No princípio criou Deus os céus e a Terra


Será que Saramago diria o mesmo a respeito do Corão?
Outubro 29, 2009, 3:29 pm
Filed under: Desabafos

Estava aqui a pensar…

Será que Saramago diria sobre o Corão o que disse a respeito da Bíblia? Eu cá tenho as minhas dúvidas. E se ele vivesse em países como o Irão? Aí é que tenho mesmo sérias dúvidas. Aquele ateu menos pensante gosta de misturar Islamismo e Cristianismo no mesmo saco, como se a mensagem e os procedimentos de ambos fossem os mesmos. Mas eu cá acredito que o Saramago sabe bem qual a distinção entre os dois.

: )

Anúncios

18 comentários so far
Deixe um comentário

Claro que sabe, e isso é evidenciado pelo facto de ele (e muitos outros ateus) terem o cuidado de não atacarem o islão. Eles sabem que os muçulmanos reagiriam de forma violenta enquanto que nós cristãos não o fazemos.

Portanto, obrigado ateus por atacarem o cristianismo e mostrarem que vocês não esperam respostas violentas da nossa parte.

Comentar por Mats

Eu cá também duvido que ele escrevesse um livro chamado “Maomé”.

Comentar por MVR

Isso mesmo, Mats! Isso até responde aquela clássica pergunta dos ateus: “Por quê que é só o cristianismo / a sua religião que está certa e as outras não estão?”.

Comentar por Adalberto Felipe

“Por quê que é só o cristianismo / a sua religião que está certa e as outras não estão?”.

Apesar de lancarem essa pergunta pro ar
os ateus não tem o menor pudor de afirmar que TODOS os teitas do mundo estão errados, e só eles estão certos.

Porque o ateismo esta certo e os outro estão errados?

Dois pesos, duas medidas.
CEGOS!

Comentar por Adim

Antes de tudo devo dizer que não sou anti-religião. Cada ser humano deve ter o direito de ter a sua crença, por mais esdrúxula que nos pareça, e deve poder praticá-la sem ser prejudicado por isso.

Claro que o limite da liberdade religiosa termina quando invade a liberdade de terceiros. Se a minha crença me permite ou impõe matar os não crentes, por mais que eu afirme que tal crença deve ser permitida, não podemos admitir que passe do pensamento ao acto. Sob pena de violar direitos maiores de terceiros: o direito à vida, à integridade da mesma, etc.

Não acredito que Maomé seja o verdadeiro profeta de Deus, que as crónicas dos Vedas sejam a palavra dos Deuses, que os Umbandistas tenham uma via de comunicação com determinadas divindades, que o Papa seja o representante dum Deus na terra, que o profeta dos Mórmons seja o escolhido de Cristo nem na divindade de Krishna ou de Júpiter.

Respeito quem acredita em bruxas, feiticeiros, horóscopos e adivinhos, na transubstanciação da hóstia, num elefante que sorve leite, quem acredita que o Elvis está vivo e de saúde na Brandoa, que Deus se fez homem e morreu na cruz, que o fim do mundo foi em 1918 e em todas as crenças e descrenças que dêem prazer, conforto ou mesmo lucro aos seus autores e seguidores.

Não penso muito que o livro de S.Cipriano ou a Bíblia – seja qual for a versão – tenham erros ou contradições internas.

Trata-se duma questão de fé e a fé não se explica nem se podem aplicar à mesma critério racionais.

Outra coisa é a ciência ou a liberdade de expressão.

No que respeita à ciência a Bíblia, o Alcorão, o livro de S.Cipriano ou um horóscopo tem o mesmo valor:

Isto é nenhum ou muito pouco. Podemos tentar perceber o que é real e fantasia na Bíblia e no Alcorão, tentar perceber quem escreveu, como escreveu e muitas outras razões cientificas. O livro de S.Cipriano ou um horóscopo podem ser alvo de indagação cientifica igualmente.
Nunca como manuais de ciência.

No que respeita às liberdades individuais há um certa correlação entre o poder que a sociedade civil dispõe e o poder que a religião tem sobre ela.

Em países laicos, como é o nosso, o poder religioso esfumou-se e pouco ou nada pode sobre a sociedade civil.

Em sociedades ainda dominadas pela religião qualquer critica é ferozmente atacada.

Não que eu afirme que a religião é um mal em si mesmo. Alguma utilidade há-de ter e a verdade é que a maioria dos seres humanos são adeptos do Xintoismo, do Confucionismo, do Cristianismo, do Xamanismo e de outras venerandas crenças.

Parece-me é errado que se queira em nome da liberdade religiosa colocar no mesmo patamar de conhecimento a mitologia grega, o Xamanismo ou o criacionismo Islâmico com a relatividade ou a evolução.

Muito menos posso aceitar que uma critica ao Livro de S.Cipriano, por não corresponder aos nosso actuais princípios morais ou éticos, por não concordar com as observações cientificas, tenha um tratamento especial em que seja lido ou ensinado como modelo de valores e de conceitos científicos.

Só isso.

E respeito quem acredita no Livro de S.Cipriano como respeito quem diz que a sua mulher é a mais bonita do bairro e os seus filhos os mais inteligentes….

Comentar por João Melo De Sousa

Felizmente não, porque a inquisição já é passado, GRAÇAS A DEUS. Viva os estados laicos.

Comentar por hermogenes

Viva os estados laicos….como por exemplo a URSS, Cuba, Camboja e China, todos exemplos clássicos do sucessos de estados “laicos”.

Comentar por Mats

Não podemos nos esquecer do estado mais ateu de todos: a Albânia de Enver Hoxha.

Estado ateu do tipo ‘ultimate’ 9.0

E foi uma beleza… paz… liberdade…respeito… e todos os valores morais inerentes à cosmovisão puramente ateísta (sem tomar pressuposições emprestadas do teísmo).

Os que Mats citou foram a versão beta, a versão definitiva foi a Albânia.

Comentar por Vanessa

Um estado Laico de verdade não ensinaria nas escolas a sua fé como verdade comprovada.

Cruzadas, ta OK.
Vamos esquecer todo contexto historico, tudo que sabemos sobre a natureza humana(egoismo, sede de poder, preconceito…) e vamos culpar unicamnte a fe crisã.
Vamos embarcar nos delirios de Dawkins, Saramago e outros ateus fanaticos miliantes.
Se o mundo fosse ateu seria uma utopia sem guerras, odio, ganacia nem dor. OK.

Mas é HOJE?
Quantos atentados com ´cristãos-bombas“ vc ja viu?
Quais importantes lideres modernos icentivam a matança de infieis, fazem discursos com armas nas mãos?
Quantas vezes vcs viram a imagem de um cristão de cabeça coberta com uma biblia numa mão, um punhal ou arma de fogo na outra gritando “morte aos inimigos de Jeova“?

Quantas tentativas de assasinatos? Quantos ateus importantes precisam de forte segurança com medo de morrer?

Comentar por Adim

“Quantas tentativas de assasinatos? Quantos ateus importantes precisam de forte segurança com medo de morrer?”

Vários médicos pró-aborto foram assassinados por fanáticos religiosos “pró-vida” nos EUA, não é verdade?

Comentar por Godzila

Aqui estou falando de gente equilibrada, não de paranoicos que vem num inocente feriado (Pascoa, Natal) totalmente deturpado do seu sentido pelo capalismo, uma afronta mortal a seu ser ´´iluminado“.
Que ve um teista com o um fanatico, um inimigo.

Comentar por Adim

Aliás, convém lembrar que um laico (Mao Tse Tung) matou mais seres humanos em tempo de paz do que todos os cristãos em 2000 anos.

1 laico + 50/60 anos = Mais de 50 milhões de mortos

Se a isso juntarmos o laico Josef Stalin, e o laico Pol Pot, ficamos com números assombrosos.

Lembrem-se: tudo isto em menos de 100 anos.

Comentar por Mats

“O homem faz a religião, a religião não faz o homem… A religião é o suspiro da criatura atormentada, o sentimento de um mundo sem coração… Ela é o ópio do povo.” (Karl Marx, em “Manifesto Comunista”)

“É preciso combater a religião, eis o ABC do comunismo.” (Vladimir Lenin, marxista revolucionário russo)

“Detrás de cada imagem de Cristo só se vê o gesto brutal do capital.” (Vladimir Lenin)

“Deus é uma mentira.” (Vladimir Lenin)

“O homem que se ocupa em louvar a Deus se suja na sua própria saliva.” (Vladimir Lenin)

“Deus é o inimigo pessoal da sociedade comunista.” (Vladimir Lenin, carta a Gorki)

“Nós odiamos o cristianismo e os cristãos.” (Anatoly Lunatcharsky, marxista revolucionário russo)

“Nosso programa inclui necessariamente a propaganda do ateísmo” (Vladimir Lenin)

“No momento oportuno nós nos atracaremos com o senhor Deus. E o aniquilaremos, lá nos seus altos céus.” (Gregory Zinoviev, revolucionário comunista soviético).

A cultura ocidental é sustentada em 3 colunas: o direito romano, a filosofia grega e a moral judaico-cristã.
Para implantar o socialismo no Ocidente, eles {os comunistas} concluíram que era preciso acabar com a moral judaico-cristã. Por isso é que o novo marxismo, o marxismo cultural, tem como objetivo destruir a moral judaico-cristã. ”
O moralismo judaico-cristão é ensinado e perpetuado principalmente através do Cristianismo. É por causa disto que esta é a religião mais atacada, e não é mera coincidência que seja o foco da crítica de todos os ateus militantes modernos.
Critique os valores do Cristianismo, difame a Bíblia Sagrada, ridicularize os cristãos, divulgue as idéias ateístas anti-teístas, milite em favor desta causa, e você estará ajudando a destruir a prosperidade alcançada pelos dois milênios da civilização ocidental. Você estará ajudando o Comunismo. Você será cúmplice moral de perseguições, de intolerância e de massacre de milhões de cristãos. Você estará praticando o mal. Eu já cometi todos esses erros e me envergonho disso.
“Sejam quais forem as causas pelas quais os regimes ateístas fizeram o que eles fizeram, o fato indisputável é que todas as religiões do mundo colocadas juntas não provocaram em três mil anos nada próximo do número de pessoas mortas em nome do ateísmo nas poucas décadas passadas. É hora de abandonar o mantra ingênuo e repetido de que a crença religiosa têm sido a fonte principal do conflito e da violência humanas. O ateísmo, e não a religião, é responsável pelos piores assassinatos em massa da História.” (Dinesh D’Souza, em “A verdade sobre o Cristianismo“ )
http://www.sentinelas.org/reinada/?m=200809
[ Fonte: Conservapedia (em inglês); Tradução: Marcos Ludwig ]

Comentar por Isaias S. OLiveira

A resposta-padrão ateísta para isso é “mataram religiosos em nome do comunismo, não em nome do ateísmo”, ignorando toda a doutrinação anti-religiosa impulsionada pelo aspecto ateísta do regime.

Uma variante dessa resposta é “foi o totalitarismo do regime, e não o seu ateísmo, que o levou a perseguir e matar religiosos”.

Soa como: “Em briga de torcidas no Maracanã, flamenguistas batem nos vascaínos só pq eles são democratas. O fato de ser vascaíno não afetou em nada nos motivos da briga”.

Pode ser… depende do critério e da exigência intelectual de quem lê uma resposta dessas.

Comentar por Vanessa

Só o Mao vale por todos os religiosos assassinos. Somou 77 milhões de cadáveres. Arrepiante.

“Vivam os estados laicos” (by hermogenes)

Comentar por alogicadosabino

Pura tolhice de todos vós! O Islam é uma religião que se sustenta pela auto-confiança de seus seguidores que não se curvam para outro a não ser Allah. Quem louva e faz adorações aDeus 5 vezes ao dia, nada pode temer, no aspecto do confronto intelectual e sob a luz dos conhecimentos. As questões do Saramago, com todo respeito que tenho à sua grandeloquência, são questões ultrapassadas. Nós estamos em outro nível de questionamento, que talvez ainda demorema chegar ao conhecimento dos cristãos e de alguns intelectuais anacrônicos. O pensamento no mundo ganhou uma nova polarização (para aqueles que precisam acordar) o Islam e o imperialismo capitalista-sionista. Assim como duarnte a Guerra Fria, não dá para ficar em cima do muro, porque não há outra alternativa. Ou um ou outro. Decida ou veja a banda passar.

Comentar por Mahmud Hassan

Sabino,

Em 2009 J.Saramago disse ao jornal La Vanguardia:
Sou ateu e sinto-me incapaz, mesmo fazendo um esforço mental, de acreditar em Deus, de me aproximar dessa sensação”

Ou o ateu J.Saramago tanto pode estar certo quanto pode estar errado no ateísmo e total descrença que manifestou.

A esta altura, ou ele já sabe que estava errado ou não pode saber que estava certo.

Em todo caso isto só importa a ele e não cabe a nós julgá-lo: já há quem o julgue.

Forte Abraço.

Comentar por nilo

:(, agora já não há nada a fazer…

Comentar por JoanaPaz




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: