No princípio criou Deus os céus e a Terra


Por que Deus permite os homicídios nas escolas? Por que Deus permite a fome no mundo?
Setembro 23, 2008, 4:24 pm
Filed under: Desabafos

Da Finlândia chegam-nos notícias sobre um tiroteio num liceu, que resultou em, pelo menos, 9 mortos. O ataque foi levado a cabo por um estudante de 22 anos, que terá falhado uma tentativa de suicídio, tendo sido capturado com vida e transportado para o hospital. De salientar que a percentagem de pessoas com licença de uso de arma de fogo na Finlândia é uma das mais elevadas em todo o mundo.

Da Galiza, chegam-nos notícias de que um grupo de agricultores derramou mais 25 mil litros de leite de Portugal que estava a ser transportado para uma fábrica na região, como forma de protesto, exigindo um “preço digno” para o leite galego.

O ser humano facilita o acesso às armas. O ser humano desperdiça bens, de forma infantil. Ah… desculpem o devaneio… por que é que Deus permite os homicídios nas escolas e a fome no mundo?

Anúncios

30 comentários so far
Deixe um comentário

E ?

Que se pretende com este post ?

Comentar por Joaquim Coelho

A sério, que doentio…

Comentar por pedroromano

Sabino

pra quem acredita em Iave, a resposta é bem simples:

Isaías 45:7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Comentar por AmadeusXIII

Joaquim,

Acho que a mensagem é perceptível.

Romano,

“A sério, que doentio…”

Pior foi o tipo que matou estudantes de um liceu, também na finlandia, e que disse que era um “seleccionador natural” e que apenas estava a apagar o que a selecção natural não eliminou. Sim, é doentio e triste

Comentar por alogicadosabino

«Pior foi o tipo que matou estudantes de um liceu, também na finlandia, e que disse que era um “seleccionador natural” e que apenas estava a apagar o que a selecção natural não eliminou. Sim, é doentio e triste»

LOL já nem sei se rio se choro…

Comentar por pedroromano

Amadeus,
Vai ler esse verso no seu contexo e vais vêr que a palavra usada como “mal” significa, nesse contexto”, “adversidade” e não “pecado”.

Comentar por Mats

Sabino
Deve ser muito estúpido pois anão percebo onde queres chegar com o conteúdo do post, faz aí um desenho a ver se entendo

Pior foi o tipo que matou estudantes de um liceu, também na Finlândia, e que disse que era um “seleccionador natural” e que apenas estava a apagar o que a selecção natural não eliminou. Sim, é doentio e triste

Tinhas de vir com a demagogia da selecção natural.
Assim não levas a mal que eu também seja demagogo:

Factos:
1) a esmagadora maioria dos casos deste tipo ocorre nos estados unidos. Um país esmagadoramente cristão e e maioritariamente protestante (51%). Nalguns casos com alegadas motivações religiosas dos executantes.

2) As maiores mortandades colectivas em ambiente de não guerra ou atentados (suicídio/assassínio) originaram-se em seitas religiosas.

Foi há quase 10 anos que o suicídio colectivo de 53 fiéis da seita da Ordem do Templo, na Suíça e no Canadá

James Warren “Jim” Jones (Crete, Indiana, 13 de Maio de 1931 – Jonestown, 18 de Novembro de 1978) foi o fundador estado-unidense do grupo Templo do Povo, que tornou-se sinónimo de grupo suicida após o suicídio em massa de 18 de Novembro de 1978 por envenenamento em sua isolada colectividade comunitária agrícola chamada Jonestown, localizada na Guiana. Jones foi encontrado morto com um ferimento de bala na cabeça junto a outros 909 corpos.

Dá-se o suicídio colectivo na Guiana da seita do Templo do Povo, com cerca de 900 mortos (17 e 18 de Novembro)

David Koresh lider de uma seita religiosa que se barricou e resistiu á policia com os seus fiéis, levou a morte de dezenas de pessoas, incluindo crianças.
Este maluco aos doze anos tinha memorizado por completo o novo testamento.

E a lista não fica por aqui …

Um líder da Christ Lutheran Church, congregação Lutheran foi um assasino em série.

Dennis Lynn Rader (born March 9, 1945) is an American serial killer who murdered 10 people in Sedgwick County (in and around Wichita), Kansas, between 1974 and 1991. He was known as the BTK killer (or the BTK strangler), which stands for “Bind, Torture and Kill,” which describes his modus operandi.

Um pastor protestante assassinou um médico de uma clínica de abortos em nome de Deus. Pouco antes de ser executado afirma que não estava arrependido e que voltaria a fazer o mesmo pois tinha-o feito em nome de deus.

Achas que já chega da minha demagogia, é que se queres mais eu tenho muita

Sabino, o recurso á demagogia é sempre um pau de dois bicos e sempre deplorável. Apesar disso gosto de recorrer a ela sempre que alguém a usa para validar o ditado quem com ferro mata com ferro morre.

Comentar por Joaquim Coelho

A sério, isto é de morrer a rir.

Comentar por pedroromano

Joaquim,

Coloca aí os links dessas notícias sff. Essa seita indiana… pertence a que crença religiosa?

De resto, eu tb poderia indicar-te aqui uma lista de ditadores.

O problema com isto tudo é que se um religioso mata em nome de Deus, não está a ser consistente com a sua crença (se estivermos a falar na crença do Deus da bíblia). Se um ditador ou “seleccionador natural” mata está a ser consistente com a sua crença já que, se deus n existe, então a vida humana é só mesmo o resultado de tentativas e erros, sem qualquer proposito ou significado especial. Como a moral não é um conceito absoluto, mas construído ao longo dos tempos, é perfeitamente consistente afirmar-se que apenas estamos a limpar o que a selecção natural deixou passar.

Comentar por alogicadosabino

Resposta simples: Por que deus permite os assassinatos? porque ele não existe.
O por que dos litros de leite derramados: porque o ser humano é da mesma forma a milhares de anos, evoluiu em tecnologia mas continua com seu egoísmo, esquecem que só vive uma vez, e que a compaixão nos faz ser melhores, e não crer em seres imagináveis.

Comentar por Kibom33

Seita indiana não falo nisso mas em Guiana onde o templo do povo assentou arraiais.
O seu lider era um maluco pastor cristão (protestante) In 1952, Jones became a student pastor in Sommerset Southside Methodist Church, but left that church because its leaders barred him from integrating African Americans into his congregation.[7] Around this time, Jones witnessed a faith-healing service at the Seventh Day Baptist Church.[7]
http://en.wikipedia.org/wiki/Jim_Jones

links do assassino
http://crime.about.com/od/murder/p/raderbtk.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Dennis_Rader
Foi lider da

que achou por bem retira-lo da hsitória da instituição (eh eh eh)
mas procura no google pelos nomes que dá muitos.

O resto é tão estúpido que até dói só de ler

Comentar por Joaquim Coelho

Errata

Foi lider da
Christ Lutheran Church
http://www.christ-lutheran.org/
Que entendeu tirá-lo da sua história.

Na altura este tarado enviou uma disquete à imprensa. Nela haviam ficheiros apagados que a policia recuperou e em que se referia o nome Dennis e referências à Christ Lutheran Church

A policia consultou o site da Igreja e entre os membros directivos constava um tal Dennis.
Foi investigado, seguido e relacionado com os crimes. E bingo BTK (nome com que assinava os crimes: tortura seguida de assassinato de mulheres (cheira-me a complexo sexual de origem religiosa))

Comentar por Joaquim Coelho

A foto do Dennis no wikipedia até mete medo…

Mas olha… não vi nada a dizer que eles mataram em nome de Deus… ou então escapou-se-me…

Comentar por alogicadosabino

Comentário por Mats Setembro 24, 2008 @ 8:38 am

Amadeus,

Vai ler esse verso no seu contexo e vais vêr que a palavra usada como “mal” significa, nesse contexto”, “adversidade” e não “pecado”.

Vejamos:

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal;

O autor usa antagonismos. Luz – Trevas e Paz – Mal. O Mal aí portanto é ausência de paz, perturbação. É Mal no sentido que conhecemos, contrário de Bem.

Vai estudar Mats, porque eu conheço seu livrinho bem melhor que todo o rebanho ao qual você pertence.

Comentar por AmadeusXIII

O caso do assassino em série não digo que foi em nome de deus, refiro-o por ser uma figura proeminente numa igreja.

Nos casos dos massacres em escolas americanas refiro que alguns alegaram ser em nome de Deus, não todos.

Nos casos das seitas elas eram todas religiosas e esperavam ansiosamente a morte. O suícidio colectivo foi para se encontrarem com Deus.
Vi vários documentários sobre estes casos e isso foi referido por sobreviventes.
No caso de Waco a morte foi provocada por incêndios e devido á intervenção do FBI. No entanto todos os membros da seita estavam armados, resistiram á policia disparando e segundo sobreviventes estava previsto para breve um suícidio colectivo.
Refira-se que em casos destes o suicidio é sempre precedido do assassinato das crianças pelos familiares. O fanatismo religioso pode levar a isto.

Lembro-me ainda do caso de uma senhora que matou os 4 filhos e disse que tinha sido em nome de deus.

Comentar por Joaquim Coelho

Amadeus,
Repito o que disse, estuda esse contexo, vê o significa da palavra em hebraico, e vê as formas nas quais ele pode ser usado. Não te julgues mais conhecedor do que realmente és, e nem julgues que sabes mais do que os cristáos só porque não és cristão. Da mesma forma, nós os cristão não nos julgamos mais espertos nem melhores só porque somos cristãos.
Humildade não te fica mal.

Comentar por Mats

Não confunda sabedoria com soberba.

Se discordas (e se o fazes, discordas também dos tradutores versados em hebraico), cabe a você me provar que a palavra MAL no contexto quer dizer “bolo de chocolate” ou coisa parecida…

Não me diga pra ser humilde. Não sou eu que digo que todos que pensam diferente arderão no inferno.

Comentar por AmadeusXIII

Humildade não te fica mal.

Acho que eu entendi isso agora, Amadeus. Um cristão já tinha dito que eu não era humilde, antes.

Humildade significa, para um religioso, interpretar tudo que está escrito na bíblia da maneira mas positiva possível.

Se moisés, o escolhido de deus, mandar matas todas as mulheres e crianças de uma tribo, é porque deve ser algo bom.

Se um pai entrega a sua filha para ser abusada, estuprada, deve ser algo bom.

Se a bíblia explica como tratar escravos, idem.

Se ela diz para apedrejar até a morte infiéis (descrentes, ou pessoas de outras crenças), também deve ser algo bom. Opa, essa aqui é a favorita de muitos.

Não importa muito se você se explica adequadamente, o importante é não contrariá-los. Caso contrário somos orgulhosos, vaidosos, presunçosos, e todo tipo de ataque pessoal possível, que nunca refuta um argumento sequer.

Comentar por Edmilson

Para: Mats
Você disse: Da mesma forma, nós os cristão não nos julgamos mais espertos nem melhores só porque somos cristãos.
Mats, sinceramente acredito que você deve ser de outro cristianismo. Porque os que eu conheço não combina com sua afirmação, a palavra humildade em todos os sentidos lhes foram banidas. Se acham maiores, melhores, que o seu deus é isso, ou aquilo, gozam em sua maioria da arrogância individual por se acharem melhores que os demais.

Comentar por Kibom33

Comentário por Edmilson Setembro 24, 2008 @ 8:52 pm

Meu garoto, meu orgulho 😉

Comentar por AmadeusXIII

O Sabino é meu Padawan (embora ainda não saiba)! Já já ele se torna ateísta como o Pai!

É só terminar d eler a bíblia 🙂

Comentar por AmadeusXIII

Amadeus,

Não confunda sabedoria com soberba.

Não confundi.

Se discordas (e se o fazes, discordas também dos tradutores versados em hebraico), cabe a você me provar que a palavra MAL no contexto quer dizer “bolo de chocolate” ou coisa parecida…

Ou seja, eu tenho que fazer o trabalhinho do sr Amadeus porque o sr amadeus não tem tempo para fazer pesquisas na net, certo?
Repito, lê a raiz da palavra usada nesse verso, e vê as várias formas onde foi usada. Se não te queres dar ao trabalho, então não perguntes.

Não me diga pra ser humilde. Não sou eu que digo que todos que pensam diferente arderão no inferno.

Dizer que uma vida leva a separação eterna de Deus, e a tormento eterno não é falta de humildade. Horrível seria eu saber que a tua vida te conduz ao fogo do inferno e não te disse-se nada.
Não confundas os termos.

Comentar por Mats

Não confundi.

Confundiu sim. A não ser que o Sabino edite seu comentário, ele ficará para a posteridade…

Ou seja, eu tenho que fazer o trabalhinho do sr Amadeus porque o sr amadeus não tem tempo para fazer pesquisas na net, certo?

Você discorda da tradução, prove que ela está errada espertão. E não inverta o ônus da prova. Isso é coisa de ovelhinha ignorante, o que penso não ser o seu caso.

Repito, lê a raiz da palavra usada nesse verso, e vê as várias formas onde foi usada. Se não te queres dar ao trabalho, então não perguntes.

O texto diz que Iave criou Luz e Trevas, Paz e Mal. Claro como um dia de sol.

Dizer que uma vida leva a separação eterna de Deus, e a tormento eterno não é falta de humildade. Horrível seria eu saber que a tua vida te conduz ao fogo do inferno e não te disse-se nada.
Não confundas os termos.

É falta de humildade sim. Existem deuses e textos sagrados mais antigos que Iave e suas escrituras inspiradas. Que te faz pensar que teu deus é o único? Humildade é que não é.

Comentar por AmadeusXIII

Não estranho em nada este post.por eu mesmo ja fiu por muitas vesez indagado a respeito de um Deus que deixa as tragedias (adversidades) (se não dá pra chanar de mal, por que na evolução as tragedias não tem conotação de mal, pois deveria ser vistas como processo evolutivo-seletivo natural ainda que o homem esteja envolvido nisto)
Mas ao refutar a existencia de um Deus usam estes termos mesmo, “Como um Deus bondoso, amoroso pode deixar acontecer tanta trageda etc. etc.
ja fui interpelado muitas veses.
gosto muito da história de um homem que foi ao barbeiro cortar o cabelo, e o barbeiro ateu lhe disse.
– como pode alguem crer em Deus, se Deus existisse, não haveria tanta fome, tanta guerra, tanto isto, tanto aquilo.
O homem ficou sem resposta a pergunta do barbeiro.
ao sair da barbearia já a porta ele olha e vê do outro lado da rua um mendigo, cabeludo e barbudo, então se volta para o barbeiro e disse.
– hoje descobri que barbeiros não existem!
– porque?
-Porquese barbeiros existissem, não haveriam pessoas cabeludas e barbudas.
resposndeu o barbeiro é que elas não vem a mim para que possa cortar sua barba e cabelos.
então o homem resposndeu: “assim tambem as pessoas sofrem porque não vão a Deus para que cure as suas feridas.

Comentar por pr josé

As escrituras hebraicas dizem que o seu deus criou o Mal, pastorzinho. Essa é a pedra teológica irremovível.

Eu posso provar que barbeiros existem. Agora você pode me provar que Iave existe?

Inúmeras guerras foramn feitas em nome de Iave, com sacerdotes abençoando exércitos inimigos. Se o seu deus preocupa-se em curar doenças, que são falhas no projeto “perfeito” dele, ele é incompetente. Além disso, ainda não vi Iave curar ninguém. Mero efeito placebo, que a homeopatia reproduz. Antes de querer curar, ele deveria ter feito um trabalho melhor no design inteligente da criação.”

Comentar por AmadeusXIII

para Amadeus XIII.
vejo que a sua postagem reforça a teoria de que o homem realmente não evolui, muito pelo contrario tem estado cada dia mais arbitrário em seus raciocinio lógico, pois a maneira como tenho visto o Sr. se dirigir as pessoas que não tem os mesmo penssamentos que o seu, inclusive a minha pessoa mesmo sem me conhecer, demonstra que a sua alma está ferida ou na pior das hipóteses sem algo que deveria ser a demonstra ção de cordialidade e educação inerentes a homens que se disem livres pensadores. Conheço alguns homens que são verdadeiros consigo mesmos e não creem em Deus não apenas por serem contrario mas por buscarem respostas, diferente de outros que são intolerantes com os contrarios.
homens que por sua intolerância mataram como o Sr. mesmo frisou e o que é verdade em nome de um Deus que eles mesmo não conheciam, pois se assim o conhecessem seriam tolerantes, pois o que a Biblia diz é que “devemos suportar os debeis na fé” Ou homens que também mataram em nome da ciência, o que não indica que todos os cientista são assasinos.
Deus criou o mal, se não me engano foi o Sr mesmo quem argumentou que no original não seria Mal e sim adversidades, mas gosto d3esta sua afirmação pois isto tambem reforça o que ja creio que tudo subsiste em Deus, pois nada foge ao seu controle até mesmo este argumento usado para denegrir a imagem de Yave serve como prova de que nada esta fora da sua vontade, pois o desejo de Deus era que os homens tivessem plena liberdade de escolha, como um homem poderia ser perfeito sem o direito da escolha? porem na sua perfeição D’us tambem permitiu que colhessem os frutos das suas boas escolhas ou das más escolhas, romanos 1. “dizendo-se sábio tornaram-se loucos…levando sobre si a carga do seu pecado (errar o alvo)” Deus não mandou escolher o mal, a vontade de era que o homem tivesse liberdade para escolher assim como eu e o Sr. temos eu para escolher servi-lo e o Sr. pra escolher rejeita-lo ou Deus é culpado de suas escolhas??
não é uma pedra teologica tão dificil de ser removida, a grande questão é que algumas pedras por menores que sejam podem ser tropeço para cegos.
sobre a questão de que barbeiros existem! é claro que barbeiros existem, conheço bons barbeiros e também pessimos barbeiros. mas da proxima ves se assim houver usando o livre arbitrio de postar ou não explico melhor as alegorias.
Shalon Adonai.

Comentar por pr.josé

Amadeus,

“Inúmeras guerras foramn feitas em nome de Iave, com sacerdotes abençoando exércitos inimigos.”

Coisa diferente é ele aprovar essas guerras em nome dele.

” Se o seu deus preocupa-se em curar doenças, que são falhas no projeto “perfeito” dele, ele é incompetente. Além disso, ainda não vi Iave curar ninguém. Mero efeito placebo, que a homeopatia reproduz. Antes de querer curar, ele deveria ter feito um trabalho melhor no design inteligente da criação.””

Agora fiquei esclarecido… deves ter sido crente deves… daqueles que vai à igreja na páscoa e no natal (com alguma sorte). A criação original de Deus foi mt boa. Mutações era coisa que nao existia… o pecado corrompeu a criação, tal como diz a bíblia em romanos 8. Curiosamente, aquele livro que tu dizes que conheces bem.

pr.josé, um conselho… dá mais espaços entre as frases, pra ser mais fácil ler. 😉

Comentar por alogicadosabino

O silêncio dele diz tudo Sabino…

Comentar por AmadeusXIII

há sim obrigado pela dica!

Comentar por pr.josé

então a vida humana é só mesmo o resultado de tentativas e erros, sem qualquer proposito ou significado especial

Mas a vida humana não tem mesmo nenhum significado especial. Nós não somos o centro do universo, somos apenas fruto de reações químicas que vêm ocorrendo desde o surgimento do universo. Nós, na realidade, não temos mesmo nada de especial.

Mas calma lá! Não corte os pulsos ainda!

O que torna a nossa vida especial é justamente poder viver o curto momento de nossa existência. E só.

Sabe qual o sentido da vida? Carl Sagan explica: http://br.youtube.com/watch?v=p86BPM1GV8M

Comentar por Fabiane




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: