No princípio criou Deus os céus e a Terra


Quem é o dono legítimo?
Junho 29, 2008, 2:46 pm
Filed under: Convicções / Fé

Era usual na escola primária uma empregada entrar na minha sala e perguntar se alguém tinha perdido determinado objecto. Se alguém se acusasse teria de descrever o objecto perdido. Por exemplo, se o objecto perdido fosse uma camisola, esse aluno teria de dizer de que cor era a camisola e outros pormenores que pudessem ser relevantes. Para quê? Para saber se a descrição feita pelo estudante correspondia ao objecto perdido. Saber-se-ia, dessa forma, se a pessoa que reclamou o objecto era realmente o dono legítimo.

De igual forma, muitas pessoas hoje estão a reclamar para si este mundo. Os muçulmanos dizem que foi Alá que o criou, os cristãos dizem que foi Deus, os ateus dizem que se criou a si mesmo, etc. Cada religião acredita que o seu deus criou o mundo e que o seu livro sagrado é o autêntico. Quem está a dizer a verdade? Quem é o dono legítimo? A Bíblia descreve a Criação com alguns pormenores relevantes. Ao contrário de outros livros sagrados (como o Corão), a Bíblia não faz um relato frívolo da origem do Universo. Ela conta os eventos da criação por ordem cronológica. Para além da criação, ela tem outras afirmações magníficas.

Desta forma, tal como no episódio da empregada na escola, nós também podemos ver o que a Bíblia diz sobre o nosso planeta e depois verificar se essa informação traduz aquilo que se passa na realidade. Se a descrição corresponder àquilo que nós podemos observar, então o conteúdo bíblico é genuíno. Caso contrário, a Bíblia é apenas um livro vulgar.
____________________________________________

dwqsdw

A respeito do livro de Génesis, quando analisamos a Bíblia e constatamos o que acontece no mundo, vemos que:

1) – Todas as pessoas descendem de uma única raça, a raça humana. Todas as pessoas descendem de um mesmo ancestral. (Ver AQUI, AQUI e/ou AQUI);

2) – A vida só vem da vida. Matéria inerte, por si só, não produz organismos vivos;

3) – Todos os animais reproduzem-se segundo a sua espécie. Não há crocodilos a parirem girafas ou tartarugas a parirem abutres;

4) – Nada se cria a si mesmo ou surge espontaneamente. Algo para surgir tem de ter um impulso de alguém ou de algo. Sejam animais, sejam objectos inanimados;

5) – A Bíblia fala de uma grande inundação que cobriu toda a face da Terra, eliminando toda a vida, excepto os animais e pessoas que embarcaram numa arca. Tal catastrofismo é evidente nas rochas. Os milhares de fósseis, espalhados por todo o planeta, das mais diversas espécies falam por si;

6) – Deus mandou as águas ajuntarem-se num lugar só, fazendo depois aparecer a porção seca (Génesis 1:9). Hoje sabe-se que a configuração do nosso planeta não foi sempre a mesma. Em tempos, todos os continentes estavam juntos formando um supercontinente (Pangeia), rodeado por um único oceano (Pantalassa);

7) – A Bíblia diz que o Universo teve um início (Génesis 1:1). Só no século passado os cientistas descobriram, com dados científicos, que o Universo não existe desde sempre, mas teve um início, tal como a Bíblia já há muito diz.
_____________________________________________

lytrew

A Bíblia não é um compêndio científico nem foi escrita com esse propósito. Ela foi escrita para falar do Salvação de Cristo mas sempre que ela toca em assuntos científicos ela é exacta. Existe muito mais de ciência na Bíblia do que tu possas imaginar:

1) – Deus criou o Homem a partir do pó da Terra (Génesis 2:7). Somente há poucos anos a Ciência constatou que o corpo humano possui os mesmos átomos que a matéria inerte: carbono, hidrogénio, oxigénio, fósforo, enxofre, etc…;

2) – A vida reside no sangue (Levítico 17:11). Somente nos séculos XVI e XVII é que Miguel Servet e William Harvey descobriram a circulação do sangue e a importância dessa circulação para a vida;

3) – A escuridão envolve a Terra (Job 38:9). Apesar de o Universo estar rodeado de estrelas com luz própria, os astronautas nas suas viagens espaciais confirmaram o que a Bíblia já diz há muito: ao sair da camada gasosa que envolve a Terra, tudo é escuro;

4) – A Terra está suspensa no vazio (Job 26:7). Os gregos diziam que a Terra era sustentada por um gigante chamado Atlas, que tinha sido condenado por Zeus a sustentar a Terra sobre os seus ombros para sempre. Os hindus acreditavam que a Terra estava apoiada sob as costas de 4 elefantes. Os egípcios acreditavam que o mundo tinha chocado de um grande ovo que possuía asas e voava. Mas a Bíblia, há cerca de 4000 anos já relatava a realidade;

5) – A Terra é incandescente no seu interior (Job 28:5). A crosta da Terra está assentada sobre um fogo interior. Os cientistas só há alguns anos descobriram isso;

6) – A Bíblia diz que o vento tem peso (Job 28:25). O barómetro é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica (peso do vento). Ele só foi inventado em 1643, pelo físico italiano Torricelli. Antes dele, ninguém se atreveria a passar por maluco ao afirmar que o vento tem peso;

7) – A neve possui tesouros artísticos (Job 38:22). Somente com a ajuda do microscópio foi possível observar essas maravilhas;

8 ) -A Bíblia fala sobre o ciclo hidrológico (Job 36:27-29). Ainda a biologia não se tinha debruçado sobre este facto e já um homem que viveu há cerca de 4000 anos descrevia os processos de condensação e evaporação da água;
____________________________________________

iytrew

Outras curiosidades:
1) – Sabias que a Bíblia diz que “o coração alegre serve de bom remédio” (Provérbios 17:22)? Algo que a ciência só confirmou há pouco tempo;

2) – Sabias que a Bíblia diz que Deus sela as mãos de todas as pessoas (Job 37:7)? As impressões digitais constituem uma característica própria de cada indivíduo. A Bíblia já fazia menção a isso há 4000 anos.
_____________________________________________

CONCLUSÃO

Como explicas o facto de a Bíblia referir aspectos que só nos últimos 200/300 anos têm vindo a ser constatados pela Ciência, através da utilização de tecnologia inexistente na altura em que os vários livros da Bíblia foram escritos? Como podem os escritores da Bíblia ter “adivinhado” ao acaso todos estes factos? Ela faz declarações que nenhum outro livro “sagrado” faz. Para ignorares este facto, tens de conceber algum tipo de raciocínio. Tudo para não reconheceres que a Bíblia faz afirmações legítimas. É maravilhoso ver como Deus, conhecedor Supremo, se antecipa a toda e qualquer Ciência e conhecimento humano.

A Bíblia descreve a realidade de forma correcta. O mundo pertence a Deus, foi Ele que o criou. Ele é o dono legítimo e a Bíblia é a Palavra que Ele nos legou para que possamos conhecê-lo.
_________________________________________________________________________________________

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16)

Anúncios

10 comentários so far
Deixe um comentário

Só uma observacao, a Igreja “tradicional” ou seria universal, pois é católica, já afirmava a esfericidade da terra desde seu principio, basta observar as esculturas e desenhos em livros antiqüíssimo que mostram sempre o menino Jesus, com uma esfera em sua mao, ou seja que ele tinha o poder sobre a Terra.
Para tanto indico-lhe um sitio bem interessante, e acredito que algumas de suas duvidas protestantes e informações erradas e mal utilizadas ali serão melhor respondidas.
http://www.montfort.org.br/

Abraços e bons estudos

Comentar por curioso

Obrigado pelo comentário!

O objectivo do post é mostrar como a Bíblia é O Livro Sagrado. E as evidências são óbvias. As diferenças com os outros chamados “sagrados” são gritantes. Como tal, para evitar que a discussão fuja ao punctum do post, retiro essa parte.

Abraço

Comentar por alogicadosabino

Não só tudo isso que escreveste, mas também uma coisa que os ateus têm dificuldade (melhor, impossibilidade) em explicar: as profecias de Daniel. Como é que Daniel sabia o que haveria de acontecer no Médio Oriente durante os 500 anos que se seguiriam à sua morte?

Comentar por Mats

nunca li a bíblias. mas estou a fazê-lo e dpois poderei pronunciar-me de forma mais sustentada sobre o assunto.
para ja ressalvo o seguinte:
és faccioso. só mostrares o que te aprouva. fizeste uma selecçãodo que consideras relevante e estabeleceste uma ligação com a ciencia porque assim o entendeste. muita gente liga a outras coisas. como deves saber muita da linguagem bíblica expressa-se no sentido conotativo e noutras vez denotativo. afinal quando é que dizem expressamente o que querem dizer e quando é que nao o fazem? então não podemos afirmar com certeza a que se refere. comummente é interpretadopelo divino e espiritual vendendo-nos mentiras como meio de propagação do controlo religioso.
quanto aos factos que abordas é a relação que tu fazes, uma relação esforçada. afinal se a bíblia expressa tanto conhecimento, porque é que não dizia tambem que a terra não era o centro do universo? e como explicas cientificamente a alusao a Deus? isto é se reinterpreas todas as frases tambem deverias reinterpretar cientificamente o termo “Deus”. “a terra ta suspensa no vazio” quem me garante aqui que por terra não se entende o conjunto de pessoas e o suspenso apele às crencas que sustentam essas pessoas e o vazio a sua ignorância? a bíblia n é concreta. e muito menos concreto é tu sacares algumas frases das quais nao enquadras o contexto e interpretares à tua maneira.
era fantastico se a bíblia tivese sido escrita por um conjunto de intelectuais da epoca. de resto viveram numa das epocas + avançada de smp k foi a epoca dos romanos. muito do conhecimento de entao se sumiu por culpa da igreja que queimou na epoca da inquisição livros de estudos cientificos dessas epocas remotas. cuidado com as teorias…

Comentar por Lobo

ah mas queria dizer ainda que o post é pertinente e remete-nos para a reflexão. tá bem escrito e segue uma linha de pensamento que pelos motivos que referi, discordo.

Comentar por Lobo

Lobo, obrigado pelos comentários submetidos.

“nunca li a bíblias. mas estou a fazê-lo e dpois poderei pronunciar-me de forma mais sustentada sobre o assunto.”

Fico feliz por isto. Devo, porém, alertar-te que uma leitura na diagonal poderá deixar-te com muitas dúvidas. Mas em caso de dúvidas cá estarei para explicar o que souber.

“como deves saber muita da linguagem bíblica expressa-se no sentido conotativo e noutras vez denotativo. afinal quando é que dizem expressamente o que querem dizer e quando é que nao o fazem? então não podemos afirmar com certeza a que se refere.”

Da mesma maneira que tu ao leres um livro de um escritor qualquer consegues distinguir quando ele está a ser irónico ou a falar por metáforas e quando o que ele está a dizer significa precisamente aquilo que ele está a dizer. Quanto à bíblia, eu acredito que a sua leitura e compreensão não é tão fácil como muitos querem crer e sem um debruçar cuidadoso e um pouco minucioso o seu significado pode passar-nos ao lado. De qualquer forma, é pertinente a questão levantada e farei post sobre isso.

“comummente é interpretadopelo divino e espiritual vendendo-nos mentiras como meio de propagação do controlo religioso.”

Infelizmente, isto é verdade. Estou ciente disto e é por essa razão que o conhecimento daquilo que diz a bíblia é importante. Por exemplo, uma pessoa que conheça a doutrina bíblia sabe que a veneração que se faz a Maria não tem fundamento bíblico. Assim como o purgatório, por exemplo. Se estiveres interessado:
– – Estou farto de religiões (Parte 1)
Estou farto de religiões (Parte 2)

“quanto aos factos que abordas é a relação que tu fazes, uma relação esforçada.”

A relação que eu faço é simples e directa. A bíblia diz XXX, a nossa realidade diz XXX.

“afinal se a bíblia expressa tanto conhecimento, porque é que não dizia tambem que a terra não era o centro do universo?”

Como disse no post, a biblia não foi escrita com o intuito de servir de enciclopédia cientifica. Todas as referencias a aspectos cientificos são feitas esporadicamente por determinados autores. Não são arbitrárias e têm um contexto específico. Vais gostar de ler o livro de Job. Recomendo.

“e como explicas cientificamente a alusao a Deus? isto é se reinterpreas todas as frases tambem deverias reinterpretar cientificamente o termo “Deus”.”

Não vejo porquê. Como devo interpretar-te cientificamente?

““a terra ta suspensa no vazio” quem me garante aqui que por terra não se entende o conjunto de pessoas e o suspenso apele às crencas que sustentam essas pessoas e o vazio a sua ignorância?”

Pelo simples facto da palavra “terra” em hebraico utilizada nesse versículo ser aquela que eles utilizam para se referirem à Terra enquanto planeta.

“a bíblia n é concreta. e muito menos concreto é tu sacares algumas frases das quais nao enquadras o contexto e interpretares à tua maneira.”

Podemos discutir essas frases que eu retiro do contexto e interpreto à minha maneira. Dizes quais e falamos.

“era fantastico se a bíblia tivese sido escrita por um conjunto de intelectuais da epoca. de resto viveram numa das epocas + avançada de smp k foi a epoca dos romanos.”

Para mim o mais maravilhoso é que não foram apenas intelectuais que escreveram a Bíblia. Também pastores de ovelhas e pescadores a escreveram. E apesar disso, ela mantém a sua unidade. Mais sobre isto aqui

“tá bem escrito e segue uma linha de pensamento que pelos motivos que referi, discordo.”

A possibilida de discordar… um das capacidades que Deus deu ao Homem, desde Adão.

Comentar por alogicadosabino

parabéns pelo trabalho,
ótimo blog, ótimo texto,
otimo raciocínio.
virei leitor frequente.
posso fazer panfletos com este
texto (você será citado)?
pretendo distribuir no brasil.
qualquer coisa me adiciona no msn !
*aponta campo requerido que não será
publicado*

Comentar por Matheus

Matheus, obrigado pelos comentários submetidos!

Está a vontade para usar qualquer conteúdo do blogue. Mas um panfleto com este texto todo creio que poderá ser um pouco exaustivo, não?

Comentar por alogicadosabino

estou passando por uma transicao religiosa
e os seus textos me trazem muita lucidez
obrigado

Comentar por Sergio Salome

Precisando de respostas. Creio em Deus como criador, creio na palavra. Mas por favor me responda, se Deus escolheu Maria para ser a Mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo, não haveria nenhum propósito maior para esta pessoa?. Ela simplesmente carregou dentro de sí o Próprio Deus, encarnado, pelo Espírito Santo, e nada mais?. Uma mulher é escolhida por Deus e isso mais nada representa? Através de pesquisas, usando recursos tecnológicos avançados, os cientistas caem de joelhos diante da Palavra, mas todos os fatos relacionados a Nossa Senhora, Mãe de Deus, devem ser ignorados. O Simples fato de uma pessoa ter vindo a esse mundo com o propósito exclusivo de gerar a vida terrena de Nosso Senhor Jesus Cristo, já não é fato suficiente para crédito em Sua Superioridade? Como não amar a Senhora que foi a mãe das mães, que ensinou seu filhinho Nosso Senhor a andar, comer, falar? Quem dentre nós humanos foi agraciado com essa dádiva? Pra que a Biblia mencionar mais alguma coisa sobre Nossa Senhora, já não é bastante explicito, você dizer ” Maria Mãe de Jesus”?. Essa frase soa como música. Deveria ter um livro narrando toda a trajetória de Nossa Senhora? A Mãe de Deus é soberana. Deus deixou de estar presente e atuando entre nós depois que a Bíblia foi finalizada? A mãe de Deus é para sempre a mãe de todos nós. Precisaremos negar mais? Esconder fatos em nome de Doutrinas protestantes? Se tantas coisas foram aceitas séculos depois da ressurreição de Jesus, porque ainda dúvidas em relação a Santidade de Sua, Nossa, Mãe?
Caríssimo, veja as palavras acima como parte de pesquisa de uma pessoa leiga, porém crente. Deixo claro que muito tenho aprendido em seu Blog, respeito suas opiniões, leio com atenção e buscando aprofundamento. Deixo meu sincero carinho. Como falei no início, preciso de Respostas. Obriogada pela atenção.

Comentar por Aída Medeiros




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: