No princípio criou Deus os céus e a Terra


A Bíblia e os dinossauros (Parte 4) – Contempla agora o Beemote
Novembro 9, 2009, 8:00 pm
Filed under: Convicções / Fé

Ver Parte 3.
_____________________________________________________________________

A segunda metade do capítulo 40 do livro de Job é absolutamente fenomenal. Mas, para quem não conhece, vamos contextualizar. Job 40:15-24 descreve um animal portentoso, como hoje provavelmente não há nenhum – o Beemote. A palavra “beemote” significa “besta”.

Qual a razão deste nome aparecer na bíblia?

Não é muito normal vermos animais descritos na bíblia com nomes que não reconhecemos. O normal é haver tradução directa dos nomes dos animais em hebraico para as restantes línguas. Se isso não fosse possível, quem iria saber, por exemplo, que akbar se refere ao rato e cuwc ao cavalo?

A tradução dos nomes dos animais do hebraico para outras línguas era fácil. Os tradutores poderiam atentar para as descrições físicas de alguns deles e aplicar o nome correcto. Mas quando os tradutores davam de caras com o animal chamado “Beemote”, não sabiam a que animal correspondia, uma vez que não existia nenhum animal vivo que correspondesse à descrição dada pela bíblia.

Por essa razão, a palavra não foi traduzida. Antes, foi transliterada. Isto é, as letras originais do hebraico foram substituídas com as respectivas letras no português e nas outras línguas – Beemote.

Que animal é um Beemote?

A descrição física do Beemote é espantosa. Alguns excertos:

Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.” (Job 40:16)

Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro.” (Job 40:18)

Eis que se um rio trasborda, ele não treme; sente-se seguro ainda que o Jordão se levante até a sua boca.” (Job 40:23)

Mas a característica chave é:

Quando quer, move a sua cauda como o cedro…” (Job 40:17)

hippo8Os cedros estavam entre as mais robustas e maiores árvores do mundo antigo. Eis algumas passagens bíblicas que falam do cedro:

…cortei os seus altos cedros…” (II Reis 19:23)

…contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes…” (Isaías 2:13)

Eis que o assírio era como um cedro do Líbano, de ramos formosos, de sombrosa ramagem e de alta estatura; e a sua copa estava entre os ramos espessos.” (Ezequiel 31:3)

Portanto, Deus compara a cauda do Beemote ao cedro. Que animal hoje conhecemos a quem esta comparação se adequa muitíssimo bem?

Algumas traduções mais recentes traduziram “Beemote” como “hipopótamo”. Outras como “elefante”. Eu quando estive no jardim zoológico de Lisboa (onde até tive o privilégio de ver um fóssil vivo), por mais que me esforçasse por contemplar o hipopótamo a mover a sua cauda como o cedro, a coisa não me parecia assim tão espectacular:

hippo1

O mesmo para o elefante. O Beemote não é um hipopótamo nem um elefante:

hippo10hippo11hippo4

E se…?

hippo12

Eis alguém de quem se pode dizer que move a cauda como o cedro.

hippo13

Deus se refere a ele como sendo “a obra prima dos caminhos de Deus” (Job 40:19), querendo isto dizer, portanto, que o Beemote foi o maior animal que Deus criou.

Não poderá ser uma figura mitológica?

As bíblicas católicas têm um apontamento no “Beemote” que diz que este animal era uma figura mitológica. Esta alegação não faz nenhum sentido, se levarmos em conta a narrativa conjunta. No capítulo 38 Deus descreve animais reais. No capítulo 39 Deus descreve animais reais. Chegamos ao 40, que dedica muito espaço à “obra prima dos caminhos de Deus” e já estamos a falar de um animal mitológico? Por que carga de água?

Além disso, Deus disse (e atentem para a parte a negrito): “Contempla agora o Beemote, que eu fiz contigo” (Job 40:15). O Beemote não é um animal mitológico. É um animal que foi criado por Deus, tal como o ser humano.

CONCLUSÃO

Agora eu especulando… provavelmente por saber que o tema dos dinossauros iria ser um dos mais importantes para a discussão Criação vs. Evolução, Deus dedicou estes versículos todos a este dinossauro, para mostrar como homens e dinossauros conviveram juntos.

Mas Deus não parou por aqui. Vamos conhecer o leviatã (Parte 5).

About these ads

35 Comentários so far
Deixe o seu comentário

Hahaha, eu já sabia, to perguntei sobre isso estes dias, lembras?

Estavas a guardar essa para o 4º post da série então?

Bué fixe!

Comentário por nilo

Pois é também ja havia pensado assim, muitos falavam que o beemote era um hipopótamo mas este não tem um rabo grande como o do beemote descrito na bíblia. O que será o leviatã?? alguns dizem ser um crocodilo. Que ótimo saber que temos quem defende a palavra. O grande Filóso Cristão Dr. William Lane Craig derrotou o Historiador, Dr. Richard Carrier em um debate de Março de ano, sobre se Jesus ressuscitou ou não. Como sempre o imbatível Craig venceu.

Comentário por Allef

Interessante “akbar” significar “rato”, especialmente se pensarmos que os muçulmanos costuma gritar “allah akbar!!”.

Será que……..?

Comentário por Mats

Que imaginação criativa e ginástica extenuante. Não há uma maneira mas certeira de se chegar ao dinossauro biblíco?

Comentário por Hermógenes

Putzgrila… que jogo de torce-estica-e-puxa que esse deus defendido pelo Sabino tem que fazer…

provavelmente por saber que o tema dos dinossauros iria ser um dos mais importantes para a discussão Criação vs. Evolução, Deus dedicou estes versículos todos a este dinossauro

Por ser onisciente (hummm… será mesmo?), e sabendo que a discussão seria importante, e que poderia causar a condenação de tantas almas, o que impediu um deus onipotente (hummm… será mesmo?) de deixa uma MENSAGEM CLARA para a humanidade que ele, supostamente (hummm… será mesmo?) ama de forma infinita? Seria um suposto “livre-arbítrio” (hummm… será mesmo?) do tipo: “me amar é a única opção do seu livre-arbítrio, seu coisa ruim, senão eu te mando pro lago de enxofre!!!”?

Ah, sim… a “briba” tem a resposta prá esses contorcionismos megalomaníacos todos. Mas eu não digo, não digo, não digo.

Comentário por Alexssc

Oi Alex, quanto tempo heim? Vai bem?

“..sabendo que a discussão seria importante, e que poderia causar a condenação de tantas alma..”

Então, o que causa a condenação é o pecado.

O pecado destrói, separa, consome.. mata.
Manjou?

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Abraço.

Comentário por nilo

Outra coisa,
..amar é a única opção..

Nada.

Olha, é provável que você irá preferir viver no Gueena mesmo.

É que a criação vai ficar simplesmente insuportável para você quando for restaurada.

Sabe, será harmonioso demais… uma nova e maravilhosa natureza, cheia de graça, onde as pessoas vão viver e trabalhar em total cooperação, amando uns aos outros, sempre aprendendo novas e inefáveis cousas sobre o Rei, e adorando-O, eternamente.

Eu não tenho nenhuma dúvida que os abitantes do Gueena vão preferir viver lá eternamente, do que passar um dia nos “novos céus e nova Terra”.

Comentário por nilo

Geena

Comentário por nilo

a prova que deus NAO EXISTE:

Comentário por Hermógenes

SORRY, so queria por o url…deve ter sido uma mutação aleatória!!!

Comentário por Hermógenes

kkkkkkkk….um vídeo simplesmente hilário… muito bom ….eu rachei o bico agora …kkkk

Comentário por Jefferson Augusto

Muito bom o post! ;)

Comentário por Fabricio Lovato

Muito bem explicado. ^^

Eu quero ler a parte do leviatã :(

Comentário por Vanessa

Cara, agora praticamente um ano após eu vi este poste e a série toda, muito bons os artigos! Parabéns. Claro não pude deixar de ver o comentário do Alexssc.
Acho que realmente o teu argumento que provavelmente o tema dos dinos etc. foi um pouco extremista, mas resalto ao Alexssc que isso não tira a credibilidade do texto que está lá e não há como negar.
Não adianta fecharmos os olhos para algo simplesmente por que não queremos acreditar.
A palavra de Deus pode não ser clara para quem não a estuda, isso mesmo estudar e os mortivos para isso estão no livro de Isaias 28:9-13, mas acredito que você (Alexssc) não vai nem verificar, como provavelmente nem verifica o que a ciência diz apenas acredita nela.
Noas dias atuais, acho que alguém que crê no criacionismo procura muito mais razão para defender sua opinião do que alguém que apenas ouve os cientistas e diz “se eles falam é assim” exemplo disto é esse blog.

Acho que devemos estar sempre alertas para tudo para todas a possibilidades e isso, é algo que vejo no verdadeiro cristão (lembrando que existem muitos q se dizem e não são, com em qualquer ramo) que sempre vai atrás das informações da bíblia e verifica se isso é assim mesmo, se condiz com a palavra de Deus, o que nao vejo na parte evolucionista, dos que defendem o evolucionismo, quantos já leram “A origem das espécies” de Darwin? Quantos questionaram se é assim realmente?

Não estou dizendo que a ciência não presta aou está errada em tudo, gosto da ciência, tanto que faço parte dela, mas não somos os donos da verdade.

Acreditar sem razão é errado, tanto pro lado de Deus, quanto mais pro lado da ciência. Fé sem razão é fideísmo o que vejo nos dias de hoje é um fideísmo científico.

Abraço a todos!

P.S: Alexssc se realmente quer entender por q as coisas são como são, e não apenas discutir, se oriente, estude, procure alguém que possa lhe ensinar, concerteza teus olhos vão ficar bem mais abertos para a verdade.

Comentário por Gregori Maus

Gregori Maus,

P.S: Alexssc se realmente quer entender por q as coisas são como são, e não apenas discutir, se oriente, estude, procure alguém que possa lhe ensinar, concerteza teus olhos vão ficar bem mais abertos para a verdade.

É normal a todo crente julgar a vida das pessoas? Cuidado que a Bíblia condena isso, heim.

Ademais, demonstra sabedoria quem não fala sobre o que não conhece. Como você falou de mim sem me conhecer…

Comentário por Alexssc

Definições do wikicionário (http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal):

Julgar :emitir juízo,sentenciar,decidir como juiz ou árbitro, decidir por sentença, supor, conjeturar, formar opinião ou juízo crítico sobre; avaliar;

Aconselhar: dar conselhos, sugestões,chamar a atenção, avisar, admoestar;

Acredito que pelas definições acima, eu apenas o aconselhei. Não existe uma sentença ao qual fiz suposições relacionadas a sua pessoa e sim ao ato empírico de “discutir”, se você pensou isto está mal interpretado.

Não sei se é normal um “crente” fazer isto. Não sou “crente”.

Abraço

Comentário por Gregori

A Paz!! Post muito bom e esclarecedor. Parabéns!!

P.S: Alexssc, todos vão à Deus, seja por Amor ou pela dor. Eu disse Todos! Espero que você se converta do seus maus caminhos e que Deus, Onipotente, Onisciente e Onipresente, tenha misericórdia da sua vida!

Fiquem na Paz!

Comentário por André

André,

P.S: Alexssc, todos vão à Deus, seja por Amor ou pela dor.

Isso viola o meu livre-arbítrio (arbítrio LIVRE, DESIMPEDIDO, ISENTO, IRRESTRITO, NÃO-CONDICIONADO, NÃO SUJEITO A OBRIGAÇÕES, LIBERADO, SEM OBSTÁCULOS, etc. – o Dic. Houaiss serve para isso, ver o sentido das palavras), pois eu não quero ir a lugar nenhum.

SE – SE – SE – o meu arbítrio fosse realmente livre, a escolha seria minha, mas sem punições por essa escolha. Não há arbítrio realmente livre se um dos caminhos é uma punição por não seguir o outro caminho.

Comentário por Alexssc

Alexssc,

o fato de todos virem a Deus por amor ou pela dor não viola o livre arbítrio, muito pelo contrário, é a prova de que Jesus é mesmo O Caminho. No entanto, vc não é obrigado a vir a Ele, mas com certeza receberá de acordo com sua escolha.

Comentário por LEONANDO MONTEIRO REPOLHO

Vc acertou na lata, cada caminho tem suas consequencias…9a vida é assim, não)…só pra lembrar, só existe dois caminhos, um de luz otro de trevas…Na verdade, o que está escrito é: “tenho posto diante de ti benção e maldição, escolhe pois a benção”. Pra acabar a conversa: “Deus criou os céus e a terra e tudo o que há neles, inclusive você, assim, Ele é poderoso pra decidir o que quiser e nós meros mortais, pra questinar…”.

Comentário por LEONANDO MONTEIRO REPOLHO

Puxa.irmão.Como é dificil abrir os olhos para a verdade que está clara.Livre arbítrio é ter liberdade de decidir o caminho que quiser,certo?
Como também atravessar uma rua movimentada sem olhar para os lados, pegar um revolver com uma bala só e ficar brincando de roleta russa, como também atravessar um rio profundo sem saber nadar, como também passar por um bairro perigoso a noite e a pé.
Tudo isso é livre arbítrio, suas escolhas livres o problema é a consequencia.Pense nisso.A vida verdadeira não é aqui, mas na glória.

Comentário por Iran Haubold

Animais pré-históricos e a Bíblia
Vamos estudar os verciulos do livro de Jó captulo 40:13ao 24.

Pois vejamos que o livro de Jó, fala da provação de Jó e do silencio de Deus Jó cap 01ª seguir. Nos da a compreender que Deus ainda nunca tinha falado com Jó, e que depois de Jó, ter suportado a prova Deus aparece fazendo perguntas e Jó teme ,pois havia contendidido com Deus. Por isso surgiu esse assunto, pois se trata de um mistério da criação de Deus que o homem ainda não havia sido revelado.
Veja o que diz o verciculo 13.Onde iremos fazer algumas conjecturas:
13 Escondem-os juntamente no pó ata-lhes os rostos em oculto.
Preste a atenção quando a bíblia relata que Deus diz esconde os juntamente no pó e ata-lhes os rostos em oculto.
O que será que o texto está se referindo nesse versículo?
Preste a atenção quando Deus diz: Esconde os Juntamente no pó ata-lhes os rostos em oculto.
Vamos fazer uma conjectura parece que o texto traz um mistério difícil a Jó compreender. Segundo a ciência, foram encontradas debaixo do pó da terra fosseis de criatura gigantescas. O que nos da a compreender que a o texto fala de uma criatura que estava debaixo do pó ainda em um mistério.
Depois no versículo 15 Deus entra no mistério do nome Beemote onde o texto começa a falar das características desse animal .
Veja o que diz o verciculo 15.
veja o que diz o versiculo 15ao19:
”Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro. Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.”
”Em verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama. As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam.”

”Eis que um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se levante até à sua boca. Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz?”

Nós vemos nesses versículos a citação de características de um animal coisa que raramente a bíblia faz com tantos detalhes: até a cauda desse animal é citada pelo autor comparada no texto com o cedro. Ver cedro
O verciculo 19 é um versículo muito interessante, pois fala na narração deste texto que esse animal era foi considerado a obra prima da criação de Deus.
obra-prima
s. f.
1. Obra primorosa, perfeita, das primeiras no seu gênero.
2. A melhor obra de um autor.

Sinónimo Geral: OBRA-MESTRA
Plural: obras-primas.
Aqui fica mais claro que o texto não esta falando de um animal comum mais de algo misterioso das primeiras, antigas obras da criação.
Depois no mesmo versículo o texto fala sobre o que o fez o proveru da sua espada; veja de novo o que diz o verciculo19:
19 Ele é obra prima dos caminhos de Deus:o que o fez o proveu da sua espada.
Parece que o texto esta falando do fim da espécie deste animal pois espada na bíblia se refere há: divisão separação ou extinção como o que aconteceu com os dinossauros.
Segundo a tradição judaica ortodoxa, sua missão é esperar pelo dia em que [[Deus]] lhe pedirá para matar o [[Leviatã]], uma criatura marinha tida por alguns como parecida com uma baleia. As duas criaturas morrerão no combate, mas o Behemoth será glorificado por cumprir a sua missão.
Mas tentando decifrar esse mistério que envolve o assunto, Beemote fica evidente que era um plano de Deus para ser descoberto nos últimos tempos. Quando fossem encontrados esses fosseis desses animais pré-históricos que Deus perguntava,a Jó e ele não compreendia. Hoje muitos fazem perguntas em blogs dizendo que a bíblia não fala nada sobre a existência dos dinossauros, fica evidente que a bíblia fala sim e em volve o ser humano em muitos mistérios da criação e cheguem a contender sobre a criação, que um grande mistério pois o livro do gênesis em si é um mistério quem pode compreender que o mundo foi criado em seis dias. Pois a bíblia fala que um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia( II Pedro 3:8).
Depois pesquise sobre o Leviatã outra criatura misteriosa dos mares segundo a biblia de proporções gigantescas.

Comentário por Alessandro correa Branco

gostei muito esclarecedor

Comentário por Alessandro correa Branco

Portanto, Deus compara a cauda do Beemote ao cedro.

Na-na-ni-na-não… a comparação é com o MOVIMENTO do cedro. Não lê o que você mesmo escreve não?

Trocar o sentido de uma parte do texto (SER como o Cedro do Líbano X SE MOVER como o Cedro do Líbano) me cheira a desonestidade intelectual. Cuidados com suas “interpretações”, prezado Jornalista.

Comentário por Alexssc

Alexssc,

Ué e desde quando cedros do Líbano se movem?
É óbvia a comparação com a espessura do tronco do cedro.
E a bíblia diz que é a cauda do bicho que se move, não o cedro(árvore).
“Quando quer, move a sua cauda …” Jó 40:17.

Comentário por Cícero

É óbvio que eles NÃO se movem! Bate um vento e os galhos, claro (!), ficam lá paradinhos, estáticos. Ora essa, se mover, que absurdo…

Desligando o “ironic mode”, esteja à vontade para provar que os versículos apresentados no tópico fazem comparação com a “espessura do tronco do cedro”. Onde exatamente diz isso?

Vai ser interessante ver como fará para conciliar o texto que diz expressamente que “a cauda se move como o cedro” com o que você escreveu (“e desde quando cedros do Líbano se movem? É óbvia a comparação com a espessura do tronco“). Ah, sim… evite inventar interpretações sem base textual, pois isso é eisegese.

Por exemplo, a minha interpretação (de acordo com o texto, e assumindo que se trata de um hipopótamo) é: os galhos do cedro se movem freneticamente sob ventania, como a cauda se move freneticamente quando o hipopótamo está nervoso.

Comentário por Alexssc

Olla vc ta certo só que eu copiei como estava escrito neste link livro de jó 40:13 a seguir mais vou pequisar em outros textos biblicos on line ou na biblia mesmo mais fica claro que eu não mudei interpretçaão nenhuma
copie este link

http://www.bibliaonline.com.br/acf/18/40

talves ouve um erro de interpretação neste verciculo.
mas vejo que eu não fiz comparação com os movimento do cedro mais sim como o texto quer surgerir estou falando em tamanho por isso escrevi pesquise cedro porque o texto não fala o nome nem a especie deste cedro não estou afirmando que o cedro e gigante ou não. Obrigado

Comentário por Alessandro

Cícero,

E a bíblia diz que é a cauda do bicho que se move, não o cedro

É esse o ponto! Jó 40:17. “Se move como o cedro”. O versículo fala de movimento, não de espessura.

Qual parte do cedro se move (ou é mais fácil de se mover)? O tronco, ou os galhos? A Bíblia não tratou de como ERA a cauda do bicho, mas de como SE MOVIA a cauda do bicho.

E por que falei que o tópico me cheirava a desonestidade intelectual? Por que o prezado – e ora abduzido ou arrebatado, sei lá – jornalista, do meio para o final do texto, seja por versículos, seja por imagens (veja por si mesmo), praticamente calou quanto ao movimento, chegando ao cúmulo de colocar uma imagem com o texto “que cauda SE PARECE com uma árvore”.

Comentário por Alexssc

Alexssc,

Você esta enganado amigo. O Verso compara cauda com o cedro, no sentido de força e rigidez. Seria de muita estupidez dizer que a cauda é semelhante a um cedro, apenas para ilustrar o movimento similar a galhos.

Seria mais fácil compara a cauda com um chicote, corda ou qualquer outra coisa mais obvia. No entanto, a comparação foi feito com um CEDRO.

O cedro é uma árvore caducifólia, com altura variando entre 10 e 25m e DAP (diâmetro à altura do peito), entre 40 e 80cm. Apresenta tronco reto ou pouco tortuoso, com fuste de até 15m. A copa é alta e em forma de corimbo, o que a torna muito típica.
As folhas são compostas, medindo entre 25 a 45 cm, muito variáveis quanto à forma, com 8 a 30 pares de folíolos oblongo-lanceolados a oval-lanceolados (Lorenzi, 1992). A alta densidade estomática nas folhas, muito maior que em outros gêneros das Meliaceae, é também uma característica muito peculiar do cedro (Piratininga-Azevedo,1999). http://www.ipef.br/identificacao/cedrella.fissilis.asp

The peace of God

Comentário por creationsciencenews

Alexssc,

Algumas versões dizem:
“Ele enrija a sua cauda como o cedro;…” ou
“Endurece a sua cauda como cedro;…” Jó 40:17

Não haveria sentido o autor se referir meramente aos galhos do cedro, uma das maiores árvores da palestina.
Mas justamente sua imponência está fortemente no tronco (madeira muito cobiçada já naquela época).

A interpretação pelo contexto do próprio versículo, e de outros próximos, o autor está destacando: vigor, força física, solidez muscular, aspecto visual majestoso, robustez.

“…os tendões das suas coxas estão ENTRETECIDOS” Jó 40:17b

“Sua FORÇA está nos seus lombos, e o seu PODER no músculos do seu ventre” Jó 40:16

“Os seus ossos são como TUBOS de BRONZE, o seu arcabouço como BARRAS de FERRO.” Jó 40:18

Ademais, há galhos tão espessos num cedro quanto a cauda de um dinossauro, ou tão finos quanto de um hipopótamo, se a interpretação fosse somente para galhos, o que deixaria muitas dúvidas.

Comentário por Cícero

Olla eo que vcs tem a falar do Leviatã que se trata de outra criatura que com mais caracteristicas citadas uns dizem que se trata de um grande peixe .
O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ….Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?…… Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre”

Comentário por Alessandro

Olla quero ver o que vcs vão falar sobre o Leviatã no texto biblico é citada mais caracteristicassobre este animal.
O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ….Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?…… Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre”

Comentário por alessandro

Os animais que hoje chamamos de dinossauros na verdade faziam parte de varios grupos de animais diferentes des de passaros ate mamiferos e outros que infelizmente jã não existe mais, na verdade os que chamamos de dinossauros não são nem os unicos nem os mais incriveis animais que ja andaram sobre a face da terra, a rasoavelmente pouco tempo atras, cerca de 15 mil anos, antes da ultima grande extinção, existiam o que chamamo de megafauna, esses animais, os quais fazemos parte deles assim como o hipopotamo o elefante a girafa e o dragão de comodo, eram animais incrivelmente grandes como os tão conhecidos dinossauros, mais como não existiu nenhum filme do tipo jurassic park que fale sobre a mega fauna o “povão” desconhece sobre o assunto, por isso o equivoco em chamar os animais descritos na biblia, como leviatã e belemonth, de dinossuros, muito provavelmente eram criaturas muito mais incriveis as quais chamamos hoje de integrantes extintos da mega fauna.

Comentário por Wesley Sidney

Mais provavel ser uma criatura mitologica pois é citada na mitologia arabe, tambem pode ser um animal atual como o hipo ou elefante, mas animais da mega fauna é uma explicaçao moderada pois existiram junto aos homens das cavelnas.

Comentário por Anderson du Lustoza

É muito bom debater com pessoas do mundo, pois eramos assim quando estavamos lá.
Mas o certo é que quando o problema chega, dizemos todos: Deus me ajuda .Aí não tem questionamento se Deus existe ou não. Todos, mas todos dizem : Deus me ajuda, me socorre.

Comentário por Iran Haubold




Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s



Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 62 outros seguidores

%d bloggers like this: