Investigadores da Universidade de Zurique inspiraram-se na capacidade auto-limpante da flor de lótus para desenvolver um material que nunca fica molhado: um tecido feito de fibras de poliéster cobertas por milhões de minúsculos filamentos de silicone. O projecto foi inspirado na resistência que as folhas de lótus têm à água.
As gotas de água mantêm-se como bolinhas quando repousam sobre o material e rolam quando o tecido é inclinado em apenas dois graus. Um jacto de água simplesmente “reflete” no tecido sem deixar rastro. O segredo está nos nanofilamentos de silicone com 40 nanómetros de largura (um nanómetro é a milionésima parte de um metro). Os filamentos estão dispostos numa estrutura cheia de pontas que evita que as gotas de água cheguem até as fibras de poliéster.
Segundo o investigador Stefan Seeger, “a água descansa sobre os nanofilamentos como um faquir se senta numa cama de pregos“.
____________________________________________________________________
Deus usou nanotecnologia na natureza muitos milénios antes de o homem descobrir sequer que isso era possível.
É interessante ver os comentários dos leitores ao artigo. É engraçado ver que o ser humano fica maravilhado com invenções destas. É engraçado ver que o ser humano aprecia os esforços dos cientistas que aplicam a engenharia natural dos seres vivos em tecnologia para ser usada por nós.
Já quando se fala no design presente nos seres vivos (neste caso, nas flores de lótus), o ser humano ingrato não quer reconhecer o trabalho do Criador. O ateísmo cega as pessoas.
____________________________________________________________________
Modificado a partir do original Criacionismo – Flor de lótus inspira material que não molha
3 comentários so far
Deixe um comentário
Eu já tinha visto essa. Mas é sempre bom relembrar. Ah, e a propósito, estão faltando alguns tópicos com anedotas (Ainda bem que prezas pelo conteúdo científico, mas a seção de humor está às moscas) se quiser vai ao meu Orkut que te dou uma idéia…
Comentar por MVR Maio 11, 2009 @ 10:50 pmIncrível o que milhões de erros conseguem criar em milhões de anos, certo..? Certo….?
Comentar por Mats Maio 12, 2009 @ 5:17 pm“Deus usou nanotecnologia na natureza muitos milénios antes de o homem descobrir sequer que isso era possível.”
Onde?
“Já quando se fala no design presente nos seres vivos (neste caso, nas flores de lótus), o ser humano ingrato não quer reconhecer o trabalho do Criador. O ateísmo cega as pessoas.”
Talvez por que a idéia de um Projetista para Natureza se baseia em um argumento (a do relojoeiro de Paley) que é um misto de non sequitur com falsa anologia.
http://knowledgeispowerquiumento.wordpress.com/article/o-argumento-do-relojoeiro-de-paley-2tlel7k7dcy4s-1/
Comentar por Agildo Abril 7, 2012 @ 1:05 am