Ver Parte 1
__________________________________________________________________________
De onde vem toda a nossa informação genética? Metade vem do pai (esperma) e a outra metade vem da mãe (óvulo).
A côr da pele representa uma das características mais visíveis e utilizadas quando distinguimos as pessoas pela sua raça. Ela é governada por mais do que um par de genes. Para facilitar a compreensão deste assunto, vamos assumir que existem apenas dois pares, localizados na posição a e b nos cromossomas (para os mais desconfiados, esta simplificação não é feita para ajudar criacionistas. De facto, quantos mais pares de genes existirem, maior o leque de tons de pele disponível – como iremos constatar). Um deles ( “M” ) dá instruções para que seja produzida muita melanina (pigmento responsável pelos tons de côr da pele); o outro ( “m” ) dá instruções para que seja produzida pouca melanina.
Na posição a do cromossoma, podemos ter as seguintes combinações: Ma;Ma, Ma;ma ou ainda ma;ma. Estas combinações dariam instruções às células da pele para produzirem muita, razoável ou pouca melanina. De igual forma, na posição b do cromossoma, podemos ter as seguintes combinações: Mb;Mb, Mb;mb ou ainda mb;mb (que dariam as mesmas instruções às células da pele). Assim, pessoas com côr de pele muito escura poderiam ter a combinação Ma;Ma;Mb;Mb, ilustrada na seguinte figura:
Assim, se o homem da ilustração tivesse relações sexuais com uma mulher com a mesma constituição genética neste ponto, os seus filhos nunca seriam brancos ou amarelos ou vermelhos.
De igual forma, pessoas de côr branca (com a combinação ma;ma;mb;mb) apenas teriam filhos com o mesmo código genético neste ponto, como ilustra a seguinte figura:
Vamos ver, agora, quais seriam os tons de pele possíveis de uma criança cujos pais fossem mulatos… cujos pais apresentassem a seguinte combinação genética: Ma;ma;Mb;mb (o resultado de a união entre pessoas Ma;Ma;Mb;Mb e ma;ma;mb;mb – como ilustra a seguinte figura)…
Podemos ver isso utilizando aquilo que é conhecido como o quadro ou quadrado de Punnet. O lado esquerdo mostra as combinações possíveis do lado do pai. Em cima estão as combinações possíveis do lado da mãe (recordar que pai e mãe apenas podem passar um dos pares de genes).
Acho que este esquema dispensa explicações. Se duas pessoas Ma;Ma;Mb;Mb (preto) casassem e emigrassem para um local onde os seus filhos não tivessem a hipótese de casar com pessoas brancas, todos os seus descendentes seriam pretos – nasceria naquele local/zona uma linha de “preto puro” (no sentido de não existir genes para tonalidades de pele mais claras). O mesmo aconteceria se estas duas pessoas da descrição fossem “branco puro”. Quantos mais pares de genes fossem considerados, mais seriam as opções a incluir no quadro de Punnet.
Nesta medida, o episódio de Babel (confusão das línguas e dispersão das pessoas) é fundamental para compreender a existência de diferentes raças no mundo.
______________________________________________________________________
Para mais pormenores sobre este assunto: How did all the different “races” arise (from Noah’s family)?
8 comentários so far
Deixe um comentário
Como explicas que de duas pessoas idênticas (Adão e Eva) surgiram as variadas cores das diferentes raças? Explicação: evolução. Ou então a Eva era às manchinhas. LOL
Comentar por Dário Cardina Agosto 26, 2008 @ 3:37 pmEva às manchinhas… ahahahah lol
não, dário. Adão e Eva foram a criação “muito boa” de Deus. Foram criados com a melhor combinação de genes… sem defeitos, sem erros genéticos… Se Adão e Eva fossem mulatos (no post representado por Ma:ma;Mb;mb) os seus descendentes poderiam ser de qualquer côr.
Comentar por alogicadosabino Agosto 26, 2008 @ 3:42 pmAmigo, frequento um mestrado de Engenharia Biológica e sem que não há genótipos sem erros. As radiações cósmicas provocam danos. A simples velhice é devida a danos no DNA. O oxigénio é-nos letal a médio/longo prazo destruindo a nossa dupla cadeia. Outra coisa: o que são defeitos genéticos? É a falta de tradução de uma proteína? É a tradução de proteínas a mais? É a tradução de uma proteína em vez de nada? É o quê, afinal?
Comentar por Dário Cardina Agosto 26, 2008 @ 6:14 pmDesejo as maiores felicidades para os teus estudos, do fundo do coração. Desejo também que possas colocar o teu saber ao serviço de Deus.
Com quem casaram os filhos de Adão e Eva? Problemas biológicos e/ou morais? (Parte 1)
Comentar por alogicadosabino Agosto 27, 2008 @ 7:42 pmè interessante comentar sobre Adão e Eva, é que eles eram como gêmeos, já que Deus fez Eva da costela de Adão(talvez isto seja uma metáfora, assim como ter sido feito do barro), mas o fato é que científicamente falando todos os humanos são descendentes de um casal de humanos, ou pelo menos esse estudo
Comentar por Arthur Vergara Março 17, 2009 @ 6:29 pmhttp://www.documentarios.org/video/detalhar/1329/adao___mito_ou_realidade/
Mostra que somos descendentes de um homem, me parece que tem um documentário a parte falanda da eva científica.
tem um link do comentario da matéria
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070101012343AAR8s2w
Comentar por Arthur Vergara Março 17, 2009 @ 6:34 pmOs dinossauros surgiram assim. Livro de Enoque cp 7:1´´E aconteceu depois que os filhos dos
homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e
belas.
2E quando os anjos, (3) os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se
delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas
da progênie dos homens, e geremos filhos.11E as mulheres conceberam e geraram
gigantes, (7).
(7) O texto grego varia consideravelmente do etíope aqui. Um
manuscrito grego acrescenta a esta secção, “E elas [as mulheres] geraram a
eles [as Sentinelas] três raças: os grandes gigantes. Os gigantes trouxeram
[alguns dizem “mataram”] os Naphelim, e os Naphelim trouxeram [ou
“mataram”] os Elioud. E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo
com a sua grandeza.” Veja o registro no Livro dos Jubileus.
12Cuja estarura
era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens
produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
13Então eles voltaram-se
contra os homens, a fim de devorá-los;
14E começaram a ferir pássaros,
animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, (8) e para
beber seu sangue.
(8) Sua carne, um depois do outro. Ou, “de uma outra
carne”. R.H. Charles nota que esta frase pode referir-se à destruição de
uma classe de gigantes por outra. (Charles, p. 65).
15Então a terra reprovou
Comentar por Rode Madalena de Jesuz Julho 16, 2009 @ 4:51 pmos injustos.“
A bíblia não dá detalhes sobre os dinossauros e não tem este objetivo.
Comentar por Isaias S. OLiveira Julho 16, 2009 @ 11:57 pmCom relação aos gigantes, eles eram totalmente humanos.
A tese de que anjos teriam descido do céu para assumir corpos e ter relações sexuais com humanos na época de Noé, é defendida por vários teólogos.
Eu, particularmente, não concordo. Se essa estória fosse verdadeira, então não haveriam gigantes após o dilúvio.
No entanto, a bíblia nos relata gigantes habitando a terra de Canaã muitos séculos após o dilúvio. Os gigantes foram derrotados pelos israelitas e por outros habitantes de Canaãn. Números 13:32-33; I Samuel 17:4; Deuteron.2:20-22.