No princípio criou Deus os céus e a Terra


A Bíblia diz que o valor do Pi é exactamente 3?
Setembro 22, 2008, 1:07 pm
Filed under: Estupidez/Fanatismo/Ignorância ateísta, Respostas a Ateus

Comentário no Mentira a mentira, enche a Evolução o papo!
_________________________________________________________________

Aqui ficam umas certezas cientificas biblicas:
[…]
Matemática:
– O valor de PI é 3 exato! I REIS [7:23] II CRÔNICAS [4:2]

-> Esta “contradição” tem um percurso interessantíssimo, na medida em que foi o próprio ateu que apresentou a contradição, a anulá-la em seguida.

Eu li as passagens citadas e depois perguntei-lhe onde é que era dito que o Pi = 3 (porque as passagens nem sequer falam do pi). O ateu em questão lá expôs o caso dele e concluiu:

O importante não é o Pi (até porque acho que naquela altura não sabiam o que isso era), mas o erro significativo no calculo do perimetro.” (In Lebres ruminam? Deus não conhece a Sua própria criação?)

Mas… se a bíblia não diz que o valor do pi é igual a 3, por que razão o ateu disse ao início que a bíblia o afirmava como uma certeza? Citando:

O Pi é só para enfeitar e provocar um bocadinho 🙂

Acompanharam? “É só para enfeitar e provocar um bocadinho“. Ok, não tenho nada contra… mas a partir do momento em que as coisas se processam deste modo, não me sinto na obrigação de expor o meu caso. Como tal, não vou perder tempo a traduzir e a explicar coisas a quem age desta maneira.

Deixo aqui links que tratam este assunto. Se os ateus estiverem realmente com vontade de saber a verdade sobre esta afirmação, certamente irão lê-los:

Does the Bible say pi equals 3.0?

Does the Bible Give a Wrong Value for Pi?

“Há argumentações dizendo que a Bíblia é errônea, pois Nela consta que Pi é igual a 3.”

Anúncios

12 comentários so far
Deixe um comentário

Realmente Sabino, andas nos copos 🙂

PI=perimetro/diametro

O exemplo dado permite concluir que esta relação constante (chama-lhe GalinhaDosAnjos se quiseres) é sempre a mesma. Hoje, ontem amanhã.
Hoje damos-lhe o nome de PI. Mas GalinhadosAnjos serve perfeitamente.
Ora se a galinhadosanjos da biblia dá três ovos, quando devia dar 3,14 ovos há um erro importante.
E como a galinhadosanjos da biblia se chama hoje PI, não vejo problema em dizer que a biblia erra no valor de PI ao afirmar que é 3. Pois é isso que faz (pi ou outra coisa: afirma que a relação perimetro/diametro é 3 o que é falso)

Já percebeste ou é preciso fazer um desenho?

PS. O exemplo em português que dás é delirante e estúpido.

Primeiro quem ia medir o dimetro em cima e a circunferencia em baixo ? (bem de malucos tudo se espera), isto aceitando que não era um cilindro.

Agora vou aqui ao excel fazer umas contas e já venho 🙂

Comentar por Joaquim Coelho

Tás errado. o pi não é 3,14, mas sim 3,+ uns quantos números… És iletrado, coisa que para mim não tem mal, tendo em conta a época em que vives… e como erraste nisso, não se deve ter em conta tudo o resto que dizes, pois não provém de fonte segura 😛

Comentar por alogicadosabino

atah qual é esses 4 numerros sabixao

Comentar por larissa

Fez também o mar de fundição, redondo, de dez côvados de uma borda até a outra borda, e de cinco de altura; e um fio de trinta côvados era a medida de sua circunferência.

Redondo, parece-me que terá de ser um cilindro e não um “funil”. E só isso faz sentido. caso contrário daria a medida de cima e de baixo.
É que medir a circunferencia na base e o diametro no topo é uma lógica filha da mãe. Como as tuas às vezes 🙂

E segundo as minhas contas e o teorema de pitagoras não é possivel com as medidas dadas ter uma coisa de 5 de altura, 10 no diametro superior e 9,55 no inferior.
Mas não vou pegar por este ponto porque a diferença é muito pequena, já que se trata quase de um cilindro perfeito.

Comentar por Joaquim Coelho

Eh Eh Eh brincalhão

PI=3.14159265358979323846264…

+milhões de casas pois é uma dizima infinita.
Por comodidade regra geral aponta-se 3,14
Mas gostei da brincadeira 🙂

História do Pi (afinal já se sabia no tempo da biblia, com que nome não sei)

Pessoas/Povo
Ano
Valor

Babilónia
~2000 B.C.
3 1/8

Egípcios
~2000 B.C.
(16/9)^2= 3.1605

Chineses
~1200 B.C.
3

Antigo Testamento
~550 B.C.
3

Arquimedes
~300 B.C.
encontra 3 10/71<Pi<3 1/7
usa 211875/67441=3.14163

Ptolomeu
~200 A.D.
377/120=3.14166…

Chung Huing
~300 A.D.
raiz(10)=3.16…

Wang Fau
263 A.D.
157/50=3.14

Tsu Chung-Chi
~500 A.D.
3.1415926<Pi<3.1415929

Aryabhatta
~500
3.1416

Brahmagupta
~600
raiz(10)

Al-Khwarizmi
820
3.1416

Fibonacci
1220
3.141818

Ludolph van Ceulen
1596
Calcula p até 35 casas decimais

Machin
1706
100 casas decimais

Lambert
1766
Prova que p é irracional

Richter
1855
500 casas decimais

Lindeman
1882
Prova que p é transcendental

Ferguson
1947
808 casas decimais

Computador Pegasus
1957
7,840 casas decimais

IBM 7090
1961
100,000 casas decimais

CDC 6600
1967
500,000 casas decimais

E se queres saber o valor de PI com 10 mil casas decimais diverte-te aqui

http://oldweb.cecm.sfu.ca/projects/ISC/dataB/isc/C/pi10000.txt

Lindo 🙂

Comentar por Joaquim Coelho

“Mas gostei da brincadeira :-)”

Tás a ver que eu até sou um gajo porreiro 🙂

Joaquim, não li os textos dos links que dei. Os primeiros dois são de sites que costumo ler e por isso acho-os bom e linkei-os. O texto em portugues só pus aí pra haver um texto em pt. Pode não estar uma explicação muito famosa, mas não acredito que seja da forma como tu pintas a manta.

Comentar por alogicadosabino

Por acaso não sei pintar, mas aqui não falha.
E olhe que para quem me acusou não ler os links que se dá é pouco rigoroso, no minimo 🙂

Extratos importantes dos sites:
1.Então, o diâmetro do tanque (debaixo da “boca” dele) onde foi medida a circunferência tinha que ser de 9,55 codos!
2.O diâmetro de 10 codos foi medido de “lado a lado” (as bordas mais altas do tanque. v.23). E a circunferência de 30 codos foi medida com uma corda (“E uma corda de 30 codos de tamanho o rodeava). A pergunta é, então, diz a Bíblia que todos os “lados” do tanque mediam o mesmo? (Era o mesmo diâmetro, tanto em cima com em baixo e no meio?) Em nenhuma parte o diz! Somente na mente e na lógica o sentido comum dos difamadores da Bíblia.

Mas é possível que a circunferência tanto da “boca” (parte superior) do tanque, como a da parte de baixo, eram totalmente diferente, já que os diâmetros, tanto da parte superior e da parte inferior, não eram iguais! Ressalte-se que foi dito que o rodeava uma corda de 30 codos, o que significa que o que foi medido com esta corda não foi a “boca” (parte superior) do tanque, senão a parte debaixo.

Noutro site apenas chamam a atenção para arredondamentos (alguns pontos % mas não faz mal)

O outro é a mesma lenga lenda do brasileiro, deve ser uma cópia como é vosso hábito. “Thus the external diameter of the vessel at the point where the circumference was measured must have been 9.55 cubits.”
Bem mas aqui fazem um vaso todo bonito. Lá imaginação têm vocês. mas assim tudo é possivel…

Lindo, não Sabino, e diz lá, pintei algo diferente do que aqui diz ?

Comentar por Joaquim Coelho

Bem, para arrumar este assunto…

“E olhe que para quem me acusou não ler os links que se dá é pouco rigoroso, no minimo”

Estão as razões explicadas no post. Desconsiderei o teu argumento sobre o pi, precisamente pelo que disseste. Só me dei ao trabalho de por links para isso para depois não dizeres que estava era a fugir ao assunto.

De resto, não percebeste o meu comentário do “Tás errado. o pi não é 3,14, mas sim 3,+ uns quantos números…”… só te queria mostrar que, tal como tu (e eu) arredondas os números para simplificar a coisa, também os construtores citados na biblia poderiam ter feito isso, ao não indicar os valores exactos. Não deixas de estar correcto ao dizeres que o pi é 3,14. Por que haveriam eles de estar?

Mas atenção… isto é apenas caso possam ter arredondado. Como disse, não li as explicações.

Outra coisa, não me admira que não aceites a explicação dada. Nem eu estava à espera do contrário. Se nem o preto no branco aceitas (ex: o do morcego)…

Comentar por alogicadosabino

è aquela velha história… cada um acredita e vê oque convém pra si mesmo.

Comentar por Satokaibha

Vocês evos têm problema de leitura ou de entendimento do que lêem? Por acaso não perceberam que imediatamente abaixo em I Reis 7:26 fala justamente do FORMATO da borda? Ela era como uma “flor de lírio”, ou seja, o diâmetro desta era logicamente maior do que o do resto do objeto!. Entenderam ou será que é preciso esculpir?

Comentar por Josué

Certa vez, li uma matéria (agora fugindo um pouco do assunto… ou talvez não…) num site bem underground, que o Terceiro Reich fazia pesquisas com tecnologia alienígena. A matéria levantava uma hipótese muito ousada, dizendo que os remanescentes do partido de Hitler se exilaram na Antártida, onde continuaram com pesquisas tecnológicas até hoje, além de manterem contatos constantes com civilizações intergalácticas. Tudo isso e ainda mais explicavam expondo no site imagens e materiais interessantíssimos daquela época. Com tais, explicavam também a possibilidade de terem descoberto a tecnologia anti-gravidade dos discos voadores, que se consistia basicamente de dois elementos químicos em reação no centro, causando a rotação de dois discos (um em cima e outro embaixo… não sei de que materiais…), em sentidos contrários cada, e em movimento-perpétuo… Transformando assim a nave num sistema independente da gravidade.
Bem, é claro que isso tudo não passa de uma viagem bem duvidosa em todos os sentidos… Mas o site apresentava documentos e imagens MUITO intrigantes… mesmo…. No mais, só quero lhes despertar curiosidade quanto ao caráter enigmático do movimento circular em si… Um enigma universal que inspirou até Carl Sagan a escrever a ficção “Contato”.
Pi é um número chamado não só de “racional”, mas também “transcendental”… Uma constante que custa até aos computadores de hoje a fornecerem dados mais consistentes…
Sou leitor da Bíblia, sigo o Evangelho. Mas estou longe de ser fanático… tenho mente aberta a assuntos dos mais surpreendentes.
Na Bíblia, podemos encontrar essa constante em muitos aspectos… Vários relatos dela tratam de quantidades e acontecimentos que giram em torno do número 3 e dos múltiplos de 7… Muitas sentenças são “circulares”, e sugerem a independência ontológica desta relação. Por exemplo: “o amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor “. Jesus disse: “… eu vim para cumprir a lei…”
Com tais observações, interpreto o valor de Pi de um modo bem “maluco” (para os cientistas e matemáticos talvez…): há alguma relação do círculo com o Amor, e com tudo que é relatado na Bíblia… de Gênesis a Apocalipse… Penso que o Amor é a qualidade humana mais independente de todas… a mais transcendental… a mais livre e independente… É capaz de explodir a partir do nada… ah sim! se é!!… Assim como a Singularidade ocorrendo aleatoriamente espaço sideral afora… o oposto de um buraco negro… Supernova…
Só para lhes despertar mais interesse sobre o assunto, que, pra mim, está no horizonte de nossas descobertas!
“Podes tu fazer aparecer os signos do Zodíaco a seu tempo; ou guiar a Ursa com seus filhos? Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra?” (Jó 38:32,33)

Comentar por Nathan

Outros povos mais antigos tbm usavam esses numeros,
7 dias do diluvio sumerio ou trindade dos deuses egipcios como Amon-Ra-Horus.
Gostei do comentario dos discos voadores.
apesar de terem existencia muito duvidosa o mecanismo apresentado é intrigante:
nao tem asas como avioes;
nao tem balao com ar quente ou gas como dirigiveis;
nao tem helises de elicopterus;
nao tem jato como foguete;
Mas nos como estudiosos nao devemos acreditar que sejam demonios como os evangelicos falam por ai.

Comentar por Anderson du Lustoza




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: