Filed under: Convicções / Fé, Estupidez/Fanatismo/Ignorância ateísta, Respostas a Ateus
E com este post inauguro mais uma categoria: Respostas a Ateus. Comentário no Mentira a mentira, enche a Evolução o papo!. Já conhecem o método… a verde as afirmações do ateu, seguindo-se a minha resposta.
____________________________________________________________________________
“A bíblia nunca falha, é tão certeira como aquele proverbio alentejano: Chovendo em Novembro, Natal em Dezembro Nunca falha
Aqui ficam umas certezas cientificas biblicas:
Biologia:
– Manchas e listras no pelo de animais são diretamente determinados por ornamentos no ambiente. GÊNESE [30:35-42”
-> Na realidade, a passagem indicada não diz que os bodes e as cabras pariam crias malhadas e listradas pelo facto de estarem a conceber à frente de varas. Apenas diz que os bodes e as cabras concebiam crias listadas e malhadas em frente às varas.
De resto, caso isso acontecesse seria por intervenção divina. Em Números 21, Deus manda Moisés construir uma serpente de bronze e colocá-la sobre uma haste, para que o povo de Israel olhasse para ela e sarasse das picadas de serpente. É um exemplo de intervenção divina, pois sabemos que se formos picados por uma cobra, não vamos sarar apenas por olhar para uma estátua de uma serpente.
Não estou a pedir que acreditem, apenas a mostrar que não há nenhuma contradição/imprecisão. Mas, de novo, a passagem não diz que as varas são as responsáveis pelos animais parirem crias malhadas, nem que as manchas e listras no pêlo de animais são directamente determinadas por ornamentos no ambiente.
__________________________________________________________________
Adenda às 17h18 de 16 de Setembro, 2008: Fiquei agora a conhecer mais um pouco do contexto deste episódio. No capítulo imediatamente a seguir, nos versículos 7,8 e 9, é-nos dito que este episódio dos animais listrados e malhados tem intervenção divina:
Génesis 31: [Jacó a falar]
7 – Mas vosso pai me tem enganado, e dez vezes mudou o meu salário; Deus, porém, não permitiu que me fizesse mal.
8 – Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todo o rebanho dava salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todo o rebanho dava listrados.
9 – De modo que Deus tem tirado o gado de vosso pai, e mo tem dado a mim.
Já aprendi mais qualquer coisinha da Bíblia. E vós ateus também. Ah não… tava-me a esquecer que o ateu não quer aprender… só quer utilizar os textos bíblicos para dizer que são imprecisos e contraditórios.
20 comentários so far
Deixe um comentário
Entäo tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
38 E pós estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
39 E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
40 Entäo separou Jacó os cordeiros, e pós as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labäo; e pós o seu rebanho à parte, e näo o pós com o rebanho de Labäo.
41 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
42 Mas, quando era fraco o rebanho, näo as punha. Assim as fracas eram de Labäo, e as fortes de Jacó.
43 E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.
Bem se isto não quer dizer que as varas listadas influenciavam as listas nos recem-nascidos, então eu apesar de não ter cabelo, não sou careca.
Fico à espera das outras, mas com uma arguemtação mais sólida 🙂
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 16, 2008 @ 2:19 pmOi, o Termo em Hebraico traduzido por ‘conceberam”, em sua raiz significa: “ser quente” ou seja “estar no cio”…e agora
Comentar por Reynaldo Maio 31, 2011 @ 4:01 pmentendem….
xau!
Ainda tou à espera que me digas onde é que diz que as varas foram as responsáveis pelas crias saírem com manchas.
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 2:55 pmEstá completamente implicito:
As fortes, colocava as varas e truka, lá vinham as crias malhadas.
Quando eram fracotes, não colocava as varetas e logo os bichinos não saiam malhados.
Única conclusão possível da leitura do texto: as varas influenciavam o aspecto exterior com que as crias nasciam.
42 – Mas, quando era fraco o rebanho, näo as punha. Assim as fracas eram de Labäo, e as fortes de Jacó.
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 16, 2008 @ 3:14 pmIsto não quer dizer que ele manipulava o aspecto das crias a seu bel-prazer ?
Bem, era é por uma forma esquisita, mas está desculpado, ainda não havia ciencia genetica.
41 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
42 Mas, quando era fraco o rebanho, näo as punha. Assim as fracas eram de Labäo, e as fortes de Jacó.
Palavars para quê.
Varetas, listadas. Sem varetas não listadas.
É preciso fazer um desenho ou percebes.
Truca-truca com varetas, dá listados. Truca-truca sem varetas dá lisos.
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 16, 2008 @ 3:17 pmIsso deve-se a intervenção de Deus no processo, tal o Sabino disse, e não às crenças de Jacob.
Jacob pensava que o que estava a acontecer era devido às suas superstições, mas o que se estava a passar era a Mão de Deus a corrigir o mal que Labão lhe tinha feito.
http://www.tektonics.org/lp/oddgenes.html
Mas, no final de contas, quem é o darwinista para apontar o dedo à Bíblia? De acordo com a fábula, o ambiente pode mudar a composição genética da descendência. Afinal, foi devido ao facto de um animal terreste se aventurar na água que ele se “transformou” em baleia!
Comentar por Mats Setembro 16, 2008 @ 3:30 pmMas pronto, a genética não conta nada para a teoria da evolução.
pois é, no capítulo a seguir o contexto continua. Confesso que não sabia. É o problema dos tais estudos dos ateus… o contexto é algo que fica à porta.
Vê o versículo 39 e vê esta frase: “E a mulher do Marcos Sabino concebeu diante do olhar atento do seu marido, e deu à luz gémeos”… também está implícito que ela deu pariu gémeos pk concebeu à minha frente?
De qualquer forma, para a próxima vê antes o contexto das passagens (o antes e o depois) em vez de te limitares a copiar e pastar aqui tudo que vês em sites de cépticos. Sempre me poupavas uns minutos da minha preciosa vida.
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 4:12 pmTretas.
Não tem nada a ver com contextos.
Preto no branco: com vara listado. Sem vara liso.
Com a intervenção divina tudo é possível. Não é isso que se discute, mas se purgada de deus as afirmações “cientificas da bíblia” fazem qualquer sentido. E não fazem.
Ora como deus é uma lenga-lenga inventada, essas afirmações não fazem sentido.
E a mulher do Marcos Sabino concebeu diante do olhar atento do seu marido, e deu à luz gémeos”… também está implícito que ela deu pariu gémeos pk concebeu à minha frente?
Não Marcos.
Mas não tem nada a ver e tu sabes.
Se dissesse, dá uma com mão direita aberta e sai menina, dá uma com a mão direita fechada e sai menino. E saía sempre menina ou menino consoante o caso, aí já se podia inferir que quem afirmava isto, acreditava que fechar ou abrir a mão direita enquanto tinha relações determinava o sexo da criança.
Isto é que é implícito e não o non-sense que dizes.
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 16, 2008 @ 4:51 pmMatts, é tanta a asneira que nem rebato.
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 16, 2008 @ 4:53 pmInfelizmente não existem formulas matemáticas para este caso. Mas é igual a Júpiter 🙂
“mas se purgada de deus as afirmações “cientificas da bíblia” fazem qualquer sentido.”
Claro que não faz sentido. É como aquilo que disse sobre o episódio de olhar para a estatua da serpente e ser curado. Claro que do ponto de vista humano é impossível. Mas a biblia diz que deus actuou aí.
Copiando do post: Não estou a pedir que acredites, apenas a mostrar que não há nenhuma contradição/imprecisão.
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 5:33 pmCopiando do post: Não estou a pedir que acredites, apenas a mostrar que não há nenhuma contradição/imprecisão.
Nunca há quando se recorre ao sobrenatural. 🙂
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 16, 2008 @ 5:56 pmentão devo concluir que foste palerma deliberadamente ou, antes, que ignoravas a passagem?
Se conhecias a intervenção de Deus neste episódio (que eu não conhecia), e se já sabes que os cristãos acreditam que Deus tem poder para fazer o que nós não conseguimos fazer, por que razão apresentaste este episódio como uma imprecisão ou erro científico? Bastava apresentares o episódio em que Jesus andou sobre as águas e dizer que não é possível andar sobre as águas e, como tal, a bíblia é imprecisa cientificamente falando…
Comentar por alogicadosabino Setembro 16, 2008 @ 6:01 pmBem, está visto que o Joaquim está na fase do “Não quero acreditar, nem por nada deste mundo! Não quero não quero não quero!”
Bem, foi-te dado o contexto e a explicação Bíblica. Foi-te aludido a fábula darwinista que diz que metermos os pés na água durante uns milhões de anos, poderemos tranformar-mo-nos em baleias.
Comentar por Mats Setembro 17, 2008 @ 12:04 amPortanto, não só a Bíblia está esclarecida, como tu, como darwinista, não tens razões nenhumas para duvidar que o ambiente muda os genes. Isso está bem claro na tua fé em Darwin.
Sabino, oq ue está em causa é o seguinte:
Os factos cientificos biblicos não fazem sentido sem a intervenção de Deus. Por isso não me venham com balelas de explicações cientificas naturais para o criaccioniosmo.
Já que falamos de contextos, é esse o contexto do meu comentário que originou estas respostas tolas.
Do ponto de vista da ciência são afirmações tolas e erradas. Do ponto de vista da religião são aquilo que vocês quiserem. Não me interessa pessoalmente, pois a religião para mim é treta.
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 17, 2008 @ 9:45 amJoaquim
A ciência não é “naturalismo”. Em nenhuma parte a ciencia invalida a actividade que vai para além das leis da natureza como as conhecemos.
Lembra-te:
1. Deus interviu no processo de reprodução.
Comentar por Mats Setembro 17, 2008 @ 11:23 am2. Tu acreditas que o ambiente pode mudar a informação genética que é passado para a geração seguinte.
3. Nada na ciência invalida o chamado “sobrenatural” de intervir na natureza.
1-Falso
2-Falso
3-Falso
1. Não precisa de comentários
Comentar por Joaquim Coelho Setembro 17, 2008 @ 2:21 pm2. O ambiente não muda nada, nem pressiona mudanças, selecciona. Apenas isso. O que falas tem mais a ver com Lamarkismo (que a ciência provou ser errado) do que com selecção.
3. A ciência não usa o sobrenatural. Se não sabe explicar diz que não sabe e não inventa deuses ou fantasmas.
Quando encontra uma explicação ela é natural. senão não é nada. Um vazio á espera de ser preenchido. Só isto.
“Bem, foi-te dado o contexto e a explicação Bíblica. Foi-te aludido a fábula darwinista que diz que metermos os pés na água durante uns milhões de anos, poderemos tranformar-mo-nos em baleias.
Portanto, não só a Bíblia está esclarecida, como tu, como darwinista, não tens razões nenhumas para duvidar que o ambiente muda os genes. Isso está bem claro na tua fé em Darwin.”
POUTZ! Perolaça! 😀
Comentar por Ravick Junho 5, 2009 @ 10:47 pmComo alguem pode comprar uma casa olhando somente um comodo? sempre é bom ler a biblia inteira e não algumas partes “ler um texto por pretesto não é honesto” Logo a seguir no capitulo 31 apartir dos versos 9 Diz: “Assim Deus tomou o rebanho do vosso pai e mo deu a mim”
Comentar por José Carlos Setembro 15, 2009 @ 2:23 pmpois chegado o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi que os machos que conbriam o rebanho eram listrados, malhados e salpicados”
N a minha opinião, todo poder vem diretamente de Deus ele faz o que quer e na hora que quiser, mas para nós seres humanos ser mais abençoados do que somos, temos q agir, fazer a nossa parte, ser astuto, usar a inteligência, poder até ser que as varas não iriam influenciar em nada, na questão posta, mas só de Jacó e seus servos estar ali observando qdo as ovelhas iam beber água, qdo estavam prontas sem contar a traição de labão, quantas vezes ele foi prejudicado por labão, será que Deus não, não levou em conta todo este sacrifício de Jacó, E a promessa a qual o próprio Deus havia feito a ele, era mentira? creio que não, só me resta dizer vamos fazer a nossa parte ir até o nosso limite que Deus se encarrega do resto. amém?
Comentar por Sandra Camilo Martins Hessel Abril 6, 2012 @ 3:46 pmjacó, correu foi atrás do seu objetivo, não ficou esperando deitado numa rede tomando suco de laranja, achando que Deus era obrigado a fazer tudo por ele. certamente quando Deus observou toda a maneira que Jacó conduziu a situação, não defraudando ninguém, mas tomando o q era seu por direito, Deus abençoou e honrou a proposta a qual fizera seu sogro, Deus não é injusto, e nem permitiria o servo a qual foi fiel a Ele todo momento fosse envergonhando e saísse com as mãos abanando dessa história, creio sim que é o mover de Deus em favor do servo querido .
Comentar por Sandra Camilo Martins Hessel Abril 6, 2012 @ 3:56 pm