São poucos os religiosos naturalistas que ainda não reconhecem a sintonia perfeita do Universo e dizem que o mesmo é desordenado. Mas a verdade é que existe harmonia no Universo, como diz o físico Andrei Linde, da Universidade de Stanford. Ajusta as leis da física apenas um bocadinho e a vida, como nós a conhecemos, não existiria. Considera apenas duas alterações possíveis:
– Os átomos são constituídos de protões, neutrões e electrões. Se os protões fossem apenas 0,2% mais massivos do que são actualmente, seriam instáveis e decairiam em simples partículas. Os átomos não poderiam existir; nem nós.
– Se a gravidade fosse ligeiramente mais poderosa, as consequências seriam sérias.
Diz o subtítulo: “O nosso Universo está perfeitamente talhado para a existência de vida. Isso pode ser obra de Deus ou então o resultado de o nosso Universo ser um entre muitos outros“. Linde diz o seguinte: “Temos muitas coincidências, coincidências mesmo muito estranhas, e todas estas coincidências tornam a vida possível“. Os físicos não gostam de postular coincidências e, por essa razão, tentam encontrar uma razão para o facto de o nosso Universo parecer ter sido concebido para ser habitável. A hipótese é o nosso Universo ser apenas um entre muitos outros.
A ideia é controversa. Os críticos nem sequer a consideram como uma teoria científica uma vez que a existência de outros universos não pode ser provada ou falseada. Aqueles que a defendem dizem que, gostem ou não, a teoria dos multiversos (múltiplos universos) pode ser a única explicação não-religiosa viável para aquilo que é conhecido como o problema da “perfeita sintonia” – observar que as leis do Universo parecem ter sido talhadas para favorecer a existência de vida.
Bernard Carr, um cosmólogo da Queen Mary University of London disse: “Se não quiseres ter Deus, é melhor teres um multiverso“.
_________________________________________________________________________
Os esforços naturalistas para explicar a perfeita sintonia do Universo são incríveis. Postular universos não observados para explicar a harmonia do nosso? Espera aí… pensei que a fé era um exclusivo da religião, mas parece que não. O Naturalismo baseia-se na observação da realidade e na experiência empírica, contudo, chegamos a um ponto em que é necessário entrar no domínio da metafísica e, por conseguinte, nos portões da fé.
Postular universos múltiplos é abandonar a definição de ciência, é colocar a nossa fé na “Lei do Aconteceu”. Esta lei diz que alguma coisa pode acontecer, em qualquer lugar, em qualquer altura, sem nenhuma razão aparente (definição que os naturalistas atribuíam aos cristãos).
Gosto, particularmente, da afirmação do cosmólogo Bernard Carr: “Se não quiseres ter Deus, é melhor teres um multiverso“… como quem diz: “Pah, se te queres livrar da ideia de um Deus criador, é melhor pores a tua fé noutra coisa qualquer“. Parece que, em ciência, vale tudo para chutarmos Deus para o canto.
A Bíblia diz que Deus se manifesta ao ser humano através daquilo que criou (Romanos 1:19-20), tanto que os dois cientistas entrevistados colocam a hipótese de Deus. No entanto, apesar de tirarem as palas por um bocadinho e reconhecerem que existe harmonia no Universo, voltam a colocá-las e negam a existência de um Supremo Arquitecto.
________________________________________________________________
“Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Romanos 1:25)
20 comentários so far
Deixe um comentário
“- Os átomos são constituídos de protões, neutrões e electrões. Se os protões fossem apenas 0,2% mais massivos do que são actualmente, seriam instáveis e decairiam em simples partículas. Os átomos não poderiam existir; nem nós.”
O.o, essa eu não conhecia!!
Mas é o que você disse, eles fazem tudo para chutar Deus da ciência.
Como disse o Doutor em Cosmologia, Michael Keller, que em março deste ano provou a existência de Deus cientificamente: “Invariavelmente eu me pergunto como pessoas educadas podem ser tão cegas, para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus.”
Ah, e nós que somos os religiosos depois…
Comentar por Luiz Novembro 18, 2008 @ 12:57 pmQue Deus é esse cara??
Ainda está nessa, conforme-se quando você morrer seu corpo vai apodrecer e fim, não há voltas.
Não há Deus.
Não há almas ou espíritos .
Apenas nosso cérebro poderoso brincando com a gente enquanto sonhamos, usando os restos do dia para fantasiar a noite.
Raciocine , leia , leia sobre a evolução.
Leia ou em breve estarás matando Giordano Bruno e condenando Galileu sua besta.
Comentar por Fernando Fonseca Maio 7, 2009 @ 5:38 pmA imaginação é mais importante do que o conhecimento.(Albert Einstein)
Comentar por kibom33 Novembro 19, 2008 @ 10:32 pmé , em perfeita harmonia. Daqui a 5 bilhoes de anos o Sol engolira a terra. E depois tudo formara um enorme buraco negro e blam! fim do universo
Comentar por BR Novembro 24, 2008 @ 12:37 pmBR,
se as leis que operam no Universo onde vives não estivessem em perfeita sintonia nem estarias aqui a escrever o que escreveste.
“Daqui a 5 bilhoes de anos o Sol engolira a terra. E depois tudo formara um enorme buraco negro e blam! fim do universo”
Espero já não estar cá para assistir a isso.
Comentar por alogicadosabino Novembro 24, 2008 @ 5:59 pm““Daqui a 5 bilhoes de anos o Sol engolira a terra. E depois tudo formara um enorme buraco negro e blam! fim do universo”
Espero já não estar cá para assistir a isso.”
Isso quer dizer o quê? Que o teu deus tem um tempo limite para a perfeição? Não renovou a licença do universo?
Comentar por Ska Novembro 25, 2008 @ 12:36 pm“Isso quer dizer o quê? Que o teu deus tem um tempo limite para a perfeição?”
Acho que você nunca ouviu falar da 2ª Lei da Termodinâmica.
É claro que há um tempo limite para a perfeição. Ou você acha que um motor, ou alguma coisa dura para sempre?
Como dizem os bigbanguistas: A energia é eterna. Hahaha, falam, falam, mas não dão o braço a torcer.
Comentar por JeremiasMezenga Novembro 13, 2009 @ 11:35 amO comentário era irónico, como creio que o teu tb é
Comentar por alogicadosabino Novembro 25, 2008 @ 5:10 pma existencia humana só tem uma definição!
nos nascemos para que nosso planeta viva de nos!
tenten entender c possivel!
a fé em gaya e a maior força que existe quando nos morremos voltamaos para gaya que é a força espiritual de nosso planeta!
todos nos somos formas de vida criadas por gaya para proliferar o espirito de gaya sobre a terra e manter a gaya viva!
muintos esqueceram com o tempo a crença em gaya e acabaram perdendo suas abilidades humanas!
os sacerdotes foram extintos!
e toda a sabedoria e compreenção que nso tinhamos em sintonia com gaya ficou trancada em niosso subconciente!
Comentar por thiago Fevereiro 27, 2009 @ 4:20 amUm buraco negro causado pelo nosso sol nao faria nem cosquinha no universo. nem seria visto nem percebido por nada no universo.
Comentar por Marcelo Cavalera Abril 1, 2009 @ 5:29 pmO sol tem massa até 50 vezes menor que a menor das estrelas de muitas nebulas, portanto, quando nosso sistema acabar, ele vai simplesmente acabar e puff.
É certo que o sol engolirá a terra. O sol ir-se-há tornar numa gigante vermelha e o seu diâmetro chegará à órbita terrestre.
Comentar por Dário Cardina Abril 1, 2009 @ 9:15 pmE é certo que irá formar um buraco negro, um de 3Km de raio. Poderá ou não engolir a terra. Depende do diâmetro da gigante vermelha, que se pode calcular, da trajectória terrestre depois disso e do horizonte de eventos do buraco negro, que também se pode calcular
Tem gente aqui querendo voltar…
Conformem-se a vida é linda, é um bom bocado.
Mas acabou é o fim da linha.
Acabou é o fim. Não há voltas.
Todos os eventos que levam e nos levaram à vida são aleatórios.
Ao contrário do que diz o espiritismo e as religiões em geral,
O que existe é só o acaso, o tempo todo o acaso.
A vida é um acaso maravilhoso, somos sortudos então aproveitemos.
Tentando descobrir o porque da vida nos arriscamos a jogá-la fora.
Não faça isto. Viva .
Comentar por Fernando Fonseca Maio 7, 2009 @ 5:29 pmO acaso é tão perfeito que ele foi criado por Deus. Se não a terra estaria girando de outra forma. Estaria girando da forma que gira mas com um dos polos eternamente voltados para o sol gerando um dia eterno em dos emisférios e uma noite eterna do outro. Pesse nisso.
Comentar por José Rufino da Conceição Neto Maio 23, 2009 @ 3:52 pm“Tentando descobrir o porque da vida nos arriscamos a jogá-la fora.
Não faça isto. Viva .”
“Eu vim para que tenham Vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10, 10).
Comentar por Fabricio Lovato Maio 7, 2009 @ 8:32 pmA teoria do universso e de deus ea mais simples.
a propria ciencia esplica q tudo q filosofarmos pode nao passar de mera imaginaçao intao imagine e pronto e isso. nada a + nem a –
busque seus proprios conseitos e filosofias sobre oque he tudo oq esta em volta de sua sabedoria
he sem sombra de duvidas essiste algo oni.q nem a nossa 100 geraçao tera uma poeiera espacial do q realmente he.
he divino o proprio universso he
by:k
Comentar por k Maio 22, 2009 @ 11:28 pmBem,se Supostamente “DEUS” naum existe,é muito fácil eu sair daki matando pessoas,roubando e pecando ateh dizer chega!
Uma Frase Interesante : “nada neste mundo acontece por coincidencia, tudo eh inevitavel”
áhh Uma resposta Para nossa exist~encia,basta vc querer acreditar!.
vcs naum se perguntaram se o Universo Existe msm!?,será que isso naum é uma pura ilusão?,o verdadeiro Universo está na mente de cada Um.
Tenho certesa que áh um ser Perfeito e que tem compaixão por nós!.
Comentar por Renato Junho 22, 2009 @ 12:27 pmDeus existe,e vcs Teram sua Respostas Nos Fins dos Tempos!;
Mas que belo português, que bela escrita. É extraordinário…
Comentar por Dário Cardina Junho 22, 2009 @ 4:29 pmImpressionante a cara de pau de alguns ceticos,se existem aparentes imperfeicoes no design dos seres vivos eles utilizam isso para negar Deus.
Comentar por Claudinei Setembro 25, 2009 @ 2:24 pmSe existe sintonia perfeita,cientificamente comprovada,no surgimento e constituiçao do universo eles postulam a existencia de outros universos.Tudo bem,pode ser que existam mesmo,mas se ja eh ruim de engolir um universo saindo do nada por acaso a ideia de multiplos universos saindo do nada ´por acaso ja eh caso de internaçao.
Ainda sobre a sintonia perfeita,eu li a declaraçao de um cientista maluco em que ele utilizava esse mesmo argumento para negar Deus.A logica dele era a seguinte=Um criador infinitamente inteligente teria se utilizado de constantes mais “FLEXIVEIS”,pois seria mais “prudente”da parte dele,a vida teria “maiores chances de surgimento”.
Ou seja,perfeito demais nao foi Deus,perfeito de menos nao foi Deus…
Adoro tambem a logica de Dawkins sobre a complexidade do Dna=um ser para ter criado deliberadamente um ser vivo teria de ser tao inteligente que eh impossivel que ele exista.
Logicamente entao vamos por tudo nas maos do acaso,que eh mais burro que uma porta,e Tudo se torna possivel.Por essas e outras que ateismo nao vai pra frente,exige muito da falta de bom senso…
NÃO IMPORTA O QUE VCS ACHA, SÓ SEI QUE O SENHOR JESUS VIRÁ BUSCA SEU POVO VCS ACREDITANDO OU NAÕ, ESPERO QUE VCS CONHEÇA O SEU AMOR E TENHA A CHANCE DE CONHECE-LO ESSE DEUS MARAVILHOSO DE GRANDE PODER E MISERICÓRDIA. DEUS É DEUS ISTO BASTA O RESTO NAÕ IMPORTA EMBREVE VIRÁ. AMÉM
Comentar por MARIA Novembro 1, 2011 @ 6:01 pmOs naturalistas não conseguem explicar como o DNA possui a “inteligência” para dar instruções às células e gerar o código genético para “adaptar” as espécies ao ambiente, assim como o DNA “instrui” as células a formarem o organismo na mais absoluta e assombrosa sincronia, organização e perfeição. Bomba essa que entala a garganta dos naturalistas!
Comentar por Flávio Dezembro 29, 2011 @ 3:08 pm