No princípio criou Deus os céus e a Terra


Se há alegorias, onde começa a Verdade?
Outubro 1, 2008, 1:27 pm
Filed under: Convicções / Fé

Estava à procura da Verdade quando encontrei  a Bíblia!
Isso é óptimo!

Então, na igreja disseram-me que eu não deveria acreditar no início da Bíblia  e que há outras partes suspeitas.

Onde começa a Verdade?

7 comentários so far
Deixe um comentário

Ela começou a procurar a verdade pelo lugar errado. 😉

Comentar por Fabiane

Uma questão de verdades:

Carl Sagan, no seu romance de ficção científica “Contacto”, faz uma referência curiosa ao pêndulo de Foucault. O contexto em que se situa a referida referência é o seguinte: a directora dum grande observatório astronómico, projectado para procurar inteligência extraterrestre, trava uma calorosa discussão com um clérigo fanático, após ter sido detectado um sinal vindo da estrela Vega. O tema da discussão é “Ciência e Religião”. A directora do Observatório considera a religião algo de muito perigoso e o padre pensa o mesmo da ciência. A esta altura, a directora usa o pêndulo de Foucault para argumentar contra o padre. Este afirma:

“A minha fé é tão forte que não preciso de provas, mas, sempre que surge um facto novo, ele confirma simplesmente a minha fé.”

Responde a directora:

“(…) Ofende-me a ideia de que estamos a travar uma espécie de campeonato de fé e o senhor é o vencedor fácil. Tanto quanto eu saiba, nunca pôs a sua fé à prova. Está disposto a pôr a sua vida em jogo pela sua fé? Eu estou disposto a fazê-lo pela minha. Olhe, espreite por aquela janela. está ali um grande pêndulo de Foucault. O pêndulo propriamente dito deve pesar mais de 220 kg. A minha fé diz que a amplitude de um pêndulo livre – até que distância se afastará da sua posição vertical – nunca pode aumentar. Só pode diminuir. Estou disposta a ir lá fora, colocar o pêndulo defronte do meu nariz, largá-lo, deixá-lo afastar-se e voltar de novo na minha direcção. Se as minhas convicções estão erradas, levarei com um pêndulo de mais de 220 kg em cheio na cara. Então, quer pôr a minha fé à prova?”

Retirado de De Rerum Natura

Comentar por Joaquim Coelho

que treta… quantas pessoas põem a sua vida em risco por causa da sua fé? Missionários que vão para países onde não é permitido pregar o cristianismo.

E que raio de fé é eu ter cálculos feitos para saber que determinada acção vai produzir x efeito? Eu também tenho fé que este ano a Bwin Liga não vai ser ganho por uma equipa da 2ª divisão.

Comentar por alogicadosabino

Sabino, não percebeste nada!!! Ela na verdade não estava a por a sua vida em risco, pois sabia que o pendulo não lhe ia acertar. Porque a sua “fé” leva-a a um conhecimento fiável da realidade. Já a fé do outro…

Comentar por Beowulf

quanto ao “conhecimento fiável” eu posso apresentar discordar, apresentando casos : )

Comentar por alogicadosabino

Colocar um livro “sagrado” como verdade absoluta faz do mundo muçulmano ser o que é hoje. A exemplo do corão, que vem mudando os hábitos islâmicos.
Estive verificando o enterro do Nasser ocorrido em 1.970, como as mulheres se vestiam em relação a hoje pelas ruas do Cairo.
Uma delas questionado sobre a burca, a mesma defende fielmente seu uso, deixou de trabalhar para cuidar da família e irá continuar a fazer de tudo para agradar alá.
Vá dizer a eles sobre a veracidade de seu livro, dizer que um anjo aparecer em uma caverna, ir ao céu em um cavalo alado é absurdo.
Isso é fé, acreditar cegamente um um livro considerado sagrado.

Comentar por Kibom33

Tu é que não percebeste nada sabino, mas também já é normal na defesa do criaccinosimo.

O confronto era para ver se o padre tinha fé para se colocar ao alcance do pendulo sem calculos. Sendo que a “fé” da cientista, não sendo fé mas certeza matemática, era bem mais confiavel que a treta de deus e ela podia faze-lo com toda a “fé”.

Comentar por Joaquim Coelho




Deixe uma Resposta

