No princípio criou Deus os céus e a Terra


Ponto para o profeta Daniel
Fevereiro 19, 2009, 2:21 am
Filed under: Convicções / Fé

Para o arqueólogo ou historiador céptico, a Bíblia é sempre “culpada até prova em contrário”. Isto é, enquanto não se encontram referências extra-bíblicas aos personagens e/ou locais mencionados nela, os académicos afirmam que os nomes são inventados. Isto passou-se, por exemplo, com o rei babilónico Belsazar.

O profeta Daniel coloca Belsazar a reinar na Babilónia (Daniel 5). Até 1853 não se achara nenhuma referência a Belsazar nos arquivos babilónicos e Nabonido era conhecido como o último rei da cidade. Para os críticos, isto era uma evidência que mostrava que o livro de Daniel não era histórico. No entanto, em 1853, descobriu-se uma inscrição na pedra angular de um templo construído por Nabonido em Ur, dedicado a um deus [*1]. A inscrição dizia:

Não peque eu, Nabonido, rei da Babilónia, contra ti. Perdure reverência por ti no coração de Belsazar, meu primogénito, filho favorito“.

Os críticos foram obrigados a aceitar a existência de Belsazar. No entanto, passaram agora a uma nova cronica_nabonidofase. Depois de aceitar a existência de Belsazar, alguns deles continuaram a afirmar que ele jamais fora rei da Babilónia. Qual era a razão? Essa mesma! Não havia referências extra-bíblicas a isso.

Foi então que, em 1924, 71 anos depois, foi encontrada e decifrada a Crónica de Nabonido, actualmente no Museu Britânico. Esse documento histórico oficial atesta que Nabonido deixou a Babilónia e se dirigiu a Tema, deixando o seu filho Belsazar no trono.
______________________________________________________________________________

Episódios como este seriam desnecessários, caso os críticos não tivessem já condenado a bíblia de antemão. Já o cristão que acredita na bíblia sabe que tudo aconteceu como está relatado.

Profeta Daniel – 1
Críticos frustrados – 0
______________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:

[*1] – Halley, H. (1983) “Manual Bíblico”, São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Nova Vida, pág. 306

Advertisements

12 comentários so far
Deixe um comentário

Por isso é que Belsazar prometeu a Daniel a terceira posição no reino:
1. Nabonido
2. Belsazar
3. Daniel.

Ele nunca poderia prometer a primeira posição (que era do pai) e nem a sua posição. Como tal ele prometeu a 3ª mais elevada posição do reino.

Que testemunho tão acertado e tão histórico. São coisas como esta que reforçam a fé do cristão, e revelam que não há razões para se duvidar do que Deus relata sobre o passado, começando no Livro de Génesis.

Comentar por Mats

Prova irrefutavel de que a biblia é sobrenatural Daniel fez profecias que se cumpriram 500 anos depois ou mais como a divisão do imperio Romano se tem uma coisa que eu me maravilho na biblia são as profecias de Daniel os ateus não tem desculpa e nem podem atribuir sua incredulidade a falta de evidencias apenas a razões volitivas ou para exercer seu homossexualismo sem punição.

Comentar por Dede Carvoeiro.

Daniel foi ou não chefe de Estado, na Babilonia, nos medos Persas… Sabemos biblicamente,que ele foi um profeta, dirigido por Deus. Preciso de mais informações, por favor. Claudio, sou estudante. Muitissimo obrigado…

Comentar por Claudio Inacio

Claudio Inacio, obrigado pelo comentário submetido.

Sim, Daniel foi um estadista do reino da Babilónia. Se procurares na net, creio que podes encontrar textos que falam sobre ele.

Comentar por alogicadosabino

Boa Sorte!, adorei os textos deste site, como flanei pouco por aqui não entendo bem o ‘propósito’ do mesmo, arqueologia bíblica e darwinismo?!, não parecem conciliáveis, você se incomodaria em perder alguns minutos explicando para mim este assunto? Agradeceria imensamente. Salve! Sandra

Comentar por sandra adriana fasolo

Oi, voltei… gostaria de estudar Teologia, não sei por onde iniciar… poderias me ajudar um pouco com um possível caminho?
Salve!
Sandra

Comentar por sandra adriana fasolo

Teologia é bom. Mas cuidado. Não deves acreditar em tudo que te ensinarem no seminário, se fores entrar em algum. Com “teólogos”, todo o cuidado é pouco.

Comentar por Isaias S. OLiveira

Olá sandra, obrigado pelos comentários submetidos.

“não entendo bem o ‘propósito’ do mesmo, arqueologia bíblica e darwinismo?!, não parecem conciliáveis, você se incomodaria em perder alguns minutos explicando para mim este assunto?”

Este blogue não fala apenas de darwinismo. Fala sobre todos os assuntos relacionados com o Cristianismo, sendo o darwinismo apenas um deles.

“gostaria de estudar Teologia, não sei por onde iniciar… poderias me ajudar um pouco com um possível caminho?”

Se calhar a melhor maneira de estudar teologia é fazendo um curso. Também podes encomendar livros da amazon ou outra loja online e ler sobre o assunto.

Abraço 😉

Comentar por alogicadosabino

Oi, Sabino (?), obrigada pelas respostas às perguntas.
Adorei o site, vou navegar por aqui um bom tempo (o meu tempo…)
Gracias.
Salve!
Sandra

Comentar por sandra adriana fasolo

É gente:

tenho que admitir, eu estava lá no ateu…,no chat, e quando eles não conseguiram me responder o por que de Deus não existir,

passaram para a baixaria, quatro contra um (sou bom nisso, por isso, não funcionou), tentaram me fazer declarar coisas contra o cristianismo (ai que medo),

quando viram que não tinha jeito, sairam xingando minha mãe…

vou ficar por aqui mesmo, mas vou ir lá também.

Comentar por Clayton Luciano

Olá luciano,

eu cheguei a comentar durante um ano e tal no ceticismo.net. Foi lá que desenvolvi resistência a ad hominem. Logo na 1ª vez que comentei, a resposta que recebi tinha ataques pessoais e intimidação. Fiquei com uma má impressão da forma como se debate no Brasil este assunto. Apesar de hoje ainda achar que no Brasil regra geral não há bom nível de debate (pelo que se vê no orkut e isso) ainda há excepções. Conheço ateus brasileiros que realmente se preocupam em debater apenas, deixando de lado os insultos e ataques pessoais.

Comentar por alogicadosabino

voces não são baixos: qualidade

Comentar por Clayton Luciano




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: