No princípio criou Deus os céus e a Terra


A alimentação dos animais da Arca de Noé
Janeiro 9, 2009, 10:58 pm
Filed under: Convicções / Fé

Antes de mais, gostaria de dizer que eu acredito na intervenção divina, relativamente ao evento do dilúvio. Afinal de contas, o próprio dilúvio foi uma intervenção divina. Convém termos em mente episódios bíblicos onde Deus providenciou o alimento, miraculosamente (o maná no deserto – Êxodo 16:14-36 – a viúva de Serepta – I Reis 17:14-16).

Convém, também, termos em mente episódios bíblicos onde Deus controlou o comportamento dos animais (Praga dos gafanhotos no Egipto – Êxodo 10:13-15 – a jumenta de Balaão – Números 22:28 – o peixe que engoliu Jonas – Jonas 1:17 – o bicho que secou a aboboreira de Jonas – Jonas 4:7 – Daniel e os leões – Daniel 6:22 – a pesca produtiva de Pedro – Lucas 5:4-9 – etc). Não há dúvida que Deus poderia muito bem ter intervido na arca. No entanto, não é necessário recorrer a milagres para explicar como a família de Noé poderia ter alimentado os animais.

A existência de aparelhos self-service pouparia muito tempo e trabalho, nem que fossem utilizados apenas para alguns animais. Aparelhos do género dos esquemas propostos por John Woodmorappe em Noah’s Ark: a feasibility study:

noah3

noah4

Aparelhos self-service são utilizados em muitas casas de gado, galinheiros, celeiros e currais de porcos. Com aparelhos deste género, Noé e os seus não precisariam de ir dar comida à boca de cada animal.

Outro aspecto… John Woodmorappe documenta casos de animais que podem passar vários dias, semanas, e até meses, sem serem alimentados. Não quer ele com isto dizer que os animais da arca passaram fome… apenas que os críticos exageram as suas críticas de forma absurda, quando dizem que cada animal tinha de ser alimentado de 4 em 4 horas.

Anúncios

42 comentários so far
Deixe um comentário

Ainda não percebi como é que os animais não se comeram uns aos outros.

Ainda não percebi como é que os animais seleccionados para ir na arca evoluiram para dar lugar a todos os animais que há hoje em dia, já que foi um casal de felinos e ponto final.

Ainda não percebi como é que as térmitas não comeram a arca.

Ainda não percebi como é que se criaram os vários microclimas, do camelo ao urso polar.

Ainda não percebi como é que se recolheram os animais (chamada divina para os bichos? andaram a correr atrás deles um a um)?

Ainda não percebi por que raio é que os recém nascidos descendentes dos pecadores tiveram de morrer, mas um par de gaivotas teve direito a ser salvo.

Ainda não percebi onde levaram e armazenaram (durante um mês, certo) comidas tão variadas como os animais que foram na arca.

Ainda não percebi como é que os ratinhos não foram esmagados pelos elefantes.

Ainda não percebi como é que os coelhos não foram devorados por serpentes.

Ainda não percebi como é que os leões não arrancaram um braço a tudo o que mexia.

Assim de repente, foi aquilo de que me lembrei.

Comentar por Ska

Ska, e falta explicar a problemática do cócó. E do xixi, que, por não estar em estado sólido, deve ter empenado a madeira toda.

Comentar por pedro romano

Obrigado. Essa também.

Comentar por Ska

“Ainda não percebi como é que os animais não se comeram uns aos outros.”

O Sabino respondeu a essa pergunta dizendo que os animais antes do dilúvio eram todos vegetarianos. Tudo bem. O que tem piada nisto é que a mesma pessoa que diz que o apêndice existe pelas razões que mencionou, diz agora que os dentes caninos foram pensados para comer… vegetais?

“Ainda não percebi como é que se recolheram os animais (chamada divina para os bichos? andaram a correr atrás deles um a um)?”

Resposta do Sabino: chamada divina. Isso é tudo muito fofo. Nessa altura não haveria problemas nisso porque só existiria um continente, mas não deixa de ser engraçado ver um casalinho de animais a atravessar o planeta até a arca, principalmente se considerarmos que tartarugas, preguiças e caracóis eram alguns desses casais.

“Ainda não percebi como é que as térmitas não comeram a arca.”
“e falta explicar a problemática do cócó. E do xixi, que, por não estar em estado sólido, deve ter empenado a madeira toda.”

Essas perguntas podem parecer toscas mas confesso que são bastante curiosas.

No fim de isto tudo falta perceber como é que as plantas sobreviveram ao dilúvio (e insectos já agora) e/ou se regeneraram tão depressa e como um par de animais se espalhou pelo mundo sem terem sido extintos (a era dos carnívoros já teria começado, certo?).

Comentar por Luís

Ska,

“Ainda não percebi como é que os animais não se comeram uns aos outros.”

Considerações sobre os animais que foram na arca – Os carnívoros

“Ainda não percebi como é que os animais seleccionados para ir na arca evoluiram para dar lugar a todos os animais que há hoje em dia, já que foi um casal de felinos e ponto final.”

Nunca disse que foi apenas um casal de felinos.

“Ainda não percebi como é que as térmitas não comeram a arca.”

Ainda não percebi por que razão argumentos como estes surgem se os insectos não foram na arca.

“Ainda não percebi como é que se criaram os vários microclimas, do camelo ao urso polar.”

Depois do dilúvio deixou de haver a calote aquosa criada originalmente acima do firmamento. Logo, o clima deixou de ser uniforme.

“Ainda não percebi como é que se recolheram os animais (chamada divina para os bichos? andaram a correr atrás deles um a um)?”

COnsiderações sobre os animais que foram na arca – Reunir os animais

“Ainda não percebi por que raio é que os recém nascidos descendentes dos pecadores tiveram de morrer, mas um par de gaivotas teve direito a ser salvo.”

Misturas eventos e propósitos completamente diferentes.

“Ainda não percebi onde levaram e armazenaram (durante um mês, certo) comidas tão variadas como os animais que foram na arca.”

Na arca… e se calhar não eram tão variadas como pensas.

“Ainda não percebi como é que os ratinhos não foram esmagados pelos elefantes.”

Por quê… Noé colocou os ratos junto com os elefantes? lol

“Ainda não percebi como é que os coelhos não foram devorados por serpentes.

Ainda não percebi como é que os leões não arrancaram um braço a tudo o que mexia.

Considerações sobre os animais que foram na arca – Os carnívoros

Assim de repente, foi aquilo que me lembrei.

Comentar por alogicadosabino

Luis,

“O que tem piada nisto é que a mesma pessoa que diz que o apêndice existe pelas razões que mencionou, diz agora que os dentes caninos foram pensados para comer… vegetais?”

Qual o escândalo? Não comes vegetais com os teus dentes caninos?

A sobrevivência das plantas e insectos ainda virá em post.

“mas não deixa de ser engraçado ver um casalinho de animais a atravessar o planeta até a arca, principalmente se considerarmos que tartarugas, preguiças e caracóis eram alguns desses casais.”

Hum… e por que não um casalinho de tartarugas, preguiças e caracóis que estivessem lá perto? E se a arca demorou 120 anos a ser construída, havia mais que tempo para os animais mais vagarosos se ajuntarem.

Comentar por alogicadosabino

Sabino,

“Qual o escândalo? Não comes vegetais com os teus dentes caninos?”

xD
Se calhar estás mais perto de perceber o que temos andado a dizer no post sobre o apêndice do que pensas. Quando os animais foram criados não foram criados para ser herbívoros? Então porque é que tinham os caninos se não fosse a função destes comer vegetais? Plano de contingência?

“E se a arca demorou 120 anos a ser construída, havia mais que tempo para os animais mais vagarosos se ajuntarem.”

E se os animais não viverem tanto tempo? Lá tinha Deus que ir buscar mais uns quantos animais escolhidos, e andávamos sempre nisto…

Comentar por Luís

“Hum… e por que não um casalinho de tartarugas, preguiças e caracóis que estivessem lá perto?”

Pois, agora que falas nisso nem me tinha lembrado das famosas tartarugas e preguiças do Médio Oriente.

Comentar por Luís

Só um ateu empedernido é que não acredita nas explicações do Sabino. Quando me explicar como é que o xixi não fez a madeira da arca estalar estará o mito ateu completamente derrotado.

Comentar por PR

lol

dá-me exemplos de barcos que tenham ficado com a madeira estalada com o xixi dos animais que transportavam

Comentar por alogicadosabino

Luis,

o que tem termos caninos para comer vegetais?

“E se os animais não viverem tanto tempo?”

Não é problema. Até podia só os ter começado a chamar 1 dia antes de embarcarem… animais que tivessem lá por perto.

“Pois, agora que falas nisso nem me tinha lembrado das famosas tartarugas e preguiças do Médio Oriente.”

Como sabes que não havia preguiças e tartarugas no médio oriente há 4500 anos?

Mudanças de habitat e colonização de novos habitats por parte de animais está sempre a acontecer como vais poder ver alguns exemplos no post que tanto anseias do “como os animais chegaram ás ilhas”

Comentar por alogicadosabino

oi, eu botei para aí uma faladura que não apareceu. Que sucede aí Bino?

Comentar por Ska

Sabino,

“Como sabes que não havia preguiças e tartarugas no médio oriente há 4500 anos? ”

Porque não há uma única evidência da terem existido desses animais naquela região. Mas vamos supor que até existiram. Porque é que actualmente animais que supostamente viviam naquela região passaram a ser exclusivos de regiões tão diferentes e tão longe de lá?

Comentar por Luís

“Porque não há uma única evidência da terem existido desses animais naquela região.”

Esse tipo de pensamento tem sido responsável pelas “surpresas” dos evolucionistas, quando vêm dizer que “afinal, X animal já existe desde Y milhões de anos”. Assumem a ausência da evidência como evidência da ausência. Essa é uma das razões pela qual o pensamento evolucionista é débil.

Também se sabe que leões habitaram o médio oriente e, no entanto, não há fósseis de leões nessa zona.

Por outro lado, já se explorou todo o médio oriente?

Se esse é o teu argumento para explicar o por quê de não existirem tartarugas e preguiças no médio oriente então é muito fraquinho.

“Porque é que actualmente animais que supostamente viviam naquela região passaram a ser exclusivos de regiões tão diferentes e tão longe de lá?”

O que tem isto de especial? É suposto refutar alguma coisa?

Comentar por alogicadosabino

Ska, não tenho nada na caixa de spam nem comentários por aceitar

Comentar por alogicadosabino

“Também se sabe que leões habitaram o médio oriente e, no entanto, não há fósseis de leões nessa zona.”

Nem é de esperar que hajam. Os leões existem há menos tempo do que o necessário para ocorrer a fossilização. Ainda por cima o próprio processo é raro e só ocorre em situações específicas.

“Por outro lado, já se explorou todo o médio oriente?

Se esse é o teu argumento para explicar o por quê de não existirem tartarugas e preguiças no médio oriente então é muito fraquinho.”

É tão fraco como dizer que se calhar já existiram nessa região.

Comentar por Luís

Isto dos fósseis lembrou-me agora um pormenor interessante. Se os fósseis são resultado do dilúvio, porque é que não foram encontrados fósseis dos animais que segundo a ciência evolucionista são mais modernos? E os fósseis que foram encontrados são de animais ancestrais, muitos dos quais já se extinguiram. Coincidências?

Comentar por Luís

«dá-me exemplos de barcos que tenham ficado com a madeira estalada com o xixi dos animais que transportavam»

Também nunca nenhuma arca de madeira teve de transportar dois animais de cada espécie…

Comentar por PR

Considerações sobre os animais que foram na arca – Os carnívoros-> a tua consideração diz que os animais eram todos herbívoros, e evoluiram posteriormente para carnívoros ou omnívoros?

Nunca disse que foi apenas um casal de felinos.-> disseste que foram menos animais do que os que existem hoje em dia. Evoluiram depois para obtermos a variabilidade que encontramos hoje?

Ainda não percebi por que razão argumentos como estes surgem se os insectos não foram na arca.->não sabia disso. Que lhes aconteceu então?

Depois do dilúvio deixou de haver a calote aquosa criada originalmente acima do firmamento. Logo, o clima deixou de ser uniforme.-> estou a falar de dentro da arca. O dromedário ia a jogar poker com o urso polar??

COnsiderações sobre os animais que foram na arca – Reunir os animais->o título é fixe. Infelizmente, apenas falar do processo de escolha dos animais, não da sua chamada.

Misturas eventos e propósitos completamente diferentes.-> a mim que me importa? São duas coisas que não percebi, apresento-as às duas. Tu és porreiro e explicas.

Na arca… e se calhar não eram tão variadas como pensas.->quanto tempo foi esta viagem então? Comeram todos feijões enlatados (lá vem outra vez a problemática do cocó).

Por quê… Noé colocou os ratos junto com os elefantes? lol-> não. Noé era mais avançado do que os povos de hoje em dia, que ainda não conseguem criar silos de cereais estanques a roedores. Claro que Noé conseguia criar câmaras, antecâmaras e sistemas individualizados consoante as necessidades de cada espécie.

Considerações sobre os animais que foram na arca – Os carnívoros-> Que carnívoros? Estou a falar de predação, bestialismo, selvajaria. Os cães não comem gatos. Mas bem que os estraçalham todos se conseguirem.

Era este o meu post que não sei que sucedeu.

Comentar por Ska

PR,

“Também nunca nenhuma arca de madeira teve de transportar dois animais de cada espécie…”

Dois de cada espécie não sei, mas os antigos transportavam animais nos barcos. Estou-te a pedir exemplos de embarcações que tenham ficado com a madeira podre do xixi dos animais, já que te parece que isso teria sido um problema na arca de noé. Ah, e depois dos exemplos diz-me também o por quê de isso ter acontecido. Se aconteceu por não terem limpado conveniente os excrementos, se aconteceu por não terem os animais alojados propriamente, …

Comentar por alogicadosabino

Luis,

“Isto dos fósseis lembrou-me agora um pormenor interessante. Se os fósseis são resultado do dilúvio, porque é que não foram encontrados fósseis dos animais que segundo a ciência evolucionista são mais modernos? E os fósseis que foram encontrados são de animais ancestrais, muitos dos quais já se extinguiram. Coincidências?”

Desculpa??? Isso é um mito que necessita de ser desconstruído. No registo fóssil encontras camelos, ursos, leões, cangurus, cães, elefantes, etc, e não apenas os elos ancestrais inventados.

Comentar por alogicadosabino

Já apareceu o meu post. Espero respostas 😉

Comentar por Ska

Ska, a maior parte do que perguntas já falei em posts. Não vou dar aos cães o que é santo (Mateus 7:6) e perder o meu tempo a falar para quem não quer ouvir.

Fico feliz porque há gente que quer realmente ouvir.

Comentar por alogicadosabino

Ah, okey.

Obrigado pela explicação. “Se perguntas mais do que o que eu disse, ignoro-te e viro-me para os que me ouviram e ficaram satisfeitos com o que tinha dito da primeira vez. Meh.”

És o maior.

Comentar por Ska

Patética suas colocações sobre alimentação! Vá ao menos entender o que seja metabolismo basal!

“John Woodmorappe documenta casos de animais que podem passar vários dias, semanas, e até meses, sem serem alimentados”

Quem é esse Woodmorappe? Vc acha que todos os animais poderiam viver tanto tempo assim durante a “época de Noé”? rsrsrsr. E as condições de manejo sanitário, incidência de luz solar, armazenamento de alimentos. Vc acha que sua lógica infantiloide e sua crença fundamentalista pode ser uma boa resposta?

lamentável1!!

Comentar por Alberto

Repetindo:

E as condições de manejo sanitário, incidência de luz solar, armazenamento de alimentos

E ai amigo, cadê as respostas?? rsrsr Será que toda a metodologia usada na manutenção de animais em zoologicos e em criações especializadas tem de ser revista? Pois vc afirma que numa arca minuscula, escura, sem ventilação, manejada por poucas pessoas, durante meses, foi um sucesso!

Será que todos os estudos atuais sobre manejo sanitario, fisiologia, parasitoliga, nutrição, bioclimatoligia terão de ser refeitos graças a sua logica??? rsrsrsrsrsr

lamentável!!!!!!

Comentar por Alberto

Alias, Sabino0, me mostre, dentro de sua “loghica’ comot eria sido feita amanutenção de alimentos para todos soa animais na arca!

Como Noe teria conseguido manter alimentos de orgiem vegetal num ambiente tal como o mdescrito pela Biblia (leia-se, uma arca escura e sem ventilação). É importante sua contribuição, pois podemos mudar todo o manejo alimentar de aniamis de fazendas, por exemplo! rsrsrsrsr

Qto tempo duraria um capim elefante numa arca dessa??? rsrsrsr

Comentar por Alberto

Alberto,

és um ateu impulsivo que não está à procura de respostas mas apenas em criticar tudo o que seja bíblico. O rei Salomão disse: “O tolo não toma prazer no entendimento, mas tão somente em revelar a sua opinião.” (Provérbios 18:2)

E o que me mostra isso é que tu vens para aqui com argumentos pré-fabricados como o da arca “ser escura e sem ventilação”, quando há literatura que mostra que isso não é problema nenhum. Eu ainda pensei em linkar aqui o post em que falo da ventilação na arca mas como tu não estás interessado nas respostas, nem perco o meu tempo. Procura no arquivo.

Comentar por alogicadosabino

Agressão !

Comentar por Anderson du Lustoza

rsrsrs

Seu idiota, eu não sou ateu!!! rsrsrsr

E pare de citar proverbios, para alguem que quer demonstrar algo de forma cientifica, suas citações mostram o quaõ ignorante é!

Mostre as literaturas amigo!! Eu estudei biovclimatologia, e nada do que vc afirma pode sequer ser considerado como uma hipetese!

Vá estudar moleque!

Mostre links de cunho cinetifico, ok? E não blogs idiotas de lunaticos religiosos como vc!!

Comentar por Alberto

Alias, me responda apenas como foi o manejo alimentar do noe dentro da arca e, principalmente, como noe estocou os alimentos de origem vegetal na arca!!!!!!!

E pare de enrolar!!!

Comentar por Alberto

“Também se sabe que leões habitaram o médio oriente e, no entanto, não há fósseis de leões nessa zona.”

Isto é falso, há fósseis plistocénicos de leões na Europa, Índia e no Médio Oriente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lion

Consultar, por exemplo:

Título: Evolution of the mane and group-living in the lion (Panthera leo): a review.
Fonte: Journal of zoology [0952-8369] Yamaguchi ano:2004 vol.:263 pág.:329 -342

Título: Co-existence of scimitar-toothed cats, lions and hominins in the European Pleistocene. Implications of the post-cranial anatomy of Homotherium latidens (Owen) for comparative palaeoecology
Fonte: Quaternary science reviews [0277-3791] ano:2005 vol.:24 iss:10-11 pág.:1287 -1301

etc., etc., etc.

Comentar por Tcheburaska

Acho que estão todos loucos, não chegam a nenhuma conclusão, fiquem quietos, não mexam com o que não sabem…

Comentar por sissi

A onde esta escrito na Biblia que Jesus disse a seguinte frase …. Fui de moto, mas a moto n era minha era emprestada?

Comentar por Michele

?

Comentar por alogicadosabino

e qual animal que Deus criou com quatro braços?

Comentar por Michele

??

Comentar por Edrick

Alias, Sabino, me mostre, dentro de sua “logica’ como teria sido feita a manutenção de alimentos para todos os animais na arca!

Vários meses e nada do sabino responder a pergunta acima!!!

Sabinada esse sabino! rsrsrsr

Comentar por Alberto

Está na Página inicial…
https://alogicadosabino.wordpress.com/diluvio-e-arca-de-noe/
Mas tu não queres ler, queres fazer com que percamos nosso tempo…

Comentar por MVR

Sabino
Apenas um detalhe: realmente a história de Noé é estranha se nós não levarmos em consideração uma coisa: se nossos primeiros pais eram muito diferentes de nós, certamente não apenas em número de anos de vida, mas também em inteligencia, e se nesse meio tempo eles não tinham uma tecnologia tão avançada como a nossa? Noé pode ter usado até computadores operando dentro de uma arca de madeira.
Também é preciso milhões de anos para que dos cães que se salvaram na Arca, surgissem todas as especies de cães que existem hoje.
Jesus não é chamado de Filho de Davi, embora sendo descendente e não filho mesmo? É a mesma coisa no Genesis. Ele só mostra no relato aqueles foram profetas de Deus, pode ser que de Noé até Abraão, por exemplo, tenham se passado um milhão de anos ou muito mais.

Comentar por Rodrigo César Nunes Pino

Pessoal, na boa, se quiséssemos, poderíamos inventar uma historia assim tão linda, com dilúvios e milagres para o Saci Pererê… Uma dúvida que ninguém me esclarece, alguém sabe, com base na Bíblia, onde foram parar os dinossauros, visto que a terra foi criada por Deus bem depois da idade dos fosseis que são encontrados?
A Bíblia realmente tem uma função importante na historia, visto que trouxe e ainda traz importantes valores para a humanidade, mas qualquer ser humano que tenha passado da infância, sabe que é tudo um grande conto infantil, assim como Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa, a diferença é que os caras levaram esse conto a serio e conseguiram a crença de todos que naquela epoca, não eram nada céticos.
Há centenas de pesquisadores que buscam alguma evidencia sobre os fatos da Bíblia, mas morreram sem identificar nada.
Sobre o fato da Arca, tenho alguns dados interessantes que foram apresentados em um documentário do National Geographic.
1. A estrutura de madeira da Arca, não poderia ter sido criada por Noé, isto é fato comprovado.
2. Mas mesmo se ele tivesse recebido uma mãozinha de Deus na construção, seja para deixar as madeiras curvadas no vapor (só mesmo Deus conseguiria), ou para
3. Não há nenhuma teoria concreta sobre o Dilúvio, cada pesquisador diz uma coisa, uns que caiu um meteoro no Mar (que nunca foi encontrado, e pelo tamanho, atualmente seria visto via Satélite) outros que erupções no solo (Pior ainda). Mas para variar, nada de evidencias.

Comentar por Hermann Maranho

ás coisa de DEUS são inesplicaveis poís são minsterios, e que tenter entender vai fica sem entednder fazendo peguntas a DEUS mais DEUS não vai responder pois ele agir com minsterios….

Comentar por gilvan




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: