No princípio criou Deus os céus e a Terra


Cristianismo – A fé impossível (Parte 10)
Outubro 21, 2008, 5:34 pm
Filed under: Convicções / Fé

Ver Parte 9

________________________________________________________________

Como não começar uma religião no mundo antigo:

FACTOR 10 – MULHERES COMO TESTEMUNHAS?

Não estarei a dar novidade nenhuma ao dizer que o papel da mulher na sociedade foi sofrendo alterações significativas. Na Antiguidade, as mulheres eram úteis apenas para cuidar dos filhos e realizar as tarefas domésticas, sendo-lhes negado o direito a agir como um ser actuante e capaz.

Pois bem, na Antiguidade Romana isto não era excepção. O sexo era carregado de estereótipos. A sociedade sabia quais os comportamentos que seriam de esperar dos homens e das mulheres. As mulheres não podiam participar na vida política, pelo menos não publicamente. Recebiam apenas a educação básica e estavam sempre sujeitas à autoridade masculina, mesmo após o casamento. O seu dever era ocupar-se com as tarefas domésticas e educar os filhos. Não era dado à mulher autoridade para se impor em qualquer assunto.

Tudo isto nos leva a um pormenor interessante. Se o Cristianismo quisesse ter sucesso, nunca deveria ter afirmado que as mulheres foram as primeiras a descobrir o túmulo vazio (Marcos 16) e as primeiras a verem Jesus vivo (Mateus 28:9). As mulheres não eram consideradas testemunhas fiáveis no mundo antigo. Para propagar o Cristianismo, teria sido muito mais proveitoso atribuir a descoberta do túmulo vazio aos discípulos homens. Não é de estranhar a reacção dos discípulos quando as mulheres relataram o acontecimento:

E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito.” (Lucas 24:11)

Se os evangelistas quisessem passar algo que nunca aconteceu, a melhor coisa a fazer seria associar o primeiro aparecimento de Jesus a pessoas do sexo masculino, para a sua história ter mais credibilidade. Seria mais fácil “vender” a história da ressurreição caso as principais testemunhas do acontecimento tivessem sido homens.

Então, por que razão os evangelistas disseram que foram as mulheres que primeiro viram o túmulo vazio e Jesus vivo? Porque, de facto, foi isso que aconteceu e não havia razões para mentir, uma vez que a ressurreição foi um acontecimento real e marcante.
_____________________________________________________________

Ver Parte 11

Anúncios

5 comentários so far
Deixe um comentário

Bolas Sabino, acelera a publicação desta série chata como tudo e que nem vale a pena comentar.
Bastava teres posto o link original destes posts e pronto.
A gente quer uns ataquezitos á ciência pra poder barafustar 🙂

Comentar por Joaquim Coelho

lol

não posso andar mais rapido do que 2 posts por dia. Mas podes barafustar. Ainda tou à espera que me expliques por que o cristianismo conseguiu vingar num ambiente e contexto hostil.

Comentar por alogicadosabino

As mulheres viram Jesus? Onde? O que elas viram foram “anjos” e um “ser irreconhecível, pelo menos é o que está na bíblia.
Aliás, nem os discípulos. Só viram “aparições”.
E não me vem com aquela história dos 500… que eu já te respondí em outro tópico.

Comentar por Ivan Carlos

“Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.” (Marcos 16:9)

“Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido.” (Marcos 16:14)

Comentar por alogicadosabino

Assim vc me decepciona, Sabino.
Por que vc só usou o evangelho de Marcos e nenhum dos outros três??? Os outros não valem???
Assim mesmo: “Mais tarde,ele apareceu “sob outra forma” a dois entre eles que iam para o campo. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram.” (Mc 16, 12-13).

Aspas colocadas por mim.

Comentar por Ivan Carlos




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: