No princípio criou Deus os céus e a Terra


Macacos
Janeiro 17, 2008, 6:11 pm
Filed under: Convicções / Fé, Evolução/Big-Bang

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. Antes do início da experiência, os cientistas tinham previamente colocado, no meio da jaula, uma escada. No topo da escada, no último degrau, estava um balde cheio de bananas. Quando um macaco subia a escada para ir às bananas os cientistas lançavam um jacto de água fria aos macacos que estavam no chão. Depois de certo tempo, sempre que um macaco ameaçava subir a escada para ir às bananas os outros enchiam-no de pancada. Chegou a uma altura em que mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.

Os cientistas substituiram um dos cinco macacos originais. A primeira coisa que o “caloiro” fez foi tentar subir a escada para ir às bananas. Rapidamente os restantes 4 o atiraram para o chão e o encheram de pancada. Depois de algumas sovas o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Os cientistas tornaram a substituir um dos cinco (agora 4) macacos originais. O novo recém-integrante do grupo, como se esperava, tentou subir a escada, sendo sovado pelos restantes macacos. Inclusivé o macaco que havia entrado na primeira substituição participou, com entusiasmo, na sova ao novo elemento. Os cientistas foram repetindo o processo até ficarem com um grupo de cinco macacos que, embora nunca tivessem apanhado um banho gelado, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
______________________________________________

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam naquele que tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui… ”

No último ano lectivo (2006/2007), tive oportunidade de acompanhar um grupo de estudantes americanos cristãos que veio três semanas a Portugal para falar com estudantes portugueses, e trocar impressões com eles acerca de Deus, Jesus, etc. Quando eles estiveram em Braga, na Universidade do Minho, pude falar com 6 estudantes numa tarde. Quatro dos seis com quem falei, quando interrogados sobre o porquê de não acreditarem em Deus e no seu plano de criação do Mundo, disseram que nunca tinham dado muita importância a essas questões. Aprenderam que o Mundo tinha sido criado através do Big Bang e que nós tinhamos evoluído progressivamente ao longo do tempo. Nunca questionaram nada disso.

Quando li esta história sobre os macacos lembrei-me logo destes 4 jovens que responderam dessa forma. Não sei se a experiência é verdadeira ou não. Pouco me importa! O que importa é que, tal como os macacos, muitas pessoas não questionam as coisas, a sua razão de ser. Ensinaram-lhes na escola que nós e os macacos descendemos de um antepassado comum e assim ficam a pensar o resto das suas vidas. Não sabem porquê, mas como foi isso que lhes ensinaram é nisso que acreditam.

De certeza que agora muitos leitores agora poderiam dizer: “A ti também te ensinaram que Deus criou o Mundo, caso contrário também dizias que tudo tinha surgido por acaso”. É verdade! E ainda bem que assim foi! Sempre estive no caminho certo e pude ver e experimentar, em várias fases da minha vida, que Deus está comigo e que tem um propósito para mim. Não ando ao sabor do vento. Apenas se quiser! Faço parte de um plano maior. Se eu não acreditasse na vida eterna depois da morte então a minha vida terrena perdia muito do seu sabor.

É quando estou mais próximo de Deus que me sinto mais abençoado. Podes ter a maior prova de que Deus existe quando te submetes à Sua vontade e intervenção. “Provai e vede que o Senhor é bom” (Salmos 34:8). Vais ver que, afinal, nem tudo que acontece é por acaso.

Advertisements

13 comentários so far
Deixe um comentário

«É verdade! E ainda bem que assim foi! Sempre estive no caminho certo e pude ver e experimentar, em várias fases da minha vida, que Deus está comigo e que tem um propósito para mim»

Curiosamente, é o que dizem todos os milhões de muçulmanos do mundo, todos os milhões de judeus do mundo e todos os milhões de astrólogos do mundo. Entendam-se, agora 😀

Comentar por pedroromano

“Curiosamente, é o que dizem todos os milhões de muçulmanos do mundo, todos os milhões de judeus do mundo e todos os milhões de astrólogos do mundo. Entendam-se, agora”

também lá irei amigo 😉

Comentar por alogicadosabino

Marcos, tu que citas a Bíblia diz-me: quem é que a escreveu? Não vale dizer que foi Deus teu Senhor; e se disseres que foi o Homem estarás a contradizer a Bíblia.

Comentar por Rui Passos Rocha

Refiro-me ao Antigo Testamento 😛

Comentar por Rui Passos Rocha

Bem-vindo sejas à minha caixa de comentários rui 😉

Não vou dizer que foi Deus meu Senhor porque não foi! A bíblia foi escrita por vários homens. Nem de todos os livros da biblia se conhece o autor…

Falando no A.T. por exemplo:
– Provérbios foi escrito pelo 3º rei de Israel, Salomão…
– A maioria dos salmos foi o 2º rei de Israel, Davi
– Lamentações foi escrito por Jeremias
– Outros livros do A.T. têm no primeiro/segundo versiculo o autor
– Outros ainda o autor não assinou

Agora vais-me dizer porque estou a contradizer a Bíblia quando ela mesma me diz quem a escreveu. (Eu já imagino o que vais dizer)

Comentar por alogicadosabino

O Antigo Testamento baseia-se nos Dez Mandamentos da Lei de Deus (penso que é esta a designação correcta). Quem os escreveu?

Comentar por Rui Passos Rocha

O A.T. descreve uma nação. O N.T descreve um Homem.

O aparecimento de Jesus na terra é o acontecimento central de toda a História. O A.T. fornece o cenário para esse aparecimento.

Quanto a quem os escreveu diz-nos Êxodo 31:18: “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Aposto que esta não sabias 😉

Comentar por alogicadosabino

Marcos, assim não vale, pá… Foi Deus que escreveu? Oh, pá, assim não dá para conversar.
Aqui entre nós: tu acreditas mesmo que o barbudo desceu dos céus para escrever num calhau?

Comentar por Rui Passos Rocha

aqui entre nós… acredito! Se a bíblia me diz que as tábuas dos 10 mandamentos foram escritas pelo dedo de Deus então eu acredito que as tábuas dos 10 mandamentos foram escritas pelo dedo de Deus!

Não sei se nos tempos em que ias à missa ouviste falar de Jonas… aquele que foi engolido por um grande peixe! Eu acredito que ele foi engolido por um grande peixe! E sabes uma coisa… se a bíblia dissesse que foi o Jonas que engoliu um grande peixe eu acreditava que o Jonas tinha engolido um grande peixe!

e já agora quem te ensinou que Deus é barbudo?
Também ainda não percebi isto: “se disseres que foi o Homem estarás a contradizer a Bíblia.”

Comentar por alogicadosabino

Deus é barbudo em filmes. É melhor dizer uma peta destas do que acreditar que há peixes grandes que comem homens. A não ser que… Ah! Peixe grande talvez seja um tubarão, o que atesta a ignorância das pessoas daquela época. Mas espera aí… Foram pessoas desse género que escreveram a Bíblia não foram? :S
Hmmm, talvez não seja muito boa ideia acreditar nelas, né?
Então Deus tem dedinhos?
E outra coisa, Marcos. Se acreditas piamente nisso de Jonas estás a comprovar que é certo o que disse o comentador do comentário ao teu último post, pá.

Comentar por Rui Passos Rocha

em vez do tubarão pk nao baleia? (nao precisas responder, é pergunta retorica)

Comentar por alogicadosabino

Em relação a quem escreveu a Biblia…..
Se voçês se dispuserem e crerem realmente em DEUS,e k so atraves de JESUS somos salvos…..aí voçes vão ver k realmente a Biblia,é a Palavra de DEUS,foi escrita por homens mas k eram inspirados pelo ESPRITO SANTO DE DEUS….ou seja pelo proprio Espirito de DEUS pois este”vem validar e confirmar, com convicção Divina e uma certeza Divina que é intransmissivel pelo mero raciocínio e é impenetravel aos assaltos da duvida”…..mas isto so acontece repito…..se dispuserem a crer de todo o vosso coração e a ouvir a SUA VOZ vão ver que ñ há maneira de negar a veracidade da BIBLIA.
Mais uma coisinha….
“A Biblia ñ tem qualquer necessidade de prova…pois ñ trata do que é relativo,mas estabelece o que é absoluto.O relativo tem de ser provado;o absoluto ñ o pode ser.Tendes provas de que o Sol brllha e que as estrelas cintilam?!Podeis provar que a rosa é perfumada e o pão alimenta?!que o odio entristece mas o amor refresca a alma?!Pascal disse”Há verdades que se sentem e verdades que se provam.As verdades primarias ñ são demonstraveis.Os principios sentem-se; as preposições provam-se.O coraçao tem razões que a razão desconhece.””;)

Quando kiserem realmnte se aproximar de DEUS,vão ver,do que falo….ah e iram Sentir tbm a SUA PRESENÇA;)(desculpem o longo texto)

Comentar por sofia

Um homem perguntou a uma mulher:
H:Que estas a ler?
M:A Palavra De DEUS.
H:A Palavra de DEUS?Quem te disse isso?
M:Foi ELE mesmo que me disse!
H:Foi ELE que Te disse?!Como é que o podes provar?”
Erguendo os olhos para o céu,a mulher disse:
M:Podes provar que o sol existe?
H:Claro que posso,a melhor prova é que me aquece e que posso ver a sua luz.
M:É isso mesmo.A melhor prova que este Livro é a Palavra de DEUS é que me aquece e alumia a minha alma.

Isto so para reforçar mais o meu ponto de vista!!

Comentar por sofia




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: