No princípio criou Deus os céus e a Terra


Antes de apontares uma contradição, convém saberes o que é uma contradição
Outubro 31, 2009, 2:28 am
Filed under: Convicções / Fé, Estupidez/Fanatismo/Ignorância ateísta

Quando tratam do assunto das contradições bíblicas apontadas, Josh McDowell e Don Stewart, experientes apologistas cristãos, escrevem:

O que é uma contradição? O princípio da não-contradição, que é a base de todo pensamento lógico, afirma que uma coisa não pode ser ao mesmo tempo “a” e “não-a”. Em outras palavras, não pode estar chovendo e não-chovendo ao mesmo tempo…

Ao encontrar possíveis contradições, é de extrema importância lembrar que duas afirmações podem diferir entre si sem serem contraditórias. Algumas pessoas não sabem distinguir entre contradição e diferença. Por exemplo, o caso do cego em Jericó. Mateus relata como dois cegos encontraram Jesus, enquanto Marcos e Lucas citam somente um. Contudo, as duas afirmações não se negam, mas são complementares.

Suponha que você esteja falando com o prefeito e o chefe de polícia de sua cidade no prédio da prefeitura. Mais tarde você encontra um amigo e conta que falou com o prefeito. Depois encontra um outro amigo e lhe diz que falou com ambos, o prefeito e o chefe de polícia. Seus amigos ao compararem as informações, encontrarão uma aparente contradição. Mas não há nenhuma contradição. Se você tivesse contado ao primeiro amigo que você falou somente com o prefeito, você estaria contradizendo a afirmação que fez ao segundo. As afirmações que você realmente fez para o primeiro e segundo amigos são diferentes, mas não contraditórias.

Do mesmo modo, muitas afirmações bíblicas são deste tipo. Muitas pessoas pensam que encontram erros em passagens que não leram corretamente.” (McDowell, J. e Stewart, D. (1997), Respostas Àquelas Perguntas -O que os céticos perguntam sobre a fé cristã, Editora Candeia, primeira edição, pág. 228)

Ver também: Contradição bíblica ou demasiado burro para entenderes?

_________________________________________________________________

Modificado a partir do original Ler Pra CrerO que é uma contradição?

Anúncios

7 comentários so far
Deixe um comentário

As pequenas divergencias entre os 4 evangelhos são toleraveis, mas a historia essencial é preservada, é normal 4 testemunhas relatarem os eventos de uma perspectiva um pouco diferente, isso só reforça que eles estavam falando a verdade, pq se os evangelhos fossem perfeitamente iguais poderiam acusa-los de conluio.

Comentar por Bud

Existe uma lista de supostas contradições bíblicas na net que é um monumento ao analfabetismo funcional.

A “Bíblia do Cético”.

Não demora e vão colar aqui (se já não o fizeram em outros posts)…

Comentar por Vanessa

É, mas para a “Bíblia do Cético” tem o “Descontrazendo Contradições”, vale a pena conferir!

Comentar por Allan G. Silva

Devo dizer que o conceito de Inerrância Absoluta não é compartilhado por todos os intérpretes da Bíblia.

Muitos concordam que existem erros factuais secundários na Bíblia (locais, números, etc) que não comprometem a mensagem.

Assim, qdo um crítico aponta qualquer discrepância irrelevante no texto bíblico, ele deve saber que está falando apenas com uma parte dos cristãos.

Crer na inerrância “absoluta” da Bíblia (detalhes) não é uma exigência central do cristianismo.

http://www.apologia.com.br/?p=55&cp=27

Comentar por Isaac

Para isto que existe a crítica textual, exegese, arqueologia etc. Para refutar qualquer acusação liberal contrária à inerrância da Palavra de Deus, na forma original como foi inspirada e anotada.

Comentar por nilo

Sabino,

Obrigado pela referência ao blog (ainda ensaiando). Ainda não listei os links dos blogs que mais acesso, mas já sabes que o teu vai estar entre os principais. Um abraço!

Comentar por Darcy

muito bom amigo!!!

Comentar por kaike




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: