Filed under: Evolução/Big-Bang
Darwin considerava como uma das melhores evidências da sua teoria evolutiva, a perceptível semelhança entre os embriões vertebrados em suas fases iniciais de desenvolvimento. Com base em observações no desenvolvimento embrionário, o zoólogo e ateu alemão Ernst Haeckel propôs, em 1868, a “lei biogenética”, também chamada “lei da recapitulação”, que procurava confirmar as observações darwinianas.
Apesar da falta de consistência da lei biogenética, e as muitas críticas fundamentadas de muitos renomeados embriólogos contra esta suposta ‘lei”, ela popularizou-se, pois era muito atraente para os evolucionistas. No seu livro “Natürliche Schöpfungs-geschichte” (A história natural da Criação), publicado em alemão em 1868, Haeckel usou uma série de desenhos que sustentavam a sua teoria. Estes são alguns exemplos:
Aparentemente, tudo estava bem, não fosse o facto destas ilustrações serem absolutamente falsas. O famoso embriólogo e professor de anatomia na Universidade de Leipzig, Wilhelm His, descobriu a fraude de Haeckel em 1874. Acusado de fraude por cinco professores e condenado por um tribunal universitário de Jena, Heckel confessou que alguns (poucos) dos seus desenhos embrionários eram falsificações. Argumentou que estava somente a preencher e a reconstruir os elos uma vez que as evidências eram magras (não admira).
Muitos darwinistas lá vão tentando reescrever a história alegando que os desenhos dos embriões de Haeckel nunca foram usados nos livros escolares modernos. Numa alegação contraditória, alguns reconhecem que alguns livros escolares modernos usaram os desenhos mas alegam que o trabalho de Haeckel foi citado somente para fornecer algum contexto histórico à teoria evolucionária. Afirmam que os desenhos fraudulentos de Haeckel não são usados para promover a evolução nos livros escolares modernos. Mas parece que não é bem assim!
Isto são coisas que não nos ensinam na escola. Não convém revelar os podres do trabalho dos darwinistas. Quem enviou um texto sobre Ernst Haeckel para a Wikipedia esqueceu-se de mencionar estes desenhos fraudulentos! Que pena que Haeckel não viveu nos dias de hoje… o Photoshop iria dar grande jeito, certamente.
_____________________________________________________
“Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Colossenses 2:8 )
9 comentários so far
Deixe um comentário
Eugenie Scott disse:
Comentar por Mats Fevereiro 8, 2008 @ 8:51 pm“It’s a minor footnote in the history of science”. Pois pois. Graças a essa “minor footnote”, a teoria da evolução invadiu a Alemanha, com os resultados que nós conhecemos durante a época nazi.
Mas mesmo assim, não é uma “minor footnote”. As mentiras de Haeckel basicamente afinaram o nível científico da teoria da evolução até os dias de hoje. Não interessa o que as evidências dizem, mas sim, interessa que as pessoas acreditem nesta teoria.
Haeckel, depois de ter sido apanhado, disse:
As coisas não mudaram muito nos últimos 100 anos. Os livros ainda contam fábulas evolucionárias.
Comentar por Mats Fevereiro 9, 2008 @ 11:10 pmParece que este post passou por baixo do radar darwinista. POrque será?
Comentar por Mats Janeiro 14, 2009 @ 8:41 amUi, queres que se discuta o quê? Que é fraude? Parabéns, ganhaste a bicicleta.
Comentar por Ska Janeiro 14, 2009 @ 3:02 pmQuanto à ideia da Recapitulação, muitos advogam que Haeckel copiou a idéia de Fritz Müller, biólogo alemão que se mudou para o Brasil e defensor de Darwin.
Comentar por Fabricio Lovato Julho 20, 2009 @ 7:12 pmEm muitos trechos de suas obras as palavras são exatamente iguais. Porém, não é possível afirmar com precisão se Haeckel incorporou ou não a idéia de Müller como normalmente é dito.
Eugenie,tentar descartar a Teoria da Evolução dizendo que ela foi a causadora do Holocausto Nazi é uma falácia, e das grandes. O mesmo poderei eu dizer da religião Católica, porque interpretações literais da Bíblia levaram dezenas de milhares à fogueira na Idade Média.
A Teoria da Evolução diz uma coisa. Se alguém pega nela e a deturpa, de maneira a, através dela, justificar os seus meios e fins é outra coisa totalmente diferente. É o mesmo que dizer que a filosofia de Nietzsche levou ao Holocausto. Uma interpretação ad hoc da sua filosofia (e eu disse “interpretação” – e interpretações existem as que quisermos) não deita por terra toda a filosofia.
E sim, os desenhos de Haeckel são uma fraude. And so? Fotografias recentes comprovam que, de facto, existem bastantes semelhanças entre os embriões de espécies distintas.
Comentar por Nuno Dezembro 9, 2009 @ 4:09 pm´´Fotografias recentes comprovam que, de facto, existem bastantes semelhanças entre os embriões de espécies distintas.“
Tem alguma fonte que confirme isso?
Comentar por Adim Dezembro 9, 2009 @ 4:23 pmhttp://talkorigins.org/faqs/wells/haeckel.html
Comentar por Nuno Dezembro 9, 2009 @ 5:41 pmhttps://alogicadosabino.wordpress.com/2009/11/01/feedback-da-semana-fendas-branquiais-nos-embrioes-humanos-semelhanca-embrionaria/
Comentar por alogicadosabino Dezembro 9, 2009 @ 7:06 pm