Filed under: Convicções / Fé
Não tenho dúvidas de que a hibernação e o torpor assumiram papéis importantes na arca, reduzindo, significativamente, o trabalho de Noé e da sua família. Menos bocas para alimentar, menos excrementos para limpar, menos barulho, etc. E reparem que não estou a apelar a milagres, mas sim a um instinto natural de alguns animais (Se bem que, para Deus, não seria nada de especial ter colocado todos os animais da arca em estado de hibernação ou torpor. Mas não vou admitir este argumento, já que o céptico é avesso a milagres).
Como foi Deus que seleccionou os animais que entraram na arca (Ver: Considerações sobre os animais que foram na arca – reunir os animais), Ele poderia muito bem ter escolhido aqueles com maior tendência para hibernar ou entrar em torpor.
Os dois últimos andares da arca seriam os mais ideias para um animal entrar em hibernação ou torpor (menos luz e mais frio). No entanto, mesmo que as condições ideias para hibernação não se registassem, isso não seria, necessariamente, um problema. Em Noah’s Ark: a feasibility study, John Woodmorappe documenta muitos casos de animais – esquilos, ouriços, morcegos, répteis – que continuaram no seu estado de hibernação ou torpor, mesmo quando ocorreram variações significativas de temperatura.
Exemplos de animais que hibernam ou entram em torpor:
1) cobras;
2) lagartos;
3) rãs;
4) ouriços;
5) morcegos;
6) texugos;
7) andorinhas;
8 ) ursos;
9) gambás;
10) tartarugas;
11) doninhas;
12) castores;
13) ratos;
Já foi registado um período de hibernação de um gambá que durou 367 dias. Reparem que o evento do dilúvio durou, no total, 371 dias (desde a entrada na arca até à saída).
CONCLUSÃO
Mesmo que nenhum animal hibernasse ou entrasse em torpor, a alimentação e o tratamento de todos eles não era uma tarefa impossível. No entanto, eu acredito que isso aconteceu, reduzindo, significativamente, o trabalho de Noé e da sua família.
_________________________________________________________________
Quem estiver interessado em ler as 9 páginas que Woodmorappe dedica à temática da hibernação, pode fazer o download AQUI (Se ficar offline digam-me, por favor).
40 comentários so far
Deixe um comentário
Nunca li coisa mais ridícula que isso.
Comentar por Caio Eduardo Janeiro 10, 2009 @ 8:47 pmO quê?
Comentar por alogicadosabino Janeiro 10, 2009 @ 11:25 pmFoi dito:
Comentar por Manel Janeiro 11, 2009 @ 3:22 amFoi dito
Comentar por david Janeiro 11, 2009 @ 3:36 amManel, obrigado pelo comentário submetido.
“Isto não é uma hipótese, é especulação pura e simples. Com o mesmo sucesso eu podia afirmar que os animais e plantas na arca foram todos liofilizados para ocuparem menos espaço e não dareem trabalho.”
Claro que é uma hipótese, claro que é especulação. Não podemos voltar atrás no tempo para ver se os animais hibernaram ou se não hibernaram. Mas é lógico pensar que hibernaram. Se hibernam hoje, o que te faz pensar que não poderiam ter hibernado durante os 371 dias que estiveram na arca?
Não estou a apelar a milagres. Estou a falar de uma característica programada em alguns animais.
“Adeus investigação científica. Adeus investigação histórica. Adeus justiça.”
E pronto… é o fim do mundo. xi pum xi pum
Há cientistas que acreditam em Deus, e até cientistas criacionistas, cuja fé não os impede de fazer ciência. Portanto, estás a chorar sem motivo. Tanto que foram precisamente cientistas que acreditavam em Deus que contribuiram para o avanço dos diferentes ramos da ciencia. Vê: AQUI
Tens muita investigação cientifica para fazer, que não envolve necessariamente uma crença em Deus ou não. Podes começar por dedicar tempo à procura de uma acção terapêutica eficaz contra a SIDA. Creio que já te ocuparia uns anitos.
Nem o mundo nem a ciência acabam se todos os cientistas aceitarem que Deus existe. O que pode acabar são as teorias naturalistas da origem da vida. E creio que isso é que te deve preocupar…
Comentar por alogicadosabino Janeiro 11, 2009 @ 3:37 amNão Sabino, não é uma hipótese (científica). Não é Ciência, nem mesmo é uma discussão séria.
Se, a regra é especular, então não há regra, pois numa especulação vale tudo.
Até podes dizer que a “Arca” é uma metáfora para uma nave espacial e que foram todos levados para órbita enquantoa as águas não desceram. E o que contrapões a esta “hipótese”? Nada, pois se Deus assim quisesse, assim teria feito.
A Bíblia não fala de nave espacial? Também não fala de hibernação e isso não te impediu de especular que tal poderia ter acontecido. Diz que a Arca navegou? Mas não diz que não levantou voo e saiu para o espaço. Logo é possível que tenha acontecido… Ou é impossível? Porquê? Deus não é omnipotente?
Explicar tudo com base em Deus não explica nada, pois sempre que surjam dúvidas, podes sempre recorrer a Deus… e xi pum! Problema resolvido.
Por que há SIDA? Por Deus assim quis. Ou não terá sido assim, de acordo com a tua lógica? Ou Deus só é responsável pelo bom, e a Natureza pelo mau? Mas foi Deus que criou a Natureza… terá criado algo imperfeito? Como pode um ser perfeito criar algo imperfeito? Porque é omnipotente e faz o que lhe dá na veneta… Xi pum, mais um problema resolvido! Simples e eficaz! Mas não é Ciência, nem é mesmo uma discussão séria… Seguramente, porque Deus assim o determinou. Xi pum, outro resolvido! Isto é viciante!
Na realidade, raciocínios destes nada explicam sobre o mundo naturalista em que vivemos. Apenas acalmam o coração dos crentes (como tu) e deitam poeira para os olhos das restantes.
Comentar por Manel Janeiro 11, 2009 @ 12:50 pmSeria tão mais simples viver num mundo estático, criacionista, onde os grupos biológicos não evoluem, não surgem de grupos biológicos anteriores, não se transformam.
Não teríamos de lidar com novas estirpes de vírus da gripe todos os Invernos, serviriam sempre as mesmas vacinas… Não teríamos de nos preocupar com os novos vírus da gripe das aves… nem temer que evoluísse e se adaptasse facilmente a infectar humanos.
Não teríamos de nos preocupar com a SIDA, não teria surgido! A Bíblia não fala de SIDA, não existia antes… E não teria evoluído!
E caso tivesse surgido, o vírus não evoluiria, seria sempre o mesmo… fixo, imutável… seria mais fácil controlá-lo.
Tiveste gripe este Inverno Sabino? Se o mundo fosse como gostarias… Não terias tido. Já estarias imunizado pela gripe do ano passado, que seria provocada pelo mesmo vírus deste ano e do do ano seguinte.
Sim, um mundo criacionista seria melhor, concordo! Mas… infelizmente…
Comentar por Manel Janeiro 11, 2009 @ 2:02 pmLOL
Sabes que os animais com “tendência a hibernar e coisas assim”… é só estúpido! há animais que hibernam consoante o clima que se demonstra advesso. Depois de terem armazenado bastantes recursos energéticos. E são só os pecarruchos.
Não há um botão de “sleep” ou “reset”. E de resto, essa de “deus poder fazer não sei quê para eles hibernarem todos” é estúpida. Deus também podia fazer de forma a não ter de ser precisa arca nenhuma. Podia ter feito os humanos bons. Podia ter mandado relampagos do céu para matar os maus. Podia ter feito mil e uma coisas. Isso tem valor 0.
Comentar por Ska Janeiro 11, 2009 @ 5:34 pmE podia ter metido alguma massa encefálica nos criacionistas… Mas pelos vistos isso era mais difícil do que criar o mundo em seis dias 🙂
Comentar por PR Janeiro 11, 2009 @ 6:14 pm“Como pode um ser perfeito criar algo imperfeito?”
Não criou. A coisa imperfeita foi o homem que criou.
“Sim, um mundo criacionista seria melhor, concordo! Mas… infelizmente…”
Um mundo criacionista?
___________________________________________
Ska,
“há animais que hibernam consoante o clima que se demonstra advesso. Depois de terem armazenado bastantes recursos energéticos. E são só os pecarruchos.”
Os recursos energéticos poderiam ter sido armazenados antes de entrar para a arca. Não te esqueças que foi Deus que escolheu que animais entrariam na arca. Ele saberia aproveitar o timing. Não é preciso recorrer a milagres de “on” e “off”. É a isso que me refiro quando digo o “tendência para hibernar”.
É mentira que são só os pecarruchos que hibernam.
Faz o download das paginas do livro do woodmorappe. Pode ser que te ajude a dissipar certas duvidas.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 12, 2009 @ 12:46 amQuanto tempo foi o negócio da viagem de barco? Os animais não hibernam durante um ano, nem coisa parecida.
O que é isso do woodmorappe? E quais são os animais grandes que hibernam?
Comentar por Ska Janeiro 12, 2009 @ 1:35 amLê o post.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 12, 2009 @ 1:08 pmos ursos não hibernam.
Comentar por Ska Janeiro 12, 2009 @ 1:55 pmQuem é que disse que os ursos hibernam?
Comentar por alogicadosabino Janeiro 13, 2009 @ 12:43 amO argumento da hibernação dos animais na arca é um argumento oco e… idiota. Sim, idiota, para alguém que saiba um mínimo de História Natural.
É oco porque o certo é que só hibernam alguns animais, poucos face ao total, e nunca (nos vertebrados) por um período de um ano e tal. É idiota porque é IMPOSSÍVEL enfiar toda a diversidade biológica do Planeta numa arca. A hipótese/especulação naturalista* do Sabino, assim sendo, cai por terra. Pum!
* Tanto criticas as teorias naturalistas e, no entanto, usas (mal) argumentos naturalistas para tentar de mostrar um acontecimento impossível: enfiar toda a fauna e flora do Planeta num barco! Essa ideia, tomada à letra, é tão absurda, tão mitológica, tão metafórica, tão fabulosa, que até dá dó ver gente com cérebro (?) a tentar provar o improvável!
E, se se quiser discutir estas coisas a sério, o melhor é deixar de fora argumentos do tipo “Deus tudo pode”. Sim, já nos tinhas dito, Deus tudo pode e por isso mesmo esse argumento nada explica…
É como usar uma pistola num jogo de sueca. Quando estamos a perder, pum!, damos um tiro no adversário e dizemos que ganhámos. Mas a pistola não faz parte do jogo de cartas, pois não? É de outro campeonato, não deste. É misturar alhos com bugalhos. É misturar ciência com mitologia.
Comentar por Golias Janeiro 13, 2009 @ 2:25 amGolias,
eu nunca disse que todos os animais poderiam hibernar. Só aqueles que têm esse instinto. Seria bom não tirar conclusões que não estão nos posts.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 13, 2009 @ 1:22 pmSabino dixit;”
Exemplos de animais que hibernam ou entram em torpor:(…)
8 ) ursos”
Sabino dixit: “Quem é que disse que os ursos hibernam?”
Ahem… copy-paste demasiado?
Comentar por Ska Janeiro 13, 2009 @ 8:03 pmOs ursos não hibernam, porém passam o inverno em suas tocas dormindo para que não tenham um desgaste muito grande de energia. Sua freqüência cardíaca passa de 45 a 10 batidas por minuto, diminuindo o consumo de oxigênio pela metade.
Comentar por H Janeiro 13, 2009 @ 8:34 pmAcho que isso já economiza bastante comida.
Ska,
Não é o copy paste que é demasiado… é o entendimento que é escasso:
“Exemplos de animais que hibernam ou entram em torpor“
Comentar por alogicadosabino Janeiro 13, 2009 @ 8:42 pmSabes que torpor e hibernação são coisas muito diferentes? É que tu andas a fazer bandeira a comparar uma e outra. A hibernação é o porta-estandarte, título do post, a palavra usada em toda a dissertação.
E sim. Só os animais pecarruchos hibernam.
Comentar por Ska Janeiro 14, 2009 @ 12:54 amClaro que sei que hibernação e torpor são coisas diferentes. Não me vês a utilizá-los, no post, como sinónimos, pois não?
Eu nunca disse que os ursos hibernam. Tu é que vieste com esse argumento não sei de onde. Tens de começar a prestar mais atenção àquilo que está escrito.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 14, 2009 @ 2:55 amNão, tens razão, eu é que sou fraudulento.
Exemplos de animais que se prova que não foram criados por deus ou que têm pelo:
ouriços;
morcegos;
texugos;
ursos;
gambás;
doninhas;
castores;
ratos.
Assim estou a ser tão honesto como tu, que achas?
Comentar por Ska Janeiro 14, 2009 @ 3:05 pmAprende a ler.
Comentar por alogicadosabino Janeiro 14, 2009 @ 7:58 pmNão me respondeste. Estou a ser tão honesto como tu ou não?
Comentar por Ska Janeiro 15, 2009 @ 1:13 ambump
Comentar por Ska Janeiro 21, 2009 @ 1:44 pmDeprimente esse bolog! Colocações toscas, argumentos infundados, falta de preparo intelectual por parte do autor!
Em suma, é risiível e presta um desereviço enorme a todos que perdem tempo lendo essas bobagens oriundas de uma pessoa fundamentalista e intelectualmente indefesa…
Comentar por Alberto Fevereiro 14, 2009 @ 3:49 pmEu sou o intelectualmente indefeso mas quem faz um comentário apenas a atacar a outra pessoa és tu : o
Comentar por alogicadosabino Fevereiro 14, 2009 @ 4:19 pmE daí crente estúpido!
ataco aqueles que prestam um deserviço aos demais!
vc é um lunático religioso, que não tem minima noção de biolia de ciências!
Vá estudar um pouco!!!
Comentar por Alberto Fevereiro 14, 2009 @ 4:37 pmAgora, crebte burro, mostre algum trbalaho cientifico que denote que o metabolismo basal dos animais que supostamebnte entraram em hibernação ou estivação na sua arquinha de fato são congruentes as condições apresenatdas pela mesma. Fale isso tendo por base a biocliamtolia e estudos de fisiologia!
Lamentável…
Comentar por Alberto Fevereiro 14, 2009 @ 4:39 pmAlias
[i]”Eu sou o intelectualmente indefeso mas quem faz um comentário apenas a atacar a outra pessoa és tu :”[/i]
Caso não saiba, intelectualmente indefeso siginifca pessoa burra (sim, vc sabe o que é eisso, mesmo sendo de portugal).
Logo, meu comentario não foi de uma pessoa que é burra, talvez de uma pessoa sem paciencia com gente burra!
Vá estudar moleque!!!
Comentar por Alberto Fevereiro 14, 2009 @ 4:52 pmAlberto,
ui, 3 comentários seguidos? Ateu impulsivo
“mostre algum trbalaho cientifico que denote que o metabolismo basal dos animais que supostamebnte entraram em hibernação ou estivação na sua arquinha de fato são congruentes as condições apresenatdas pela mesma.”
Mostra-me algum trabalho cientifico que denote que o metabolismo basal dos animais que entraram em hibernação ou estivação na arca não são congruentes com as condições apresentadas pela mesma.
Comentar por alogicadosabino Fevereiro 15, 2009 @ 1:12 amReparo que a minha pergunta continua irrespondida…
Comentar por Ska Fevereiro 15, 2009 @ 3:40 amResponder a quê? Já aprendeste a ler?
Comentar por alogicadosabino Fevereiro 15, 2009 @ 2:05 pm“Mostra-me algum trabalho cientifico que denote que o metabolismo basal dos animais que entraram em hibernação ou estivação na arca não são congruentes com as condições apresentadas pela mesma”
Pare de enrolar moleuqeu, vc sequer tem ideia do que seja metabolismo basal! Cite trabalhos que pdoeriram corroborar sua teoria fundamentalista, mostrando os indutores em cada especie de animal que resultariam em hibernação!
Vá estudar!!
Comentar por Alberto Fevereiro 15, 2009 @ 3:32 pmAlias, sabino, por curiosidade, qual sua idade???
Comentar por Alberto Fevereiro 15, 2009 @ 3:51 pmAlias, sabino, como teria sido o consumo de energia metabolizval dos maniferos durante o periodo de hibernação??
E quais seriam os agentes indutores de hibernação??
E tivemos mortes durante a hibernação dos animais, já que sabemos que a resposta imunologica de animais como esquilos se encerram???
E em animais como ratos, que atualmente são apenas induzidos a hibernmação atraves da ação de sulfureto de hidrogenio??
Noé tinha algum laboratorio em sua singela arca para adotar tais procedimentos??? rsrsrrs
Noe acompanhava a alteração de pH no sangue dos animais devido a redução do consumo de oxigénio no sangue??
REsponda!!
Comentar por Alberto Fevereiro 15, 2009 @ 3:59 pmke ridiculo naum tem nda dokeeu keria
Comentar por thais Fevereiro 17, 2009 @ 8:38 pmQUE PENA QUE O MUNDO ATUAL ESTEBÍTRO. E ESTEJA CHEIO DE CÉTICOS! PARA TAIS É MAIS FÁCIL ACREDITAR QUE VIEMOS TODOS DA AMEBA DO QUE DE UM DEUS MARAVILHOSO QUE NOS AMA E QUE NOS DA O LIVRE ARBÍTRIO. SÓ ESQUECEM DE UMA COISA: NOS DIAS ATUAIS NÃO VEMOS NENHUMA EVOLUÇÃO ACONTECENDO E SIM O CAOS. ENTÃO PREFIRO ACREDITAR QUE SOU DESCENDENTE DE UM HOMEM QUE SOBREVIVEU AO DILÚVIO DO QUE TER EVOLUÍDO DE UM MACACO ONDE NÃO HÁ NADA QUE ME CONVENÇA!
Comentar por CMSA Maio 17, 2009 @ 5:56 amSó para comentar comentadores…
CMSA disse:
“PARA TAIS É MAIS FÁCIL ACREDITAR QUE VIEMOS TODOS DA AMEBA DO QUE DE UM DEUS MARAVILHOSO QUE NOS AMA”
– Onde está a contradição?
“NOS DIAS ATUAIS NÃO VEMOS NENHUMA EVOLUÇÃO ACONTECENDO E SIM O CAOS”
– Êta confusão! Evolução da teoria evolucionista é sinônimo de transformação lenta (eu disse LENTA) de características genéticas que, podem ou não, passar pelo crivo do ambiente.
Você está num erro semântico. O mesmo erro se eu disse que cortei uma manga (fruta) e você entendeu manga de camisa.
Não há coerência entre sua afirmada “evolução” e “caos”.
“NÃO HÁ NADA QUE ME CONVENÇA!”
– Ótimo. Se você não se abre a discussões sobre evidências, você nunca irá querer saber a diferença entre os termos que você utilizou e os termos teóricos mal compreendidos. Tudo bem.
Ah, Apenas lembre-se que existem pessoas que acreditam em Deus (mesmo de forma diferente da sua) e desenvolvem o evolucionismo.
Arnaldo.
Comentar por Arnaldo Maio 17, 2009 @ 1:47 pm“Exemplos de animais que hibernam ou entram em torpor:
etc”
Tah, e os demais?
“acredito que isso aconteceu”
Ok, só fé. My bad, por ter esperado algo mais 🙂
Comentar por Ravick Junho 5, 2009 @ 10:23 pm