No princípio criou Deus os céus e a Terra


Deus foi injusto por ter matado os primogénitos do Egipto? (Parte 2)
Dezembro 12, 2008, 4:15 am
Filed under: Convicções / Fé, Respostas a Ateus

Ver Parte 1
__________________________________________________________

O expoente máximo da ternura egípcia para com os hebreus é descrito nos versículos finais do capítulo 1 de Êxodo:

Falou o rei do Egito às parteiras das hebréias, das quais uma se chamava Sifrá e a outra Puá, dizendo: Quando ajudardes no parto as hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas se for filha, viverá.(Êxodo 1:15-16)

Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.(Êxodo 1:22)

Uau… parece que os egípcios não são assim tão inocentes quanto isso. Como os egípcios estavam a ver que o povo hebreu crescia a olhos vistos, e com medo de que estes os pudessem superar, o faraó dá ordens para executar todos os meninos que nascessem aos israelitas. Mais precisamente, que os deitassem ao rio. Todos os guardas egípcios participariam deste infanticídio.

Não há evidência bíblica de que este programa tenha cessado ao longo da permanência israelita no Egipto. Ou seja, todas as semanas, todos os meses, todos os anos, os recém-nascidos hebreus eram lançados ao rio. Por que é que eu nunca vejo um céptico queixar-se desta atitude dos egípcios?

A morte dos primogénitos

A morte dos primogénitos foi a décima praga que Deus enviou sobre a terra do Egipto. Significa isto que Deus já havia avisado faraó pelo menos 10 vezes. Se o faraó tivesse deixado os israelitas sair do Egipto, as consequentes pragas nunca teriam acontecido. Faraó já tinha tido várias provas do poder de Deus… gafanhotos, água em sangue, rãs, etc… mas mesmo assim decidiu não deixar o povo sair.

Para além de não se conformar ao poder de Deus, ainda oprimia mais o povo israelita:

Não tornareis a dar, como dantes, palha ao povo, para fazer tijolos; vão eles mesmos, e colham palha para si. Também lhes imporeis a conta dos tijolos que dantes faziam; nada diminuireis dela; porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.” (Êxodo 5:7-8)

Faraó mesmo estúpido… até os criados dele já tinham percebido que o melhor seria deixar os hebreus saírem do Egipto:

Então os servos de Faraó lhe disseram: Até quando este homem nos há de ser por laço? deixa ir os homens, para que sirvam ao Senhor seu Deus; porventura não sabes ainda que o Egito está destruído?(Êxodo 10:7)

Sigam as conclusões na Parte 3.

Anúncios

2 comentários so far
Deixe um comentário

Gostaria de saber se na matança dos primogenitos do Egito, quem executou a tarefa de matar, um anjo do céu ou um anjo do mal mandado por Deus?

Comentar por elias

anjo do mal mandado por Deus?

Comentar por alogicadosabino




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: