No princípio criou Deus os céus e a Terra


Imitando a Criação de Deus – Biomimética
Março 18, 2009, 1:02 am
Filed under: Evolução/Big-Bang

A Biomimética é uma área que estuda as estruturas biológicas com o objectivo de imitar os seres vivos, procurando aplicações práticas para campos como a Medicina e a Engenharia. Na Biomimética, a inspiração vem da Natureza.

Cerâmicapearl2

Um press release do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley dava conta que cientistas criaram a cerâmica mais dura de sempre, inspirando-se na madrepérola, substância produzida pelos moluscos. Materiais leves e resistentes como este podem ser bastante úteis nas áreas da Energia e dos Transportes. (Em português)

Robôs

O Biomimetismo permitirá construir robôs mais flexíveis e mais rápidos. Uma das principais limitações dos robôs actuais é a sua construção rígida, com pouca flexiblidade e virtualmente nenhuma maleabilidade. “Em comparação, sistemas vivos podem conter materiais rígidos, tais como ossos e unhas, mas os seus blocos fundamentais são flexíveis e elásticos“, dizia um dos coordenadores do projecto. “Nosso objectivo é desenvolver sistemas e dispositivos – robôs flexíveis – baseados em materiais biológicos e sobre os mecanismos adaptativos encontpe_inseto1rados em células vivas, tecidos e organismos inteiros“, concluía.

Os insectos também servem de inspiração para criar robôs que andam pelo tecto. Pequenos robôs que andam pelas paredes ou pelo tecto podem ter inúmeras utilidades – desde verificações de segurança, levando consigo sensores para avaliação de estruturas, até à procura de vítimas em prédios destruídos por desastres naturais.

Células a combustível

A empresa inglesa Morgan Fuel Cells retirou da natureza a ideia para aumentar a eficiência das células a combustível que fabrica. Os seus engenheiros adoptaram, nas placas bipolares, o mesmo princípio pelo qual as plantas e os animais respiram. O resultado foi um aumento de 16% na eficiência dos seus seus produtos, além de queda nos custos de produção. As novas placas bipolares biomiméticas imitam a estrutura dos pulmões de animais e dos tecidos das plantas, permitindo que os gases fluam da forma mais eficiente que se conseguiu até hoje.

CONCLUSÃO

Os cientistas necessitam de entender a forma como funcionam os animais e o ser humano. Depois disso, aplicam o conhecimento adquirido com o intuito de construírem tecnologia que possa ser útil ao ser humano. Inteligência é o ingrediente chave em todo este processo. Por vezes, os cientistas fazem-se acompanhar de engenheiros, pois os seres vivos revelam, claramente, princípios de engenharia. Não obstante, o ateu diz que todas estas maravilhas de engenharia natural surgiram naturalmente, sem planeamento, sem assistência, através do erro genético e do tempo.

O ateísmo faz com que as pessoas neguem o óbvio e não reconheçam a existência de Deus.
_______________________________________________________________________

O que faz coisas grandes e insondáveis, e maravilhas que não se podem contar.” (Job 9:10)


4 comentários so far
Deixe um comentário

O que mais me fascina são as plantas carnívoras.

E a Teimosia da evolução ainda não explica nada por nada – como sempre.

Comentar por MVR

Eu tbm sempre gostei das plantas carnívoras.

😀

Comentar por Fabricio Lovato

a biomimética me encantou apesar de não saber muito sobre ela mas vou tentar descobrir mais

Comentar por janaina

legal

Comentar por lucas campos alves




Deixe um comentário