Filed under: Convicções / Fé
“Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura;” (Génesis 6:16)
Os críticos da Bíblia dizem que uma janelinha de 45,8 cm seria insuficiente para garantir a ventilação necessária para a respiração dos animais. À boa maneira do céptico, ignoram que a bíblia só menciona o valor da altura da janela, não dizendo nada em relação ao seu comprimento. Os cépticos pensam automaticamente numa janela 45,8 por 45,8, quando a janela da arca consistiria numa série de frestas de ventilação, como mostra o académico judeu Ben-Uri, no livro What the ark was really like.
Algo como a seguinte imagem:
Visto isto, problemas relacionados com a ventilação na arca tornam-se fictícios.
Em Noah’s Ark: a feasibility study, John Woodmorappe documenta algumas casas de criação de animais onde a altura da série de janelas não é muito diferente das da arca:
1) A altura da série de janelas num chiqueiro é de 61 cm, 12,5 cm a mais do as da arca (Muehling e Jadele, 1964)
2) A altura recomendada das janelas para casas de ovelhas do tamanho da arca é de 34,5 cm, menos 14 cm do que as da arca (Maton et al., 1985)
A tabela seguinte representa o número de “mudanças de ar” por hora na arca, calculadas com base em situações conhecidas actualmente.
Putativos problemas com a iluminação na arca também se tornam fictícios. Mesmo se muito pouca luz chegasse ao último andar da arca, esse facto poderia ser aproveitado para criar as condições necessárias para a hibernação de alguns animais.
John Woodmorappe até sugere que Noé poderia ter transportado pirilampos na arca…
___________________________________________________________________
Os interessados em ler as 7 páginas que John Woodmorappe dedica a esta temática podem fazer o download AQUI. (Se ficar offline, digam-me)
30 comentários so far
Deixe um comentário
“John Woodmorappe até sugere que Noé poderia ter transportado pirilampos na arca…”
lol
Comentar por Luís Janeiro 17, 2009 @ 2:14 pmPirilampos a servir de iluminação…
Mas também suponho que não acredites nisso. Afinal não foram transportados insectos na arca, certo?
não subscrevo a sugestão dele. Mas convem lembrar que uma coisa era transportar insectos na arca com o proposito de resguardá-los do diluvio. Outra coisa era transportar pirilampos com propositos de iluminação.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 17, 2009 @ 2:22 pm1) A altura da série de janelas num chiqueiro é de 61 cm, 12,5 cm a mais do as da arca (Muehling e Jadele, 1964)
2) A altura recomendada das janelas para casas de ovelhas do tamanho da arca é de 34,5 cm, menos 14 cm do que as da arca (Maton et al., 1985)
E um porqueiro é o mesmo negócio que todas as coisas que tu queres levar na tua arca? Por favor… até podes por uma janela de carro, que é o mesmo tamanho. A informação veiculada é exactamente do mesmo valor.
Reparo que as questões que eu te pus continuam sujeitas ao tratamento ““Se perguntas mais do que o que eu disse, ignoro-te e viro-me para os que me ouviram e ficaram satisfeitos com o que tinha dito da primeira vez. Meh.””
Está certo.
Comentar por Ska Janeiro 18, 2009 @ 1:46 pmSabino,
Não só não devias subscrever como devias rir com a simples ideia. Não foi muito inteligente sequer teres mencionado essa sugestão do Woodmorappe.
Comentar por Luís Janeiro 18, 2009 @ 4:00 pmQue raio de iluminação providenciam os pirilampos?? Apenas o suficiente para os veres no escuro. Quanto muito os pirilmapos serviriam de guias para o caminho mas até para isso terias de garantir que eles estivessem quietinhos no seu lugar e não fugissem da arca.
Ska,
terei todo o prazer em responder às tuas questões caso:
1) nao tenham sido ainda abordadas;
Comentar por alogicadosabino Janeiro 18, 2009 @ 6:56 pm2) ainda vá abordá-las em posts futuros (em casos destes dir-te-ei para esperares pelo post relativo à questão que colocaste.
Luis,
“Não só não devias subscrever como devias rir com a simples ideia. Não foi muito inteligente sequer teres mencionado essa sugestão do Woodmorappe.”
Esta era uma daquelas alturas em que passarias por entendido, caso permanecesses calado.
O uso de pirilampos, como fontes biológicas de iluminação, está bem documentado… como terias visto se tivesses lido as paginas que disponibilizei para download. Mas nunca é tarde para isso… está na última pagina do ficheiro rar.
Já dizia o rei Salomão:
Comentar por alogicadosabino Janeiro 18, 2009 @ 7:01 pm“Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido.” (Provérbios 17:28 )
A questão é que as tuas respostas deixaram-me com dúvidas, não me satisfizeram, uma vez que para me convencer precisava da biqueirada da “fé”, que feliz ou infelizmente, é algo de que não padeço.
Comentar por Ska Janeiro 18, 2009 @ 9:16 pmSabino,
A utilização de pirilampos como iluminação documentada consiste basicamente em “enfrascar” um monte de pirilampos de forma a servirem de lanterna temporária. Como forma de iluminação de um espaço tão amplo como a arca é simplesmente ineficaz.
Comentar por Luís Janeiro 18, 2009 @ 10:33 pmSka,
não pus biqueiradas de fé.
__________________________________
Luis,
eu desculpo-te por teres falado sem saber.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 18, 2009 @ 11:14 pmSabino,
Eu também te desculpava, mas tu fazes disso o teu pão de cada dia 🙂
Comentar por Luís Janeiro 19, 2009 @ 1:28 pmPuseste. Eu fiz-te perguntas uma vez que não me satisfiz com as tuas explicações e tu respondeste que se eu não fico satisfeito com o que me disseste, posso ir Á fava.
Comentar por Ska Janeiro 19, 2009 @ 4:42 pmQue argumentos que recorrem à fé é que eu pus, Ska?
Comentar por alogicadosabino Janeiro 20, 2009 @ 5:22 pmSka.
O que não entendeste ou quais são as suas dúvidas ainda?
Comentar por Fabricio Lovato Janeiro 21, 2009 @ 1:00 pmEstava ausente toda a semana, então estou agora retomando a leitura dos posts.
Comentar por Fabricio Lovato Janeiro 21, 2009 @ 1:06 pmNovamente, quem quiser e tiver orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=506407011497245799
Fabrício, pela terceira vez:
Ainda não percebi como é que os animais não se comeram uns aos outros.
Ainda não percebi como é que os animais seleccionados para ir na arca evoluiram para dar lugar a todos os animais que há hoje em dia, já que foi um casal de felinos e ponto final.
Ainda não percebi como é que as térmitas não comeram a arca.
Ainda não percebi como é que se criaram os vários microclimas, do camelo ao urso polar.
Ainda não percebi como é que se recolheram os animais (chamada divina para os bichos? andaram a correr atrás deles um a um)?
Ainda não percebi por que raio é que os recém nascidos descendentes dos pecadores tiveram de morrer, mas um par de gaivotas teve direito a ser salvo.
Ainda não percebi onde levaram e armazenaram (durante um mês, certo) comidas tão variadas como os animais que foram na arca.
Ainda não percebi como é que os ratinhos não foram esmagados pelos elefantes.
Ainda não percebi como é que os coelhos não foram devorados por serpentes.
Ainda não percebi como é que os leões não arrancaram um braço a tudo o que mexia.
Assim de repente, foi aquilo de que me lembrei.
Comentar por Ska Janeiro 21, 2009 @ 1:45 pmSka.
Comentar por Fabricio Lovato Janeiro 22, 2009 @ 11:38 amNão disponho de muito tempo para responder a todas as suas questões, mas tentarei.
Se tiver orkut, me add e me mande a lista de todas as suas dúvidas.
Já está acima o link
Pois… é sempre pena, um gajo para ter as respostas é preciso ir dar a volta toda ao bilhar grande. Não sei o que é esse negócio de orkut.
Comentar por Ska Janeiro 22, 2009 @ 4:01 pmFabricio,
não te dês ao trabalho. É pregar aos peixes. Já lhe disseram que insectos não foram na arca mas ele ainda continua a perguntar como as térmitas não comeram a madeira. Gasta o teu tempo com a tua miúda, é preferível 😉
Comentar por alogicadosabino Janeiro 22, 2009 @ 6:25 pmTens razão bino (é de mim, ou com estas minhas perguntas ficas facilmente irrascivel e agressivo?), muda a pergunta das térmitas para
“Como raio é que ainda há insectos hoje em dia.”
Comentar por Ska Janeiro 23, 2009 @ 2:01 amSka.
Não estou a dar voltas.
Apenas não disponho de recursos [não tenho internet própria] e tempo para responder cada questão sua.
No mais, desculpo sua ignorância virtual.
Sabino.
Comentar por Fabricio Lovato Janeiro 23, 2009 @ 2:50 pmSabe que ela gostou do “miúda”? 🙂
Ska.
Esse link explica algumas de tuas questões:
http://criacionista.blogspot.com/2008/10/questes-sobre-o-dilvio.html
Abraço.
Comentar por Fabricio Lovato Janeiro 23, 2009 @ 2:53 pmBoa. Respondes às minhas dúvidas com links para outras páginas onde respondem às dúvidas com links para outras páginas.
Comentar por Ska Janeiro 23, 2009 @ 6:56 pmbump!
Comentar por Ska Janeiro 28, 2009 @ 9:59 amLógico que a arca não era assim,uma pessoa que sabe ler direito vai perceber que Deus ordenou a nóe que construisse somente uma janela do tamanho proporcional a uma tela de computador onde só passava acabeça do individuo,se todas essas janelas estivessem abertas todos morreriam asfixiados,a janela porém era pequena,e a perte de cima da arca não foi betumada como foi em baixo da arca,então certamente o ar passava por entre as vesiculs de espaço que tinham entre a madeira que não foi betumada,é só ler na biblia e estudar!!!
Comentar por Lk.V Março 15, 2009 @ 10:49 pm😉
talk to my hand
Já encontraram a Arca e ainda estão dizendo que é mito. Complicado!
Comentar por MVR Março 17, 2009 @ 12:36 amSka.
[desculpe a demora] 😀
Não posso fazer nada se tens preguiça para ler.
Comentar por Fabricio Lovato Março 18, 2009 @ 8:23 pmTal como tu tens mais que fazer do que responder a um parvo como eu, eu não tenho assim tanto tempo livre que o possa gastar a procurar links reconditos para a iurd e coisas assim 😉
Comentar por Ska Março 20, 2009 @ 6:21 pmSugiro ao sabino estudar BICLIMATOLIGIA e parar de escrever bobagens!
Comentar por Alberto Março 27, 2009 @ 5:33 pmAlberto, tens de sugerir isso àqueles que estudaram isso e de onde o Woodmorappe foi buscar os estudos 😉
Comentar por alogicadosabino Março 27, 2009 @ 7:59 pmOlá Sabino,
Comentar por Hugo Hoffmann Maio 1, 2010 @ 9:51 pmParabéns pelo site, tem um conteúdo muito bom! Quero lhe informar que o link está off line, teria um outro?