No princípio criou Deus os céus e a Terra


Cientista admite: falsa informação e exagero evolucionista tem como propósito atrair a miudagem
Junho 10, 2009, 3:18 pm
Filed under: Evolução/Big-Bang

Todos devem ter ouvido falar da Ida, o fóssil lémur-macaco que foi aclamado como o elo que faltava encontrar para comprovar de vez a teoria que diz que seres humanos e bananas são parentes afastados. Se tu que estás a ler isto ainda não desceste à Terra, aconselho-te a fazê-lo. A Ida não é tudo aquilo que alguns evolucionistas tentaram vender. Depois da revista TIME ter denunciado o alto sensacionalismo em torno da Ida, foi a vez de o PÚBLICO escrever sobre o assunto. Título: Era uma vez a Ida, a maior descoberta de todos os tempos…

O artigo denuncia a forma como o fóssil foi apresentado ao público, transmitindo a ideia de que as ossadas eram a maior descoberta de sempre de um elo perdido e que iriam revolucionar tudo o que se sabia até aqui sobre a evolução do Homem, quando a informação presente no artigo científico era bastante diferente. “Se mais nada fosse dito, e se ninguém estivesse atento, Darwinius masillae ficava na História como nosso antepassado directo com 47 milhões de anos“.

idaÉ provável que pudesse ter sido publicada uma pesquisa mais detalhada“, disse o paleontólogo Christophe Soligo, referindo-se ao resultado dos dois anos de estudo de Ida. O cientista disse ainda: “E pelo menos um dos autores (Phil Gingerich) parece admitir que estiveram sob pressão para coordenar o artigo com os planos de publicidade“.

Portanto, a bajulação da Ida nada mais foi do que uma estratégia publicitária. O que esteve por detrás deste fóssil foram os cifrões e não o interesse científico. Os autores do estudo chegaram a comparar a descoberta da Ida à Mona Lisa, à ida à Lua, ao Santo Graal… disseram também que ela era a 8ª maravilha do mundo. Quando os meios de comunicação ouviram outros paleontólogos sobre o assunto, foi possível perceber que estas alegações eram um autêntico absurdo.

Mas vamos ao que realmente me fez voltar a escrever sobre a Ida. Será que a razão do show em torno do lémur-macaco foi apenas monetária ou terá havido outra preocupação?

É triste, mas é mesmo assim

O Público diz [meu destacado]:

Em resposta a acusações parecidas, Jorn Hurum atenuou o significado do elo perdido.Nós não estamos a alegar que [a Ida] é o nosso ancestral directo. Isso é de mais. Nós só existimos há poucos milhões de anos e a Ida esteve viva há 47 milhões de anos.Mas o cientista assume o espectáculo, que aliás, já tinha sido utilizado no Predador X, que segundo o paleontólogo é a melhor forma de pôr os miúdos interessados em paleontologia.Qualquer banda pop ou atleta faz o mesmo tipo de coisas. Nós, na ciência, temos que começar a pensar da mesma forma“, disse, citado pela “Times Online“.

Incrível. Eles sabiam que as suas declarações à imprensa popular eram exageradas mas admitem que o fizeram porque essa “é a melhor forma de pôr os miúdos interessados em paleontologia“. Com declarações como esta, fica difícil não chamar “religião” ao naturalismo evolucionista.

Só é pena é que os jornais como o Público se deixem cair no ardil montado por aqueles que estão mais preocupados em distorcer a verdade com o intuito de “aliciar” a juventude do que em divulgar o verdadeiro conhecimento científico. A triste palhaçada em torno da Ida era desnecessária se o devido trabalho jornalístico tivesse sido feito.

Dedicatória final

As dedicatórias costumam fazer-se no início, mas decidi colocar esta no final. Neste post, o leitor que assina como Marcus disse:

Caro,

Depois do IDA como tem pretensão de ser cristão?

Pois é Marcus… como diria o rei Salomão (Provérbios 17:28): se tivesses ficado calado tinhas passado por inteligente.

Anúncios

15 comentários so far
Deixe um comentário

Deprimente…

Comentar por arthgar

O pior é que o infeliz tem o mesmo nome que eu e tu… Quem sabe agora ele tenha a mesma opinião que nós, também.

E também vi um comentário do fabrício, satirizando o ateu: “Como ainda podem existir cristãos depois da descoberta do Homem de Piltdown?”

Devem ter dito isto aos nossos bisavós que viveram à época, imagine só.

Eu diria que, de 41 anos para algumas semanas, já é uma evolução na ciência (Este tipo de evolução acontece, felizmente)

Comentar por MVR

Sabino,
Assino como Marcus por ser essa a verdadeira representação do meu nome.
Permita-me, por favor, destacar alguns pontos:
(i) Não sou contra a religião, portanto nada tenho contra o cristianismo.
(ii) Não creio que os relatos de textos sagrados sobre a criação possam ser verdadeiros.
(iii) Gostaria de admitir que frequento vosso blog por saber que trata questões concernente a cosmovisões conflitantes.

Respeito vosso escrito, porém não creia que eu idealizo cientistas – são homens iguais a mim que fazem ciência. A ciência não nos diz nada diretamente, mas quem diz são os cientistas.

O fóssil batizado como Ida é um achado interessante, mas as comemorações – transvestidas de ideologia, dos 200 anos de Charles Darwin tendem a atrapalhar a objetividade do caso.

Este, que é seu,
Marcus.

Comentar por Marcus

Marcus, não leves a mal o que eu disse sobre o versículo bíblico. Foi só para mostrar que, ao longo dos anos, muitas pessoas disseram coisas parecidas com a que tu disseste: “Como é possível ainda se ser cristão depois de descobriram Y?”… e mais tarde veio-se a saber que Y era uma grande treta. A Ida foi só mais um exemplo, como acredito que mais virão juntar-se à lista.

Cumprimentos

Comentar por alogicadosabino

É como Cristo falava sobre o exagero dos fariseus muitas vezes…

“Vcs comem um mosquito e arrotam um camelo”

Os evolucionistas encontram um dente e dizem que é uma prova incontestavel da evolução, ou uma coisa tão subjetiva como esse resto de ser vivo alardeada como mais uma das “provas que faltavam” e dizem a mesma coisa, não gosto muito de Nietzhe mas ele disse uma coisa certa…

“Não existem fatos, só interpretações”

Essa frase é perfeita para os evolucionistas que fazem esse tipo de interpretação partindo de dados extremamente subjetivos.

Comentar por Bispo Valdomiro Santiago

Um dia a evolução ainda vai prosperar na terra
do nunca.
Acorda evolucionistas e assemelhados o barco
esta afundando.

Comentar por jose moraes

Como cristão, nunca entendi a necessidade de igreja e/ou dos seus seguidores atacarem a teoria da evolução.

É comum afirmarem que os dados evolucionistas são subjectivos. O mesmo não pode ser afirmado da Biblia?

A Biblia que é um livro escrito pelos homens, afirma a três povos diferentes que são o povo eleito.

Depois, na mesma existe uma cronologia eventos, ou seja, uma linha temporal. A mensagem de Jesus, é uma mensagem de amor e tolerância. Ora, na sua postura face à teoria da evolução vê-se tudo excepto amor e tolerância por aqueles que não concordam com a sua posição.

Não ponho em causa a sua fé, que respeito, mas parece-me que a necessidade que os criacionistas têm em desdenhar a evolução só mostra falta de convicção no que defendem. Que eu saiba, a teoria da evolução não veio atacar a Igreja. A Igreja é que se sintou ameaçada por ela.

Quando uma ideia é uma verdade em si mesma, não precisa de recear teorias ou ideias que sejam diferentes da dela.
É o caso de Jesus. Não é pelo desdenhar da ciencia que Cristo se afirma. Antes pelo contrário, uma vez que a religião e a ciencia são as duas partes do todo.

Dito isto, acredite ou não, digo-lhe que acredito no Criador. Mas procuro saber distinguir o que é o ensinamento de Deus e a interferência dos homens nos ensinamentos do Criador.

Deus não nos legou as capacidades intelectuais para nada. Caso contrário, porque é que as temos?

A minha tese de doutoramento implica que observe os comportamento de várias civilizações. E o que noto é que os jovens, cada vez mais, são mais espirituais do que religiosos. Isto é um fenómeno transversal a todas as religiões!

Os senhores, estão tão preocupados com o desacreditar do evolucionismo, que se esquecem dos essencial.

Por favor, abram os olhos!

Muito obrigado.

Comentar por VFS

“Como cristão, nunca entendi a necessidade de igreja e/ou dos seus seguidores atacarem a teoria da evolução.”

Opa… Das duas uma, ou ateu se fazendo de cristão, ou cristão evolucionista *Detectado*, vamos ver mais abaixo.

“É comum afirmarem que os dados evolucionistas são subjectivos. O mesmo não pode ser afirmado da Biblia?”

Cristão não é. Só pode ser um ateu fanático – Covardemente dizendo-se cristão.

“A Biblia que é um livro escrito pelos homens, afirma a três povos diferentes que são o povo eleito.”

Mais ateísmo sendo pregado. Por que é que é necessário se dizer cristão para pregar a doutrina ateísta e naturalista?

“Depois, na mesma existe uma cronologia eventos, ou seja, uma linha temporal. A mensagem de Jesus, é uma mensagem de amor e tolerância. Ora, na sua postura face à teoria da evolução vê-se tudo excepto amor e tolerância por aqueles que não concordam com a sua posição.”

Isso me lembra a terceira dica do ateu intelectualmente realizado, não sei por quê…

“Não ponho em causa a sua fé,”

SUA? Mas não és cristão também? Mais uma evidência da covardia e falta de ética ateísta.

“que respeito, mas parece-me que a necessidade que os criacionistas têm em desdenhar a evolução só mostra falta de convicção no que defendem.”

Como assim? Desde quando desdenhar de idéias estúpidas (Diria que homens surgirem de seres unicelulares não seja estupidez?) é sinônimo de falta de convicção?

“Que eu saiba, a teoria da evolução não veio atacar a Igreja. A Igreja é que se sintou ameaçada por ela.”

Mais um que não quer responder:

1- Porque chamam a Darwin “O homem que matou Deus”?

2- Porque o dia do ateu é 12/02 – Nascimento de Darwin?

3- Porque todo ateu é evolucionista?

“Quando uma ideia é uma verdade em si mesma, não precisa de recear teorias ou ideias que sejam diferentes da dela.”

Argumento ambíguo. Sabes a que nível chega o financiamento “científico” para negar a Criação? E o que dizer de “Ida”? Quem é mesmo que está com receios?

“É o caso de Jesus. Não é pelo desdenhar da ciencia que Cristo se afirma. Antes pelo contrário, uma vez que a religião e a ciencia são as duas partes do todo.”

Mas a época não existia gente pregando que peixes geram sapos.

“Dito isto, acredite ou não, digo-lhe que acredito no Criador. Mas procuro saber distinguir o que é o ensinamento de Deus e a interferência dos homens nos ensinamentos do Criador.”

Certo, então aqui vai, falso cristão e ateu covarde:

“Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?” (Mateus 19:4 e 5, referindo-se a Génesis 1:27 e Génesis 2:24)

“Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.” (Marcos 10:6, referindo-se a Génesis 1:27)”

Como é que sais desta agora? Vais admitir que é um ateu camuflado, ou vais parar de responder, para “abafar” o caso?

“Deus não nos legou as capacidades intelectuais para nada. Caso contrário, porque é que as temos?”

Biomimética, talvez. E não formular teorias estúpidas, que caracterizam a evolução como uma entidade inteligente.

“Os senhores, estão tão preocupados com o desacreditar do evolucionismo, que se esquecem dos essencial.”

O que seria o essencial? Certamente, não é a crença na palhaçada evolucionista.

É triste ver a que nível chegam os trolls e stalkers ateus na internet hoje em dia.

Comentar por MVR

Permita-me, por favor, destacar alguns pontos:
(i) Não sou contra a religião, portanto nada tenho contra o cristianismo.
(ii) Não creio que os relatos de textos sagrados sobre a criação possam ser verdadeiros.

Ora diz que não tem nada contra o cristianismo, ora diz que os relatos da criação sequer PODEM ser verdadeiros…

Sou só eu a ver que este sujeito está a brincar, ou mais alguém percebeu?

Comentar por MVR

Caro,
Não brinco, de fato são duas coisas distintas.
Lendo atentamente perceberá que afirmo nada ter contra a religião, podendo derivar que nada tenho contra o credo cristão.
Já, a outra, perceba que expresso uma opinião. Simples assimilar, basta o colega atentar-se para o “Não creio que…”

Respeitosamente,
Marcus.

Comentar por Marcus

“Já, a outra, perceba que expresso uma opinião. Simples assimilar, basta o colega atentar-se para o “Não creio que…”

Opinião contrária à religião, pois não considerar nem mesmo a possibilidade, se não é ser contrário, não sei o que pode ser…

Comentar por MVR

Colega,
Entendeste perfeitamente. Não sou contrário, as pessoas – no que depender de mim -, podem sair pelas ruas promovendo e praticando sua religião, não as chamarei incultas por esse motivo. Diferente do senhor Dawkins. Podem sair, os que possuem concepções religiosas subjetivas da realidade; Existem cientistas que aceitam alguma espécie de divindade, e alguns de vocês, possuem formação intelectual madura.
Mas, esperando que eu derive dos relatos de textos tomados como sagrados, alguma assertiva cientifica, realmente não considero.
Perceba, esta é minha pressuposição básica.
Mas a coisa tem tomado o lance de torcidas, algo que quando o post é positivo, os colegas vibram, quando o comentário é negativo, os colegam deprimem.

Com o respeito que lhe é devido,
Marcus.

Comentar por Marcus

Mas a ponto de considerar que não podem sequer ser verdade? Hm…. Ainda colava se dissesse apenas que não acreditava.

Comentar por MVR

“A Biblia que é um livro escrito pelos homens, afirma a três povos diferentes que são o povo eleito.”

Ef 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”

Espero que também um dia (enquanto é tempo…) venha fazer parte do povo de Deus nesses últimos tempos…

Comentar por Fabricio Lovato

Oi Sabino!

Sobre a Ida, eu não sabia desse fóssil, mas sei que é a mesma coisa que fizeram com o Montealtosuchus. A Mídia é terrível.
Tudo porque Darwim deixou, um dia, de ser cristão…

Comentar por Rodrigo Henrique




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: