No princípio criou Deus os céus e a Terra


A sobrevivência das plantas ao Dilúvio de Noé (Parte 2)
Janeiro 31, 2009, 7:16 pm
Filed under: Convicções / Fé

Este post serve de complemento à primeira parte. As vozes dos cépticos levantaram-se contra algumas coisas que eu disse. Argumentam que (1) as as sementes não poderiam ser transportadas pelo vento durante um ano, que (2) não poderiam sobreviver debaixo de água por um ano e que (3) não poderiam sobreviver apenas em tapetes flutuantes de vegetação.
____________________________________________________________________________

Argumento (1)As sementes não poderiam ser transportadas pelo vento durante um ano

Aqui o céptico arma um homem-palha. As sementes não teriam de andar ao sabor do vento durante um ano. As águas do dilúvio não estiveram um ano a cobrir todo o planeta:

As águas se foram retirando de sobre a terra; no fim de cento e cinquenta dias começaram a minguar.” (Génesis 8:3)

A Bíblia diz-nos que ao fim de 150 dias as águas começaram a escoar. Isso quer dizer que havia terrenos que já se encontravam livres de água, disponíveis para rejuvenescer. Vento seria algo que não faltaria num evento como um dilúvio global (pelo menos durante os 40 dias de chuvas torrenciais). Depois disso, as sementes poderiam ficar a flutuar na água, já que se sabe que muitos tipos de sementes podem flutuar na água durante longos períodos de tempo (ver abaixo).
____________________________________________________________________________

Argumento (2)As sementes não poderiam sobreviver debaixo de água durante um ano

Elas não teriam, necessariamente, de estar debaixo de água. Poderiam flutuar. É sabido que muitos tipos de sementes podem flutuar na água não apenas durante meses, mas inclusive durante anos. Em Noah’s ark: a feasibility study, John Woodmorappe cita trabalhos de vários investigadores que relataram casos desses (ex: Howe, 1968; Guppy, 1917; Smith, 1991).
____________________________________________________________________________

Argumento (3)As sementes não poderiam sobreviver apenas em tapetes de vegetação

Avançar com este argumento é estar apenas a supor. Como ninguém esteve lá para ver, a única coisa que podemos fazer é supor. Por essa razão, tudo aquilo que os criacionistas apresentam, como formas de preservação das plantas, são apenas possibilidades, que podem não traduzir o que de facto aconteceu. O que nós sabemos é que muitas sementes “viajam” através da vegetação flutuante. E para infelicidade dos cépticos, este não é o único “meio de transporte” disponível.

Sabe-se, também, que as sementes se prendem a pedras-pomes, carcassas de animais e troncos de árvores. Estes seriam meios de transporte que não faltariam. Pedras-pomes provenientes da acção vulcânica que fez parte do dilúvio. Carcassas de animais e troncos de árvores por razões óbvias.
____________________________________________________________________________

A mente do céptico já decidiu não acreditar no dilúvio bíblico e, por essa razão, adianta todos os argumentos que vierem à cabeça no momento, mesmo que estejam desprovidos de fundamentação empírica. Apelam à ignorância de causa para avançarem com argumentos como “as sementes (99,999% delas) não aguentam um ano a flutuar ao vento; facto: as sementes (99,999% delas) não aguentam um ano debaixo da água do oceano global“.

Os interessados em ler as 13 páginas que John Woodmorappe dedica a este assunto podem fazer o download AQUI. Ele apresenta mais formas de sobrevivência do que aquelas que apresentei. (Se ficar offline, digam-me)

Anúncios

16 comentários so far
Deixe um comentário

“A Bíblia diz-nos que ao fim de 150 dias as águas começaram a escoar”

“…É sabido que muitos tipos de sementes podem flutuar na água não apenas durante meses”

.

Das 300 000 especies de plantas no planeta, que percentagem delas (TIPICAMENTE TERRESTRE) aguenta “overdose” de agua por 150 dias?

“Sabe-se, também, que as sementes se prendem a pedras-pomes, carcassas de animais e troncos de árvores”
ja estou ate a ver uma tronco-jangada toda cheia de sementes para a inesquecivel volta ao mundo. Caracacas de animais nao flutuam 150 dias. As plantas nao se reproduzem todas no mesmo periodo do ano, logo era de esperar que se nao tivessem perdido a boleia, hoje so existissem plantas que reproduzem-se na mesma epoca do ano! certo?

“Avançar com este argumento é estar apenas a supor. Como ninguém esteve lá para ver, a única coisa que podemos fazer é supor”.

Claro que temos que supor! Mas a tua argumentacao e altamente expeculativa, sem nenhum fundamento ou evidencia, apenas baseado no sagradissimo livro, que tem a palavra do senhor todo poderosissimo.

Comentar por hermogenes

Uma semente não pode sobreviver mas uma simples célula muito provavelmente pode sobreviver uns milhões de anos. Curioso não é Marcos?

Comentar por Natenine

Natas, quem disse que os evolucionistas também não podem ter fé?

Comentar por alogicadosabino

“Das 300 000 especies de plantas no planeta, que percentagem delas (TIPICAMENTE TERRESTRE) aguenta “overdose” de agua por 150 dias?”

Das 300 000 espécies de plantas no planeta, que percentagem delas (TIPICAMENTE TERRESTRE) não aguenta “overdose” de água por 150 dias?

“ja estou ate a ver uma tronco-jangada toda cheia de sementes para a inesquecivel volta ao mundo.”

Eu nunca vi. Mas está bem documentado que eles fazem isso hoje.

“As plantas nao se reproduzem todas no mesmo periodo do ano”

Ninguém disse que tal teria de acontecer.

“logo era de esperar que se nao tivessem perdido a boleia, hoje so existissem plantas que reproduzem-se na mesma epoca do ano! certo?”

Hum? Pk?

“Claro que temos que supor! Mas a tua argumentacao e altamente expeculativa, sem nenhum fundamento ou evidencia, apenas baseado no sagradissimo livro, que tem a palavra do senhor todo poderosissimo.”

Enfim. Vai reler os posts e saca os excertos do livro do woodmorappe.

Comentar por alogicadosabino

Gostaria de saber como o Noe foi buscar os animais a Africa, Australia, America do Norte e do Sul, Regioes arcticas e antarcticas e etc para aos enfiar a todos na Arca?

Teria ele um contrato com a empresa de camionagem “transmundo” de deus que lhe trouxe os animais ate ele, pelas autoestradas da altura?

Sera que a arca andou fazendo um periplo pelo mundo a apanhar animais a boiar?

Que os animais nadaram todos ate ao medio oriente?

Que mais seras capaz de inventar? Qua fabulas mais?

Comentar por Manolo

“logo era de esperar que se nao tivessem perdido a boleia, hoje so existissem plantas que reproduzem-se na mesma epoca do ano! certo?”

supoe que o diluvio ocorreu na epoca fria do ano. So plantas que estiverem na sua epoca de producao podem espalhar sementes/esporos. Dai, so essas teriam a proababilidade de existirem no futuro. Certo? como e que entao hoje tens plantas com epocas reprodutivas ao longo do ano todo?

Comentar por hermogenes

CORRIGINDO: como e que entao existem hoje plantas com epocas reprodutivas DIFERENTES ao longo do ano?

Comentar por hermogenes

corrigindo de nove: epoca de reproducao

Comentar por hermogenes

Manolo, não é preciso inventar nada. Está na bíblia. (Aposto que, como o bom céptico que és, já a leste umas 3 ou 4 vezes até):

https://alogicadosabino.wordpress.com/2008/12/22/consideracoes-sobre-os-animais-que-foram-na-arca-reunir-os-animais/

Comentar por alogicadosabino

“supoe que o diluvio ocorreu na epoca fria do ano.”

Aqui já estás a levantar um homem-palha. Não havia zonas frias e zonas quentes, nao havia epocas frias e epocas quentes, uma vez que o clima era uniforme. Ainda não tinha caído a calote aquosa que a biblia fala. Só desapareceu com o diluvio.

Já agora, e as sementes que florescem após estarem centenas de anos enterradas? Não comentas sobre isso?

Comentar por alogicadosabino

Manolo,
Acho que neste blog já foi dito que Noé não teve que ir à caça dos animais.

Comentar por Mats

Vá estudar amigo, pare de prestar esse deserviço aos que usam a net…

Comentar por Alberto

O fato dos animais de varios continentes terem entrado na arca, é devido a época de noé pertencerem todos a um mesmo continente, ou seja, havia apenas 1 continente, a divisão como conhecemos hj se deu depois e levou pouco tempo e nao milhares de anos. Usando o poder de Deus para dividir a Terra, o que aconteceu em poucos minutos, se fosse de maneira natural, teria passado muitos milhares de anos. Este tema é entendido por alguns estudiosos que assim interpretam a passagem “Nos dias de Pelegue foi a terra divida.” 10:25. Contrariando assim o senso geral que referia essa divisão como meramente cultural, linguistica e territorial.
Assim, teve um tempo depois da arca pousar, que houve migração dos animais para as diferentes partes do mundo, os quais algumas especies se adaptaram mais a certos climas, onde suas diferenças ficaram mais acentuadas. Lembrando que durante a criação do Eden, nao é mencionado a criação de FRIO e QUENTE, nem SECO e HUMIDO. talvez estas condições só apareceram MAIS ACENTUADAS depois do Diluvio. Motivo pelo qual temos as diferenças de animais, plantas e climas pelo mundo.

Como eu disse, para alguns isso é fato, para outros superstições e para outros simples teorias. Mas minhas crenças nao dependem da aceitação de outras pessoas. Só postei aqui uma nova visão ou prisma para ser considerado e ponderado.

abs

Comentar por Joao

Corrigindo, a escritura que mencionei é GENESIS 10:25. faltou dizer o livro no post.

Comentar por Joao

“Argumento (1) – As sementes não poderiam ser transportadas pelo vento durante um ano”

Argumento tosco, especialmente se levarmos emconta de que é desnecessário: A imensa maioria das sementes não o pode nem por um segundo…

“Argumento (2) – As sementes não poderiam sobreviver debaixo de água durante um ano”

O mesmo que acima, afinal, em ága salgada, não sobrevivem nem poucas horas…

“Argumento (3) – As sementes não poderiam sobreviver apenas em tapetes de vegetação”

Muitas não poderiam mesmo, mas muitas poderiam sim. EM todo caso, isso eó explica uma pequena parte das espécies a ter sobrevivido.

“Avançar com este argumento é estar apenas a supor. ”

Não, não é; Eu tenho com conhecimento em fisiologia de sementes p saber que a imensa maioria não consegueria. 🙂

“Sabe-se, também, que as sementes se prendem a pedras-pomes, carcassas de animais e troncos de árvores.”

Todas com o mesmo problema de acima.

“A mente do céptico já decidiu não acreditar no dilúvio bíblico e, por essa razão, adianta todos os argumentos que vierem à cabeça no momento, ”

Nada disso: me apresente um que seja coerente, e o aceitarei. O que li até agora, de nada valia 😦

Comentar por Ravick




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: