No princípio criou Deus os céus e a Terra


Qual o propósito da Igreja Católica?
Julho 26, 2008, 10:46 pm
Filed under: Convicções / Fé, Desabafos

Eu já tinha conhecimento sobre a “doutrina moderna” da Igreja Católica, mas a minha preocupação aumentou após esta semana que passou. Fui monitor no acampamento das Quintas do Norte, na Torreira. Muitos campistas levaram bíblias católicas, que têm a particularidade de ter notas de rodapé a explicar ou a complementar alguns versículos.

É tragicamente engraçado o facto de ser a própria Igreja Católica a lançar as dúvidas (encarnando, assim, o papel dos cépticos), contribuindo para o aumento da incredulidade e falta de fé das pessoas. Para eles, quase todos os episódios bíblicos são mitos que apenas servem para ilustrar qualquer coisa. Dou alguns exemplos que vi nas bíblias católicas:

1) A respeito do Génesis, chamou-me a atenção uma nota que dizia que o relato da Criação não se opunha às teorias evolucionistas, mas serve apenas para explicar que Deus é a causa primeira;

2) A propósito da Arca de Noé, em rodapé colocam as seguintes questões: “Como poderia uma arca com dimensões tão grandes ter sido construída naquele tempo? Como poderia Noé ter colocado animais de todas as espécies dentro da arca?“. Concluem que o episódio da Arca de Noé é apenas um mito;

3) Em Job 40:15 e Job 41:1 são descritos dois animais (Beemote e Leviatã) que, pela forma como são descritos, fazem lembrar animais grandiosos (tipo… dinossauros?). Como “toda a gente sabe” que os dinossauros nunca viveram ao mesmo tempo que o Homem e como, actualmente, não há nenhum animal que encaixe na perfeição com as descrições apresentadas, a Igreja Católica faz questão de dizer ao leitor que estes animais são mitológicos;

4) Jonas 3:3 diz que Jonas demorou três dias para percorrer a cidade e pregar a mensagem do arrependimento. A nota relativa a este versículo diz que a menção aos 3 dias é uma hipérbole, servindo apenas para mostrar que Jonas demorou muito tempo a percorrer a cidade;
______________________________________________________________________________

Estes são apenas alguns exemplos das novas interpretações que a Igreja Católica faz. Além disso, têm algumas explicações ridículas, para tentar justificar o porquê de fazerem coisas contrárias à Bíblia. Êxodo 20:4 diz:

Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra“.

Ora, nós sabemos que imagens esculpidas é algo que não falta em tudo que é Igreja Católica. Qual a explicação dada em nota de rodapé? Algo como: só não é permitido fazer imagens esculpidas rudimentares… estátuas de metal fundido não se encaixam na proibição do mandamento. Brilhante!

Perante isto tudo, pergunto: qual o propósito da Igreja Católica? Fortalecer a fé em Cristo e na Bíblia, Palavra de Deus? Ou será que ela apenas está preocupada em não perder os crentes que tem? Creio que, para a Igreja Católica, o essencial não é ensinar sobre Cristo mas tentar diminuir, ao máximo, o compromisso das pessoas com Jesus. Eles querem ensinar que para se ir para o Paraíso não é preciso fazer muita coisa… não é preciso acreditar na Bíblia, não é preciso acreditar nos relatos que o próprio Jesus citou como sendo reais, etc… Basta uma missazita por semana, umas esmolas e está o Paraíso garantido, isto é, basta funcionar em serviços mínimos. Não é necessário um compromisso a sério.

Mas já que tudo é mito ou metafórico…

Será que os milagres de Jesus também não são mitos? Será que a multiplicação dos pães é um mito que apenas quer dizer que as pessoas foram bem alimentadas espiritualmente? Será que Jesus ter andado sobre as águas não quer apenas dizer que as sandálias que ele usava eram feitas de material robusto? O que não interessa corta-se… considerando-se apenas o que interessa. Assim não custa acreditar em Deus… não é preciso explicar nada, basta dizer que “é um mito que apenas pretende mostrar que…”

Com “amigos” assim ninguém precisa de inimigos…

About these ads

38 Comentários so far
Deixe o seu comentário

Bem verdade o que dizes. Já tinha reparado como os comentários da Biblia católica faz literalmente o trabalho do inimigo. É uma tragédia uma pessoa estar a procura de respostas e têr que sobreviver a lêr comentários tão anti-bíblicos.
Felizmente, a seu tempo, Deus arranjou para que me fosse parar as mãos uma Bíblia sem nenhum tipo de comentários. Foi o princípio do fim na minha vida de católico!

Comentário por Mats

Graças a Deus. Um dos monitores do acampamento disse a uma campista que tinha uma bíblia católica e que se converteu lá no acampamento: “Basicamente, eles não te deixam pensar por ti própria”

Comentário por alogicadosabino

nem a proposito! tive as testemunhas de jeova, ontem, ca em casa… Cada qual interpreta a biblia como quer… é como os posts cada qual interpreta como lhe convem…

Comentário por pelas alminhas

Não quero com isto dizer que os comentários Bíblicos são todos suspeitos. O que importa vêr é que os comentários não são inspirados.

Comentário por Mats

“A respeito do Génesis, chamou-me a atenção uma nota que dizia que o relato da Criação não se opunha às teorias evolucionistas, mas serve apenas para explicar que Deus é a causa primeira;”

Sinceramente eu acredito no Gn mas não vejo contradição entre Gn e a evolução. Quem cria essa contradição são aqueles que acham que evolução = ateísmo ou então vida ao acaso, o que é ERRADO.
Obs: sou evangelico pentecostal faz sete anos e especialista amador em Pré-história.

Fiquem na paz!

Comentário por Rodrigo Henrique gomes

“A propósito da Arca de Noé, em rodapé colocam as seguintes questões: “Como poderia uma arca com dimensões tão grandes ter sido construída naquele tempo? Como poderia Noé ter colocado animais de todas as espécies dentro da arca?“. Concluem que o episódio da Arca de Noé é apenas um mito; ”

Isso não quer dizer que seja um mito o episódio da Arca de Noé, simplesmente quer dizer que naquela época seria impossivel um homem construir uma Arca dessas sozinho, ele precisaria de uma ajuda “sobrenatural”, ajuda essa vinda de Deus. Porque nada pra Ele é impossível!

“Assim não custa acreditar em Deus… não é preciso explicar nada, basta dizer que ‘é um mito que apenas pretende mostrar que…'”

Espero, sinceramente, que um dia você tome conhecimento da barbaridade que disse..

ps.:sou Católica e não tenho absolutamente nada contra os protestantes.. mas só acho que vocês “julgam” sem ter conhecimento do que realmente é.

Comentário por Izabela

Izabela, obrigado pelo comentário submetido.

“Espero, sinceramente, que um dia você tome conhecimento da barbaridade que disse..”

Não quero ser mal interpretado com esta minha afirmação… Eu explico-me.

Ao quererem rotular como “mito” os acontecimentos biblicos que fogem à nossa compreensaão do “normal” (ex: arca de noé, babel, jonas ser engolido pelo grande peixe, etc), os católicos ficam num “lugar VIP” no que toca a defender a fé… não precisam de se chatear muito…

isto é, se algum ateu te confrontar com algo do genero: “arca de noé? k treta… como explicas isso?”, tu resolves o problema dizendo que não é real… é so para descrever outra coisa qualquer… assim não é preciso chatear-se muito

Imagina uma discussão entre adeptos do S. Paulo e do Corinthians… tu para não teres chatices dizias: “Eu sou dos dois”. Espero ter sido claro naquilo que quis dizer

Abraço

Comentário por alogicadosabino

Izabela,
A questão não é julgar ninguém, mas sim mostrar que há comentários que nao solidificam a fé dos crentes na Palavra de Deus. Eu dou-te o meu exemplo. Eu sempre fui católico, e cheguei a um ponto em que já não confiava em nenhum comentário das minhas bíblias católicas. Estava sempre céptico.

Como eu deve haver muitos outros católicos à procura de razões para confiar na Bíblia.

Comentário por Mats

Sabino,

a Icar admite, além da Tradição Escrita, a Tradição Oral. Intrepretar as escrituras literalmente só faz crescer o número de seitas pelo mundo. A ICAR sabe disso e tem se esforçado pra parecer menos patética em um mundo onde as novas descobertas científicas viajam na velocidade da Internet.

Os textos bíblicos são repletos de contradições, como demonstrado neste link http://amadeusxiii.wordpress.com/2008/09/09/a-minha-regra-de-ouro/#comment-244

Até mesmo o escritor da carta de Judas, do novo testamento, cita fontes que não fazem parte das escrituras, como podemos ver aqui:

Judas 1:9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Judas 1:14 E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;

Comentário por AmadeusXIII

Comentário por Rodrigo Henrique gomes Agosto 16, 2008 @ 2:58 am

Não mesmo?

O Gênesis nos diz que Iave criou os animais “conforme a sua espécie”. Não houve evolução alguma ali… ou eu li fora do contexto?

Comentário por AmadeusXIII

Não lêm a Bíblia???

* Ex 25, 18 – Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

* Nm 21, 8 – E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela.

O próprio Deus pediu que fizessem imagens para determinados fins; os católicos fazem imagem em respeito e veneração, NUNCA em adoração. Se existe católico que adora imagem, este está em desacordo com as doutrinas católicas,

Paz e bem,
Deus os Abençoe.!

Comentário por Carlos RCC

Caro Carlos RCC, obrigado pelo comentário submetido.

“Não lêm a Bíblia???”

Se existe católico que adora imagem, este está em desacordo com as doutrinas católicas,”

Concordamos que sim, no segundo ponto.

Quanto ao 1º… Quando Deus deixou a ordem de não esculpir imagem de escultura, ele quis dizer imagens para o fim de adoração, como representantes dos deuses estrangeiros. O povo tinha estado na terra pagã do Egipto.

Você diz que os católicos fazem imagens não para “adoração”, mas sim para “veneração”… eu gostaria de saber qual a diferença…? E por “respeito”? Mas respeito a quê?

E como foi visto em 13 de Outubro a partir de Fátima… a maior parte das pessoas que lá estavam foram “despedir-se” da imagem da santa de Fátima. Isto não é reverência?

É correcto fazer imagens?

Comentário por alogicadosabino

Eu acho que a Igreja Católica se usa do bom senso e procura mostrar que a genialidade da Bíblia não está nos fatos em si, e sim no significado deles.

Comentário por Mauricio

“E como foi visto em 13 de Outubro a partir de Fátima… a maior parte das pessoas que lá estavam foram “despedir-se” da imagem da santa de Fátima. Isto não é reverência?”

Não julgue os dogmas da Igreja Católica pelo erro das pessoas…

Comentário por Mauricio

fazer caridade , amar o proximo como ati
mesmo seria bem + divino. do que perder
tempo com mininos detalhes que nao vao te levar
a lugar nenhum..

Comentário por djams

“Eu acho que a Igreja Católica se usa do bom senso e procura mostrar que a genialidade da Bíblia não está nos fatos em si, e sim no significado deles.”

Isto incluir dizer que o Dilúvio é um Mito?
Sabino espero que tu faça um post sobre esse vídeo. O problema é maior do que se pensa! Este é o primeiro vídeo, há 12 partes, Mas vês e depois fala o que achou!

Comentário por MVR

Já vi o vídeo. Não sou muito ligado a essas questões da conspiração e dos alegados códigos secretos.

Comentário por alogicadosabino

Achei o vídeo meio conspirador, mas aquilo do planeta saturno foi o que me impressionou mais.
Sem contar as imagens que são feitas de jesus nas igrejas católicas. Será?

Comentário por MVR

PQ ELES AMENTARAM

Comentário por luiz

Não dá para entender a igreja católica. Mas já não era de se esperar, com o Vaticano a mandar na igreja católica, uma vez que a carta de Paulo aos Romanos explica bastante do que se passava na época.

Talvez essa palhaçada de teoria da evolução – Um termo científico para prestar culto à criatura e não ao criador – já tenha existido à muito tempo. Não é de hoje que vemos o Paganismo e seus deuses com cabeças de animais.

O relato da carta aos romanos é preciso: “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”

Permanece a mesma coisa hoje. Não deveria

Comentário por MVR

Penso que isso tudo tem uma ligação. O catolicismo romano, o Saturno, e este culto aos animais, mascarado de ciência.

Não consigo enxergar a igreja católica como cristã. De onde é que tiraram a idéia de adorar a Mãe de Jesus? E porquê há mudanças nos mandamentos, para que se façam imagens e ídolos?

Comentário por MVR

e engraçado mesmo ,hoje sou evangelico da assembleia de deus de natal, mais quando eu era católico não entendia porque quando alguns fieis sainda da igreja ião para bares ou porque os fieis erão secos da palavra de deus pra dizer que não tinha nada de biblia agente recebia uns panfletos com a direção ao qual a missa ia fora os sermões do padre que pelo grau de conhecimento e comparação não perdia as novelas daa glob pois tudo que ele queria dizer usava a novela como exemplo,kkk e outra sempre me perguntava porque quando chegava no livro de jeremias sempre pulava os primeiros capitulos em espeçial jeremias 10 .
a religião não existe o que há e a palavra de deus que nos dias de hoje e a mais ofendida pelos homens que não creem em deus.
pobres adoradores de ALÁ que não tem o livre arbitrio de escolher sua crença e acabão comprando a ideia de que matar outras pessoas principalmente cristãos assim como quiz hitler.
mais averá um dia em que o filho do homem virá buscar aquelas que guardarão sua palavra pois somente ela tem o poder de salvar .

Comentário por sharley max

Antes de divulgar coisas que não sabem é bom conhecer bem a fundo, os crentes odeiam os católicos pois sabem que é a única religião verdadeira e que foi criada por Deus e não pelo homem.

Comentário por Daniela

A única religião verdadeira é Jesus Cristo, e não a igreja católica.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os Homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.

Comentário por Isaias S. OLiveira

Analizar a Bíblia segundo os nossos conhecimentos científicos ou nossa lógica humana, é não acreditar que Deus seja, onipotente. Em materia de conhecimentos, em qualquer área, ainda estamos nos arrastando, olhando para cima, e nos perguntando, ” será que um dia eu subo lá?”

Comentário por eduardo

oO comentário de Daniele é uma piada. Acredito que ela nunca leu uma página siquer da Bíblia. Faça isso Daniele, e repita sua afirmativa se for capaz com honestidade. Que o Espírito Santo te ilumine no momento da leitura. Que Deus te abençoe.

Comentário por eduardo

A bíblia Católica tem um livro muito bonito que se chama Sabedoria. Dsafio a quem ler esse livro, a continuar a rezar ou adorar figuras feitas por mãos de mentes humanas espertas e com as vistas direcionadas aos ingênuos. O caminho da salvação depende unicamente de NOSSA escolha. Não podemos confiar naquilo que nos dizem. No Dia do Juizo não poderemos dizer a Cristo que fomos enganados pelo nosso padre ou pastor.

Comentário por eduardo

Djams, todo detalhe é importante por menor que seja. O primeiro meio passo se não corrigido determinará o nosso destimo. É preciso fazer o bem, mas por amor a Jesus para a nossa salvação. Todos nós em algum momento fizemos um bem, mas só isto não basta se não tivermos escolhido a Jesus como nosso lider. O Diabo também faz o bem para conquistar seus eleitos. Que deus te abençoe.

Comentário por eduardo

Sabino, vc já reparou como as “DESCOBERTAS” cientificas são alteradas a cada instante. Posições consolidadas são desmoronadas a toda hora. Na realidade a ciência não é absoluta em suas “VERDADES”, pelo menos é o que o próximo cientista vai nos demonstrar.

Comentário por eduardo

caro “Pelas Alminhas” ; Se interprtetamos um texto, sem conhecer o contexto, certamente cairemos num erro grave. Os T.Js. gostam de convencer aos que não tem conhecimento da Palavra de Deus, pois são facilmente enganados. Eles nunca tentam convencer a um evangélico pois sabem que não conseguirão. Após conquistados eles são proibidos de ler qualquer literatura que não seja a deles, porque eles tem medo de perder o novo membro. Leia a Bíblia com os seus proprios olhos, atenciosamente, analizando cada detalhe caro “Pelas Alminhas”. Que Deus te abençoe

Comentário por eduardo

caro MVR, que é bom senso ? Quanto tempo dura uma afirmativa baseada no bom senso ? O bom senso está baseado naquilo que acretitamos ser certo, mas essa posição está sempre baseada na cultura da época. No tempo dos medievais era normal incendiar alguém discordante especialmente quanto a religiosidade. Com tantas religiões que existem atualmente, se fossemos incendiar cada um deles a camada de ozônio não teria mais sulução. As coisas de Deus não funcionam com a nossa lógica. Por isso o cristianisno de hoje é tão diferente do cristianismo que Cristo pregou. Deus te abençoe MVR, e continue estudando e meditando.

Comentário por eduardo

É Mauricio, e as pessoas se despediam chorando, se ajoelhando, se sacrificando àquela estátua de louça. Mas…é aquele monte de barro artísticamente arrumado que merece a nossa reverência ou o nosso Deus Criador de tudo que existe ?Se despediram da imagem, e ela também deu chauzinho? Amigo e irmão (pois somos filho do mesmo Pai) leia os capítulos 13, 14 e 15 do livro de Sabedoria. Fica logo após o livro de Cânticos de Salomão. Que Deus te dê sabedoria e te abençoe ricamente.

Comentário por eduardo

Correto Isaias, religião significa religação, religar, e só Jesus Cristo pode nos ligar ao Céu. E isto é afirmação do próprio Jesus ( ninguem vem ao Pai se não por mim. Está em joão 14:6 ) . Como pois então podemos acreditar que outro ser, mesmo sendo uma alma santa pode substituir a Jesus. Acreditar que precisamos de um “lobista” para tratar dos nossos assuntos perante Deus, é não acreditarmos na sua onipotência. Caro irmão Isaias, temos que animar esse povo a ler a Bíblia com seus próprios olhos, mas dirigidos pelo Espírito Santo. Que Deus te abençõe.

Comentário por eduardo

Caro MVR. Concordo que mudaram a Lei com relação a imagens, mas também mudaram o quarto mandamento, e o próprio Jesus disse que não veio para abolir a Lei, mas sim cumpri-la. Se Jesus já tinha mudado a Lei em seu tempo, por que então quatro séculos depois em um acordo entre a igreja e Roma, é que foi estabelecido o Domingo como dia do descanço ? Toda palavra, cada vírgula da Bíblia deve ser levada em consideração. Temos também que procurar conhecer a história bem como os costumes dos povos envolvidos na Bíblia para entende-la corretamente. O vocabulário deles era extremamente pequeno com relação ao nosso e isso traz alguma dificuldade para o tradutor. Que Deus te abençõe e que te guarde.

Comentário por eduardo

gostaria que mais pessoas comentassem o assunto, pois é importante para ajudar na nossa salvação

Comentário por eduardo

“Além disso declara este santo concílio, que as imagens devem existir, principalmente nos templos, principalmente as imagens de Cristo, da Virgem Mãe de Deus, e de todos os outros santos, e que a essas imagens deve ser dada a correspondente honra e veneração, não por que se creia que nelas existe divindade ou virtude alguma pela qual mereçam o culto, ou que se lhes deva pedir alguma coisa, ou que se tenha de colocar a confiança nas imagens, como faziam antigamente os gentios, que colocavam suas esperanças nos ídolos, mas sim porque a honra que se dá às imagens, se refere aos originais representados nelas, de modo que adoremos unicamente a Cristo por meio das imagens que beijamos e em cuja presença nos descobrimos, ajoelhamos e veneramos aos santos, cuja semelhança é espelhada nessas imagens. Tudo isto está estabelecido nos decretos dos concílios, principalmente no segundo de Nicéia, contra os impugnadores das imagens.
Ensinem com muito esmero os Bispos, que por meio das histórias de nossa redenção, expressas em pinturas e outras cópias, o povo é instruído e sua fé é confirmada e recapitulada continuamente. Além disso, se consegue muitos frutos de todas as sagradas imagens, não apenas por recordarem ao povo os benefícios e dons que Cristo lhes concedeu, mas também porque se expõe aos olhos dos fiéis os salutares exemplos dos santos milagres que Deus lhes concedeu, com a finalidade que dêem graças a Deus por eles, e regulem sua vida e costumes aos exemplos dos mesmos santos, assim como para que se animem a adorar e amar a Deus, e praticar a piedade.
Se alguém ensinar ou sentir ao contrário a estes decretos, seja excomungado.
Mas se houverem introduzido alguns abusos nestas santas e salutares práticas, deseja ardentemente este Santo Concílio, que sejam completamente exterminadas, de modo que não se coloquem quaisquer imagens de falsos dogmas, nem que causem motivo a rudes e perigosos erros. E se acontecer que sejam expressas e figurem em alguma ocasião, histórias e narrações da sagrada Escritura, por serem estas convenientes à instrução da plebe ignorante, ensine-se ao povo que isto não é copiar a divindade como se fosse possível que fosse vista com olhos corporais, ou que a divindade pudesse ser expressa com cores ou figuras.
Seja desterrada completamente toda a superstição na invocação dos santos, na veneração das sagradas imagens e relíquias, afugente-se toda a ganância sórdida, evite-se também toda desonestidade, de modo que não se pintem nem adornem as imagens com formosura escandalosa nem abusem as pessoas, das festas dos santos, nem da visita às relíquias pata conseguir propinas ou embriagar-se, como se o luxo e libidinagem fosse o culto com que se devesse celebrar os dias de festa em honra dos santos.”

CONCÍLIO ECUMÊNICO DE TRENTO
Sessão XXV

Comentário por Rodrigo César Nunes Pino

Sabe, quando chega um cara que diz que nós adoramos esculturas como deuses e que rezamos para as esculturas o que dá vontade sinceramente é de arrebentar a cara dele.

Comentário por Rodrigo César Nunes Pino

As imagens ensinam, são como fotografias de parentes. Nós não acreditamos que haja nelas divindade nenhuma. Isso é ridículo. E de fato nós não nos ajoelhamos nem rezamos para as imagens e sim para as pessoas que estão salvas no Céu para que elas rezem diante de Jesus Cristo por nós. Você me pergunta onde está isso na Bíblia: leia o Apocalipse. Daquela multidão de pessoas intercedendo (antes da vinda de Cristo) é que está toda a doutrina da intercessão. Deus não escuta as orações de todos da mesma forma, ele escuta de acordo com os nosso méritos, alguém que está salvo no Céu tem mais mérito do que aquele que peca.
A Bíblia é muito clara ao afirmar que os caluniadores irão para o inferno, vocês nos acusando de acreditar que os santos salvam, que adoramos os santos e suas imagens como deuses são nada mais que caluniadores, já condenados por Deus e pelas escrituras.
A diferença entre veneração e adoração, Sabino, é mesma diferença entre honrar pai e mãe e adorar pai e mãe, mas como te explicar isso se vocês protestantes não adoram Deus? Vocês apenas o louvam, mas desprezam Sua Presença Real.
Quando a essa tradução modernista: só posso dizer: como você é preconceituoso, Sabino! Vai falar com um pastor luterano sueco e vê o que ele tem a dizer do milagre de Jonas. Vai procurar em certas traduções anglicanas o que eles dizem sobre o Gênesis. Da mesma forma que no protestantismo existe um protestantismo liberal e um “fundamentalista”, dentro do catolicismo existem liberais e nós que somos tradicionalistas, que cremos no relato bíblico da criação em 6 dias normais de 24 horas e num dilúvio universal.
Já que vocês gostam tanto de Êxodo 20, leiam também o versículo 16.

Comentário por Rodrigo César Nunes Pino




Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s



Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 62 outros seguidores

%d bloggers like this: