No princípio criou Deus os céus e a Terra


Lebres ruminam? Deus não conhece a Sua própria Criação?

Comentário no Mentira a mentira, enche a Evolução o papo!.
___________________________________________________________________

A bíblia nunca falha, é tão certeira como aquele proverbio alentejano: Chovendo em Novembro, Natal em Dezembro Nunca falha
Aqui ficam umas certezas cientificas biblicas:

Biologia:
[…]
– Lebres ruminam.

[…]
LEVÍTICO [11]

-> Os termos hebraicos utilizados nesta passagem para aquilo que conhecemos como a “lebre” são: arnebeth e shaphan. Não se sabe ao certo se estes dois termos representam a actual lebre ou coelho, mas os tradutores assim o estabeleceram (caso semelhante ao do Beemote e do Leviatã que, erradamente, são designados de hipopótamo e crocodilo). Aqueles que estudam as línguas do Antigo Testamento, dizem-nos que a etimologia destes 2 termos é obscura e que a identificação destes dois animais não é certa.

Mas considerando que os termos em hebraico se referem à actual lebre… de acordo com a definição moderna de ruminante, os críticos dizem que as lebres não ruminam, ou seja, não fazem exactamente a mesma coisa que a vaca faz, pois não possuem um estômago com várias câmaras. Todavia, elas comportam-se  como se estivessem a ruminar (movimentos da boca), uma vez que têm um processo semelhante (Não vou explicar em que consiste o processo pois não é esse o propósito do post, interessados favor pesquisar). O termo hebraico para “ruminar” significaelevar [ou levantar] aquilo que foi engolido“, e é o que, de facto, acontece no caso da lebre, tanto é que ela pode ser chamada de pseudo-ruminante. [Só aqui o aparente problema já fica resolvido, mas vamos continuar a dar rebuçados aos cépticos]

O contexto do problema (ou o problema do contexto?)

Agora vamos ao contexto (99,9% das vezes esquecido pelos cépticos). Esta referência à lebre ou coelho (considerando que os termos em hebraico representam a lebre como a vemos hoje) está incluída numa lista de animais proibídos, que tinha como finalidade ser um guia de orientação para o israelita comum. Todos os israelitas – do mais velho ao mais novo, do mais astuto ao menos astuto – tinham de assimilar claramente o que Deus pretendia, caso contrário, como se vai cumprir uma lei que não se entende claramente? (Veio-me agora aqui um flash a lembrar-me a lei portuguesa da proibição de fumar dentro de espaços fechados, eheh)

Os israelitas não tinham conhecimento dos aspectos técnicos envolvidos nos processos de nutrição dos animais. Eles não iam estudar o metabolismo dos animais para confirmarem se X animal era puro ou impuro. Precisavam de uma forma clara de distinguir os animais puros dos impuros. Como o processo da lebre é semelhante ao de um ruminante (como a vaca), o povo conseguiria facilmente assimilar o conteúdo da lei sobre a lebre ou o coelho.

A expressão bíblica que aparece traduzida como “ruminar”, é um termo abrangente utilizado para se referir a uma actividade de forma geral.

Conclusão

Este é, basicamente, apenas mais um dos problemas de contextualização sobre as classificações do mundo antigo. O céptico, deliberadamente, finge-se de sonso e diz aos cristãos que a Bíblia está toda cheia de erros, ignorando contextos e linguística. O mesmo é dizer que Aristóteles, que classificou os animais de acordo com o ambiente em que viviam (aéreos, terrestres ou aquáticos), era burro ou não existiu, uma vez que o seu sistema de classificação não é igual ao que utilizamos actualmente. Se ele realmente tivesse existido, saberia que uma lebre não é um animal terrestre, mas um mamífero 😀

Anúncios

20 comentários so far
Deixe um comentário

A bíblia diz que o morcego é uma ave. Já encontraste? E o que achas disso?

Comentar por Dário Cardina

Sinto muito, mas acho que Lineu e outros biólogos ainda não haviam nascido para classificar os animais em reinos e espécies.
Os povos da época antiga classificavam como ave qualquer animal que voasse… todos os historiadores sabem disso.

Comentar por Graziela

Então baseado no que vc escreveu, podemos concluir a bíblia foi escrita por homens e o conteudo reflete o conhecimento da época? 🙂

Comentar por Icarus

tá a fazer lol

Comentar por alogicadosabino

mas a coisa é parecida… a classificação dos animais é arbitrária, e lógico que se o ser humano atribui uma classificação diferente a um animal, não é a biblia que está errada. O exemplo do aristoteles serve para aqui tb…

Comentar por alogicadosabino

Pois com certeza …

Há sempre desculpas para a morte.

Mas não é isso que está em causa e sim o facto de que aqueles que consideram a biblia infalivel na grande tolice “pseudo-cientifica” do criaccionismo afirmarem que a biblia nunca erra cientificamente.
Ora aqui está a prova de que isso é treta e que a verade é que a biblia se restringe aos conhecimentos (os certos e os errados) das pessoas da epoca, o que não tem nada de mal.
Não me venham é com a balela do infalivel.

Se os povos eram inspirados por deus então deus devia dizer que a lebre não era ruminante.

Mais tretas, do costume, Sabino

Aliás a treta de deus tem sempre razão:

Num acidente 1 pessoa morre e outra fica tetraplegica.
Conversa de café:
Coitado do Manel, ficou sem se mexer. Graças a Deus que sobreviveu, podia ter sido pior e ter morrido como o Toino.

Conversa no café ao lado.
Coitado do Tiono. Mas graças a DEus que morreu, podia ter ficado como Toino o resto da vida numa cama sem se mexer. Pode agradecer a Deus a clemência.

Deus nunca falha. TRETAS

Comentar por Joaquim Coelho

“Se os povos eram inspirados por deus então deus devia dizer que a lebre não era ruminante.”

Não era os povos inspirados por Deus, nem tampouco o povo todo de israel… apenas os que escreveram os livros da biblia. Tu bates sempre na mesma tecla… Já te foi dito que o “ruminar” na lingua original não tem o mesmo significado que o acto de “ruminar” que a vaca faz, por exemplo. E mesmo que tivesse, não deves ter lido esta parte “Eles não iam estudar o metabolismo dos animais para confirmarem se X animal era puro ou impuro. Precisavam de uma forma clara de distinguir os animais puros dos impuros.”

Como já disse, não ha contradição/imprecisão nenhuma… é facilmente explicado quer pelo contexto da epoca ou pela linguística. A tua refutação tá feita e apresentada… não te estou a obrigar a acreditar em Deus, apenas a mostrar que não há espécie alguma de nonsense…

“Deus nunca falha.”

Deus não.. o homem sim.
______________________________________________________________

Mais uma coisa… dei uma olhadela a isto:
“- O valor de PI é 3 exato! I REIS [7:23] II CRÔNICAS [4:2]”

Podias substanciar um pouco mais do que pretendes daqui?

Comentar por alogicadosabino

Mais tretas Sabino.

A questão é simples: A biblia apresenta um caso em que aquilo que parece não é.
Ou seja parece que são ruminantes mas não são. Tem toda a lógica e sentido que as pessoas da época dissessem que era ruminar, pois assim parece.

Mas do ponto de vista cientifico hoje é um erro.
Portanto a biblia não é fiavel sempre. (na minha visão, nunca 🙂 )
A ciencia também erra muito, mas reconhece-o.

E confirma o que digo: a biblia mais não é que um conjunto de histórias, narrações (umas verdadeiras outras falsas) e crenças.

A quanto a deus nunca falhar, é obvio. Algo inexistente nunca pode falhar, nem acertar …

Comentar por Joaquim Coelho

“E confirma o que digo”

confirma a caricatura que tu próprio desenvolveste para ti.

Tinha acrescentado uma coisa acima, mas entretanto já tinhas respondido. Repito:
“______________________________________________________________

Mais uma coisa… dei uma olhadela a isto:
“- O valor de PI é 3 exato! I REIS [7:23] II CRÔNICAS [4:2]”

Podias substanciar um pouco mais do que pretendes daqui?”

Comentar por alogicadosabino

Numa circunferência podes calcular a sua extenção da seguinte forma: C=Pi*diâmetro

Ora se:
redondo, de dez côvados de uma borda até a outra borda, e de cinco de altura; e um fio de trinta côvados era a medida de sua circunferência.

Podemos concluir que 30/10=pi

Ou ainda que o dito fio nunca poderia ter 30 covados mas 31,4 (falamos de um erro de cerca de 60 cm num total de menos de 14 metros, o que não é propriamente insignificante)
O importante não é o Pi (até porque acho que naquela altura não sabiam o que isso era), mas o erro significativo no calculo do perimetro.

O Pi é só para enfeitar e provocar um bocadinho 🙂

Mas uma vez isto está tudo muito bem do ponto de vista de quem vivia na altura mas errado do ponto de vista da ciencia.
Normal e confirma o que já disses atrás.

Comentar por Joaquim Coelho

só podes estar a brincar =\

Comentar por alogicadosabino

Não, Sabino

Não estou a brincar, mas a usar os vossos métodos criacionistas.

Vês como são ridiculos ?
99,99 % dos argumentos criacionistas, são do genero. E com um agravo: estes são verdadeiros (ainda que sem sentido) e os vossos são quase sempre ou falsos ou meias verdades.

Comentar por Joaquim Coelho

Esses ateus malvados e suas citações fora de contexto…

Diz aí Sabino, quais são os parâmetros que usas pra definir o que é metáfora e o que deve ser entendido literalmente. A ressurreição do JC é uma metáfora? A conversão de Paulo também? E o Gênesis? Será a existência de um deus criador uma interpretação arbitrária e fora de contexto? Um grande mal-entendido?

Comentar por AmadeusXIII

Nossa, a Bíblia não tem propriedades científicas meu jovem… Sou cristão, mas ser fixista e dizer que a bíblia tem propriedades do conhecimento essencialmente científicas é burrice meu jovem. Como algo que é revelado é ao mesmo tempo científico? Que eu saiba ciência se faz através de observação, matemática e experiência…

Comentar por Guilherme Pelli

Muito Bom

Comentar por Iuri

lógico….que do ponto de vista do nosso CRIADOR….e ninguém melhor do que ele para conhecer todas as espécies, o coelho é tido como ruminante no sentido de que ele remastiga as suas fezes que passam por um processo de fermentação no intestino. E essa remastigação serve para a melhor absorção dos nutrientes.

Logicamente que na moderna classificação cientifica o coelho não é tido como ruminante. Temos que entender assim, a forma como ele foi exposto dessa forma.

Comentar por Wesley

tt

Comentar por André Estevão Veiga

Vcs estão falando da biblia ? e o anticristo ? a reissurreição dele pelo poder de sortilégios de satanás, vcs já o viram ? pra mim ele já ta é no fim, é o espirito de Nero, o 666 ! e o mundo jaz neste maligno!!! Quanto as questões interpretativas, em Salmos 118 : 160 está escrito ” A soma de sua palavra é a verdade e cada uma de sua justas ordenanças dura para sempre. ” o que é a soma ? a soma é um apanhado de idéias que juntas formam a verdade. o que o salmista quer dizer é que todos os livros juntos formam verdade e também que a essencia da sua palavra é a verdade. então se coelho rumina ou não vai alterar em quê na mensagem de salvação que a biblia nos oferece. A Lei nos foi dada pelo Céu em nome de Deus para realização do plano dele aqui na terra mas até o céu está evoluindo se não fosse isso lá seria um lugar chato pra caramba e vcs que são ateus espero que percebam logo que sem Deus tudo é mentira, que esse mundo é mentira,que o dinheiro é mentira e que o verdadeiro milionário é aquele que tem jesus no coracão.

Comentar por André Estevão Veiga

uma coisa que descobri: uma profecia é um aviso para um povo ou para uma pessoa e se o assunto é ruim, a pessoa tem todo direito de mudar de comportamento, vestir pano de saco e de uma forma procurar aplacar e acalmar a ira de Deus, como os ninivitas fizeram e Deus se arrependeu e não os destruiu. Nos ultimos versiculos do antigo testamento esta escrito que se Deus encontrasse amor na terra não a destruiria e quem teria essa missão era Elias e eles fizeram tudo com Elias. Por que o mundo não acabou ? O que foi que Cristo pediu ao pai na cruz ? perdo-a-os eles não sabem o que fazem. Só há uma maneira de entender a biblia é com amor.

Comentar por André Estevão Veiga

Mais os homens que escreveram foram inspirado por deus ?, e deus deve saber diferenciar um roedor de um ruminante ! né ?

Comentar por nathan ribeiro




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: