No princípio criou Deus os céus e a Terra


O Deus do Levítico (Parte 4)

Para ficares contextualizado aconselho a leitura da PARTE 1, PARTE 2 e da PARTE 3.
___________________________________________________________________

Mas Deus disse “Não matarás” e depois fez leis cujo castigo implicava a morte do transgressor…

A palavra hebraica usada neste mandamento é ratsach e aparece na Bíblia sempre que alguém: comete homicídio, mata de forma premeditada ou mata por ódio ou por reacção negativa (Foi o que Moisés fez quando matou o egípcio). Claro que estas questões linguísticas só fanáticos como eu sabem. Os ateus escrevem no Google Deus mandou matar?“, lêem os sites ateístas, abrem os blogues dos cristãos e atiram-lhes com isso à cara (no meu caso eu posso dizer -> como se isso afectasse a minha fé).

Deus é senhor da Sua criação. Ele tem o direito de castigar o Homem da maneira que quiser. Isto não quer dizer que Ele está a quebrar uma lei dada por Ele mesmo, uma vez que outra regra está em causa. O “Não matarás” é tão regra como o “Não se deite com um homem como se deita com uma mulher“, apesar de a primeira regra ter surgido nos 10 Mandamentos. Em nenhum lado da Bíblia Deus diz que as leis dos 10 Mandamentos são mais importantes ou são para serem mais cumpridas do que as restantes.

Para mostrar a estupidez e fanatismo ateísta, deixem-me colocar uma questão: nos Estados Unidos da América pratica-se, em alguns estados, a pena de morte. O homem ou homens que executam o infractor estão a matar uma pessoa, seja por que método for. Tu nunca vais dizer que eles também deveriam ser castigados por estarem a matar uma pessoa. Porquê? Porque é a autoridade que está a funcionar neste caso. Ele sabia o que lhe poderia acontecer por praticar o acto que o levou à condenação. O engraçado é que nas questões do Levítico os ateus já não acham a mesma coisa. “Então Deus diz para não matar e depois dá ordens para matar?”, dizem eles, irracionalmente.

Deus dá regras às pessoas para o seu próprio benefício. Isso é o que a maioria dos cépticos esquece. Pensam que Deus está apenas a ser caprichoso. Mas quando se dignam a analisar estas regras, pensando no devido contexto da época, vêem que elas têm uma razão de ser. Todos nós temos de respeitar certas regras, concordemos ou não com elas. Se as desrespeitarmos arriscamo-nos a sofrer as consequências. Era também isso que acontecia no tempo do Levítico.

Não cabe ao subordinado julgar se a autoridade está certa ou errada. Ele pode discordar, mas isso não invalida o facto de ele ter de se sujeitar a ela. Sejam pais, professores, polícias, governadores ou juízes. É ingenuidade pensares num mundo sem autoridades superiores, e é ingenuidade ainda maior pensares num Deus sem autoridade para julgar e condenar segundo os Seus (e não os teus) critérios de justiça.

Os filhos, quando pequenos, certamente não entendem muitas das ordens ou forma de proceder dos pais. E repara que eles estão apenas a poucos anos de serem adultos e de fazerem eles mesmos as coisas que não compreendiam quando putos. Visto isto, a que distância tu te consideras de Deus para achares que podes entender os Seus desígnios e julgá-los? Com que direito dizes tu que “esta parte da Bíblia é estúpida e ultrapassada”?

Mas se estas regras te fazem assim tanta confusão deixa-me dar-te uma boa notícia. Jesus Cristo disse que veio para cumprir a lei, pelo que se quiseres ter relações sexuais com a tua namorada enquanto ela está com o período, força. Já não tens de estar sujeito às leis de Moisés (notar que há certos princípios que continuam em vigor no Novo Testamento).
________________________________________________

“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?” (II Coríntios 2:16a)

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir” (Mateus 5:17)

Advertisements

12 comentários so far
Deixe um comentário

Bons textos!
LOL, só um aparte, namorada ou esposa? xD

Comentar por natenine

Por mais que evangélicos tentem afirmar que o todo poderoso “jeovah” é um deus amoroso e bondoso, eles enfrentam acusações fortíssimas de um promotor irrefutável: a própria bíblia…Nas palavras do Biólogo Britânico Richard Dawkins : “o Deus do Antigo Testamento é, talvez, o personagem mais desagradável da ficção: ciumento e orgulhoso; controlador mesquinho, injusto e intransigente; genocida étnico e vingativo, sedento de sangue; perseguidor misógino, homo-fóbico, racista, infanticida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sado-masoquista, malévolo”. Ninguém no planeta o definiria de maneira tão correta e realista. É espantoso como os crentes tentam de todas as maneiras forçar e manipular interpretações bíblicas afim de confirmar o contrário…Por mais que vcs tentem manipular o carácter sanguinário e intolerante de Jeová, somente o conseguirão com as ovelhas do rebanho, pq jah estão condicionados à não argumentação, e já estão com os sentidos entorpecidos pela maestria da retórica religiosa promovida por seus líderes…Desculpe mais suas tentativas de argumentação são de uma tendenciosidade tamanha, que fica difícil le-lo até o final…Também pudera, uma religião que tem por responsável um lunático autor de umas das mais desastrosas frases da história da teologia: “A razão deve ser deixada para trás, pois é inimiga da Fé…(Martinho Lutero).
Termino com um versícu-lo que adoro: Números 15: 32-35 “

32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
33 E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
34 E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
35 DISSE, pois, o SENHOR a Moisés: CERTAMENTE MORRERÁ aquele homem; TODA A CONGREGAÇÃO O APEDREJARÁ fora do arraial.
36 Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, COMO O SENHOR ORDENARA A MOISÉS.

Deus bonzinho não é????

Comentar por Fabio

Você citou números 15 mas porque não citou os 2 versículos acima do 32?

30: “Mas a pessoa que fizer alguma coisa [[[temerariamente]]], quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao SENHOR; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo.”

31 “Pois desprezou a palavra do SENHOR, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniquidade será sobre ela.”

Conclusão:
Aqui está bem claro que o “Catador de lenha” resolveu provocar a autoridade de Deus de forma voluntária. (Isso porque Deus preparou um dia para o povo “descansar”).

O Sujeito conhecia os mandamentos mas resolveu fazer o contrário. Que exemplo esse pequeno gesto seria para um povo que estava buscando conserto com Deus?

Obs: Os Judeus entenderam que Deus castigou o cara só por causa do sábado e por isso até hoje consideram o sábado um dia de descanso solene. Mas Jesus veio para esclarecer as coisas, curando e ensinando no sábado:

“E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?”

Mateus 12:11-12

“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”

Marcos 2:27

Comentar por Franklin

“Por mais que vcs tentem manipular o carácter sanguinário e intolerante de Jeová…”

Claro que Jeová não é “sanguinário”. E com respeito a ser “intolerante”, porque não deveria ser? Certamente que tu possuis um padrão de moral de forma a identificar as acções de alguém e comparar com esse padrão e formar um julgamento. Por qual padrão de moral tu julgas o carácter de Jeová? Se és racional, certamente saberás justificar esse padrão, fornecendo uma base racional para o mesmo. Apresenta na forma de um silogismo como partes do teu padrão para uma conclusão fornecendo tal tipo de julgamento. Além disso, eu não partilho da tua opinião, e por isso, demando também de ti que me forneças uma base para a aparente universalidade dos teus julgamentos morais. Devo eu aceitar a tua descrição do Deus da Bíblia? Se sim, porque sim, se não porque não?

“Termino com um versículo que adoro: Números 15:32-35:”

O homem foi apanhado violando uma lei clara de Deus. (Êxodo 16:23,27-28; 20:8-10; 35:2-3) Em Êxodo 35:2-3 é especificado que quem violasse essa lei deveria morrer. Neste caso em Números Jeová ordena que se aplique a sentença de morte por apdrejamento. A falta de respeito foi punida, e de forma merecida, como deveriam todas as faltas de respeito por Ele. Se Ele quisesse manifestar compaixão para com este homem, Ele o teria feito, mas não foi essa a Sua vontade. “Terei misericórdia de quem quer que eu tiver misericórdia, e mostrarei compaixão para com quem quer que eu mostrar compaixão.” (Romanos 9:15; Êxodo 33:19) Mas tu tens algum problema com isso, como revela a tua pergunta irônica: “Deus bonzinho não é????” Mas isto leva-nos de novo às perguntas que te fiz atrás, para as quais aguardo uma resposta, na forma de um argumento, não apenas asserções.

Comentar por João Gabriel

Yeahhh Fábio,

já sabemos que Deus é mau, Moisés estava drogado quando recebeu os 10 mandamentos, Daniel nunca existiu, eu preciso de estudar e tu já leste a bíblia umas 4 ou 5 vezes.

Comentar por alogicadosabino

Fantástico!! Precisamos de mais pessoas com essa lucidez fanática!! Aleluia, hosana…Vem Jesus!!

Comentar por Solange

Substancia, Solange.

Comentar por alogicadosabino

Sabino.

Na parte 3, disseste em um comentário:
“testamento também significa aliança, Jesus trouxe uma nova aliança, veio livrar da lei (um versículo que eu já mencionei mais acima mas parece-me que o ignoraste). Já ouviste falar em dispensações também? Pois bem, elas fazem parte da bíblia… Com a vinda de Jesus à terra começou a dispensação da graça, em detrimento da dispensação da Lei. Porquê? Porque já mais não se é salvo por obedecer à lei de Moisés mas pela graça de Jesus Cristo.”

E aqui:
“Jesus Cristo disse que veio para cumprir a lei, pelo que se quiseres ter relações sexuais com a tua namorada enquanto ela está com o período, força. Já não tens de estar sujeito às leis de Moisés (notar que há certos princípios que continuam em vigor no Novo Testamento).”

O que queres dizer quando dizes que estamos livres da Lei de Moisés?

A Bíblia faz distinção entre pelo menos duas leis:
a Lei Moral [Decálogo] e a Lei Cerimonial.

Lei Cerimonial: chamada de Lei de Moisés (Atos 15:5), escrita por MOISÉS em um LIVRO e colocada AO LADO da Arca (Deuteronômio 31:9.24.26; a ninguém aperfeiçoou (Hebreus 7:19), era temporária (Hebreus 10:1) CARNAL (Hebreus 9:10), constava de Sábados (descansos) anuais (Levítico 23) e sua observância ACABOU na Cruz. (Colossenses 2:14 e Efésios 2:15)

Lei Moral: Contida em Êxodo 20, é PERFEITA e chamada Lei de Deus (Salmo 19:7), escrita por DEUS em TÁBUAS DE PEDRA e colocada DENTRO da Arca (Êxodo 31:18 e Deut. 10:5), constava de um Sábado semanal (Êxodo 20:8-11, Ezequiel 20:20, Marcos 2:28). Segundo Paulo, é SANTA, JUSTA, BOA e ESPIRITUAL. (Romanos 7:12 e 14).
Não é anulada pela fé (Romanos 3:31) e é ETERNA (Salmo 89:34, 119:89 e 142, Mateus 5:17 e 18)

A Lei não é um meio de Salvação, esta é somente pela fé em Jesus.
Ela nos diz quando estamos em pecado e nos aponta a Cristo como a solução.
Não somos salvos COM a Lei, mas NA Lei.
A obediência aos 10 Mandamentos é uma prova de amor a Jesus (João 14:15, 1João 5:3, Mateus 19:27, Eclesiastes 12:13)

Comentar por Fabricio Lovato

Existe uma grande diferença entre a lei feita para individuos e a lei feita para a sociedade.
O direito do individuo jamais pode ser mais importante que a sociedade.
O absurdo e a tragédia moral que agora acorre em Portugal e Espanha, o “casamento” gay é um exemplo da vontade de individuos acima da vontade da sociedade.
O natural é a união entre homem e mulher, a lei não pode interferir na natureza, ela apenas justifica aquilo que já está na natureza para o bem de todos. Homossexualismo não é natural, é artificial e pode até mesmo causar vários problemas de saúde, como cancêr anal por exemplo. Um grupo de individuos não pode pelos seus gostos antinaturais se colocar acima da sociedade inteira, isso é monstruoso, somente se viu uma coisa dessas com a ascenssão do nazi-fascismo.
E a o ateísmo um dos promotores dessa monstruosidade, ou seja, eles falam contra a Biblia quando ela passa uma lei social, mas eles não tem mesmo respeito pela origem da propria sociedade e de suas proprias miseraveis vidas, nem piedade das crianças que vão ser exposta a essa confusão toda, adotadas por esses malucos e sem o direito de ter pai e mãe como as outras crianças.

Comentar por Rodrigo César Nunes Pino

Sabino, não gosto do teu blog.
1º – maior parte dos teus argumentos não fazem sentido.

2º – és apenas um cristão fanático e doentio que não aceita a ciência e que acha que a bíblia explica tudo na vida

3º – tu falas como se tivesse uma raiva de morte por todos os ateistas. isso é nojento.

Sabes o que é o mais incrivel? Eu sou cristão! Estou numa escola cristã, acredito em Deus e leio a bíblia, mas doentios como tu estão a destruir a igreja e a afastar os crentes.

Comentar por James

Olá James,

“Sabino, não gosto do teu blog.

É a tua opinião, tens direito a uma. Ninguém te pode censurar por isso.

1º – maior parte dos teus argumentos não fazem sentido.

Sim, “a maior parte”… ficamos à espera que substancies esta afirmação.

2º – és apenas um cristão fanático e doentio que não aceita a ciência e que acha que a bíblia explica tudo na vida

É precisamente por aceitar a ciência que não acredito na teoria da evolução. A ciência mostrou que a vida só vem da vida, daí não acreditar na geração espontanea. A ciência mostra que informação codificada tem sempre origem inteligente, daí não acreditar na geração espontânea. A ciência mostra que não há mecanismo natural que aumente a quantidade de informação no genoma, daí não acreditar na macroevolução. Se calhar não sou eu que sou fanático e doentio… se calhar tu é que és um pouquinho ignorante acerca do debate “Criacionismo / Evolucionismo”.

“3º – tu falas como se tivesse uma raiva de morte por todos os ateistas. isso é nojento.”

Estás enganado. Se tenho este blog é por amor aos ateus.

“Sabes o que é o mais incrivel? Eu sou cristão! Estou numa escola cristã, acredito em Deus e leio a bíblia, mas doentios como tu estão a destruir a igreja e a afastar os crentes.”

Realmente acho incrível seres cristão, acreditares em Deus e leres a biblia depois de tudo o que acabaste de dizer. E se me achas doentio, deixa-me dizer-te uma coisa que se calhar ainda não te ensinaram na tua escola cristã: Jesus também devia ser um fanático e doentio, já que defendia a criação através de Adão e Eva e o Dilúvio. O que está a destruir a igreja e a afastar os crentes é a falta de compromisso que “crentes” como tu manifestam. Não será por acaso que a religião maior em Portugal (catolicismo) é aquela que tem exibe maior percentagem de “não-praticantes”. 95% são cristãos, mas apenas uns 15% (se tanto) se dizem praticantes. Falta de compromisso

Comentar por Marcos Sabino

Algo me diz que o “James” vai aparecer mais tarde com outro nick.

Comentar por Mats




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: