No princípio criou Deus os céus e a Terra


design na Natureza? – Esponjas
Novembro 14, 2008, 2:56 pm
Filed under: Descobertas recentes, Evolução/Big-Bang, Maravilhas do Criador

Reparem no título do artigo: “Os especialistas da natureza em “fibra óptica“! (Em português)

Segundo os evolucionistas, as esponjas representam o primeiro animal que existiu na Terra. Já existem há cerca de 500 milhões de anos e, apesar de terem sido os primeiros animais no nosso planeta, exibem um grande nível de design.

As esponjas marinhas podem projectar luz dentro dos seus corpos utilizando, para o efeito, o equivalente natural à tecnologia de fibras ópticas. A descoberta deste sistema tão futurista de transmissão de luz entusiasmou os investigadores da Universidade de Estugarda, na Alemanha. O estudo é publicado no Journal of Experimental Marine Biology and Ecology.

Há animais que circulam correntes eléctricas nos seus corpos usando células nervosas, mas as esponjas parecem ser os únicos capazes de transmitir luz pelo corpo dessa forma. Isso pode ajudar a explicar por que razão algumas esponjas conseguem crescer tanto e esclarece, também, um mistério antigo: como é que outros organismos menores conseguem sobreviver dentro dos corpos de esponjas grandes.

sponge

Entre os três maiores grupos de esponjas, dois deles constroem os seus esqueletos utilizando estruturas especiais chamadas espículas. Essas estruturas são compostas pelo mineral sílica que são, basicamente, filamentos minúsculos de vidro. Investigações anteriores revelaram que a luz pode passar por essas estruturas. Agora, o cientista Franz Brummar e os seus colegas da Universidade de Estugarda mostraram que as esponjas usam esses filamentos de vidro como condutores de luz. A luz que chega à superfície da esponja é refletida dentro de cada espícula de forma muito semelhante àquela como a luz é refletida dentro de um cabo de fibra óptica usado para a transmissão de informação electrónica.

O cientista suspeita que as esponjas que vivem em águas profundas usam estruturas naturais de fibra óptica para recolher quantidades mínimas de luz. “As esponjas do mar profundo podem formar espículas até um metro de comprimento e dois centímetros de diâmetro”, afirma Brummer.

Para alcançar tamanhos tão grandes, as esponjas precisam de nutrientes como carbono e nitrogénio. Essas substâncias são fornecidas por organismos menores como algas e cianobactérias, com os quais as esponjas possuem um relacionamento simbiótico. Mas estes pequenos organismos necessitam de luz para sobreviver. Por causa disso, vivem na superfície das esponjas.
_________________________________________________________________

Temos aqui alguns pontos interessantes. Antes de o ser humano aplicar o seu conhecimento com o objectivo de desenvolver tecnologia útil, já essa tecnologia estava presente na natureza. A Bíblia diz que aqueles que não reconhecem a assinatura do Criador na natureza são loucos.

Outro ponto interessante é a simbiose (relação mutuamente vantajosa) entre as esponjas e os organismos menores. As esponjas necessitam dos organismos menores para se alimentarem. Por sua vez, para sobreviverem, esses organismos precisam da luz das esponjas. Para puderem crescer como crescem, as esponjas necessitam da presença desses organismos que, por sua vez, necessitam da presença das esponjas para sobreviverem. Os organismos menores não iriam esperar milhões de anos para a sua fonte de sobrevivência “evoluir”.
________________________________________________________________

“Diz o néscio no seu coração: Não há Deus” (Salmos 14:1)

Anúncios

9 comentários so far
Deixe um comentário

Não costumo vir comentar, mas isso é porque me sinto pequeno demais para o fazer. É que os teus comentários são escritos a quatro mãos, sendo que duas delas são de quem me vai atirar para o inferno. Um dia destes faço-me gente e venho cá atazanar o arquitecto 😛

Comentar por RPR

Mas já agora, confesso que preferia que não recorresses sempre ao “Simon says” para fundamentar os argumentos. Talvez assim eu me considerasse digno de tentar contrariar-te.

Comentar por RPR

A única coisa que eu critico são as ideias e não a pessoa em si, tal como espero que quem argumente contra mim pense o mesmo. E não te quero mandar para o inferno, eu queria era precisamente evitar que fosses para la : )

Quanto ao “Simon says”, apenas cito o trabalho de cientistas para mostrar que não é o sabino que diz ou inventa.

Não daria muito jeito citar um mecanico para me referir a certas descobertas.

Abraço

Comentar por alogicadosabino

Espectacular. Passaste de “primeiro animal na terra” para “primeiro organismo que existiu”.

Tu merecias uma estátua num museu. Num museu pré-renascentista, é certo, mas na mesma um museu.

Comentar por Ska

Tu sabes que me estou a referir à mesma coisa. Não creio que seja a utilização dos 2 termos que te faz com que deixes de entender a mensagem do post.

Comentar por alogicadosabino

Claro que é. Eu sei… mais ou menos. Porque li o outro post.

Quem ler apenas este pensa “são burros de todo, uma esponja o primeiro organismo”, porque é uma hipótese que nem tu, nem eu, aceitaríamos como válida.

Comentar por Ska

Modificado.

Comentar por alogicadosabino

Realmente é extraordinária a criação de Deus e Ele mesmo diz para olharmos para a magnificência da natureza para reconhecermos a sua existência.

Sabino, corrige este meu pensamento se estiver errado.

O homem não cria, limita-se a copiar, visto que para cada “criação” do homem já existe o original na natureza, assim como na matemática ou na arquitectura.

Uso como exemplo e comparação o avião e o pombo, onde o sistema que o avião usa para se manter no ar é igual ao que as aves usam. Já para não falar do GPS.

Paz !

Comentar por Ruben Milhão

A natureza esta cheia de hospitais para tratar os enfermos 🙂

Comentar por Icarus




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: