No princípio criou Deus os céus e a Terra


Considerações sobre os animais que foram na arca – Reunir os animais
Dezembro 22, 2008, 12:47 pm
Filed under: Convicções / Fé

Como Noé conseguiu apanhar os animais que correm muito rápido e os animais das diferentes ilhas?

Relativamente à primeira parte da pergunta… Noé não teve de ir atrás de nenhum animal. Deus trouxe os animais a Noé.

Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.” (Génesis 6:20)

Na verdade, este é um ponto essencial. Como foi Deus que escolheu os animais que entrariam na arca, e visto que conhece todas as coisas, Ele poderia ter “filtrado” os animais. Isto é, Deus escolheria os animais com:

  • 1) maior tolerância ao cativeiro;
  • 2) melhor comportamento, aqueles menos irrequietos;
  • 3) maior propensão para hibernar ou entrar em torpor;
  • 4) melhor material genético, essencial para a repopulação da Terra, após a catástrofe.

Os 3 primeiros factores implicariam uma redução significativa do trabalho de Noé e da sua família.

Relativamente à segunda parte da pergunta… ela assume que os continentes já estavam da maneira como os vemos hoje, quando a separação dos mesmos foi um dos efeitos do Dilúvio.

Advertisement

24 comentários so far
Deixe um comentário

Bolas, Sabino, agora os ateus já não podem usar essa “gotcha” pergunta contra os cristãos.

Está cada vez mais difícil ser-se um ateu intelectualmente realizado. :-/

Comentar por Mats

Oi? Portanto, estás a dizer que Deus é que funcionou como tampão, tendo sido responsável pela morte de 90% da especiação animal. Ok, realmente estou puto da vida… 😛

Comentar por Ska

tipo… ainda não sabias? Quem mandou o dilúvio?

Comentar por alogicadosabino

E??

O dilúvio não foi para castigar aquilo que foi feito à sua imagem e semelhança, que afinal se viu serem más pessoas, à sua imagem e semelhança, imperfeitas, à sua imagem e semelhança, pecadoras, à sua imagem e semelhança, e desmerecedoras de continuar a viver, à sua imagem e semelhança?

Comentar por Ska

Isso se chama analfabetismo funcional ou maria vai com as outras (não leu, alguém disse a ele, achô bunitinho e usa sem saber do q e o q fala).
Deus os FEZ assim, quem escolheria se MANTER ASSIM ERA ELES!!

Comentar por Edrick

Ska,
Lê o capítulo 6 do Livro de Génesis e vê o que os seres humanos, criados à Imagem de Deus, estavam a fazer na Terra que Deus lhes tinha dado.

Comentar por Mats

Vagarosicidade mental outra vez.
Ponto um – é o Mesmo que me dizeres que a imagem de deus andava pela terra a fazer asneiras. Diz alguma coisa sobre a forma original, não?
Ponto dois – e os animais, tinham feito mal a alguém? Também eram debochados e mereciam morrer? Não era mais fácil fazer como aos progentlitos no egipto e matar a humanidade toda durante o sono? Ou assim não seria sádico qb?

Anyway, jingombel e essas cenas todas

Comentar por ska

Vagarosidade da minha parte ou da tua? Que culpa tenho eu que tu não te dês ao esforço de lêr um capítulo da Bíblia?
Segundo, o facto de o homem estar a fazer coisas que iam contra a Vontade de Deus, não é argumento contra Deus.

Ponto dois – e os animais, tinham feito mal a alguém?

Os animais que tu comes todos os dias fizeram mal a alguém? O frango da guia, ou o peru de natal fizeram mal a alguém para serem mortos?

Não era mais fácil fazer como aos progentlitos no egipto e matar a humanidade toda durante o sono? Ou assim não seria sádico qb?~

Da forma como Deus fêz, há duas coisas que seria possível acontecer:
1. A humanidade ad altura teve tempo suficiente para se arrepender.
2. Desde então, devido a camada fóssil, nós temos evidências do Julgamento de Deus sobe o pecado. A forma como Deus fêz é bom para mim e para ti.

Comentar por Mats

Eu ia dizer uma coisa do género…

A humanidade teve 120 anos para se arreprender.

O facto de ter sido um dilúvio deixou evidências para que nós hoje não tenhamos desculpas para ignorar o diluvio biblico.

Deus sabe o que faz, Ska… mesmo se nós não percebemos no momento.

Comentar por alogicadosabino

” o facto de o homem estar a fazer coisas que iam contra a Vontade de Deus, não é argumento contra Deus. ” ui, então não é? Não é como se o Viktor Frankenstein criasse um monstro descontrolado (o monstro foi uma experiência, nunca à sua imagem e semelhança). Estamos a falar de Javé, o gajo mais poderoso do mundo, a seguir ao chuck norris. Sabe tudo o que vai acontecer, tem controlo total. E, mesmo assim, a sua imagem e semelhança acaba por correr mal? Das duas uma, ou estava a nanar, ou estava a curtir o que se passava (e não tem grandes argumentos para os limpar de fininho) ou então os rumores sobre os seus poderes são largamente exagerados.

Ponto 2 – Não percebi, desculpem. Não sou ileterado bíblico, mas não a conheço assim tão bem. 120 anos? pensei que fossem 30 dias.
“Os animais que tu comes todos os dias fizeram mal a alguém? O frango da guia, ou o peru de natal fizeram mal a alguém para serem mortos?”

A morte destes animais serve para o bem de alguém (o meu, que os vou enfardar). A morte dos outros todos não; pergunto-me porque é que não usou mesmo outra vez a mesma técnicA? era mais limpinha e tudo.

PS- os erros ortográficos nos outros comments é porque é a minha outra personalidade a escrever. Estou a brincar, é só por causa de ser no telemovel 😛

Comentar por Ska

A falta de leitura (do assunto em questão , a bíblia) se mostra presente outra vez!

Comentar por Edrick

A morte dos animais no diluvio tambem serve para o bem de muita gente… serve para tu teres evidencia (atraves dos fosseis) do julgamento de Deus. Não tens desculpa para negar o diluvio biblico e, através disso, sabes que Deus vai voltar a julgar o mundo. Portanto, todos esses animais pdoerão livrar-te da perdição eterna.

Comentar por alogicadosabino

” ” o facto de o homem estar a fazer coisas que iam contra a Vontade de Deus, não é argumento contra Deus. ” ui, então não é? ”

Não, não é.
Se assim for, também não devo ser ateu, pois Stálin e Mao-Tsé-Tung o eram e fizeram muitas coisas ruins.

Comentar por Fabricio Lovato

Monte Sinai

Ser Levado ou Ser Deixado?

Mateus 24:37-42 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

Comentar por Fabricio Lovato

Hm… porque é que uns tiveram o direito aos anjos aparecerem-lhes em noites solitárias, e eu apenas tenho camadas fósseis para me mostrar que vou ser julgado depois de morrer? Não é propriamente igualdade de circunstancias, certo?

Comentar por Ska

Pq se aparece anjos vc iria dizer que era um alienígena ou um descendente dum macaco brilhoso com asa!

Comentar por Edrick

Porque Deus assim quis. Mas é suposto isso ser evidência contra Deus? ._.’

Comentar por alogicadosabino

Não. É apenas que eu assim tenho ciúmes…

A uns, apresentou coisas directas, testemunhos em primeira mão. A mim, dá-me apenas evidências que só quando analisadas com muita boa-vontade e imaginação é que indicam que existe o seu “julgamento”. É mesmo a borrifar-se para mim…

Comentar por Ska

Se não fossem as tuas palas naturalistas de certeza que conseguirias ver Deus. Design na natureza, no nosso planeta…

Comentar por alogicadosabino

“Se não fossem as tuas palas naturalistas de certeza que conseguirias ver Deus.”

Permite-me discordar. Isso é outra vez a conversa do senso comum que eu tive com o Mats. Se não fossem as palas naturalistas também conseguiria ver que a terra é plana?

E o design da natureza não me mostra (penso que concordarás comigo) nada sobre julgamentos e juízos finais.

Comentar por Ska

q bom, imagine se isso aexistisse, pensa bem no q vc disse, não teve lógica nenhuma?! Juízo final, design?! Maconha pode matar ehm!

Comentar por Edrick

Ska, as evidências para a existência estão à vista de todas. Não é por acaso que o materialismo presente na ciência das origens faz com que apareçam cientistas a defenderem as hipóteses mais ridículas. Tudo para não permitir Deus na imagem.

O design da natureza mostra que há um Designer. As leis do universo mostram que há um legislador. Não vale a pena estar a tentar convencer-te de juizos finais se nem sequer consegues enxergar o básico.

Comentar por alogicadosabino

Olha Sabino, na minha Bíblia, católica, está escrito em Gn 6:20 “de cada espécie de ave, de cada espécie de animais, de cada espécie de répteis da terra, tome com você um casal, para conservar vivo”. Em nenhum lugar está escrito “dois de cada espécie virão até ti”.
Portanto, me parece, que a sua Bíblia não está de acordo com as demais.

Comentar por angélica

vamos ver:

“maior tolerância ao cativeiro”
1- mesmo com todo cuidado eles ainda seriam selvagens, e se viraram bichinhos de estimação depois do diluvio não poderiam caçar e morreriam. Alias eles se comeriam porque eram unicos no mundo. só sobraria o Will Smith.

“melhor comportamento, aqueles menos irrequietos”
2- se eram selvagens nao faz sentido isso de quietinhos. vou chamar o ibama pro 6.

“maior propensão para hibernar ou entrar em torpor”
3- só se fossem os ursos do pica-pau.

“melhor material genético, essencial para a repopulação da
Terra, após a catástrofe.”
4- mas se tinham se passado poucos milenios desde a criação como poderiam ter tanta diferença assim. se eles eram prefeitos. eles são mutantes?

Comentar por Anderson du Lustoza




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers gostam disto: