No princípio criou Deus os céus e a Terra


“O Dia Online” contra os crentes
Julho 19, 2008, 1:20 pm
Filed under: Convicções / Fé, Desabafos

O título da notícia diz: “Preso avô de 71 anos que engravidou neta de 10“. É repugnante, ninguém tem dúvida disso. Do ponto de vista jornalístico, a notícia está bem construída, com a excepção de 10 caracteres. “Casado e evangélico, Genival alegou ter sido vítima da criança que o teria seduzido”… casado e evangélico. O jornalista autor desta notícia está, claramente, a tentar criar concepções na cabeça dos leitores, fornecendo, para isso, informação dispensável, irrelevante para a construção da notícia. Reparem que ele não diz, por exemplo: “Casado e adepto do Botafogo”, ou “Casado e amante de uma mariscada”, ou ainda “Casado e do Partida da República”… qualquer uma destas informações seria tão relevante quanto a do “casado e evangélico”. Mas este jornalista está é interessado em fazer as pessoas criarem este raciocínio mental: “Ts ts… os evangélicos são todos a mesma coisa”… quando, obviamente, não é verdade. Nenhum blogger faz propaganda de notícias deste género quando os actos são perpetrados por agnósticos ou ateus.

Os meios de comunicação social, assim como a ciência evolucionista, bem podem tentar destruir a imagem e crença em Deus mas não vão ter sucesso.

É o próprio Jesus quem diz: “Edificarei a minha igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela(Mateus 16:18 ).

Anúncios

60 comentários so far
Deixe um comentário

Da forma como escreve, dá a entender que ele é pedófilo porque é evangélico, ou que o seu evangeliquismo teve alguma coisa a ver com isso.

Comentar por Mats

A minha interpretação é,apesar de ser casado e evangélico, o que nos poderia fazer crer que moralmente seria uma pessoa bastante íntegra, foi capaz de fazer algo perfeitamente hediondo. Ou seja, o facto de ser evangélico não o torna (nem a ele nem a ninguém) moralmente integro. O ataque à crença em Deus parece-me serem vocês a ver!

Comentar por Beowulf

Concordo parcialmente com o beowulf.
O sabino tem uma opnião que considero totalmente válida, porém não usou os argumentos corretos.
Você vê com a mesma frequência do que “casado e evangélico” o “casado e católico”?(mais de 80% da população é católica e blablabla).
Hoje em dia há um ataque em massa atraves dos meios de comunicação ao evangeliquismo.

Comentar por Matheus

Beowulf… o que ele fez foi hediondo. Nisso estamos os dois de acordo. A minha intenção não foi tentar defender o homem, como tu reparaste mas sim mostrar como os meios de comunicação podem “fazer” a mente das pessoas.

Concordes ou não, isto foi mau jornalismo. O ataque à crença em Deus é óbvio.

Comentar por alogicadosabino

Pela primeira vez 100% de acordo contigo.

Comentar por Joaquim Coelho

O reporter pode e tem direito de publicar a noticia como ele quizer; e como esse sernhor era evangelico não deveria ter feito o que fez pois os evangelicos tem muito mais conhecimento da biblia e sabem os valores ensinados por Jesus, pois vivem com ela debaixo do braço!

Comentar por Fabiano

Fabiano, obrigado pelo comentário submetido!

Não! O reporter não tem o direito de publicar a notícia como ele quizer… se assim fosse, não seria necessário eu estar cinco anos a estudar jornalismo…

O que o jornalista fez foi dar informação irrelevante para a notícia de maneira a criar estereótipos na cabeça dos leitores. O “casado e evangélico” é, claramente, um juízo de valor pessoal… algo que deve ficar de fora no texto jornalístico

Comentar por alogicadosabino

Juízo de valor nada, juízo de facto. O senhor é casadop e evangélico, independentemente a tua opinião sobre pessoas casadas e evangélicas. Tu é que te sentes incomodado pelo facto de pessoas que têm aparentemente valores morais como os teus (leia-se,evangélicos) possam ter comportamentos hediondos. Sinceramente, acho que é uma informação de toda a relevância, por muito que te incomode.

Comentar por Beowulf

Não conheço evangélico algum que ache que os evangélicos não fazem coisas hediondas.

Comentar por Mats

“Sinceramente, acho que é uma informação de toda a relevância, por muito que te incomode.”

Beowulf, fazemos assim: dou-te 2, 3 ou 4 mails de professores que tive nas cadeiras relativas a jornalismo, tu apresentas-lhes esta questão e depois faço um post com as respostas deles. Que tal? Combinado?

Comentar por alogicadosabino

Ser evangelico neste caso não tem qualquer relevância e logo é uma informação que nada acrescenta.
As únicas informações admissiveis são identificativas (nacionalidade, sexo, idade, estado civil, etc).

Todas as outras informações são abusos se não existir um relação directa entre o caso e a informação.

Se por exemplo o homem tivesse violado o filho fazia sentido indicar que era evangelico devido á tomada de posição pública da comunidade evangélica e às constantes manifestaçõs contra que promovem.

Neste caso faz tanto sentido como dizer que é católico, comunista, social-democrata, ou outra coisa qualquer.

Este tipo de catalogaçãp das pessoas não faz sentido.

Aqui concordo em absoluto com o Sabino.

Este é apenas mais um dos casos entre milhares de mau jornalismo (aliás quase todo hoje em dia).

Sabino, até parece que os bons jornalistas desapareceram quando tiveram de tirar um curso ( 🙂 ), mas é apenas a lógica do mercado e do emprego.

Saudosos tempos do Francisco Sousa Tavares (pai do Miguel) e do público de Vicente Jorge Silva.

Claro que se o homem fosse ateu e a noticia dissesse ateu também era errado.
Penso que concordas, Sabino.

Comentar por Joaquim Coelho

Pela primeira vez, concordo com o Joaquim.

Comentar por Mats

Isto é como aquelas notícias de roubos em que o jornalista diz que o homem era de raça negra ou de raça cigana… não tem interesse para o caso… apenas serve para construir imagens na cabeça das pessoas.

Só tem interesse se for um crime racial. Por exemplo, nos tiroteios em Loures faz todo o sentido dizer que foram pretos contra ciganos, uma vez que foi um embate entre raças

Comentar por alogicadosabino

Sabino, dou-te os mqaisl de 10 professores que tive (alguns nas melhores universidades do mundo) de evolução, e tu envias-lhes as tuas questões contra a evolução e depois fazes um post com as respostas deles. Que tal?!

Comentar por Beowulf

ahahah…

Evolução -> teorias sobre um passado não observável
Jornalismo -> teorias sobre acontecimentos do dia a dia

Comentar por alogicadosabino

Sabino,

“Evolução -> teorias sobre um passado não observável”

Podes começar por enviar este teu comentário e depois publicar as respostas. Pode ser? Estás à altura do desafio?

Comentar por Beowulf

Realmente é um grande desafio tentar mostrar algo a surgir a partir de nada.

O que eu disse está errado?

Repito: “Evolução -> teorias sobre um passado não observável”

Adenda: Esqueci-me de dizer que não estou à altura do desafio pois não me sinto capaz de a partir de uma célula criar cavalos, porcos, rinocerontes, árvores, maracujás, água, planetas, seres humanos, etc

Comentar por alogicadosabino

“…não me sinto capaz de a partir de uma célula criar cavalos, porcos, rinocerontes, árvores, maracujás, água, planetas, seres humanos, etc”

É então espantoso como é possível os animais reproduzirem-se e como é possível homens comuns que de Deus não têm nada criar ser humanos em tubos de ensaio!

“Repito: “Evolução -> teorias sobre um passado não observável””

E que tal procurares um bocadinho pelas diversas previsões feitas pela “teoria da evolução” (entre aspas porque a evolução é um facto observado, a questão é mais sobre quais os mecanismos que operam) que foram observadas e quantificadas nos dias de hoje, tanto em laboratório, como na natureza. Só te ficava bem (mesmo como pretesno jornalista) passares além de coisas como a fraude de Piltdown e o homem do Nebraska, e aprenderes mais sobre a investigação séria que ainda hoje se faz. Olha, o livro do Futuyma é um bom começo… aaahhh, já me esquecia, tu recusas-te terminantemente a ler esse livro e dizes que é irrelevante!

Comentar por Beowulf

“É então espantoso como é possível os animais reproduzirem-se”

? Que eu saiba os animais não têm apenas uma célula.

“e como é possível homens comuns que de Deus não têm nada criar ser humanos em tubos de ensaio!”

Que eu saiba não o fazem a partir de uma única célula. Para além disso, colocam inteligência (um dos ingredientes da criação) para o efeito e utilizam utensílios que a evolução natural biológica não utilizou.

Se eu tiver lápis e papel é-me fácil desenhar uma casa. Se não tiver nada é que já é mais difícil.

É interessante ver como, entretanto, já nos afastamos do tema do post.

Comentar por alogicadosabino

LOLOLOLOL!!! Tu és mesmo engraçado. Então o espermatozóide é o quê? Os homens a única coisa que fazem para a reprodução in vitro é juntas duas célulazitas. A natureza faz o resto. Não nos afastamos caro amigo, o problema aqui é sempre o mesmo, é expor a nú a tua argumentação falaciosa e tendenciosa. Porque as coisas que tu dizes são todas disparatadas, é preciso é expor claramente o quão aldrabão tu és!

Comentar por Beowulf

“A natureza faz o resto”

“Não nos afastamos caro amigo”

Já perdi a esperança em ti…

“…[não] deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem” (Mateus 7.6)

Comentar por alogicadosabino

Há quem tente comer nozes sem ter dentes, e depois culpa o facto de a noz estar estragada quando acaba com dores de estômago! Se és tu o futuro do jornalismo,então estamos bem lixados!!!

Comentar por Beowulf

EU VEJO ASSIM,DEVEMOS DEIXAR O JULGAMRNTO PARA OS QUE JULGAM; A BÍBLIA NOS DIZ EM MATEUS CAPÍTULO 7,VERSÍCULO 3 E POR QUE REPARAS TU NO ARGUEIRO QUE ESTÁ NO OLHO DO TEU IRMÃO,E NÃO VÊS A TRAVE QUE ESTÁ NO TEU OLHO?

Comentar por IEDA

Acho que o termo em lide foi citado de forma tendenciosa com o intuito de vender a notícia, já que o fato não é incomum. Será que esse jornalista é uma pessoa totalmente correta? seria bom que ele, antes de apontar um determinado grupo fizesse uma análise do grupo a que pertence.

Comentar por isaias

Por causa do amor de Cristo os crentes serão odiados, querem outros Deuses, mas há um Só Deus e um só mediador entre Ele e os homens, a saber Jesus, O mundo é inimigo do verdadeiro servo de Deus, pois a amizade com o mundo é inimizade contra Deus,tudo isto está na Biblia e queiram ou não é imutavel, pois passarão os ceus e a terra mas o que está na Bíblia cientista nenhum até hoje conseguiu provar nada que desabone e olhe que não sou evangélico. Nem odo aquele que se diz crente é , aliás a minoria é fiel e isto tambem é biblico porque muios são chamados poucos escolhidos isto tambem está na Bíblia. Um abraço

Comentar por luizfernado de melo gloria

Amem 🙂

Comentar por Joaquim Coelho

Joaquim, seu brincalhão.
Vens 5F assistir ao debate entre o Ludwig e o Jónatas? É bem perto da minha casa (10/15 minutos de carro).

Comentar por Mats

Se conseguir safar-me do trabalho vou lá estar, mas não sei.

Comentar por Joaquim Coelho

Aparece Joaquim, gosto de ter a certeza que as pessoas com quem debato, de facto, existem. :p

Comentar por alogicadosabino

Onde é que é o debate ao certo ?
Sabem de transportes públicos para lá ?

Sabino, eu existo, o meu cabelo é que já não, por isso sou fácil de reconhecer pela pista de aviação que me percorre o cimo da cabeça 🙂

Comentar por Joaquim Coelho

Acho que até eu vou nesse debate… rss 😀

Joaquim, quero me desculpar pelo modo como dialoguei com vc outro dia. As vezes passo um pouco do limite.

Comentar por Renato Kistner

O jornalista foi tendencioso, pois casos de pedofilia não envolvem somente evangélicos. Mas também, padres… espíritas… ateus… etc.

Comentar por Ivan Carlos

Vou discordar de todos em relação à notícia sobre o fato do indivíduo “carcará sanguinolento” ser evangélico.
– Imagine um professor, qual sua principal atividade, instruir e dar bons exemplos.
– Um padre, orientação da fé, além de outros mais.
– Um pastor, dar ensinamento, e prova de si mesmo, e outros.

Todos temos obrigações morais, no entanto as pessoas as quais exercem suas atividades sobre o ensino delas tem maior ainda.

Em um blog cristão essa denuncia me parece um pouco de corporativismo.

Qualquer padre, professor, pastor, politico, e outros, tem obrigações maiores ainda de darem o bom exemplo.

Veja os casos de pedofilia dos padres, não teria toda ênfase se não fossem cometidos por padres.

O por que do nome “Judas” virar sinônimo de traição?

Não é por aí que a banda toca. 😉

Comentar por Kibom33

Joaquim,
aparece para eu e o Sabino te darmnos aquele abraço. Descança que não vamos colar nada nas tuas costas tipo “Kick me”. 😀

Comentar por Mats

O por que do nome “Judas” virar sinônimo de traição?

Pela mesma razão que palavras como “o pão nosso de cada dia” se tornou parte do léxico usual entre os lusófonos.

Comentar por Mats

Correção!

O dito cujo não é somente evangélico, ele é pastor.

Comentar por Kibom33

Mats!

Se entendi bem, o seu contra argumento é somente esse, ok?

Se for, responderei, caso contrario aguardo o restante.

Comentar por Kibom33

Mats!

Mata-me a curiosidade quem são esses Ludwig e Jónatas, e sobre o que é o debate?

Comentar por Kibom33

O Ludwig é um bioquímico e o jónatas é um professor de direito

Comentar por alogicadosabino

Kibom,
O meu “contra-argumento” é auto-confirmável. Judas ficou identificado como traidor por aquilo que Judas Iscariotes fez ao Senhor. Semelhantemente, a frase “o pão nosso de cada dia” ganhou lugar no nosso léxico por razões Bíblicas.

Comentar por Mats

Mats

Isso eu entendi, esta correto no entanto em meu argumento isso é de menor relevancia, pois procurei fazer uma compração com alguém que segunda a bíblia se dizia próximo de Jesus, se não fosse apostólo não teria ganhado tanta notoriedade.

Você não me respondeu sobre o que é o debate.

Comentar por kibom33

Kibom
Do programa:
“A Ciência Não Morde” no 3º Ciclo de “Conversas na Aldeia Global”

“A Ciência Não Morde” é o mote do 3º Ciclo de Conversas na Aldeia Global, constituído por quatro debates a realizar entre 25 de Setembro e 11 de Dezembro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

23 OUT (QUI) – 21H30
Evolucionismo vs Criacionismo
Ludwig Kripahl – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova Lisboa
Jónatas Machado – Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra

A dar continuidade à discussão entre evolucionistas e criacionistas, assente em duas visões do mundo: a naturalista e a bíblica, colocam-se em confronto dois investigadores nestas matérias: Ludwig Krippahl e Jónatas Machado. Da exposição e do confronto destas perspectivas divergentes procura-se apresentar o teor e a natureza das controvérsias que na actualidade decorrem sobre o evolucionismo.

Ludwig Krippahl, é professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e membro do centro de investigação em inteligência artificial CENTRIA. Mantém o blog Ktreta [http://ktreta.blogspot.com/], recomendado pelo DRN, e é professor de Pensamento Crítico, uma iniciativa ímpar no país. Jónatas Machado, em 1993 obteve o grau de Mestre com uma tese intitulada Liberdade Religiosa numa Comunidade Constitucional Inclusiva e em 2001 obteve o grau de Doutor, com uma tese intitulada, Liberdade de Expressão. Autor de vários livros e artigos jurídicos, actualmente lecciona Direito Constitucional, Direito Internacional Público e Europeu e Direito Administrativo e Fiscal.

Comentar por Joaquim Coelho

Obrigado Joaquim

Realmente muito interessante, tive curiosidade em obter informações sobre o debate porque é algo novo para mim, aqui na terra dos “tupiquiniquins”, infelizmente isso ainda é um tabu, os debates sobre religião são muito restritos devido aos cuidados que existem em atingir a liberdade religiosa.

Parabéns aos IIr.’. Lusos.

Comentar por Kibom33

ah pois é… não é só nas coisas más que estamos desenvolvidos :]

Joaquim, aparece logo… estou com um casaco vermelho a dizer “comunicação social” e, provavelmente, estarei nas filas da frente :]

Comentar por alogicadosabino

Sabino, não vou, não trouxe o carro para Lisboa.
Estive a ver os transportes públicos e é muito complicado: linha de Cascais + metro + Linha da Azambuja depois das 11 h é um caos,
oeiras 21,16 para chegar a Moscavide ás 0.45
Depois só 0.16 para chegar ás 01.45
e pagar um táxi não me dá jeito 🙂

Comentar por Joaquim Coelho

Muito agradável, esse clima de cortesia e “fair play”. Parabéns!

Quanto ao debate, algumas notas daqui, do outro lado do Atlântico:

http://criacionista.blogspot.com/2008/10/intolerncia-dos-centros-do-pensamento.html

Kibom,

Tens (eu me sento meio luso aqui) algumas linhas de argumentação do Jónatas neste link:

http://cabinet.weblog.com.pt/arquivo/CRIACIONISMO-B%CDBLICO-JM.pdf

Se o clima não fosse de “fair play”, alguém poderia achar que estou a entregar (luso de novo) o “ouro”, mas é só para nos sentirmos meio que lá no debate…

Sabino e Mats,

Paguem um helicóptero ao Joaquim…Abraços!

Comentar por Darjo

Alguem pode nos dar algumas pinceladas sobre o debate?

Comentar por Kibom33

Alguem pode nos dar algumas pinceladas sobre o debate?

<a href=”http://ktreta.blogspot.com/2008/10/conversa-na-aldeia-global.html”

Comentar por Joaquim Coelho

Alguem pode nos dar algumas pinceladas sobre o debate?

Comentar por Joaquim Coelho

O fato de alguém dizer que é evngélico, não significa que ele é um homem de Deus, ou que vá para o céu…. na bíblia temos vários exemplos, e tbm diz, ” Nem todos que diz Senhor Senhor, entram no reino dos céus”, e Jesus diz tbm que existe o joio no meio do trigo que só se separaram, na volta do senhor Jesus.”

Comentar por fabiana

Ao ressaltar o fato do cidadão ser evangélico, certamente o jornalista nos remete a todos imaginal que esse seja um comportamento desse grupo de cristãos; contudo, se formos visitar um presídio, certamente encontraremos lá uma população carcerária composta de mais de 90% de presos ou presas que se dizem católicos(as), ostentando crucifixos e medalhões de santos e padrroeiras no peito. Mas, dentros dos seus corações não exustem nada mais além da ostentação à idolatria

Comentar por Cordeiro

Sempre ficará a dúvida a respeito das verdadeiras intenções do jornalista. Creio que a maneira como o jornalista abordou o fato, é um serviço excepcional ao Reino de Deus, pois esse jornalista entende que um cristão não pode praticar tal ato. Certamente não entendendo a natureza humana, e o processo da salvação do ser humano. ninguem pode praticar tal ato, em especial os cristão. Pensa nisso
j.jesus.

Comentar por juarez de jesus

Concidero também essa reportagem um ataque à crença em Deus. Sou evangélica e me envergonho muito por haver pessoas que envergonhem o nosso nome, mas principalmente o nome de Deus.
Entristeçp-me com essa situação, mas tenho a certeza que Deus é por nós.

Comentar por Mariana

..gostaria de parabenizar a observaço criteriosa do Srº Sabino ha claramente nas informçoes. Uma total intençao deste jornalista em fazer com que as pessoas antipatizem com os cristaos.mas como bem pude ler e concordo com outros comentarios por mais lutem para denegrir a imagem dos Cristaos..nao vao conceguir uma grande vitoria; pois se 1 ou 10 esfriarem na sua fe por este Sr..que na verdade mais precisa e de conhecer a Deus e do seu amor e sue poder tranformador..outros 1.000 estao sendo salvos pela graça divinal do amor de Deus….
Agora entre todas as classes de pessoas…profissoes ha sempre o bom eo rui…o joio e trigo e so mesmo no dia da colheita final este…dia sim sera o grande dia..

Comentar por EV.Isaias

Queridos: Atente para o Que diz a Biblia Sagrada. “o
Salário do pecado é a Morte”Ele já pagou com a Própria vida,então, o conheci ele já morreu Compriu-a palavra de Deus.

Comentar por Evag.Valdefrido

SOMOS SERES HUMANOS NAO TEMOS QUE FAZER AS COISAS ERRADAS MAIS HA UM DEUS NO CEUS QUE NOS PERDOA E TODOS OS CREDOS E RELIGIOES HA PELO MENOS UM QUE ERRA SEJA NO CATOLICISMO ESPIRITISMO EVANGELICOS E A BIBLIA AFIRMA QUE NAO TEM PECADO QUE ATIRA A PRIMEIRA PEDRA E ERRADO SIM TEMOS QUE JULGAR TEMOS LIVRE ARBITRIO PARA PENSAR DA MANEIRA QUE NOS CONVEM E ESTAMOS NOS FINAIS DO TEMPO COMO AFIRMA A BIBLIA PAI CONTRA FILHO NAÇAO CONTRA NAÇAO REINO CONTRA REINO

Comentar por PENHA OLIVEIRA

e lamentavel essa discucao ,oproprio jesus despresou os religioso,eu sou evagelico,mas conhece a pessoa pelo seus atos o que tem crente dando mal exemplo eles fala mal dos outro ,preguisoso,os que tem o espirito de deus e um vencedor,nao ajuda nimguem jesus ja venceu os crente e que tem que vencer deus nao quer gritaria cantoria,eles quer que vc acredita no poder dele e pela fe, que fe e essa se deus e tao rico e vc crente vive na miseria, os crentes sao os mais pobre depende dos outros,que isso so um por cento cosegue isso prova que jesus disse {homens de pequena fe} e sem fe e impossivel agradar a deus,ja pensou cantando gritando,pulando isso nao agrada a deus,e FE QUE AGRADA TA VC NAO ENTRA NO CEU SEM FE UM DIA VC VAI FICAR NUMA SITUACAO E DEUS VAI PRAVAR SUA FE,DEUS TI ABENCOA.PENCE NISSO.

Comentar por edson fernandes da costa

Acho que deveria ser proibido tal materia com conteúdos que férem os valores de um outro cidadão.ex: o criminoso era macumbeiro,espírita, feiticeiro, católico ou ateu.tenho certeza que esse mesmo autor da matéria ´´o bandido era evangélico“ não tem a mesma disposição para publicar uma matéria ´´ o bandido era negro.

Comentar por João

Como pode o Sr. fazer a defesa desta horda gananciosa que se chama Evangélicos, com seus golpes ultrajantes em pessoas humildes e desavisadas, que por algum desespero se atira ás suas promessas mentirosas?
Quanto custa um pedaço do céu na cotação de hoje,Reverendo Estélio Natário???

Comentar por Paulo

Ele cometeu um ato ediondo assim como muitos que usam a biblia para se esconder ele tem que ser punido, agora colocar a publico sua opção religiosa está certo pois quando o evangelico coloca qualquer coisa a seu respeito aprimeira coisa que ele fala é “EU SOU EVANGÉLICO, UM HOMEN DE DEUS E DEUS É MEU GUIA E BLÁ BLÁ BLÁ………..” tem que falar sim não podemos esconder nada quem é evangélico é temente a Deus e nada teme, eu sou evangálico e me orgulho de ser meu Deus ´so ele pode me condenar, nunca me orgulhei de ser evangélico, mas sempre me orgulhei de ser temente a Deus, temos que colocar apublico tudo isto quem é e quem usa o nome de deus, se ele for católico, espirita maometano, budista, judeu, anglicano qualquer religião temos que saber……

Comentar por jose




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: