No princípio criou Deus os céus e a Terra


A mulher de Caim
Julho 7, 2009, 4:02 pm
Filed under: Convicções / Fé

Em alguns círculos ateístas encontramos a objecção: “Se Adão e Eva só tiveram Caim e Abel, quem foi a mulher de Caim?“. Os cépticos tentam, com isto, desconsiderar o relato de Génesis como sendo um relato autêntico. I Pedro 3:15 diz:

Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós

A Bíblia exorta-nos a estarmos preparados a esclarecer as dúvidas que as pessoas colocam sobre a bíblia. Como tal, o cristão que acredita na Bíblia deve saber responder a esta questão da mulher de Caim.

Adão e Eva tiveram mais filhos e filhas

Antes de mais, quando o céptico diz que Caim e Abel foram os únicos filhos de Adão e Eva apenas está a mostrar a sua ignorância em relação ao relato bíblico:

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.” (Génesis 5:4)

As Escrituras não dizem quantos filhos e filhas eles tiveram, mas uma vez que eles viveram muitas centenas de anos, é razoável pensar que tiveram muitos. Não se esqueçam que Deus tinha-lhes dito para se frutificarem e multiplicarem-se (Génesis 1:28).

O historiador judeu Flávio Josefo escreveu:

The number of Adam’s children, as says the old tradition was thirty-three sons, and twenty-three daughters

A mulher de Caim

A esposa de Caim ou foi uma irmã ou uma sobrinha sua. Não existiria nenhum problema biológico ou moral relativamente ao facto de Caim ter relações sexuais com uma parente próxima (Para ver o por quê, consultar: Com quem casaram os filhos de Adão e Eva? Problemas biológicos e/ou morais? (Parte 1) e (Parte 2)).

gen-lev-mutations

A narrativa bíblica

A bíblia apresenta, primeiro, a narrativa seguida da vida de Caim (Génesis 4:1-24) e só depois enumera a genealogia de Adão (Génesis 5). Isto não quer dizer que tudo aquilo que é descrito no capítulo 4 precedeu aquilo que é descrito no capítulo 5, nomeadamente, que Adão só teve mais filhos para além de Abel, Caim e Sete depois de tudo aquilo que nos é dito no capítulo 4 de Génesis.

Nos livros de História é normal o capítulo dedicado a determinado acontecimento conter uma introdução geral sobre o mesmo e só depois um relato cronológico. Por exemplo, o capítulo sobre a Segunda Guerra Mundial poderá ter uma introdução a informar sobre os países que estiveram envolvidos, as razões que conduziram à guerra, os vencedores e os vencidos, etc, e só depois relatar os eventos de forma contínua e cronológica.

O escritor destes capítulos de Génesis fez algo do género (até porque o capítulo 5 não menciona Caim e Abel, filhos anteriores a Sete).

“Ao cabo de dias…”

Génesis 4:3 diz que “Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor“. Não se pode precisar quanto tempo significa este “ao cabo de dias”. Em inglês, a mesma expressão diz: “In the course of time“.first-attempt

É provável que entre o versículo 2 e o 3, Adão e Eva tenham tido mais filhos (os mesmos que Caim recearia, após assassinar seu irmão Abel – Génesis 4:14). Provavelmente, só Sete é referido por este fazer parte da linhagem de Jesus Cristo (Lucas 3:23-38).

“Conheceu Caim a sua mulher…”

A expressão “conheceu a sua mulher”, tantas vezes utilizada na Bíblia, não significa “ver pela primeira vez” mas sim “ter relações sexuais”. No mesmo capítulo vemos “Conheceu Adão a Eva, sua mulher” (Génesis 4:1) e “Tornou Adão a conhecer a sua mulher” (Génesis 4:25). Adão já tinha estado com a sua mulher antes de ambos os relatos bíblicos. Ninguém no seu perfeito juízo iria dizer que Adão era esquizofrénico ou tinha má memória.

O que isto significa é que, antes de ter relaçõse sexuais com ela, Caim já tinha convivido com a sua mulher. Ele era casado antes de ir para a terra de Node. Mas só em Node é que a sua mulher procriou.

Advertisements

16 comentários so far
Deixe um comentário

Não sei por que citar a linhagem de Jesus sendo que essa mesma é contraditoria como pode ser visto em Mateus capítulo 1 e Lucas capítulo 3, versículos 23-38. Sei que criacionistas não gostam dessa palavra mas… EVOLUA!!

Comentar por BossGrave

Quando Caim disse a Javé: “Minha culpa é grave e me atormenta. Se hoje me expulsas do solo fértil, terei de esconder-me de ti, andando errante e perdido pelo mundo; o primeiro que me encontrar, me matará”
A quem será que se referia Caim? Quem iria encontrá-lo, se não havia mais ninguém no mundo, apenas seus pais? Será que Caim já conhecia o código de hamurabi, “olho por olho, dente por dente”?
Meio estranho. Alguém pode me ajudar?

Comentar por marcia

Marcia

Creio que quando Caim lamentou que alguém poderia encontra´-lo e matá-lo não significa que já existia pessoas no mundo, mas simplesmente mostra um TEMOR INFUNDADO.

Comentar por Fabiano

Meio esquisito né? Fé demais faz as pessoas acreditarem em tudo o que querem, mesmo não tendo lógica nenhuma. Lembra daquele pastor maluco, Jim Jones, fundador da igreja “Templo do Povo”, que em 78 levou mais de 900 pessoas ao suicídio na Guiana, conhecido como “o massacre de Jonestown”?
Então,essas criaturas apegaram-se apenas à fé e esqueceram a razão; é triste isso.
As pessoas ligadas apenas pela fé, infelizmente perdem o raciocínio; conseguem achar justificativa para tudo, inclusive pelas mais de 2.000.000 de mortes ordenadas, por Javé como nos mostra a Bíblia tão bela e tão mal interpretada e pior ainda traduzida.
Fazer o que.
Abraços
Marcia

Comentar por marcia

Temor infundado??????Mas de quem?????

Comentar por marcia

Será que só dá para interpretar a Bíblia na base de “achismos”, do tipo “creio que foi assim”, “pode ter sido assado”,e você ainda denomina seu blog de “A lógica do Sabino”? Me parece que o que menos tem aí, desculpe,é lógica. Vejo somente presunções; ou eu estou errado?

Comentar por Carlos Binna

Porque Deus aceitou as ofertas de Abel e não aceitou as de Caim?

Comentar por Jesualdo

Já li num artigo na net que caim é o anti – cristo?

Comentar por margarida de jesus

margarida, naturalmente que não podes acreditar em tudo que lês na net.

Comentar por alogicadosabino

SABIDO…
………
…………Tenho uma pergunta para ti que acaba com teu blog!
…………………………………..
………….(musica de suspense)……..
…………………………………..
…Porque o que está escrito na internet,de acordo com suas proprias palavras,
tem menos credibilidade do que os manuscritos milenares escrito por um povo milenar que contituem a B.I.B.L.I.A.?
…………………………………..
OBS: Quando questionado sobre a veemência de um documento não se responde citando o proprio documento! Tente ao menos dessa vez responder-me sem citar a questionada!

Comentar por ROMANO LIMA AROS

“Tenho uma pergunta para ti que acaba com teu blog!”

medo!!!!!

“Porque o que está escrito na internet,de acordo com suas proprias palavras,
tem menos credibilidade do que os manuscritos milenares escrito por um povo milenar que contituem a B.I.B.L.I.A.?”

Tens de ser mais preciso com o que queres dizer. Não percebi nada.

Comentar por alogicadosabino

Ja era de se esperar!

PARA CRIACIONISTAS DEMENTES ENTENDEREM!

Preste atenção!

“margarida, naturalmente que não podes acreditar em tudo que lês na net.”
…Palavras tua, certo?

….Pergunto!

…..Na internet não , mais na B.I.B.L.I.A. PODE?

Comentar por ROMANO LIMA AROS

DE AMIGO PARA AMIGO…

Para tu que gosta de mentiras fundamentadas em pergaminhos rupestres e suas crescentes tentativas de se explicar perante novos estudos .
Recomendo este blog…
http://boanova.tripod.com/criaxevo.htm
Voces podem trocar informações…
O a tentativa dele de distorcer estudos é quase tão boa quanto a sua!
Mais cuidado ele cita alguns estudos inesistentes com fontes desacreditadas!

Comentar por ROMANO LIMA AROS

Fostes bem claro, meu caro Romano; Darwin disse:
“Cristo Jesus e sua salvação” e não o Antigo Testamento onde só tem maldades atribuídas a Deus.

Comentar por Jesualdo

Céptico é alguém que só consegue ver até um certo ponto,ou seja fica limitado e resumido á sua própria intelectualidade pensando que mais nada existe para alem dele,lol e vi aqui muitos,
”open your mind” vamos ver: Não é exagero supor que os primeiros filhos de Adão tenham sido mulheres. Mas para não sermos rigorosos, vamos supor que somente aos 19 anos o filho primogênito de Adão, Caim, tenha tido uma irmã em idade de casar-se (não se espante o leitor com o fato de haverem os filhos de Adão casado com as irmãs. Até o tempo de Davi, isto ainda era comum entre todos os povos do mundo).
Casando-se aos 19 anos, no ano 128 da criação do mundo cada um dos dois filhos de Adão poderia ter tido 8 filhos, entre homens e mulheres. Mais ou menos no ano 55, poderiam ter procedido deles cerca de 60 pessoas. No ano 80, haveria cerca de 520. No ano 100, haveria pelo menos 4.100 pessoas. E no ano 122 esta população estaria elevada a 33.000.
Mas nesta linha de descendência não estamos incluindo os outros filhos de Caim e Abel, nem os filhos dos filhos destes, mas apenas os 8 que poderiam ter tido até o ano 128 da criação do mundo. Incluindo os outros filhos de Adão, e os descendentes destes, a população do mundo não seria inferior a 450.000 pessoas no ano em que morreu Abel, isto não incluindo mulheres de idade inferior a 17 anos, e as de mais de 45.
Se, porém, levarmos em conta que no ano 128, ou 130 da morte de Abel, Adão poderia ter tido mais de uma centena de filhos, pois foi criado adulto, é fácil de imaginar o vulto da população do mundo quando Caim, o assassino, saiu “de diante da face do Senhor”, indo habitar a Terra de Node, que ficava “ao oriente do Éden”. Gênesis 4:16.
Mas esta Segunda hipótese não deve ser considerada, porquanto Sete, o terceiro filho, nasceu aos 130 anos da vida de Adão

Comentar por Daniel

A PROVA TEM QUE ESTA NA BIBLIA NAO NAS OUPINIOES DE NEGUEM. OBRIGADO

Comentar por JADIEL MENEZES




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: