No princípio criou Deus os céus e a Terra


Imitando a Criação de Deus – Biomimética
Março 18, 2009, 1:02 am
Filed under: Evolução/Big-Bang

A Biomimética é uma área que estuda as estruturas biológicas com o objectivo de imitar os seres vivos, procurando aplicações práticas para campos como a Medicina e a Engenharia. Na Biomimética, a inspiração vem da Natureza.

Cerâmicapearl2

Um press release do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley dava conta que cientistas criaram a cerâmica mais dura de sempre, inspirando-se na madrepérola, substância produzida pelos moluscos. Materiais leves e resistentes como este podem ser bastante úteis nas áreas da Energia e dos Transportes. (Em português)

Robôs

O Biomimetismo permitirá construir robôs mais flexíveis e mais rápidos. Uma das principais limitações dos robôs actuais é a sua construção rígida, com pouca flexiblidade e virtualmente nenhuma maleabilidade. “Em comparação, sistemas vivos podem conter materiais rígidos, tais como ossos e unhas, mas os seus blocos fundamentais são flexíveis e elásticos“, dizia um dos coordenadores do projecto. “Nosso objectivo é desenvolver sistemas e dispositivos – robôs flexíveis – baseados em materiais biológicos e sobre os mecanismos adaptativos encontpe_inseto1rados em células vivas, tecidos e organismos inteiros“, concluía.

Os insectos também servem de inspiração para criar robôs que andam pelo tecto. Pequenos robôs que andam pelas paredes ou pelo tecto podem ter inúmeras utilidades – desde verificações de segurança, levando consigo sensores para avaliação de estruturas, até à procura de vítimas em prédios destruídos por desastres naturais.

Células a combustível

A empresa inglesa Morgan Fuel Cells retirou da natureza a ideia para aumentar a eficiência das células a combustível que fabrica. Os seus engenheiros adoptaram, nas placas bipolares, o mesmo princípio pelo qual as plantas e os animais respiram. O resultado foi um aumento de 16% na eficiência dos seus seus produtos, além de queda nos custos de produção. As novas placas bipolares biomiméticas imitam a estrutura dos pulmões de animais e dos tecidos das plantas, permitindo que os gases fluam da forma mais eficiente que se conseguiu até hoje.

CONCLUSÃO

Os cientistas necessitam de entender a forma como funcionam os animais e o ser humano. Depois disso, aplicam o conhecimento adquirido com o intuito de construírem tecnologia que possa ser útil ao ser humano. Inteligência é o ingrediente chave em todo este processo. Por vezes, os cientistas fazem-se acompanhar de engenheiros, pois os seres vivos revelam, claramente, princípios de engenharia. Não obstante, o ateu diz que todas estas maravilhas de engenharia natural surgiram naturalmente, sem planeamento, sem assistência, através do erro genético e do tempo.

O ateísmo faz com que as pessoas neguem o óbvio e não reconheçam a existência de Deus.
_______________________________________________________________________

O que faz coisas grandes e insondáveis, e maravilhas que não se podem contar.” (Job 9:10)

Anúncios

4 comentários so far
Deixe um comentário

O que mais me fascina são as plantas carnívoras.

E a Teimosia da evolução ainda não explica nada por nada – como sempre.

Comentar por MVR

Eu tbm sempre gostei das plantas carnívoras.

😀

Comentar por Fabricio Lovato

a biomimética me encantou apesar de não saber muito sobre ela mas vou tentar descobrir mais

Comentar por janaina

legal

Comentar por lucas campos alves




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: