No princípio criou Deus os céus e a Terra


O Homo erectus falava? E esta, hein?
Maio 30, 2009, 1:38 am
Filed under: Evolução/Big-Bang

Ossos da coluna vertebral de 5 espécies de Homo erectus descobertos em Dmanisi, na Geórgia, suportam a ideia controversa de que eles falavam. Os fósseis descobertos foram datados de 1,8 milhões de anos e compreendiam 5 vértebras – duas torácicas, duas cervicais e uma lombar [*1].

A equipa de cientistas do Georgian State Museum, em Tbilisi, comparou o tamanho, a forma e o volume das vértebras dos hominídeos de Dmanisi com mais de 2,200 ossos correspondentes de humanos, chimpanzés e gorilas. “A coluna vertebral de Dmanisi encontra-se dentro da variação humana e poderia acomodar, confortavelmente, a medula espinhal de um humano moderno“, afiançou Meyer [meu negrito].

O cientista afirmou que as vértebras fossilizadas eram capazes de providenciar estruturas amplas para sustentar os musculos respiratórios, necessários para articular palavras. “Embora seja impossível confirmar se o nosso antepassado pré-histórico falava, o Homo erectus de Dmanisi não enfrentava limitações respiratórias na fala“, avançou Meyer.

skulllb12David Frayer, da Universidade de Kansas, em Lawrence, observou que “as vértebras de aparência moderna de Dmanisi são compatíveis com estudos anteriores sobre crânios fossilizados e indicam que as primeiras espécies do género Homo possuíam uma extensão vocal preparada para falar.

Robert McCarthy, da Universidade Atlântica da Florida, não concorda que o Homo erectus tivesse capacidade para falar. O cientista afirma que todos os membros do género Homo possuíam um pequeno conjunto de vértebras cervicais, que resultaria numa extensão vocal com variedade limitada de sons e fala.

Meyer responde dizendo que muitas populações hoje, incluindo os aborígenes da Austrália, possuem vértebras cervicais comparáveis àquelas que a equipa de McCarthy considera inadequadas para falar.
__________________________________________________________________

Aqui está mais um exemplo de como os indivíduos classificados de Homo erectus eram seres humanos como eu e tu, cujas características se encontram dentro da variação humana. A raça humana é muito variada, não é verdade? Coloca um aborígene da Austrália ao lado de um europeu industrializado e terás ali dois indivíduos que podem indicar uma separação cultural de milhões de anos mas que, no entanto, são contemporâneos e nenhum é mais humano que outro. O facto de podermos dizer que o europeu industrializado evoluiu do aborígene australiano não significa que isso aconteceu na realidade.homo_erectus2

Esta evidência mostra-nos que o Homo erectus tinha tudo o que era preciso para falar. Por que razão Robert McCarthy e a sua equipa negam que os erectus podiam falar? Por que razão o artigo refere, no primeiro parágrafo, que a ideia de que os erectus falavam é “controversa”? Simples. Porque, segundo o paradigma evolucionista, ainda não era suposto o ser humano falar há 1,8 milhões de anos [*2]. É cedo demais. Estes fósseis do Homo erectus são os mais antigos que se conhecem. Como explicar o facto de o ser humano já falar há 1,8 milhões de anos e só se ter lembrado de registar a sua história há coisa de 6000 anos? Como explicar o facto de o ser humano já falar há 1,8 milhões de anos e só se ter lembrado de criar civilizações e erigir monumentos megalíticos há coisa de 6000 anos? Será que em 1,8 milhões de anos nenhum erectus se ia lembrar de dizer: “Ei Mike, e que tal inventarmos uma forma de escrita para não esquecermos coisas mais importantes?

Realmente, é verdade que a ciência evolucionista está sempre a evoluir. A fala era uma característica atribuída apenas ao Homo sapiens. Entretanto, novas evidências indicam que o Homo neanderthalensis tinha tudo o que era preciso para falar. As evidências indicam, também, que o Homo erectus tinha tudo o que era preciso para falar. As novas descobertas cada vez vão mais ao encontro do relato bíblico da Criação, que diz que o ser humano foi criado já com inteligência e capacidade de comunicar.
___________________________________________________________

P.S.: Não se esqueçam… A Lógica do Sabino é o sítio onde vocês podem ver a teoria da Evolução ser refutada à medida que novas descobertas são feitas.
___________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:

[*1] – Já tinha este post no arquivo há alguns meses e reparei hoje, ao colocá-lo online, que o artigo já só está disponível para assinantes. Podem visualizá-lo completo AQUI.

[*2] – Quem é leitor assíduo do blogue já sabe que eu não aceito estas datas de milhões de anos atribuídas aos fósseis. Mas para quem não sabe, nunca é demais lembrar que apenas as uso para mostrar a irracionalidade da teoria evolucionista, mesmo utilizando os seus conceitos.

Advertisements

11 comentários so far
Deixe um comentário

Sabino, eu sei que não tem nada a ver com o post de hoje, mas eu acabei de ler um sobre as esponjas, e meu trabalho da escola é sobre isso. Eu gostaria de uma sujestão de titulo, adoro os seus, eles chamam atenção para lermos. O trabalho diz que alguns naturalistas acreditam que as ESPONJAS foram os primeiros seres vivos do planeta. Me dá uma sujestão de titulo legal?

Comentar por Luisa

Luísa, mas o título é para que tipo de artigo? É um artigo a ironizar ou que tem o intuito de ser sério?

Obrigado por gostares dos meus títulos… se ao menos a minha professora de jornalismo também tivesse gostado mais deles eheh : D

Comentar por alogicadosabino

Talvez fosse bom ler a matéria antes de pensar num título.

Comentar por arthgar

Eu sempre achei ridícula aquela história (suposta) de que os Neandertais eram monossilábicos, O que dizer de os habiles não terem limitações vocais…

Comentar por arthgar

Mais uma evidência contra a teoria que afirma que o mundo criou-se a si mesmo.

Mostram-se estas evidências aos evolucionistas e eles nem se importam. Para eles o “facto” da evolução é tão “óbvio” que estes problemas “menores” vão ser (mais cedo ou mais tarde) resolvidos. Não lhes passa pela cabeça que se calhar o problema está com a teoria em si…

Comentar por Mats

Mas este artigo mostra apenas que os “erectus e cactus” possuiam capacidade vocal.
Isso não afeta em nada a idade da Terra ou dos fosseis(neste caso 1,8 MA).
Porem voces criacionistas se esqueceram de que outras especies de humanos como habilis não apresentam vestigios disso. alem do mais, foram encontrados vestigios em cranios de australopitecus de uma area do cerebro responsavel pela fala, apesar de ser menor que no “home mudernus sapinhus”.
Fonte: não é magica, a ciencia sem misterio.

Comentar por Anderson du Lustoza

E o surgimento de características complexas é recuado cada vez mais para trás…
Desse jeito, não vai mais haver muito tempo para ter ocorrido uma “evolução”!

Comentar por Fabricio Lovato

Sou estudante de História, estou pesquisando sobre homo erectus, principais sítios arqueologicos e nome dos pesquisadores que localizaram esses sitios, vc pode me ajudar?

Comentar por Eduardo Vieira Gonçalves

a wikipedia pode ser a tua melhor amiga, quando te vês preso num mundo submisso controlado por deus, jesus, buda, alá ou zeus.

Comentar por kamikaze

Eduardo V. G.
Aqui tem algumas coisitas:
http://criacionista.blogspot.com/search?q=homo+erectus&max-results=20

http://www.scb.org.br/pergresp/fosseishumanos.htm

Comentar por Fabricio Lovato




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: