No princípio criou Deus os céus e a Terra


A Bíblia – a Palavra de Deus
Junho 28, 2008, 1:55 am
Filed under: Convicções / Fé

Por que a Bíblia se distingue dos outros livros?

Apesar de ter sido escrita durante um período de 1600 anos, a Bíblia possui uma continuidade única. Ela foi escrita por mais de 40 pessoas diferentes de diversos ambientes, culturas e ocupações. Entre os escritores encontram-se, por exemplo:

– Moisés… “licenciado na Universidade do Egipto”
– Josué… alto líder militar
– Daniel… primeiro-ministro da Babilónia
– Neemias… copeiro de um rei
– David… rei de Israel
– Amós… pastor de ovelhas
– Pedro… pescador
– Lucas… médico

Os vários livros que constituem a Bíblia foram escritos nos mais variados lugares, uns menos usuais que outros. Por exemplo:

– Moisés no deserto;
– Jeremias na prisão;
– Daniel num palácio;
– Lucas em viagem;
– João, exilado;

E, tal como nós, todos estes escritores também foram marcados por diversas emoções como a alegria, amor, medo, ansiedade, sofrimento e desespero. No entanto, essas emoções não afectaram o pensamento uno presente na Bíblia. Não obstante o espaço de tempo de umas 40 gerações (não encontrado em mais nenhuma obra) e apesar dos diferentes níveis sociais dos autores, a Bíblia é caracterizada pela sua uniformidade e harmonia. Os escritores lidam com centenas de tópicos diferentes mas sempre de maneira consistente e harmoniosa. Tudo isto mostra claramente a intervenção de Deus. Se vários homens de diferentes épocas com personalidades divergentes escrevessem um livro que aborda um variado leque de tópicos e não tivessem inspiração divina, nunca seria possível manter tal unidade.

A confirmar a divindade da Bíblia, jamais algum outro livro foi capaz de inspirar a vida de tantas pessoas, a ponto de muitas delas modificarem completamente a sua vida, consagrando sua vida a Deus, deixando de lado seus interesses pessoais e pensando exclusivamente no próximo. Mesmo não sendo um compêndio científico, ela traz informações precisas sobre determinados acontecimentos históricos e científicos.

Nenhum outro livro descreve o Homem de forma tão realística como a Bíblia

Não há exageros, biografias que apenas exaltam o autor. Ao contrário da grande parte dos registos dos povos que existiram ao longo da História, a Bíblia não destaca apenas os actos heróicos, mas também refere os aspectos negativos. Isto acontece, por exemplo, com o adultério do rei Davi (II Samuel 11), a mentira de Abraão (Génesis 12:13), a embriaguez de Noé (Génesis 9:21), o homicídio de Moisés (Êxodo 2:12) e a desordem nas igrejas (I Coríntios 14:40). Acontece também com o próprio povo de Israel, cuja escravidão no Egipto é referida. Ou seja, a Bíblia apresenta-nos as coisas tal e qual elas aconteceram. Na Bíblia não são apresentados Super-Homens. Podemos ver tanto os grandes feitos como as fraquezas e imperfeições dos homens. Como humanos, todos erramos, mesmo aqueles que acreditam e seguem a Deus. Isto porque o Homem é mau por natureza.

A Bíblia faz um diagnóstico perfeito sobre o ser humano

Todos aqueles que sejam honestos consigo próprios reconhecem o diagnóstico que a Bíblia faz sobre o ser humano: “Todos pecaram e estão separados de Deus” (Romanos 3:23). Não há ninguém suficientemente honesto que seja capaz de rejeitar o que diz I João 1:8: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”.

fweqd
_____________________________________________________________________________

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1:21)

Anúncios

6 comentários so far
Deixe um comentário

Creio não ser tão fácil hoje em dia convencer as pessoas sobre o que é certo e o que é errado, sobre quem é Deus e se existe ou não, tendo em vistas tantos avanços tecnológicos além de tanta falsidade em nosso meio. O universo é lindo e nos promete muito mas cada um tem um tempo pra meditar sobre as coisas espirituais e isso significa em outras palavras: busca. TEMOS QUE BUSCAR SEMPRE FAZENDO A VIDA VALER À PENA, POIS É TÃO EFÊMERA E PASSA TÃO VELOZ, PORTANTO VALORIZE O MOMENTO PRESENTE COM BONS PENSAMENTOS E ATITUDES DIGNAS QUE SOMEM COM NOSSOS IRMÃOS PARA UM MUNDO MELHOR…

Comentar por calegar

Concordo que seja impossível manter tal uniformidade como a encontrada nos relatos bíblicos mesmo eles tendo sido escritos por pessoas tão díspares, mas daí afirmar que “Tudo isto mostra claramente a intervenção de Deus” já é forçar a barra.

Comentar por Giselly Grix

Gostaria que vcs me enviassem um estudo, sobre o livro de genisês. Obrigada

Comentar por Maíra

Por que quera não consigo acreditar não consigo acreditar que a biblia é a palavra de Deus ou uma inspiração divina, Deus sendo amor e justiça, jamais podemos crer num ser sanguinario e cruel como podemos ver na biblia, capaz de endurecer o coração do farao e depois castigar seu povo por atos que não praticaram.

Comentar por josé francisco da silva filho

Sabino, parabéns por este artigo. Um dos melhores que eu já vi nesse site.

Deus abençõe!
Paz!

Comentar por Rodrigo Henrique Gomes




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: