse tao patetico esse site pq postao em todas as partes ?
Comentar por David Abril 30, 2011 @ 4:29 pme com lava de vulcoes os ossos nao seriam queimados ?
e como sabem q alguns dinossauros tem espinhos nas costas ?
e um osso em milhoes de anos nao teria somido como o papel plastico vidro metal etc… ?
e como se sabe q dinossauros sao carnivoros ou hebivoros ?
Paz, David!
Os ossos de dinossauro não são realmente “superossos”; eles se decompõem com o tempo. O que aconteceu com alguns ossos de animais pré-históricos, porém, é que eles se fossilizaram, ou seja, se mineralizaram (foram soterrados por algum agente natural [no qual o Criacionismo-terra-jovem crê que seja o dilúvio de Gênesis] e com o tempo as substancias naturais do osso foram sendo substituídas por minerais, petrificando-o). Da mesma forma, lava de vulcão com o tempo se transforma em rocha magmática, daí a possibilidade do animal que foi engolido pela lava ter seus osos petrificados.
Sabemos que alguns dinossauros possuíam espinhos porque os espinhos e chifres desses animais são compostos de queratina, e queratina é uma substância que se fossiliza muito bem (é a mesma das nossas unhas e cabelo, vc sabia?), e na maior parte das espécies que possuíam tais proeminências elas provinham de prolongações de algus ossos do próprio animal, como é o caso da carapaça espinhenta do Saichania ou do conjunto de espinhos do Stigymoloch e do Styracosaurus. Mas, claro, existem outros “indicadores” de proeminências: o fóssil do carnotaurus (um bicho que lembra o 4º animal de Daniel 7) deixou na rocha em que foi soterrado as marcas de sua pele, que conforme pode ser constatado, tinha uma série de calombos.
A dieta dos dinossauros e outros animais extintos pode ser definida por fósseis da última refeição na região do estômago do bicho (ex: baryonyx, coelophysis), pela estrutura dentária (ex.: dilophosaurus, oviraptor) e pelo que encontramos em fezes fossilizadas de dinossauro.
Nós sabemos que esses animais existiram, mas a opinião sobre eles é bem diversa. Eu tenho uma concepção de acordo com o link abaixo:
http://genesisum.blogspot.com/p/os-dinossauros-e-biblia.html
Como vc pode ver eu não compartilho da mesma visão do Sabino quanto aos dinossauros, mas nós dois sabemos que foi Deus, e não um processo aleatório, que os fez.
De qualquer forma, espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas. Paz do Senhor!
Comentar por obrasilparacristo123 Agosto 3, 2011 @ 3:13 pm