No princípio criou Deus os céus e a Terra


Destruindo a falsa ideia de a arca de Noé ser um cubículo
Dezembro 21, 2008, 10:23 am
Filed under: Convicções / Fé, Multimédia

Muita gente tem uma ideia errada das dimensões da arca de Noé. Ela não era nada disto:

ark1

Comparações que ajudam a entender a dimensão da arca:

ark2

ark3

noahsarksize_large

Anúncios

26 comentários so far
Deixe um comentário

hmm… deixa eu ver se entendi:

Titanic = +/-2000 passageiros + tripulação
Arca de Noé = 32000 animais

mesmo assim a arca teria apenas 2/3 do Titanic e pelo que vejo no esquema não era menor só no comprimento, muito lógico isso ai

Comentar por Vilii

Não esqueça a forma. Criacionistas geralmente apresentam a forma de uma caixa, mas embarcações geralmente não deveriam ter cantos assim para navegarem melhor. Então a arca teria menos 30% de espaço.
Pra piorar, se o livro de genesis foi escrito durante o exilio babilonico, a unidade de medida, o covado (cubit), seria menor.
Se alguem conhece o Bill Gates fala pra ele fazer a experiencia e montar um “zooINlogico” em seu navio.
Mais uma coisa, Eu fui ler um pouco sobre covado na Wikipedia e adivinha? Foi um cria que editou. Falava que se o covado foi criado antes do diluvio, como os homens eram maiores (não sei se estava falando dos gigantes do genesis ou do cro-magnon), entao a arca seria ainda maior.
Como não tinha nenhum fundamento cientifico ou historico eu deixei algumas advertencias.
kkkkkkkk.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Côvado

Comentar por Anderson du Lustoza

Os fundamentalistas fanáticos como vc só sabem jogar poeira ao ar. Se o côvado tinha 45 ou 50 cm pouco importa.
O formato retangular da Arca, tipo caixa de sapato, é o tipo de embarcação mais estável em águas turbulentas, segundo engenheiros navais. E o objetivo era flutuar não navegar.
Um arquiteto naval concluiu; “A arca de Noé era extremamente estável, na verdade mais que os navios modernos” (D.Collins).

Comentar por cícero

Vou comentar pro cara abaixo por que nao tinha espaço abaixo do post dele.
Fanaticos sao os criacionistas que acreditam em lendas desmascaradas a um montao. e os ateus que negam Deus apenas por racionalismo negacionista. Se a arca era menor isso conta muito.
Vc diz que a arca tinha forma de caixão so por que tinha a melhor forma, eu sei desse estudo mas o que ninguem fala é qual parte da biblia fala que Deus mandou noe a construiu assim. Em outro poste vc falou que a arca foi avistada, e fotografada mas a forma daquela formação rochosa que chamam de arca no monte arararat é tipo embarcação comum.

Comentar por Anderson du Lustoza

Já sei qual é a tua.
Tu queres achar pêlo de sapo em cavalo e chifre de burro em sapo.

Vc acha então que Deus deveria mencionar na bíblia todos os detalhes técnicos dados a Noé na construção da Arca?
Inclusive como pôs os animais?
Então meu amigo, a bíblia seria ilegível de tão extensa que seria, teria uns 100 volumes; se Deus fosse fazer assim com todos os eventos.

Aquela formação rochosa certamente não é a arca.
Os avistamentos e fotos são de partes dela, e não inteira.

Comentar por cícero

Mas é ai que quero chegar. a genesis na tem obrigaçao de dar detalhes mas ela da. e quando da, erra.
e voces adicionam detalhes inexistentes na biblia para defender teorias. deveriam usar o que tem e nao misturar.
seria como no outro post sobre velocidade da luz onde dizes que um experimento do lhc compromete a determinação da antiguidade do universo, mas a velocidade da luz nem diferia em tanto(+ou- 60 nanometros)

Comentar por Anderson du Lustoza

Mas é ai que quero chegar. a genesis na tem obrigaçao de dar detalhes mas ela da. e quando da, erra…

Que erros? eu poderia usar o mesmo argumento para a astronomia e outras áreas da ciência com muitas alegações. É bom lembrar que a bíblia não foi escrita com objetivo técnico-científico, e nem usa nossos termos atuais.
Mas ela está cheia de confirmação científica que eu poderia lhe mostrar!

Comentar por cícero

Quando eu digo Biblia me refiro ao genesis. Nao creio em inspiraçoes divinas, antes que vc cite capitulos que falam que ela foi inspirada, nem estes capitulos foram inspirados.
Mesmo com a errabilidade humana se os autores eram sabios nao precisariam que Deus lhes ensina-se a escrever, a não ser as professias, mas nem elas precisariam de inspiração na hora do profeta as escrever.
Os erros de que falo são apenas do autor (ou autores) do genesis que queriam criar uma historia de criação e acabaram misturando crenças existentes com mitos pagãos.

Comentar por Anderson du Lustoza

Moisés era versado em toda a sabedoria do poderoso Egito na época e em tratados comerciais e de suserania.
Foi um grande legislador e profeta. Além dessas qualidades, certamente Deus o inspirou no escrito de gênesis.
Além disso, há indicação que gênesis foi uma compilação de documentos familiares e história oral transmitida das gerações anteriores.

Como já tinha dito, os eventos com semelhanças superficiais nas várias culturas pagãs indicam uma mesma base histórica.
Mas em gênesis é mais realista e menos mitológica somente ali é descrito os eventos de forma cronológica, o que indica a história original. As outras seriam cópias.

E nos mitos pagãos os heróis recebem imortalidade e louvor; ao passo que a bíblia descreve o pecado de Noé. Somente a versão original que diz a verdade incluiria tal falha em seu herói.

Comentar por Cícero

Vc nunca leu enuma-elish ou gilgamesh. de fato o genesis apresenta apenas a versao monoteista destes mitos, mas nada impede que mesmo antes do genesis o povo hebreu ja tivesse essas historias, afinal eram comum na epoca.
Os herois dos mitos pagaos sao retratados com os mesmos acertos e falhas de naoé.
E esses mitos sao ate mais detalhistas que genesis, sendo a genealogia sumeria mais de acordo com a cronologia historica.
Provavelmente nao foi moiseisis o autor do genesis.

Comentar por Anderson du Lustoza

Os mitos dizem que a chuva durou só 7 dias; o que não seria suficiente para a devastação global.
No conto babilônico o barco era de formato cúbico, que não poderia salvar ninguém.
Também duvido da existência de Hamurabi, Sargão, Sócrates, Platão e os Faraós antigos, se Moisés não escreveu Gênesis, mas tenho provas arqueológicas dele.

Comentar por Cícero

Os mitos dizem que a chuva durou só 7 dias; o que não seria suficiente para a devastação global.
No conto babilônico o barco era de formato cúbico, que não poderia salvar ninguém.
Também duvido da existência de Hamurabi, Sargão, Sócrates, Platão e os Faraós antigos, se Moisés não escreveu Gênesis, mas tenho provas arqueológicas dele.

Mas o genesis cita que Deus avisou da data do diluvio 7 dias antes para noe Gn:7,4.
“Porque eu, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites”
Isso deve ter sido tirado dos mitos. entao foram 7 dias de chuva no gilgamesh contra os 7 dias de antecedencia do diluvio para noé.
E 7 ou 40 dias de diluvio nao nos deixaria esse perfil geologico.
“Também duvido da existência de Hamurabi, Sargão, Sócrates, Platão e os Faraós antigos”
Vc cita diferentes referencias para mostrar a existencia de adao, eva e noe mas nega personagens ja comprovados?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamurabi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sargão_da_Acádia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_faraós

Comentar por Anderson du Lustoza

Comparar a arca de Noé com o Titanic não é nada inteligente. Não devemos estar à espera que Noé tivesse sala de caldeiras, piscina a bordo, banho turco, bibliotecas, squash e até tribunal. Se calhar ir a um estábulo e ver onde e como se arrumam animais também deve ajudar a ter uma noção do que poderia ser a arca de Noé.
Depois não percebo o porquê do número 32000.

Comentar por Natenine

Sim, por outro lado, um casal de elefantes ocupa bastante mais espaço do que o leonardo di caprio…

Comentar por Ska

Vilii, o natenine já te respondeu bem. Estamos a falar de uma situação de sobrevivência e não de um cruzeiro de luxo pelo oceano.

Comentar por alogicadosabino

Chega a ser hilária a tentativa de subestimar o cérebro de pessoas inteligentes com essa farsa. Cadê a comida para alimentar durante um ano esses animais? De onde vieram todas as espécies disponíveis na terra naquela época para se alojar na arca? Pessoal, coloque o pé na terra e admitam que o dilúvio foi um evento localizado e pronto. Não há NENHUMA sustentação lógica nem científica para este evento. Parem com isso, por favor. O Deus da Bíblia só sabe transgredir as próprias leis e vocês só acreditam no fantástico feitos por Deus. Deus nunca faz coisas simples, só o sobrenatural. Caiam na real!

Comentar por Andre Andrade

Rapaz cai na real, se você não crê na Bílbia, que é a Palavra de Deus, admita. A comida para alimentar os animais encontra-se registrada em Gênesis 6:21; Os animais vieram até Noé de toda a parte do mundo a mando do próprio Deus, conforme Gênesis 6:20. A propósito leia algo parecido em apocalipse 19:17-18 onde um anjo do Senhor convoca todas as aves. Se estudarmos um pouquinho acerca do comportamento dos animais veremos que muitos viajam ou nadam centenas de quilômetros a lugares específicos para procriarem. Muitos também percebem quando se aproxima períodos de seca e, por isso, migram para outras regiões. O dilúvio foi universal, André andrade. Veja que choveu 40 dias e 40 noites sobre toda a terra (Gênesis 7:12, 17, 18; as águas prevaleceram excessivamente sobre toda terra (Gênesis 7:19,24); todos os altos montes (montanhas, cordilheiras) foram cobertos cerca de 7 metros e meio (Gênesis 7:19-20); tudo que havia na terra morreu (Gênesis 7:21,22; tudo foi exrinto e ficou só Noé e os que que ele estavam na arca (Gênesis 7:23. Deus é santo e justo Ele não transgride lei alguma. Isto tudo que eu disse tem base lógica e cinetífica. Basta verificar e sobretudo crer na Palavra de Deus. A propósito: deixe de um ser um deusinho e creia no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16:31)

Comentar por Agnaldo de Almeida

Algumas correções mais algumasa correções ao tecto anterior:

Rapaz cai na real, se você não crê na Bíblia, que é a Palavra de Deus, admita. A comida para alimentar os animais encontra-se registrada em Gênesis 6:21 (Ademais, leite e ovos é o que não faltaria); os animais vieram até Noé de toda a parte do mundo a mando do próprio Deus, conforme Gênesis 6:20. A propósito, leia algo parecido em Apocalipse 19:17-18 onde um anjo do Senhor convoca todas as aves para participarem da ceia do Grande Deus. Se estudarmos um pouquinho acerca do comportamento dos animais veremos que muitos viajam ou nadam centenas de quilômetros a lugares específicos para procriarem. Muitos, também, percebem quando se aproximam períodos de seca e, por isso, migram para outras regiões. O dilúvio foi universal, André andrade. Veja que choveu 40 dias e 40 noites sobre toda a terra (Gênesis 7:12, 17, 18); as águas prevaleceram excessivamente sobre toda terra (Gênesis 7:19,24); todos os altos montes (montanhas, cordilheiras) foram cobertos cerca de 7 metros e meio (Gênesis 7:19-20); tudo que havia na terra morreu (Gênesis 7:21,22); tudo foi extinto e ficou só Noé e os que que ele estavam na arca (Gênesis 7:23). Deus é santo e justo. Ele não transgride lei alguma e nem comete iniquidade. Isto tudo que eu disse tem base lógica e cientírica. Basta verificar e, sobretudo, crer na Palavra de Deus. A propósito: deixe de um ser um deusinho e creia no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16:31). É significativo que a arca de Noé comportava pelo menos 125 mil ovelhas do tamanho de uma ovelha. Considerando que existem cerca de 18 mil espécies de animais no mundo dá para perceber que espaço é o que não faltava.

Comentário por Agnaldo de Almeida Janeiro 19, 2009 @ 5:50 pm

Comentar por Agnaldo de Almeida

Agnaldo,

Estás a tentar provar a veracidade de uma história bíblica com outras passagens bíblicas. Isso é uma palermice visto que é exactamente a veracidade dessas passagens o que está em discussão.

“Considerando que existem cerca de 18 mil espécies de animais no mundo dá para perceber que espaço é o que não faltava. ”

Que conceito de espécie é que está a usar? E de onde vem esse número?

Comentar por Luís

Se Deus mandou constuir é por Ele garante tudo o que é necessário para a sobrevivência de tantos seres por um ano ou mais. Quem sabe até séculos.

Comentar por Célio Monteiro

Até agora ninguem respondeu sobre o rango dos bichos. Só um casal de coalas precisa de 700 Quilos de folhas de “eucalipto, apocalipse e banda calipso” por ano, e não vale folhas secas, por que o fresco so come as da arvore.
2 arvores por casal pode parecer pouco mas considerem um elefante.
IH, sera que tinha um pé de calipto no monte Ararat depois do diluva?

Oscar de melhor piada sobre diluvio vai para:
“Sim, por outro lado, um casal de elefantes ocupa bastante mais espaço do que o leonardo di caprio…”
Comentário por Ska Dezembro 23, 2008

Comentar por Anderson du Lustoza

Cara vc tá parecendo um bufão aqui.
Ora, Noé era um homem Sábio! ele reservou muita comida pra todos cfe. ordem de Deus. Vale lembrar, que Noé teve em torno de 120 anos para preparar tudo.

E é óbvio que ele pôs casais de filhotes na arca; não adultos, e muitas espécies poderiam ter sobrevivido em forma de ovos.

Alimento não seria o problema. Coalas e os pandas poderiam comer: folhas de acácia, casuarina melaleuca, visco, conífera etc.

Comentar por cícero

Voce da trabalho, nao que tenha argumentos comprometedores, mas porque nem o genesis diz que noe teve 120 anos para arumar tudo. Quando Deus falou para noe construir a arca este tinha segundo o genesis pelo menos 500 anos e ja tinha seus filhos, o diluvio veio no ano 600. entao donde surgiu estes 20 anos a mais?
Considerando que ja tinha falado em outros posts sobre essas idades loucas.
Se noé colocou filhotes, obviamente precisaria dos pais para cuidar-lhes. Mamiferos precisam de leite das mães, outros grupos como aves tambem carecem cuidados especiais, e Noé nao era chocadeira para cuidar de ovos,
vai disser que ele inventou as emcubadoras.
A maioria das especies teria metade do tamanho dos adultos apos o ano do diluvio.
Algumas especies precisam de fontes alimentares especificas, nao só de araucarias ou samambais.

Comentar por Anderson du Lustoza

É verdade, não foram 120 anos. A confusão deve-se a Gn 6:3 “…e os seus dias serão 120 anos”
Filhotes desmamados não precisam das mães.
Aves e insetos ocupam pouco espaço. E não precisariam ficar dentro da arca.
Os ovos é só uma hipótese, pois a bíblia não fala, mas se poderia sim construir algum tipo de incubadora por que não? Ele construiu a Arca!

O que tudo indica: todos animais eram herbívoros!
“E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a ERVA VERDE será para MANTIMENTO; e assim foi.” Gn1:30. E os os homens também eram herbívoros Gen 1:29. A carne só veio em Gn 9:3,4.

O que tudo indica é que dietas específicas, só começaram a surgir após o dilúvio.

Comentar por cícero

Os 120 anos nao é culpa sua, ja vi teologos dando essa referencia. um filhote desmamado ja teria um tamanho medio, no final do diluvio ja seria adulto.
Uma incubadora nao é um barco e precisaria de condiçoes de clima estavel, algumas especies de repteis precisam de clima diferente para gerar machos e femeas. vc esta extrapolando para o sobrenatural para formular tal hipotese.
“O que tudo indica: todos animais eram herbívoros!”
So se for o genesis que diz isso.
Apesar de serem encontrados carnivoros comendo mato em condiçoes extremas, qualquer exame na dentição de dinossauros ou qualquer animal pre-historico desse grupo revela uma dieta em carne, ate mordidas foram encontrados nos fosseis.

Comentar por Anderson du Lustoza

um filhote desmamado ja teria um tamanho medio, no final do diluvio ja seria adulto.

O metabolismo deles, foi sensivelmente reduzido, devido ao estado de torpor, sonolência, hibernação no ambiente criado no fundo da arca, em penumbra, no movimento das águas e o clima estável ali dentro induzindo ao constante adormecimento e inatividade.

Uma incubadora nao é um barco e precisaria de condiçoes de clima estavel, algumas especies de repteis precisam de clima diferente para gerar machos e femeas.

No último andar da arca abaixo o clima seria estável. Naquela época entraram o Gênero (cabeça) dos animais e não todas as espécies (estas vieram depois por hibridação) sendo geneticamente mais fortes e resistentes.

Apesar de serem encontrados carnivoros comendo mato em condiçoes extremas, qualquer exame na dentição de dinossauros ou qualquer animal pre-historico desse grupo revela uma dieta em carne, ate mordidas foram encontrados nos fosseis.

Sim, após o dilúvio houve mudança da dieta para a carne, …que seriam esses fósseis.

Comentar por cícero




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: