No princípio criou Deus os céus e a Terra


Lucy afasta-te. Abram alas para a Ardi
Outubro 3, 2009, 6:27 pm
Filed under: Evolução/Big-Bang

Eu confesso que já não tenho muita paciência para estes alegados antepassados humanos que os evolucionistas anunciam, mas uma vez que a comunicação social faz sempre grande caso deles, eu não posso deixar de abordar o assunto. É que são sempre mais do mesmo. Especulação, interpretação, dedução, propaganda visual.

Desta vez fiquei mais surpreendido ainda com a importância que a comunicação social portuguesa deu a este novo fóssil. O PÚBLICO fez capa com ele. Até aqui tudo normal. Já tinham feito capa com a Ida, mas depois esqueceram-se de fazer nova capa a informar que ela tinha sido um grande fiasco paleontológico. O que me surpreendeu foi a RTP1 ter feito uma peça audiovisual para o jornal da noite. Não sei se mais alguma estação de televisão fez.

Apresentamos-lhe Ardi, a nova mais antiga antepassada dos homens:

ardi

O espécime vem descrito detalhadamente na Science. Como já é normal, têm de ser os criacionistas a colocarem as coisas em perspectiva, já que a comunicação social raramente o faz.

Péssimo estado dos restos fósseis

O primeiro fragmento dos seus restos fossilizados – um molar – foi descoberto há 17 anos. Disso disso, mais fragmentos foram recuperados. Este é o estado dos ossos: parcialmente recuperados, em mau estado, muito fragilizados e dispersos, com o crânio esmagado. A National Geographic diz: “Eles estavam tão frágeis que se transformariam em pó ao primeiro toque“.

Mesmo referirmo-nos à Ardi como “ela” é incorrecto, já que na sua reconstrução foram usados fragmentos de 36 indivíduos diferentes. Este é o estado final da Ardi:

ardi2

Como já foi aqui notado noutras ocasiões, os evolucionistas são os melhores artistas do mundo. Conseguem saber como era o dono dos ossos, seu modo de viver e aparência física, apenas com uns quantos ossos desta e daquela parte. Vejam o exemplo da Lucy. Até agora quem detém o recorde da categoria “maior imaginação” é o paleontólogo que desenterrou o Homem de Nebraska. De um único dente de porco conseguiu construir uma família inteira. Nem Spielberg faria melhor. A respeito das reconstruções artísticas, vale a pena também ver o post Não é arte fantasiosa! É Ciência!

Propaganda visual imaginativa

Nunca é demais salientar que o desenho com que a Ardi é retratada não passa disso mesmo: um desenho. 100 Artistas diferentes fariam 100 desenhos diferentes. Vale a pena ler esta peça jornalística sobre Viktor Deak, um dos mais conhecidos paleoartistas da actualidade. Como é referido: “Recriações desse tipo são hipóteses. Dez especialistas diferentes produzirão dez imagens diferentes.

Reconstrução digital necessária

A TIME diz o seguinte:

Um dos problemas é que algumas porções do esqueleto da Ardi foram encontrados quase aos pedacinhos e precisaram de uma reconstrução digital extensiva. […] De facto, ao olhar para a evidência, diferentes paleoantropólogos podem ter diferentes interpretações de como a Ardi se movia ou aquilo que ela revela acerca do último ancestral comum de humanos e chimpanzés.

Perdoem-me por duvidar da grandiosidade deste novo antepassado mas, depois da Ida, tenho dificuldades em acreditar num achado cujos pedaços foram encontrados “quase aos pedacinhos“, “tão frágeis que se transformariam em pó ao primeiro toque“, que precisaram de reconstrução digital e que estão sujeitos a diferentes interpretações consoante os paleoantropólogos. Repito e sublinho… interpretações.

Mesmo o seu bipedismo é altamente discutido: “É um esqueleto fascinante mas , baseado no que eles apresentam, a evidência para o bipedismo é limitada, no melhor“, disse o anatomista William Jungers à National Geographic.

Ardi arruma com Lucy

Deixei este ponto para o fim mas é o mais engraçado de todos. A publicação da Ardi retirou Lucy da gaveta “elo perdido”. Afinal de contas, a Lucy não é um elo perdido. É sempre bom saber disso, 35 anos depois de os evolucionistas a terem apresentado como tal.

CONCLUSÃO

Diz-nos o autor da descoberta que a Ardi “não é um chimpanzé, nem um humano“. Provavelmente ela é apenas uma espécie de símio extinta, como tantos outros fósseis descobertos e entretanto já despromovidos a esse estatuto (Ver exemplo: Homem primitivo? Não é mais!).

A razão pela qual os paleoantropólogos têm de fazer tanto alarido com os fósseis que descobrem deve-se a uma palavra apenas: financiamento. Não há interesse em descobrir fósseis que não sejam “bombas” para a evolução humana. Por essa razão, cada paleoantropólogo diz que o seu fóssil é que é. Vale a pena ler o excelente texto “O meu fóssil é melhor que o teu!”.

Aliás, se gostas de comédia, convido-te a leres todos os posts da categoria Paleoantropologia, que se encontra no menú do lado esquerdo.

Anúncios

12 comentários so far
Deixe um comentário

´´Mesmo referirmo-nos à Ardi como “ela” é incorrecto, já que na sua reconstrução foram usados fragmentos de 36 indivíduos diferentes. Este é o estado final da Ardi“

Isso é serio? 36?

É o novo ´´Pitdown“.

Comentar por Adim

Mais um mito evolucionista que não demorará ser descartado. Este povo não aprende?

Comentar por Isaias S. OLiveira

Sabino, Sabino…
1. A reconstrucao de ardi apartir de 36 outros individuos da mesma especie so aumenta as chances de uma reconsrucao exacta.mandibula de um, femur de outro e e.t.c.
2.Foram 17 anos de pesquisa e 47 cientistas, 11 artigos na Nature…ainda vais a tempo de contestar, em ciencia nada e irrefutavel.Eu sugiro te que baixes os artigos da Nature e facas uma analise cientifica como deve ser dos mesmos:Materiais e metodos, resultados e discussao e dai tires as tuas conclusoes. e muito facil sentar no computador, ler no jornal e dizer que nao confio nesses evolucionistas.
3.Apesar de eventuais pontos fracos, este esqueleto esta muito longe de ter menos de 10 000 anos de existencia…logo…
4.Com base na informacao que tu tens num dado momento sobre determinado assunto, tiras uma conclusao X. A medida que tens novos dados e razoavel que tenhas que reformular a conclusao anterior…e tudo muito gradual!
exemplo: as plantas precisam obrigatoriamente de luz solar para realizarem a fotossintese.Descobriu-se vida no fundo do mar (incluindo plantas), onde nao os raios solares nao penetravam…tu provavelmente dirias que a fotossintese nao existe ou algo do parecido…Mas ficou provado e bem provadinho que essas plantas simplesmente usam outro composto (enxofre,C02) para sintetizar exactamente os mesmo comopostos organicos .
A medida que novo factos sao conhecidos e preciso adaptar as teorias aos novos factos..ao contrario do criacionismo que e intocavel, irrefutavel, indiscutivel e divinissimo.

Mais nao disse!

Comentar por hermogenes

hermogenes,

“3.Apesar de eventuais pontos fracos, este esqueleto esta muito longe de ter menos de 10 000 anos de existencia…logo…”

Por quê?

Comentar por alogicadosabino

segundo a datacao por eles feita, tem 4.4 milhoes de anos, se nao me engano.Nao concordas?prova o contrario, nao com insinuacoes que nao levam a laDo nenhum, com TRABALHO PRATICO.e muito facil falar.

Comentar por hermogenes

SEi… Eram 36 fragmentos de ´´parentes“.
Ahn.. muda tudo, espero que dessa vez nenhum dos dentes seja de porco.

Esse esqueleto é claramente uma fantasia, a unica coisa que move esses charlatães nojentos é a cobiça por notoriedade e por fundos.

Isso não passa de um boneço feito de farelos de ossos, uma propaganda de sua religião p ganhar ainda mais dinheiro.
Num estado laico de verdade sua fe não seria chamada de ciencia e nem custiada com NOSSOS impostos.

Acham revoltante as pessoa serem ´´engandas“ p dar dinheiro p igrejas?
Pelo mesmo da quem acredita e quer, tua fé arranca direto dos cofres publicos, 17 anos de roubo e charlatanismo.

Seria otimo se esse dinheiro fosse usado por cientistas de verdade p pesquisar a cura de doenças ou algum avanço tecnologico que melhora-se nossas vidas.

O fato da ciencia de verdade estar sempre progredindo e revendo suas bases só é lembrado pelos evos quando convem.
Sempre que aparece um erro na teoria da evolução usam esse arguento apenas p defender sua fe ´´intocavel, irrefutavel, indiscutivel e divinissima“.

Alias, se a ´´evolução“ não é verdadeira qual é a outra opção que se tem?

Comentar por Adim

Quanto tempo vai durar mais esta “evidência” ?

Comentar por Mats

Mas cá entre nós, o desenho ficou show!

Comentar por Edrick

Vejam só: Pés e mãos que, segundo eles, não são 100% humanos nem 100% primatas. Ou seja, seriam ruins para se deslocar com a agilidade dos primatas e seriam ruins para se deslocar com a desenvoltura dos humanos. Tal criatura, muito desajeitada, estaria condenada à rápida extinção mesmo antes de “evoluir”.
E, diga-se de passagem, esta reconstituição é pura IMAGINAÇÃO artística. Não vai demorar muito para que pessoas mais sérias examinem mais detalhadamente os pés, mãos e outras partes do fóssil para descartá-lo como ancestral humano.
Te achas mais “evoluido” do que um macaco? Vá para a floresta sem roupa, sem comida, sem água, sem telefone, sem computador, sem remédios e etc e tenta viver alguns anos por lá.

Comentar por Isaias S. OLiveira

Besteira, declarou à Folha Esteban Sarmiento, primatologista da Fundação Evolução Humana, em Nova Jersey. “O Ardipithecus é um quadrúpede palmígrado [ou seja, apoiava-se nas plantas das quatro patas], e não um bípede. Aliás, é muito difícil dizer se o fóssil [Ardi] era um macho ou uma fêmea.”

“Sarmiento aposta que a “mania” de achar apenas hominídeos na África, com idade de 7 milhões de anos para cima, pode ser explicada por um viés dos cientistas: ninguém quer afirmar que achou “apenas” um ancestral dos chimpanzés ou dos gorilas, critica ele.”
[Estudo diz que Ardi, de 4,4 milhões de anos, não é ancestral do homem]

Comentar por nilo

Acho mesmo que o Frankstein ainda está em constante reconstrução….rsrsrs
Mary Shelley era criacionista…* ~ *!?! kkk

Comentar por Vera Slano




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: